Prefeitura de Feira

Dois homicídios registrados na Cidade Nova neste domingo

Policiais do Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, que tem o comando do delegado Madson Sampaio estão investigando dois homicídios registrados na noite de domingo (10), no Conjunto Cidade Nova, nas proximidades do Centro Social Urbano (CSU).

Jéferson Santos Ferreira, 23 anos morreu no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), após ser baleados com vários tiros, no Caminho Conquista, na Cidade Nova, nas proximidades do CSU. Segundo a polícia, Jeferson se encontrava conversando com amigos, quando dois homens montados em uma motocicleta se aproximaram e o carona deflagrou vários tiros acertando em diversas partes do corpo.

Adicionar legenda
Jeferson foi socorrido para o HGCA, mais não resistiu e morreu. Até o fechamento desta edição, não constava o endereço da vitima, na ocorrência policial.

Ainda, na mesma noite e também nas proximidades CSU, o jovem Josimar Araujo Aquino, 22 anos foi baleado com vários tiros de pistola, calibre 380 deflagrados por um homem ainda desconhecido pela polícia. Os tiros acertaram cabeça, tórax, pernas e nas costas da vitima, que também ainda foi socorrida para o HGCA, mais não resistiu.

Segundo a polícia, Josimar se encontrava nas proximidades do CSU, quando o assassino se aproximou e efetuou os disparos. A vitima residia, na Rua Estiva, 93, bairro Santo Antonio dos Prazeres.


Duplo homicídio na Pedra do Descanso

Na manhã de sábado (9), duas pessoas foram assassinadas com vários tiros de pistola, por volta de 9 horas, na Rua Tertuliano Sena, bairro Pedra do Descanso. Os tiros foram deflagrados por dois homens que estavam montados em uma motocicleta Honda Pop e demais dados ignorados.

As vitima foram identificadas como: Antonio José Fonseca da Costa, 22 anos, foi atingido com um tiro nas costas e Edivan Pereira dos Santos, 36 anos, recebeu cinco tiros. Na delegacia, José Carlos da Costa, irmão de Antonio José, afirmou que o mesmo foi baleado por engano, sendo que o alvo dos assassinos seria apenas Edivan. “Meu irmão morreu, por engano”.

Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para fazer a necropsia e depois liberado para seus familiares fazerem os sepultamentos. O duplo homicídio será investigado pelo Serviço de Investigação da 1ª Delegacia, que tem o comando do delegado Matheus Souza.




Polícia da Catinga prende mais um assaltante

André de Jesus
Policiais da CIPE-LITORAL NORTE prenderam André dos Santos de Jesus, 20 anos em flagrante quando portava um revolver calibre 38. A prisão aconteceu na noite de sábado (9), no bairro Campo Limpo, em Feira de Santana durante a Operação Nazireu.
Arma encontrada com André
Com o acusado os policiais encontraram o revolver calibre 38, nº 66199, municiado com 05 munições intactas. André foi conduzido para 2ª Delegacia e autuado em flagrante por porte ilegal de arma.  Os policiais afirmaram também, que o mesmo é suspeito de cometer vários assaltos, na região do Campo Limpo, Cidade Nova, João Paulo II e outros bairros da cidade.

Três vereadores são presos apos encomendarem assassinado de presidente da câmara


Momento em que os vereadores são presos
A polícia prendeu na manhã da última quinta-feira (7), os vereadores Ronaldo Alves de Oliveira (PTB), Jonas pereira de Souza (PRP) e Lourivaldo Anjos dos Santos (PMDB). Eles são suspeitos de envolvimento no assassinato de vereador João de Souza dos Reis (PTB), 45 anos, conhecido por João de Quinho, fato ocorrido no dia 1º de dezembro de 2010. Além dos vereadores, foram presos Alexandre da Silva, conhecido por Dandy, José da Silva, “Zé Ito” e Florisvaldo Pereira da Silva, “Liu”, acusados de serem os executores do crime.Os seis foram presos na operação comandada pela 16ª Coordenadoria de Polícia do Interior em Jacobina e pela 24ª Companhia da Polícia Militar.
Os acusados de assassinarem o vereador também foram presos
“João de Quinho”,foi morto a tiros na Fazenda Várzea Cumprida, localizada entre os municípios de Quixabeira e Capim Grosso e o crime,segundo informações da polícia, foi motivado por uma disputa de terra entre as famílias de “João de Quinho” e de um fazendeiro conhecido por “Antonio Candeeiro”, pai de Dandy e Zé Ito, acusados terem participado diretamente da execução do crime,que contou ainda com a participação de Liu.

No dia do crime, João de Quinho havia se deslocado para a Fazenda Várzea Comprida para se encontrar com o suposto comerciante de gado, quando foi surpreendido por dois homens que em uma moto efetuaram os disparos e fugiram. Ele foi socorrido para um Hospital de Capim Grosso, aonde chegou sem vida.

João de Quinho foi assassinado covardemente em Dezembro de 2010
Sobre a questão política, segundo o delegado Élvio Brandão, “João de Quinho” era concorrente político direto do vereador Lourivaldo Anjos dos Santos, o “Louro de Mô”, pois os dois tinham o Povoado de Piabas como suas bases políticas e o problema teria acirrado na eleição da presidência da Câmara de Vereadores, onde ambos se candidataram para a presidência da casa.

O esquema montado pra matar o vereador João de Souza dos Reis, de acordo com a polícia, teria envolvido os vereadores Ronaldo Alves de Oliveira e Jonas Pereira de Souza, que seriam beneficiados politicamente com a morte do colega. O inquérito que apura este crime é presidido pelo Delegado Titular de Jacobina, Henrique Moraes e as investigações duraram quatro meses até o desfecho final e a prisão de uma quarta pessoa, cuja identidade não foi revelada, segundo o delegado, fundamental na elucidação do crime.

Os tres vereadores acusados de encomendarem a morte do presidente
A polícia agiu rápido, pois a pessoa, que após ser ouvida, desencadeou nestas prisões, se preparava para fugir e tudo indica que iria para São Paulo. “Essa pessoa contou detalhes de como o crime foi tramado, apontando os envolvidos, informando local, dia e hora onde aconteceram as negociações, que resultaram na morte do vereador”, afirma o delegado.

As prisões dos três vereadores e dos demais acusados aconteceram simultaneamente. A operação contou com a participação de quatro delegados, 12 agentes da Polícia Civil e mais de uma dezena de policiais militares, sob o comando do Major Sérgio Moisés, 24ª CIPM de Jacobina, que participou pessoalmente das buscas aos acusados.

Informações e fotos Calilla Noticias

Policiais do GETO 65ª CIA prendem mais um assaltante


No final da manha de sexta-feira (8), policiais militares da Guarnição Especial Tático Operacional (GETO), da 65ª Companhia Independente de Polícia Militar, sob o comando do Major Carvalho com apoio dos soldados Costa, Felix, Martins e Gilmara prenderam Alberto de Jesus Souza, conhecido como Betinho, morador do bairro George Américo. Ele foi flagrado com uma espingarda de cano cerrado, após roubar o aparelho telefônico das mãos de uma mulher, na Avenida Trans-nordestina, nas proximidades do Viaduto da Cidade Nova.
Betinho foi preso e autuado em flagrante por assalto a mão armada
Segundo os militares, o assaltante não contava com a ação dos moradores, que ao transitarmos pelo o local fomos informados, que naquele momento teria acontecido um assalto, nos deram as características do bandido e conseguimos prender o acusado. Com ele encontramos o celular da vitima e a arma. Afirmou um dos militares que participaram da prisão.

O acusado foi conduzido para 2ª Delegacia, onde foi autuado em flagrante por assalto a mão armada.


Três pistoleiros morrem em confronto com policiais rodoviários federais


Três pistoleiros de alta periculosidade foram mortos na manhã de domingo (10), após troca de tiros, com policiais rodoviários federais em Barreiras, no km 801 da BR 242. Após informação de que os bandidos estavam em fuga desde o estado do Tocantins, PRFs do Posto de Barreiras tentaram interceptar o veículo não sendo atendido por eles, sendo então iniciado o acompanhamento policial, até que os bandidos começaram a atirar contra os policiais, entrando em confronto.

Armas e munições encontradas com os pistoleiros
Durante a troca de tiros foram mortos Floro Calheiros Barbosa, vulgo Ricardo Alagoano; Rafael Costa Borges e Lucas Calheiros Barbosa Machado (20 anos), sobrinho de Floro, todos sem documentos e procurados por diversos crimes, dentre eles o atentado recente contra o Desembargador e Presidente do TRE de Sergipe , além do assassinato, há três anos, de um Deputado, a esposa e o filho em Itamaraju/BA.

Em poder dos pistoleiros foram apreendidos o veículo MMC/ L200 Triton, placa MWY 1560/ TO, uma pistola Taurus, calibre. 9 mm, com dois carregadores e 73 munições intactas do mesmo calibre, uma pistola Glock, calibre.380 ACP, com dois carregadores e 62 munições intactas do mesmo calibre, e ainda, 13 munições de calibre.38 SPL intactos e três estojos vazios.

A ocorrência encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária local.

FONTE: MÉRCIA OLIVEIRA/ Chefe do NUCOM/BA da PRF




Criança de 12 anos é vitima de bala perdida na Rocinha


A criança Joalison Ferreira Araujo, 12 anos foi baleado com tiro na coxa, na tarde de ontem, quando brincava de bola, na Travessa Jordania, no bairro Ponto Central, na localidade conhecida como Rocinha. Segundo Marcos Vinicius, comandante da Guarda Municipal, a criança brincava de bola com outros coleguinhas, quando três homens armados com pistolas e revolveres começaram a deflagrar tiros contra Itamar Rener Carneiro Freitas Junior, 20 anos e em outro rapaz que saiu baleado, mas, não quis ser socorrido e fugiu.

Itamar Rener foi baleado com oito tiros, que acertaram cabeça, tórax, braço e perna, enquanto a criança foi socorrida para o Hospital Estadual da Criança com um tiro na coxa. Até o fechamento desta edição, Itamar deu entrada no Centro Cirúrgico e a criança se encontra no HEC, onde também passou por uma cirurgia.



Marcos Vinicius

GUARDA MUNICIPAL

Marcos Vinicius afirmou para reportagem que os médicos do Samu quando se dirigiam para socorrer Itamar Rener, os mesmos foram ameaçados de morte por alguns homens que ligaram para o 192, falando que “se vocês vierem socorrer esse cara (Itamar), vocês também vão morrer”. A guarda foi acionada e duas guarnições acompanharam o Samu até o local que a vitima se encontra.

“A bandidagem não pode inibir nem o município e nem o estado, pois estamos aqui para ajudar no combate a criminalidade em Feira de Santana. A violência está de mais em todos os cantos do Brasil, as autoridades tem que endurecer mais essas leis, porque, está muito fragilizada”.

Aluno agride professora na Mangabeira

Alunos da sétima série tiveram suas aulas paralisadas ontem à noite na escola estadual Lions Itapororoca no bairro da Mangabeira. O motivo da paralisação das atividades foi um caso de agressão verbal e ameaça de morte feita por um aluno de apenas 16 anos que não aceitou ser chamado à atenção pela professora do noturno. A direção acionou a polícia através do serviço 190, mas ninguém se dirigiu ao local.

De acordo com um funcionário da escola, foi prestada uma queixa junto á Diretoria Regional de Educação (DIREC) solicitando mais segurança na escola por não possuir nenhum vigia à noite e ficar a mercê de marginais. “A falta de segurança é muito grande aqui, a diretora teve que voltar acompanhada de policiais por medo de retaliação por parte do aluno agressor, estamos com medo dessa situação”, afirma o funcionário, o qual não quis se identificar.

Além de prestarem queixa junto ao órgão competente, a escola cancelou a matrícula do estudante que se recusou a aceitar sua expulsão. “A professora disse que iria continuar aqui, ela foi transferida para o turno da manhã, pedimos também a visita da ronda policial principalmente à noite”, informa o funcionário.

Casos como esse são comuns em escolas da rede estadual e municipal de Feira de Santana. A maioria dos casos registrados são agressões físicas e ameaças de morte entre alunos e para com os professores que muitas das vezes evitam reclamar os alunos por medo.

Há 11 anos atuando no ramo de ensino, a vice diretora Edvania Magalhães da escola estadual Hilda Carneiro afirma que rixas entre colegas são constantes a ponto de ferirem uns aos outros gravemente. O tráfico de drogas também colabora para o aumento da criminalidade nas escolas. “Pessoas de fora com frequência pulam o muro da escola para oferecer drogas aos alunos, isso é constante não só aqui como em todas as escolas da rede estadual e municipal”, afirma Edvania.

Ainda de acordo com a vice diretora, a falta de estrutura familiar a as influências externas são a principal causa dessa situação. “Precisamos da ajuda dos pais dos alunos para conter a violência nas escolas de Feira diminua, para isso estamos sempre mantendo diálogo com ele e com os próprios alunos a fim de coibir tais atos”, informa a professora.

Segundo Liranne Lins Braga, vice diretora do Centro Integrado de educação Municipal Professor Joselito Amorim, alguns casos de agressão já foram registrados na escola desde que ela assumiu o cargo há um ano. “Já tivemos casos sim, mas nada no nível do que aconteceu no Rio de Janeiro, procuramos estabelecer um diálogo com a família e os estudantes a fim de coibir essas ações que só prejudicam o ensino”, disse a professora.

O Secretário de Educação do Município, José Raimundo Azevedo, informou que foram disponibilizados guardas municipais nas escolas da rede municipal. “Esperamos coibir a violência e por isso investimos em mais segurança para as escolas municipais de Feira de Santana”, afirmou o secretário.

Informações: Folha do Estado

Polícia Federal apreende uma tonelada de maconha em Feira de Santana

No final da madrugada de ontem (8), por volta de 5,40 horas, no Posto Policial Federal, da B% 116 Sul, policiais federais do posto avançado de Feira de Santana apreenderam uma tonelada de maconha que estava em tabletes, camuflada em uma carga de Tubos PVC, na carroceria de uma carreta, de placa BWF 3617, S P, que segundo o motorista (não identificado pela P F) seguia de São Paulo com destino a Fortaleza.
O delegado da Polícia Federal, Mauricio Salim afirmou para reportagem que iniciava uma operação de rotina nos lugares estratégicos de Feira de Santana, no combate ao tráfico de drogas e de cargas roubadas. “Como todos sabem, nesta semana foi inaugurado um posto avançado da Polícia Federal, sendo que, no próximo ano, vai ser mesmo uma delegacia e como sabemos que aqui, é um grande entroncamento rodoviário, que liga praticamente o Brasil, de Norte a Sul, estudamos alguns pontos estratégicos para iniciarmos uma serie de operações visando o crime organizado e por nossa surpresa, na primeira operação conseguimos apreender uma tonelada de maconha”,
Salim afirmou ainda que, “o motorista que transportava a droga, prestou esclarecimentos com informações infundadas, onde, ele diz que não conhece a pessoa que o pediu para transportar a droga e também, ele, não sabe a quem iria entregar, só disse que seria entregue a uma pessoa no Nordeste, onde também, ele não disse em qual estado ou cidade seria entregue a droga, só falou que alguém iria ligar pra ele, em um determinado tempo para encontrar-lo”. O motorista (traficante) disse que receberia a quantia de R$ 6 Mil Reais 
O delegado afirmou que durante a abordagem na carreta, o motorista mostrou-se nervosismo “também, quando perguntamos, o que estaria transportando, o mesmo falou que seria Tubos PVC, mas, esta carga é muito barata, para sair de São Paulo a Fortaleza, ou seja, o transporte não compensava, e ai damos uma busca profunda e encontramos, as drogas no interior dos rolos das mangueiras“.


O motorista foi autuado em flagrante por tráfico de drogas. Ainda na manhã de ontem, o acusado foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para fazer exame de corpo delito e em seguida, foi conduzido para o Conjunto Penal de Feira de Santana. A droga foi encaminhada para Sede da Polícia federal em Salvador e a carreta, foi encaminhada para o Pátio do 35º Batalhão de Infantaria.


Investigadores da 1ª DP elucidam dois homicídios

Danilo afirmou que participou da morte de Danielson
Policiais do Serviço de Investigação da 1ª Delegacia, sob o comando do delegado Matheus Souza elucidaram nas últimas 24 horas, dois homicídios ocorridos em sua área. Sendo que, os homicídios ocorreram no 1º dia do no (1,1,11) e o outro 22 do mês passado.

Danilo Santos Figueiredo, 22 anos foi preso na manhã de ontem, acusado de assassinar no 1º dia do ano, o jovem Danielson Santos e Santos, 21 anos, em um terreno baldio, localizado nos fundos do SAC. Na delegacia, Danilo afirmou para os investigadores que estavam ele, a vitima, e mais três pessoas identificadas como: Fofinho(reside na Rua Nova), El (morador de rua) e um menor infrator, todos fazendo uso de crack, onde depois resolveram matar Danielson e esconder o corpo no próprio matagal. Danielson foi assassinado no dia 1º de janeiro, mais o corpo foi encontrado no dia 3 do mesmo mês. Danilo foi ouvido e liberado, mas, os investigadores afirmaram que após a conclusão do inquérito, o delegado pedirá as prisões de todos envolvidos.

Rodrigo afirma que quem deflagrou os tiros foi Willian
2ª elucidação

Após a prisão de Rodrigo dos Santos Lima Neto, 22 anos, por policiais militares do Pelotão Tático Móvel, no último dia 4, por porte ilegal de arma e por envolvimento também na morte de uma outra pessoa. Os investigadores da 1ª delegacia descobriram que o mesmo, participou no assassinato que vitimou o jovem, Alex Santos Aragão, conhecido como “Léo”, 20 anos no último dia 22 do mês passado, no Parque Tamandari, no bairro Tomba.

Na delegacia, Rodrigo afirmou que estava na companhia de Willian dos Santos Batista (foragido da justiça) no momento do crime. “Quem deflagrou os tiros foi Willian, por que, Léo estava devendo um dinheiro de acerto de drogas, ele não pagou e morreu, todos sabem, que se metem com drogas e não pagam, o futuro é bala, ou seja, morte. Estávamos de bicicleta, quando encontramos ele e Willian foi e matou e se ele me devesse, quem iria matar, ele, seria eu”.

Homem é assassinado no Ferro Velho da Rua de Aurora

Emerson Santos Ramos, de 24 anos, foi assassinado a tiros no início da tarde deste sábado (27), por volta das 14h, dentro da loja de peças u...