Governo do Estado

sexta-feira, novembro 26, 2010

Golf 4 prende quadrilha que assaltou salão de beleza

Policiais da equipe Golf 4, do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), sob o comando do delegado Marcelo Marques, desarticularam uma quadrilha de assaltantes que roubaram um salão de beleza no mês de setembro.
Os integrantes da quadrilha foram identificados como Leandro Xavier de Jesus, conhecido como Calango, 21 anos, duas mulheres identificadas como Damilla, 23 anos, e Irene, 19 anos e mais dois menores, de 15 e 16 anos. No assalto, os bandidos roubaram 14 mil reais em cabelos mega hair, um Notebook, uma maquina de fotografia digital e a quantia de R$ 500,00.




Segundo o S I da DRFR, o assalto aconteceu no mês de setembro em um salão de beleza localizado na Avenida João Durval Carneiro, no bairro Brasília. “A mentora do assalto foi Damilla, que era vizinha e prima da vítima. Damilla e Irene contrataram Calango e os dois menores, sendo que no dia do assalto Calango e um dos menores ficaram na residência de Damilla, aguardando o fluxo de clientes de o salão diminuir, enquanto Irene e outro menor aguardavam em um taxi”, afirmou um dos investigadores.
“Após o assalto, a quadrilha se deslocou para um motel da cidade para fazer a partilha dos materiais e o dinheiro roubados. Depois do assalto, Damilla foi para o Conjunto Feira VII, onde é vizinha da vítima, ou seja, do salão de beleza”, afirmou outro investigador da DRFR.
Todos os acusados compareceram à DRFR e prestaram esclarecimentos, mas foram ouvidos e liberados, porque o assalto aconteceu no mês de setembro. Até o fechamento desta edição, nenhuns dos objetos roubados foram recuperados. O delegado Marcelo Marques solicitou a Prisão Preventiva dos acusados.

Guerra do Tráfico: Mortos no Rio chegam a 32

Chega a 32 o número de mortos no Rio de Janeiro em operações coordenadas pela Polícia Militar entre segunda-feira (22) e esta sexta-feira (26). A informação é do coronel Lima Castro, relações públicas da PM fluminense, em entrevista à Rádio CBN. Em um balanço divulgado também nesta tarde, a PM havia contabilizado dois suspeitos presos e outros dois feridos, além de quatro armas, oito coquetéis molotov e uma garrafa de gasolina apreendidas.
A Secretaria Estadual de Saúde também soltou balanço sobre o número de feridos que deram entrada de quarta-feira (24) até as 16h50 desta sexta-feira (26) no Hospital Getúlio Vargas. O hospital, que fica na Penha, Zona Norte do Rio, recebeu 33 feridos nesse período, sendo que seis morreram e seis permaneciam internados na unidade até o fim desta tarde. A secretaria não especifica o número de moradores e criminosos feridos nos conflitos.

O hospital fica perto das principais áreas de conflito na cidade, a Vila Cruzeiro e Conjunto de Favelas do Alemão. Só nesta sexta, segundo a secretaria, duas pessoas chegaram mortas ao Getúlio Vargas e outras três ficaram feridas, sendo que duas foram liberadas e apenas uma permanece internada em observação.


A megaoperação da polícia no Rio de Janeiro, que teve início com a onda de ataques criminosos no domingo (21), conta com 21 mil agentes, de acordo com o coronel Lima Castro, relações públicas da Polícia Militar.









De acordo com o coronel Lima Castro, relações públicas da PM, desde domingo foram registrados 96 veículos incendiados, 48 armas, 8 granadas apreendidas, além de grande quantidade de drogas e material inflamável. Além disso, a PM informou que, até esta tarde, o número de presos era de 196.

Acompanhe: Guerra de Traficantes contra a Polícia no Rio



Policiais Federais auxiliam no patrulhamento do entorno do Conjunto de favelas do Alemão e na Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio, na manhã desta sexta-feira (26). A Polícia Civil e o Bope também monitoram algumas entradas das comunidades que ficam no complexo. As autoridades preparam ainda uma ação de buscas na Vila Cruzeiro.

Na quinta, o Bope fez uma megaoperação na Vila Cruzeiro com apoio de blindados da Marinha. Muitos criminosos fugiram do local pela mata para o Alemão, comunidade vizinha.


Desde domingo, o Rio de Janeiro vive uma onda de violência, com arrastões, veículos queimados e ataques a forças de segurança. Segundo o governo do Rio, é uma reação à política das UPPs, quando a polícia ocupa áreas antes dominadas por criminosos. Desde 2008, 13 dessas unidades foram instaladas na cidade. Fontes do governo do Rio confirmaram quinta uma UPP na Vila Cruzeiro.



Mesmo após a megaoperação de quinta, o Rio de Janeiro viveu uma madrugada com mais ataques, foram pelo menos cinco registrados. Em balanço divulgado na noite de quinta (25), a Polícia Militar informou que 72 veículos foram incendiados por criminosos desde o início dos ataques no domingo (21). Entre presos e detidos, há 188 pessoas.




COMBOIO
Por volta das 9h, um comboio de mais de 10 carros da PF e outros de pelo menos oito do Bope subiram a favela para reforçar os cerca de 100 homens que passaram a noite no local.





CÚPULA REUNIDA
Nesta manhã, a cúpula da segurança do estado do Rio está reunida na Secretaria de Segurança Pública, no Centro da capital.
'ACOSTUMADOS'
No entorno do Alemão, mesmo após as cenas da fuga de mais de cem criminosos para a região, alguns moradores negam estar amedrontados e dizem já estar acostumados com a violência. "É rotina, é normal", disse a proprietária de um bar. "Eu não vi nada, mas nem precisa, vivemos isso todo dia", contou outra comerciante.
ESCOLAS FECHADAS
As escolas da região da Penha estão sem aulas nesta sexta. Muitos alunos ainda tentaram ir as aulas, mas receberam a orientação de voltar para casa. De acordo com uma professora de um colégio municipal, que preferiu não se identificar, “muitas mães já ligaram informando que não iam mandar os filhos para a escola”.
BLINDADOS
Segundo o comandante do Bope Paulo Henrique Moraes, que participou da megaoperação na quinta de dentro de um dos blindados, as armas dos blindados da Marinha não devem ser usadas nas ações na Vila Cruzeiro nesta sexta. "Não é uma operação de guerra comum porque há muitos moradores. [É preciso] usar [as armas] de maneira criteriosa porque ali vivem cidadãos de bem, e trabalhamos pelo menor número de feridos possível”.

MADRUGADA
Pelo menos cinco ataques foram registrados na madrugada na região metropolitana do Rio. De acordo com os policiais, um Siena foi incendiado na Rua João Bittencourt, em Edson Passos, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A PM informou ainda que o ataque ocorreu fora da comunidade da Chatuba. Outros quatro ataques foram registrados na madrugada desta sexta em diferentes pontos do estado: Via Dutra, Avenida Brasil, Ipanema e São Gonçalo.
Texto e Fotos do G1 Rio

quinta-feira, novembro 25, 2010

Mulher presa após tentar matar ex-companheiro com um tiro



Márcia de Oliveira Santos, 28 anos, foi presa na manhã de quinta-feira (25), após ter tentado matar o ex-companheiro Aldo Policarpo de Santana, 30 anos, deflagrando um tiro, que não acertou. Márcia foi presa em flagrante por uma guarnição da Polícia Militar e encaminhada para 2ª Delegacia, onde foi autuada por porte ilegal de arma e tentativa de homicídio. Com ela os policiais encontraram o revólver calibre 38 usado na tentativa de morte.
Segunda a polícia, Aldo Policarpo esteve na manhã de hoje na residência de Márcia, no bairro Conceição e tentou agredi-la. Armada com revólver calibre 38, ela deflagrou um tiro contra ele, que não foi atingido e, imediatamente, ligou para a polícia. Márcia tentou fugir em uma motocicleta, mas foi seguida por Aldo, que estava numa outra moto, informando a polícia sobre a localização da mesma através de um aparelho celular.
Uma guarnição da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), sob o comando do Soldado Brito, conseguiu prender a acusada, quando a mesma transitava pela Rua Fernando São Paulo, no bairro Coronel Jose Pinto, onde recebeu voz de prisão e foi conduzida para a 2ª Delegacia.
Na delegacia, Márcia de Oliveira afirmou para a reportagem que há seis meses não convive mais com Aldo e que ele não aceita o final do relacionamento. “A vida dele é me espancar, me agredir com socos, pontapés, palavras de baixo calão e até me estuprar. Eu já falei com ele que não quero mais, porque estou vivendo com uma parceira, mas ele fica insistindo. Agora eu estou aqui presa, ele lá fora e ela correndo perigo, porque ela não pode se defender”.
“Eu já prestei três queixas na Delegacia Especial de Atendimento a Mulher (DEAM), mas ninguém nunca tomou providência. Inclusive, ontem (quarta-feira, 24) ele tinha que prestar um depoimento na DEAM, às 16 horas. Mas ele não foi, desafiou a polícia mais uma vez. Ele chegou hoje cedo em minha casa, pulou o muro e já tentava agredir a mim e a minha parceira, quando saquei a arma e deflagrei um tiro para ele ir embora, porque, se eu quisesse matá-lo, eu não atiraria para baixo e sim na cara dele”, afirmou.



TraiçãoAldo Policarpo afirmou para reportagem que convive com Márcia há 12 anos, com quem tem uma filha de 6 anos. Segundo ele, na madrugada do dia 02 de setembro deste ano, flagrou Márcia com duas mulheres em uma cama, na casa de uma de suas amigas. “Ao chegar do trabalho, não a encontrei em casa e fui informado de que ela estava na casa de uma amiga, onde a flagrei mantendo relações sexuais com as duas mulheres. Nesse mesmo momento, quando eu contestei o que estava acontecendo, as três me agrediram com socos, pontapés e até cacetadas. A minha sorte foi que uma viatura da polícia passava pelo local e me socorreu. Depois fui medicado no HGCA e registrei uma queixa na delegacia”, disse Aldo.
“Depois dessa confusão, 30 dias depois, passamos a conviver juntos outra vez. No período, recebi uma indenização e estava com 5 mil reais na minha conta. Ela mandou que eu comprasse móveis novos e depois que eu comprei e ela viu que não tinha mais nada na conta, foi-se embora levando todos meus móveis. Quero que ela me devolva os móveis e deixe minha vida em paz”, afirmo Aldo Policarpo.

Ronda nos bairros é lançado em Pernambués



Moradores de Pernambués e mais três bairros adjacentes foram beneficiados na manhã de hoje, no Centro Social Urbano, com a implantação do programa Ronda no Bairro, que tem como objetivo aproximar a polícia da comunidade e reduzir os índices de criminalidades da região. Horas antes, durante a madrugada, foi deflagrada na localidade a Operação Saneamento, que deu cumprimento a diversos mandados de prisão e busca e apreensão. A ação policial resultou na prisão de Marcos Conceição Miranda, conhecido como “Simar”, 28, Leonardo Santos de Santana, 23, Ismael Carlos Duarte dos Santos, 21, Leonardo Gomes Amorim, 28 e Virgílio Araujo de Souza, 34. Junto com os criminosos foram apreendidas drogas (crack, maconha e cocaína), dois revólveres, uma metralhadora de fabricação caseira, munições, relógios, celulares e uma balança de precisão.A solenidade de implantação do programa contou com a presença do secretário da Segurança Pública, César Nunes, do comandante-geral da PM, coronel Nilton Régis Mascarenhas, do delegado-geral da Polícia Civil, dentre outras autoridades. “Segurança pública não se faz somente com policiamento e sim com ações integradas entre polícia e comunidade. As informações prestadas por cada morador são de extrema importância para o êxito do trabalho policial”, destacou Nunes. AmpliaçãoO Ronda no Bairro em Pernambués amplia o programa já existente na região de Tancredo Neves. Toda a área foi dividida em quatro seções, que serão monitoradas 24h por quatro viaturas equipadas com GPS, as quais poderão ser acionadas por telefones fixos e celulares. Para o comandante da 1ª CIPM, responsável pelo programa no bairro, major Nivaldo Castro, a implementação do programa em Pernambués vai trazer mais tranqüilidade aos moradores. “Havia realmente uma necessidade de incrementar as ações policiais nesta área para proporcionar mais segurança aos moradores. Quanto mais policiamento nas ruas menor é o número de registros de ocorrências”, afirmou.Os grupos de policiais militares irão atuar em parceria preventiva com os cidadãos e cada setor irá contar com uma viatura para monitoramento contínuo da segurança. O secretário César Nunes acrescentou que o policiamento comunitário do programa atende ao objetivo principal plano de segurança pública do Governo do Estado.




Informações da SSP
BA

Pai de Santo assassinado com dois tiros de pistola ponto 40



O pai de santo Lírio Santo da Silva, o travesti conhecido como “Greth de Ogum”, 45 anos foi assassinado com dois tiros de pistola, calibre ponto 40, deflagrado por dois homens que estavam montados em uma motocicleta, no final da tarde de quarta-feira, numa Feira Livre, situada no Centro de Abastecimento da cidade de Ipirá.
Segundo a polícia de Ipirá, o pai de santo foi assassinado, quando entrou em seu veículo Citroën C5, de placa, MRG-4894, licença de Ipirá foi surpreendido pelos assassinos, quando o carona da motocicleta desceu e deflagrou dois tiros atingiram a boca da vitima, que não resistiu e morreu no local, enquanto, os matadores fugiram.
O crime está sendo investigado pela Polícia Civil de Ipirá. Greth residia e atendia seus clientes na Chácara São Cosme e tinha um filho adotivo. Em julho de 2008, Greth de Ogum foi internado em um Hospital de Feira de Santana após realizar um implante de silicone industrial que vazou dias depois de injetado, o mesmo, se recuperou alguns meses depois.

Denuncia
Na semana passada, Greth de Ogum veio até a cidade de Feira de Santana, comparecendo no Complexo Policial Investigador Bandeira, onde procurou as autoridades policiais, que em o mesmo estava sendo vitima de extorsão, através de algumas pessoas (no dia, a reportagem não teve acesso, quem realmente era, essas pessoas, que o estavam fazendo a extorsão.

Acusados de assaltos e estupros são sequestrados

Três homens investigados pela polícia por assalto e estupro foram seqüestrados na madrugada de quinta-feira (24), quando tiveram suas casas invadidas, e levados por homens desconhecidos, na madrugada de quarta-feira, em São Gonçalo dos Campos. Os três homens levados foram identificados como: Gilson de Brito Coutinho, 24 anos, Edson Carlos Silva, 28, conhecido como Gangão e o terceiro identificado apenas como Fabiano.
Policiais civis de São Gonçalo afirmaram que familiares das vitima, informaram que as casas foram arrombadas a pontapés, por um grupo formado por 8 a 10 homens, que estavam em dois carros, onde os desaparecidos foram transportados.
Na segunda-feira, Edson tinha comparecido à delegacia para depor como suspeito de participação no roubo de dois carros no fim de semana, quando garotas que estavam nos veículos foram levadas para a zona rural, estupradas e abandonadas sem roupa. Depois de ouvido pelo delegado Jean Souza, Edson foi liberado. Gilson e Fabiano, colegas de profissão (mototaxista) de Edson também estavam sendo investigados por participação no assalto seguido de estupro.Até o momento, os três continuam desaparecidos

Polícia Civil estoura mais um cassino de luxo




Policiais civis da 1ª Coordenadoria e da Delegacia de Tóxicos Entorpecentes (DTE), sob o comando do coordenador interino, Madson Sampaio e com apoio dos delgados Marcelo Marques e Alexandre Narita estouraram, na noite de ontem, outro cassino clandestino de jogatina, durante mais uma Operação Visão Noturna.


Desta vez, o cassino funcionava em uma residência de luxo, localizada na Rua Friburgo, 87, no bairro Coronel José Pinto. No momento da apreensão, os investigadores flagraram 10 clientes e dois funcionários do cassino. Foram apreendidas 24 máquinas de vídeo pôquer.



O delegado Madson Sampaio afirmou para reportagem do Polícia É Viola que o papel da Polícia Civil é combater todas as organizações criminosas, como quadrilhas de assaltante, traficante, entre outros crimes. “E jogos ilícitos também é uma organização criminosa, então, estamos combatendo na cidade esse tipo de crime. A operação de combate esse tipo de crime, teve inicio na semana passada, quando estouramos um cassino de luxo, no bairro Cidade Nova, vamos continuar no combate contra os jogos ilícitos que acontecem aqui nesta cidade”.




Madson afirmou ainda, que a maioria das maquinas encontradas na casa de luxo e na mansão, são importada. “O crime já começa quando essas máquinas chegam ao Brasil, que é através de contrabando, como a maioria dos frequentadores desses tipos de jogos, são as pessoas de classes médias e altas, os proprietários dos cassinos, sempre procuram esses tipos de residências, para montar suas jogatinas, mas a polícia investiga e descobre”.












As operações continuarão com o objetivo de combater os jogos de azar no município e já temos outros cassinos instalados em residências de luxo para estourarmos. Os clientes e funcionários encontrados no cassino foram encaminhados para delegacia, onde prestaram depoimentos e depois foram liberados.

quarta-feira, novembro 24, 2010

Acusado de matar garota após conhecê-la na internet é ouvido

Silas Chagas de Albuquerque, preso no dia 8 deste mês, foi ouvido na tarde de terça-feira (23), na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), pela delegada Ana Virginia dos Santos, da Delegacia de Combate a Roubos e Cargas (Decargas) e que está acumulando função na DEAM, em razão do período de férias da colega Martine Velloso. Ele é acusado de matar Patrícia Guimarães de Andrade, 18 anos, com quatro tiros.
DESCOBERTA DO CRIME
O serviço de investigação da DEAM informou que Silas é acusado de ter matado Patrícia no dia 30 de março deste ano, no bairro Aviário. Os tiros atingiram o rosto e tórax da vítima, que ainda foi socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu.
INTERNETEm depoimento na DEAM, o acusado confessou que conheceu a jovem pela internet quando morava em Salvador e que teria vindo para Feira de Santana para conhecê-la pessoalmente. Devido a desentendimentos no relacionamento, cometeu o crime e fugiu para o município de Capim Grosso, onde, segundo autoridades policiais, cometeu outro assassinato. Voltou para Feira e acabou sendo preso por policiais militares, com armas de grosso calibre.



PRISÃO
Policiais militares dos Pelotões Táticos Móveis 03, 04 e 05, sob o comando do sargento Oliveira e dos soldados Ubiracy e Alberto, com apoio de uma guarnição do Pelotão Asa Branca e outra do Pelotão Especial da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com a coordenação do capitão Mazza, desarticularam, no início da tarde do último dia 08, uma perigosa quadrilha de assaltantes e traficantes. A prisão aconteceu no bairro Rocinha. Os acusados foram identificados como Silas Chagas de Albuquerque, 20 anos, que reside em Capim Grosso, mas estava morando na Rocinha, Gabriel Carvalho Gomes, 24 anos, morador do conjunto Luciano Barreto, Jeferson Iuri Matos dos Santos, 18 anos, que mora na Rua São João do Miriti, bairro Campo Limpo e um adolescente infrator de iniciais B.S.S., 16 anos.
Com os acusados, os policiais encontraram com a quadrilha uma espingarda calibre 12, uma pistola 380 e 300 gramas de maconha, além de um veículo Vectra, roubado na cidade de Amélia Rodrigues.

Secretário e Delegado Geral visitam pais de Joel



O secretário da Segurança Pública da Bahia, César Nunes, acompanhado do delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, e da titular da 28ª Delegacia, Jussara Souza, visitou na manhã desta quarta-feira (24) a família do garoto Joel da Conceição Castro, dez anos, morto na madrugada de segunda-feira (22) no Nordeste de Amaralina. Nunes, Bispo e a delegada conversaram com Miriam Conceição e Joel Castro, pais do garoto, e reafirmaram o empenho do Governo do Estado na identificação da autoria do homicídio. “Viemos trazer solidariedade também, conhecer a família, o local do crime e acompanhar a investigação da delegada Jussara”, disse o secretário. Durante a visita, o grupo circulou pelas ruas próximas à residência da família, recolhendo provas e conversando com a comunidade. Nunes informou sobre o andamento das investigações e pediu a colaboração dos moradores para o esclarecimento dos fatos. “Temos que ver a conclusão dos laudos periciais de marcas de bala e também estamos recolhendo provas testemunhais para concluir a investigação e dar uma resposta o mais rápido possível. Para isso pedimos à comunidade que não se sinta intimidada e colabore com a polícia. Vamos apurar e precisamos da colaboração de todos”, afirmou o secretário. Os nove policiais que participaram da ação na madrugada de segunda-feira (22) foram afastados das ruas. Segundo o delegado-geral Joselito Bispo, a investigação está bem encaminhada e vem sendo realizada com todo o cuidado, de forma que não escape nenhum indício. “Testemunhas estão sendo ouvidas e os depoimentos, aliados às provas colhidas, vão definir a autoria e a responsabilidade pelo crime”.

Rival de “Lequinho” é preso com drogas e armas


O traficante Adnilson Oliveira da Conceição, mais conhecido como “Denis”, rival de Alex Santos Silva, o “Lequinho” - este último apontado como um dos autores dos homicídios e decapitações das adolescentes Gabriela Alves Nunes e Janaína Brito Conceição - foi preso no início da tarde de ontem (24), quando circulava pela localidade de Nova Divinéia, no IAPI. Investigadores da 4ª Delegacia apreenderam com ele cocaína, crack, armas e munição. Segundo o delegado Omar Leal, titular da 4ª DP, a equipe daquela unidade circunscricional buscava cumprir os mandados judiciais de prisão temporária contra “Lequinho”, Adriano Silva Nunes e Risolvaldo Hora Costa, o “Riso”, quando localizou, abordou e capturou “Denis”. Na casa do traficante, que estava em companhia de uma namorada adolescente, os policiais encontraram 40 papelotes de cocaína, pedras de crack, dois revólveres de calibre 38, com as numerações suprimidas, e 16 cartuchos daquele mesmo calibre.Interrogado por volta de 13h30min na 4ª Delegacia, “Denis” confessou ter praticado um homicídio há dois anos. A vítima, um homem de prenome Danilo, foi morto poucos dias após sair da cadeia, com um dos revólveres apreendido hoje na casa do traficante. O delegado Omar Leal autuou Adnilson Oliveira da Conceição em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma. DisputaA polícia apurou que Adnilson pretendia assumir a liderança o tráfico de drogas na Nova Divinéia, originando-se daí uma disputa com “Lequinho”, que assim como os comparsas Adriano e “Riso” vem sendo procurado pela polícia desde o assassinato das garotas Gabriela e Janaína. Ontem, uma guarnição da 4ª DP prendeu naquela localidade o pai de “Lequinho”, identificado como Valfredo Miranda e Silva, contra quem existia um mandado judicial por condenação em aberto devido ao envolvimento com o tráfico e roubos.
Informações SSP BA

Dois homens montados em motocicleta são baleados

Alexandro Santiago de Macedo, 26 anos, e Néviton do Amor divino, 23 anos, ambos residentes na Rua Cruzeiro do Nordeste, no bairro Santo Antônio dos Prazeres, foram baleados com vários tiros de pistola calibre 380, quando trafegavam com a motocicleta CG, cor preta, placa MTH 3627, licença de Feira de Santana, no cruzamento das avenidas Eduardo Fróes da Mota e Getúlio Vargas, nas proximidades do viaduto. O fato aconteceu no início da manhã de ontem (24), por volta das 7 horas.
Segundo a polícia, Alexandro conduzia a motocicleta, quando dois homens, que também estavam montados em outra motocicleta, se aproximaram e o carona deflagrou vários tiros, acertando em diversas partes dos corpos de Alexandro e Néviton. Os dois foram socorridos por uma equipe do Samu e encaminhados para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).



De acordo com policiais militares que compareceram ao local do crime, Alexandro e Néviton teriam praticado um assalto contra um restaurante no bairro Santo Antônio dos Prazeres e sido seguidos pelos motoqueiros que dispararam os tiros. A motocicleta que estava com as duas vítimas foi encaminhada para a 1ª Delegacia, para verificar se há restrição de roubo contra a mesma.
Familiares das vítimas compareceram à emergência do HGCA para acompanhar os mesmos, mas ninguém quis falar com a imprensa. Até o fechamento desta edição, os dois permaneciam hospitalizados. As duas tentativas de morte serão investigadas pelo Serviço de Investigação da 1ª Delegacia, que tem o comando do delegado Matheus Souza.

Bando de traficantes é desarticulado


Uma operação deflagrada por equipes da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin/Itapetinga), para desarticular uma das maiores quadrilhas de traficantes que agem naquela região, resultou na prisão de três integrantes do bando e na apreensão de drogas. O líder do bando, Passífico Bezerra Silva Neto, 28 anos, reagiu à prisão e acabou morrendo, ontem (24/11), numa troca de tiros.Segundo o coordenador regional, delegado Marcus Vinicius de Moraes Oliveira, Passífico assumiu o controle do tráfico de drogas na região de Itapetinga há um ano, depois da prisão de Jackson Vicente Pereira, o “Jackson Matador”. Desde então, o criminoso vinha recrutando traficantes nos municípios vizinhos com o objetivo de expandir a venda de drogas. Os investigadores efetuaram as três prisões em dias e locais diferentes. Naerte Santos Ferreira, 21 anos, e Valdinei Silva Oliveira,18, por exemplo, foram capturados na terça-feira (23) no município vizinho de Potiraguá, com 115 pedras de crack, 70 papelotes de cocaína e R$ 210 em espécie.Já Maria Neusa Almeida Motta, 33 anos, foi flagrada pelos policiais na manhã desta quarta-feira no Distrito de Bandeira do Colônia, tentando se livrar de uma bolsa contendo 99 pedras de crack e aproximadamente R$ 540 em dinheiro. O trio Naerte, Valdinei e Maria Neusa foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e ficará custodiado no Complexo Policial de Itapetinga à disposição da justiça criminal.Foragido e perigosoForagido da Delegacia de Itapetinga há quatro meses, Passífico foi localizado num casebre, no Loteamento Sinval Palmeira, em Itororó, distante 30 quilômetros de Itapetinga. No imóvel foram apreendidos um revólver, calibre 38, com quatro cartuchos intactos e dois deflagrados, celulares, 34 pinos de crack e cachimbos para consumir a droga.Passifico Bezerra Silva Neto fugiu do Complexo Policial de Itapetinga na madrugada do dia 8 de agosto deste ano, juntamente com outros 23 presos, que serraram as grades das celas e da área de banho-de-sol.São atribuídos a Passífico vários homicídios, entre eles o assassinato, em julho de 2009, de Miraldo Cruz de Moraes, o “Zé Doidinho”, 23 anos, em praça pública, no Distrito de Bandeira do Colônia. “Zé Doidinho” recebeu cinco tiros na cabeça.Execução de traficantes e inocentesPreso um ano antes por associação ao tráfico de drogas, Passifico é apontado nas investigações policiais como um dos matadores a serviço de Jackson Vicente Pereira, o “Jackson Matador”, preso em junho deste ano com vários membros da quadrilha que aterrorizava Itororó. Atualmente Jackson Vicente Pereira encontra-se custodiado no Presídio de Serrinha.Segundo o delegado Marcus Vinícius, Passífico era considerado de alta periculosidade e executava suas vítimas com tiros na cabeça. “Eu só atiro no coco”, costumava gabar-se. Após a prisão de “Jackson Matador”, o tráfico de drogas em Itororó ficou sem comando até a fuga de Passífico, que assume a “boca” e passa a dar as ordens. “Sob o comando de Passífico não só as pessoas ligadas ao uso e tráfico de drogas, mas também inocentes, foram executadas por ele”, informa Marcus Vinicius. A operação que desmantelou parte da quadrilha de Passífico contou com o apoio das equipes dos delegados Irineu Andrade, titular da Delegacia de Itapetinga e Roberto Júnior, titular de Potiraguá.

Acompanhe os ataques dos traficantes no Rio de Janeiro

Parte do contingente do Batalhão de Operações Policiais (Bope) em ação na Vila Cruzeiro, na Penha, no subúrbio do Rio, teve que recuar na tarde desta quarta-feira (24). Uma barricada do tráfico na subida da favela furou três pneus de um caveirão. Segundo a polícia, o veículo foi recebido com coquetéis molotov.
Uma barra de metal, com pontas afiadas estava na subida da comunidade. O atrito do material com parte do veículo blindado soltou faíscas e foi necessário que policiais usassem um extintor de incêndio. Parte do comércio na região está fechado.
O Bope foi recebido a tiros no local. Cerca de 80 homens participam da operação. Mais cedo, imagens veiculadas, mostram homens fortemente armados em um dos acesso à Vila Cruzeiro, na Penha, subúrbio do Rio, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) deu início a uma operação no local. Um agente ficou ferido na ação no Morro da Fé, na mesma área.
Nos arredores da Vila Cruzeiro é possível ouvir criminosos conversando através de frequencia de rádio, acompanhando a movimentação da polícia no local, e debochando das UPPs
ImagensAs imagens mostram criminosos chegando à favela aos bandos, em motos e armados com fuzis. Ao notarem a presença do helicóptero, os bandidos exibem o armamento pesado e apontam os fuzis para o alto. Tiros chegaram a ser disparados. O flagrante é feito após os recentes ataques que vêm ocorrendo na capital e Região Metropolitana do Rio.
Foram registrados 15 ataques desde a noite desta terça-feira (23) até a manhã desta quarta-feira. Cinco ônibus, 12 carros e uma van foram incendiados nesta quarta. De acordo com as primeiras informações da polícia, um idoso de 81 anos foi baleado na Vila Cruzeiro. Ele foi socorrido, levado para o hospital e liberado após ser atendido.
Dez pessoas morreram durante operações da Polícia Militar no Rio, de acordo com um balanço parcial divulgado no início desta tarde pela PM. Segundo a polícia, na comunidade de Guaxá, área do batalhão de Belford Roxo, três pessoas foram mortas. Lá, foram apreendidos um fuzil, uma espingarda e uma pistola. Em Jardim Floresta, na mesma área, quatro pessoas morreram e quatro armas foram apreendidas.
Já na comunidade do Faz Quem Quer, área do batalhão de Rocha Miranda, outras três pessoas morreram. Duas pistolas e um revólver foram apreendidos.

Suspeito presoPoliciais civis da Divisão de Homicídios (DH) prenderam em flagrante, na manhã desta quarta-feira, um suspeito de ter incendiado um ônibus na Avenida Vicente de Carvalho, no subúrbio do Rio.
Segundo os agentes, o suspeito, que seria morador do conjunto de favelas do Alemão, disse que estava acompanhado de dois menores. A DH participava de uma investigação, quando avistou os suspeitos correndo por um dos acessos ao Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, próximo do local onde o ônibus foi incendiado. Os menores conseguiram fugir.








Disque-denúncia recebeu 95 ligaçõesDesde o início da nova onda de ataques ocorridos na cidade – com carros e ônibus incendiados e cabines de PM baleadas – o Disque-Denúncia, até a manhã desta quarta-feira, recebeu 95 ligações com informações sobre supostos responsáveis pelos crimes. De acordo com o serviço, as denúncias começaram a ser feitas no último sábado (20).
As informações estão sendo filtradas e repassadas à polícia. O serviço não está oferecendo qualquer recompensa pelas informações.
Tiroteios em favelas do subúrbio







Uma série de tiroteios em favelas do subúrbio do Rio deixa os moradores e comerciantes em pânico, na manhã desta quarta-feira. De acordo com informações da polícia, a PM faz operações no Morro da Fé, no conjunto de favelas da Penha, e no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho. Os tiroteios são intensos, mas não há informações sobre feridos ou sobre apreensões.
Comerciantes da Avenida Vicente de Carvalho, nas imediações do Morro da Fé, na Penha, fecharam as portas e motoristas evitam passar pela região. Um ônibus foi incendiado próximo à estação do metrô.


























Operações



















Policiais civis retornaram à favela de Manguinhos, no subúrbio, na manhã desta quarta-feira, onde realizam uma operação atrás de suspeitos de terem participado dos ataques. Houve troca de tiros na chegada da polícia, mas não há informações sobre feridos.
De acordo com a assessoria da PM, o comandante-geral Mário Sérgio Duarte e toda a corporação estão de prontidão para o combate às ações criminosas. Com isso, todos os policiais que estão de folga estão sendo convocados para trabalhar. Além disso, está em andamento a operação Fecha Quartel, na qual os policiais que fazem serviços burocráticos são designados para auxiliar no patrulhamento nas ruas.



Dois veículos incendiados em Santa CruzBombeiros do quartel de Santa Cruz foram acionados na manhã desta quarta-feira para conter um incêndio num ônibus na Rua Felipe Cardoso, próximo do conjunto Cesarão, em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio.
Logo em seguida, foram chamados também para conter o fogo que atinge uma van na Estrada Urucânia, no mesmo bairro. Bombeiros dizem que ainda não sabem se os incêndios foram provocados por criminosos. Também não há informações sobre feridos.

PM está de prontidão
Após 15 ataques entre a noite de terça-feira (23) e a madrugada desta quarta-feira, a Polícia Militar informou que todo seu contingente está de prontidão. Segundo o relações públicas da PM, coronel Lima Castro, todos os policiais militares foram convocados e o expediente não tem horário de término.
“Toda a Polícia Militar está de prontidão. O esquema anterior era de redução de folgas, mas nesse momento todos os policiais que estavam em casa foram convocados e o expediente não tem hora para acabar”, informou o coronel.


Estratégias não falharam, diz PMA Polícia Militar do Rio afirmou nesta manhã que a estratégia traçada inicialmente pelos órgãos de segurança pública não falhou.
“(A estratégia) Não falhou. Fizemos uma reunião no Quartel General, quando foram dadas novas ordens, mas a participação da comunidade é fundamental. Estamos trabalhando em cima de denúncias e checando informações. As tropas continuam nas ruas e daremos seqüência ao trabalho hoje. Vai ser feito uma reunião para que se verifique se os horários tem que ser trocados, policiais remanejados e definir esses locais. Já temos alguma coisa preparada desde ontem”, disse o Relações Públicas da PM, coronel Lima Castro.











Cronologia dos ataques


Nesta quarta-feira, nova onda de ataques assusta os moradores. Um ônibus foi queimado em Vicente de Carvalho e um carro foi incendiado nem Cavalcanti, ambas subúrbio e um ônibus e uma van também ficaram em chamas em dois pontos distintos de Santa Cruz, na Zona Oeste, onde a polícia ainda investiga se o incêndio tem relação com os ataques. Mais dois carros foram incendiados por criminosos na Estrada de Botafogo, em Costa Barros, no subúrbio do Rio, no trecho entre as comunidades do Morro da Pedreira e Fazenda Botafogo.
Os novos ataques aconteceram em diferentes pontos do estado. Segundo a PM, os crimes aconteceram na Dutra; no Rio Comprido, na Zona Norte; no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste; em Belford Roxo e em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; e em São Gonçalo e Niterói, na Região Metropolitana.
Desde domingo, três cabines da Polícia Militar foram baleadas e aconteceram, no total, 22 ataques, com 23 veículos incendiados, sendo 15 nas últimas 24 horas. Outros dois veículos encontrados em chamas ainda têm o incêndio invetsigado para verificar se há relação com os ataques.Os locais alvos de violência foram a Linha Vermelha, a Via Dutra, Irajá e Del Castilho, no subúrbio; Tijuca e Estácio, na Zona Norte; Laranjeiras e Lagoa, na Zona Sul; Santa Cruz na Zona Oeste; Vicente de Carvalho e Cavalcanti, ambos no subúrbio.
Informações e fotos do G1 Rio

Lavrador violentou enteada em Mutuípe



Já está preso na Delegacia de Mutuípe, no sudoeste baiano, o lavrador João Pinheiro dos Santos, 56 anos, o “Buguelo”, acusado de abusar sexualmente da enteada de 12 anos, há cerca de três meses. No último dia 11 a garota dirigiu-se à delegacia, juntamente com a mãe, para denunciar os abusos que vinha sofrendo.As idas constantes de Antônio ao quarto da menina despertou a desconfiança da esposa dele, que resolveu conversar com a filha. “Ele ameaçava matar minha mãe e eu caso alguém soubesse o que vinha ocorrendo”, disse a garota na delegacia, antes de ser submetida a exames médicos que comprovaram o estupro. João Pinheiro dos Santos, que tinha um mandado de prisão em aberto, ficará à disposição da Justiça na Delegacia de Mutuípe. Ele foi indiciado pelo crime de estupro de vulnerável.


Informações SSP BA

Traficante escondia um quilo de cocaína


Em mais uma operação de combate à criminalidade em Juazeiro, policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) apreenderam um quilo de cocaína numa residência pertencente a familiares do traficante Janiel Miranda Dias, situada na Rua Tancredo Neves, bairro Jardim Brasil. O irmão e a cunhada do traficante, proprietários do imóvel, foram inocentados pelo traficante, que desde a última segunda-feira (22) está recolhido no Conjunto Penal do município. Segundo informou o delegado Nélio Ferreira Neves, titular da DRFR/Juazeiro, parte da cocaína fora escondida pelo traficante numa mochila preta. O restante estava guardado sob um sofá e um guarda roupa na casa do irmão dele e da cunhada, que segundo apurou a polícia, não sabiam da presença do material ilícito no imóvel. Uma balança digital de precisão também foi apreendida.

Administrador mata empregado da fazenda

Temperamento agressivo e desejo de vingança foram os motivos que levaram o administrador de fazenda Antônio Pereira de Jesus, 44, a matar um de seus empregados no último domingo (21), na localidade de Butumuju, zona rural do município de Nova Ibiá, a 320 quilômetros de Salvador. “Mocotó”, apelido pelo qual Antônio era conhecido na região, aproximou-se da vítima e desferiu três tiros sem que esta tivesse chances de defesa. Ele foi preso na segunda-feira (22).Antônio e a vítima, um homem de 40 anos, trabalhavam juntos numa fazenda de cacau e tiveram uma discussão, na quinta-feira (18), três dias antes do crime. Chefiado por “Mocotó”, que exigia um intenso ritmo de trabalho, a vítima se mostrava insatisfeita e desobedecia as ordens recebidas. Sentindo-se afrontado pelo trabalhador, Antônio resolveu se vingar, explicou o delegado Madson Barros titular da Delegacia de Gandu.“A vítima foi alvejada pelo encarregado quando trabalhava na barcaça, local onde o cacau é exposto ao sol para a secagem”, informou Madson Barros. Depois do crime, Antônio retornou para sua residência, que fica nos arredores da fazenda, e continuo com a sua rotina diária. Autuado em flagrante por homicídio qualificado e porte ilegal de arma pelo delegado Madson Barros, Antônio Pereira de Jesus está recolhido ao xadrez da Delegacia de Gandu, enquanto aguarda decisão judicial.

Morre o Juiz Edvaldo Jatobá




O juiz Edvaldo Oliveira Jatobá, 69 anos, faleceu nesta madrugada, por volta de 00, 30 h. O magistrado foi submetido a uma cirurgia cardíaca, na qual foi inserida uma prótese na válvula mitral. O procedimento ocorreu na tarde de terça-feira, mas o juiz teve complicações horas depois.
Edvaldo Jotabá trabalhou em Feira de Santana na Vara do Júri e Execuções Penais, do Fórum Desembargador Filinto Bastos. Atualmente desempenhava as atividades de juiz substituto em Salvador. O corpo dele será velado em Serrinha e sepultado no município de Saúde, localizado na microrregião de Jacobina,.


Informação Acorda Cidade

terça-feira, novembro 23, 2010

Mais um menor preso com droga

Policiais rodoviários estaduais apreenderam na tarde de ontem (23), por volta das 15 horas, um menor infrator, de 17 anos, residente no bairro Queimadinha. Ele foi flagrado com um 1 Kg de maconha no interior de um transporte alternativo na BA 052, a conhecida Estrada do Feijão, quando tentava transportar a droga para o município de Anguera.
Segundo os rodoviários, o adolescente iria levar a maconha para um traficante que reside na cidade de Anguera, mas o nome do traficante não foi revelado para não atrapalhar as investigações. O menor foi encaminhado para Delegacia da Polícia Civil de Anguera e em seguida conduzido para Feira de Santana e apresentado à Delegacia do Adolescente Infrator (DAÍ).




Para os militares rodoviários, o menor infrator afirmou que pegou a droga no bairro Queimadinha, nas mãos de um suposto traficante e iria entregá-la a uma pessoa em Anguera. Ele também alegou que tinha 17 anos, mas não apresentou documentação.

Irmão homicidas são detidos com 2 armas


Envolvidos no tráfico de drogas e responsáveis por homicídios ocorridos na região do bairro de Mata Escura, os irmãos Adriano Oliveira Lauria, o “Dizo”, e Yomar Oliveira Lauria foram capturados nas primeiras horas de hoje (23), por investigadores da 11ª Delegacia (Tancredo Neves). Com a dupla os policiais apreenderam uma pistola calibre 380 com dois carregadores e 23 cartuchos, um revólver calibre 38 com 10 cartuchos e certa quantidade de maconha.A polícia vinha investigando os irmãos pelo envolvimento no tráfico de drogas, e no início desta manhã de hoje localizou o esconderijo da dupla na Rua Abelardo Magalhães, em Mata Escura. As duas armas apreendidas estavam com a numeração raspada e serão encaminhadas para perícia, juntamente com a droga apreendida. A dupla foi autuada em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma pela delegada Déa Carla, plantonista da 11ª DP.

Bomba Relógio: Carceragem com 170 presos


Devido à superlotação de presos que da Carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira (176 presos, sendo que a carceragem comporta apenas 35), a qualquer momento os presos podem se rebelar.
A reportagem do Polícia É Viola conversou com um dos presos, que não quis ser identificado com medo de represália. “Na minha cela, que deveria comporta 6 presos, tem 14 e às vezes 16 ou mais. Se aí fora está fazendo esse calor, imagine aqui dentro. Os parceiros (presos) às vezes dormem no corredor, porque não cabe todo mundo nas celas”.
O delegado Madson Sampaio, que assumiu interinamente, na segunda-feira (22), a coordenadoria da Policia Civil de Feira de Santana, no período de férias do delegado Fábio Lordello, já encontra vários problemas.
Segundo os policiais que trabalham no complexo, é uma situação de risco, pois existem presos deitados nos corredores entre as celas. “Deus no guarde, mas não quero estar aqui na hora de uma rebelião”, disse um agente de plantão. “Entre a minha vida e a deles, eu vou escolher a minha. Aqui não tem segurança para nós policiais”, afirmou um agente, que preferiu não ser identificado.O delegado Fábio Lordello, antes da saída de férias, comunicou os fatos ao judiciário e informou que a questão da superlotação pode se transformar em rebelião. Nas gestões anteriores, os coordenadores requisitavam da Polícia Militar uma viatura na área externa da delegacia para evitar um resgate de presos ou rebelião no Complexo Policial.





Rebelião
No início do ano, aconteceu uma rebelião no complexo policial, onde policiais do Centro de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil se deslocaram para Feira de Santana e conseguiram acabar com a rebelião. Na oportunidade, 50 presos foram transferidos para o Presídio de Segurança Máxima de Serrinha e outros 20 para o Conjunto Penal de Feira de Santana, deixando a carceragem com 70 presos.