Prefeitura de Feira

Dois assaltantes são presos em Cachoeira


Autores de assaltos a mão armada em ônibus e em postos de combustíveis nas cidades de Cachoeira, São Francisco do Conde e Salvador, Erivaldo Batista e Josuel dos Santos Lima foram presos em flagrante ontem (21), na região de Cachoeira, por policiais civis daquele município. Com quatro mandados de prisão preventiva em aberto, expedidos pela Justiça de São Francisco do Conde, Erivaldo já responde pelos crimes de homicídio, porte ilegal de arma e roubo qualificado.

A polícia investiga o envolvimento de Erivaldo em outros assaltos no Recôncavo e na Região Metropolitana de Salvador. Ao ser interrogado pela delegada Márcia Gonçalves Conceição, da Delegacia de Cachoeira, ele declarou que fazia diariamente o trajeto de ônibus entre Simões Filho e a capital com intuito de assaltar passageiros, cobradores e motoristas..

Oriundo do subúrbio Fazenda Coutos III, Erivaldo Batista evadiu-se para Cachoeira onde prosseguiu com suas ações criminosas. Ele o comparsa Josuel dos Santos permanecem custodiados à disposição da Justiça na Delegacia de Cachoeira.

FONTE: AGECOM

Pedreiro preso após espancar filha

O pedreiro Wilton Correia de Jesus, 35 anos, residente na Rua Mantinópolis, 244, no bairro Conceição foi preso em flagrante na noite de segunda-feira (21), por policiais militares. Ele é acusado de ter espancado a própria filha V.S.J, de 13 anos com um pedaço de madeira.

Na ocorrência policial, consta que o pai utilizou uma ripa de madeira para agredir a adolescente na cabeça, perna e nádegas. O motivo das agressões não foi explicitado.

Wilton foi conduzido para 2ª Delegacia e autuado em flagrante por lesão corporal dolosa contra a filha.

Policiais armados são barrados em festas


Delegado José Lapa


A proibição da entrada de policiais civis e militares armados em festas em Feira de Santana continua causando polêmica nos meios policiais .

A reportagem  de um fato que marcou a nossa comunidade no dia 26 de junho do ano passado, quando um policial militar em estado probatório e que trabalhava numa festa atirou em um colega .

O PM Rodrigo Felipe Cabral da Silva, 22 anos, lotado no 4º Batalhão da Polícia Militar, no município de Alagoinhas, foi preso em flagrante após assassinar o colega de farda, o policial militar Joelson Rodrigues de Carvalho, 38 anos (lotado na 20ª Companhia Independente de Polícia Militar, no município de Santo Amaro da Purificação). Joelson Rodrigues foi morto com oito tiros de pistola calibre 380, no interior do Clube de Campo Cajueiro, onde estava sendo realizada a festa Bye Bye São João.

“ O policial Joelson fazia segurança na festa, quando ele se desentendeu com Rodrigo Felipe. Mas o pivô de toda confusão foi a noiva de Felipe, pois Joelson teria colocado o irmão dela para fora da festa. Aí ele fez todo o tumulto, que culminou nesta tragédia”, disse o delegado Euvado Costa, na época do crime.

A POLÊMICA

Vários seguranças que trabalham em eventos já foram conduzidos à delegacia por desacato a autoridade em virtude desta proibição. A medida de proibir a entrada de policiais armados em festas gera controvérsias, de acordo com um advogado ao repórter Denivaldo Costa.

O delegado plantonista do Complexo Policial, José Luiz Lapa (foto) informa que o policial tem porte de arma decorrente de lei e que portanto não pode ser barrado. “ Uma lei só pode ser revogada mediante outra lei”, destaca Lapa. Há casos que foram registrados em finais de semana onde o segurança é encaminhado à delegacia, ouvido em termos circunstanciados e liberado, mas isso divide opiniões entre a comunidade, policiais e responsáveis por festas particulares.

“O policial tem direito justamente de se defender. Quem garante que dentro de uma festa, o preposto da polícia não vai encontrar uma pessoa que já foi presa por ele e esse sujeito não vai se armar com algum objeto ou arma branca para se vingar do policial?”, declarou o delegado ao Blog Central de Polícia.

“Mesmo não estando em serviço o porte é inerente ao cargo, pois o sujeito contínua sendo policial e precisa se proteger”, completou Lapa.

O delegado José Lapa, ratificou com bastante firmeza a sua opinão e esclareceu alguns fatos ao repórter sobre a entrada de policiais armados em festa ao Blog Central de Polícia.

“ Desde que eu não esteja cometendo nenhuma conduta punível administrativamente ou criminalmente, vou portar minha arma de fogo para minha defesa pessoal ou para que eu atue em minha função e quero ver quem vai tomar. Uma lei só pode ser revogada mediante outra lei ”, declarou o delegado.

AOS CRÍTICOS

"Só me faltava essa. Num país em que a maioria dos policiaIs recebe algo em torno de hum mil reais de salário mensal, ser obrigado a permanecer desarmado porque meia dúzia de ignorantes assim querem”, disparou Lapa.

A LEI

Veja o que a legislação específica estabelece a respeito do assunto:

Artigo 6º - É proibido o porte de arma de fogo em todo o território nacional, salvo me caso previstos em legislação.

I - os integrantes das forças armadas e órgãos policiais

II - os integrantes da guardas municipais das capitais do estado e dos Municípios com mais de 500.000 (Quinhentos mil) habitantes, nas condições estabelecidas no regulamento desta lei.

A Lei Federal 11.706/08 deu caráter definitivo à Medida Provisória 417, a qual alterou o Estatuto do Desarmamento. Esta Lei trouxe dois pontos de especial interesse para os policiais

1 - Está garantido o direito ao porte de arma EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL para os integrantes das Polícias Civis, Militares e Corpos de Bombeiros dos Estados e do Distrito Federal seja de armas de carga ou particulares, não havendo há mais a necessidade de estar em serviço e depender de autorização prévia ao viajar para fora do Estado de origem.

Redação do Blog Central de Polícia, com reportagem de Denivaldo Costa

Policial fica nua: Secretário afasta corregedores



O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, determinou na noite desta segunda-feira (21) o afastamento de dois delegados lotados na Corregedoria da Polícia Civil. Eles aparecem em um vídeo em que uma ex-escrivã é obrigada a ficar nua para ser revistada.

A cena foi gravada em 15 de junho de 2009, em uma sala do 25º DP, em Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, mas caiu na internet e ganhou notoriedade.

Um terceiro delegado que também esteve envolvido na ação da Corregedoria já não integra mais os quadros do departamento, de acordo com a nota.

O vídeo exibe os corregedores tirando à força a calça e a calcinha de uma escrivã suspeita de corrupção. Ela respondeu a processo administrativo e foi exonerada da Polícia Civil. O inquérito criminal ainda corre na Justiça.

O secretário determinou a instauração de processo administrativo disciplinar para apurar "a responsabilidade funcional" de cada um dos corregedores, bem como do delegado titular da Divisão de Operações Policiais da Corregedoria à época, que, segundo a nota, "concorreu para o desfecho daquela intervenção policial".

O secretário também determinou a expedição de ofício ao procurador de Justiça "manifestando perplexidade com o requerimento de arquivamento do inquérito policial instaurado por abuso de autoridade pelo representante do Ministério Público".

Entrevista

Em entrevista ao G1 nesta segunda, a ex-escrivã de 29 anos disse que se sente humilhada em dobro agora que o vídeo com a cena dentro da delegacia foi postado na internet. “É uma dupla humilhação, no dia e agora”, lamentou. Ela não quis ter o nome divulgado.

“Eles (da Corregedoria) entraram gritando, apontando armas. Naquele momento, eu não conseguia entender o que eles gritavam”, contou a ex-escrivã. Toda a sequência durou de 40 a 50 minutos. Ela disse não ter percebido quando a ação dos corregedores começou a ser filmada.

Segundo a ex-escrivã, em momento algum ela se recusou a ser revistada. Ela insistia apenas para que a revista fosse feita por uma mulher, como determina a lei. “Chamaram uma policial feminina e uma GCM (guarda-civil metropolitana) feminina, mas não deixaram que fizessem a revista”, disse.

“Na hora, senti desespero, acuada por aqueles homens, em uma situação humilhante. Na hora que tiraram a minha roupa, eu pedi pelo amor de Deus para não filmar a minha intimidade. Foi uma violência; como mulher, fui violentada”, enfatizou.

Informações G1.com

ùltimas informações do Comando de Policiamento Regional Leste

Jovem é conduzido a Delegacia após tentar comprar passagem com uma nota falsa na Estação Rodoviária de Feira de Santana.

Policiais militares da 64ª CIPM, no início da tarde de domingo (20) apresentaram Delegacia de Polícia, Rafael Marques Santos de 18 anos. A PM foi acionada após o jovem tentar comprar uma passagem na Estação Rodoviária de Feira de Santana, com a quantia falsa de R$ 50,00. Rafael poderá responder por estelionato.



Apreensão de veículos

No domingo (20) pela manhã policias militares do Programa Ronda no Bairro, realizaram abordagens no Conjunto Feira X, onde apreenderam e conduziram a 3ª CIRETRAN motos sem a documentação obrigatória, os veículos foram: a Moto Honda Bros, vermelha, p.p NTS 4497; Moto Honda Fan 125, preta, p.p JRX 4379, e a Moto Honda Fan 125, preta, p.p JRE 3399, licença da Cidade de Santo Amaro.

Entre a documentação não apresentada dois dos condutores não possuíam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ação policial foi realizada na Área da 67ª CIPM.

Por volta das 23:40min policiais militares, localizaram abandonado em via pública o veículo Fiat Siena, cor vermelha, p.p. NTK 7584. O veículo de propriedade de João Cerqueira Santana, 64 anos foi apresentado ao Departamento de Crime Contra o Patrimônio(DCCP).

Jovens raptados por homens armados e encapuzados são encontrados


Os dois jovens Ednilton Reis Gonçalves, 18 anos, e outro jovem apenas conhecido como “Léo”que foram raptados por quatro homens armados e encapuzados, no início da noite de domingo (20), quando se encontravam no campo de futebol conhecido como Campo do Jaime, no bairro Sítio Novo, foram encontrados na manhã de ontem (21).

Segundo familiares de Ednilton, os dois foram levado, para um matagal, localizado no bairro Papagaio. “Ele dormiu no meio do mato, com medo de morrer, Ednilton afirmou para nos, que conseguiu escapar das mãos dos caras e se escondeu dentro do matagal e só saiu ao amanhecer”. Afirmou familiares de Ednilton.

Segundo ainda os familiares da vitima, o outro jovem, conhecido como Léo, foi espancado e encontra-se hospitalizado no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA).

Vítima de tiro no Papagaio morre no HGCA


Cleonice de Souza Matos, 37 anos, morreu na manhã de ontem (21) no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). Ela estava internada desde a tarde de domingo, quando foi vítima de tiros de revólver, no bairro Papagaio.

Segundo a polícia, Cleonice se encontrava na companhia do namorado, Josemar Souza de Araujo, na residência localizada na Rua Josias Rodrigues Sampaio, mesmo bairro, quando um homem desconhecido se aproximou e deflagrou vários tiros contra o casal. Os dois foram baleados e socorridos pelo Samu e encaminhado para o HGCA.

Ainda de acordo com a polícia, Josemar tem envolvimento com o tráfico de drogas e o assassino teria ido até o mesmo para acerto de contas. “Infelizmente, a namorada dele estava e acabou sendo alvejada”. Antônio Cesar Souza de Matos, irmão de Cleonice, afirmou para a reportagem que todos familiares teriam a aconselhado a deixar o namorado. “Por causa do envolvimento com tráfico de drogas, mas ela não aceitou os nossos conselhos”.

O crime está sendo investigado pelo Serviço de Investigação da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), que tem como titular a delegada Martine Veloso. Até o fechamento desta edição, Josemar ainda permanecia internado no hospital.

Polícia investiga morte de PM

Foto Calilla Notícia

As polícias civil e militar do município de Riachão do Jacuípe estão investigando a morte do policial militar Diogo Carlos de Santana Mota, 26 anos. Ele foi encontrado caído sobre a motocicleta Honda, de placa JSB 5970, no início da noite de domingo (20), numa praça do município de Riachão do Jacuípe, vítima de um tiro na cabeça. Ao lado do corpo foi encontrado um revólver calibre 38.

Segundo a polícia local, não houve testemunhas. Parentes e amigos acreditam que houve suicídio, embora não saibam os motivos que o levariam a tirar a própria vida.

Amigos do policial disseram na delegacia que Diogo era canhoto e que o tiro atingiu o lado direito da cabeça. Os peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana compareceram ao local do crime, isolaram as mãos da vítima com fita isolante para realizar o exame de pólvora combusta e esclarecer a sua morte.

Amigos declararam que Diogo era pacato e inteligente, trabalhava há seis meses na Polícia Militar, mas teria revelado que estava cansado do trabalho e pretendia se dedicar a outra profissão, inclusive estava terminando o curso de enfermagem e passou no último concurso da Petrobrás para trabalhar na área de enfermagem. O policial trabalhava no município de Pojuca.







Jovens são raptados por homens armados e encapuzados

Dois jovens foram raptados por quatro homens armados e encapuzados, no início da noite de domingo (20), quando se encontravam no campo de futebol conhecido como Campo do Jaime, no bairro Sítio Novo. As vítimas foram Ednilton Reis Gonçalves, 18 anos, e outro jovem apenas conhecido como “Wel”.

Segundo a polícia, os dois jovens se encontravam no campo do Jaime, quando um veículo GM/Celta de cor prata se aproximou com quatro homens armados e encapuzados, que desceram deflagrando tiros para o alto, abordaram os dois jovens e os colocaram no porta-malas do veículo, com o qual partiram em alta velocidade.

Ednilton continua desaparecido
Ana Lúcia Felicidade dos Reis, mãe de Edenilton, compareceu ao Complexo Policial Investigador Bandeira (CPIB) para registrar a queixa de que seu filho teria sido raptado. Na delegacia, a mesma afirmou que não saber os motivos do rapto de seu filho. Ela também não soube informar se seu filho já teve ou não passagem pela polícia.

O crime está sendo investigado pelo Serviço de Investigação da 1ª Delegacia, que tem o comando do delegado Matheus Souza.

Ana Lúcia diz não saber os motivos do rapto de seu filho

Empossado novo coordenador da COE


O delegado André Viana assumiu sexta-feira (18) o comando da Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil, criada há 11 anos para atuar em situações de crise. A solenidade de transmissão de cargo, realizada à tarde no auditório da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), localizado no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, contou com a presença do secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, e do delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, dentre outras autoridades.

Durante a solenidade, o secretário Maurício Barbosa ressaltou os bons resultados das operações conjuntas entre a COE e a Superintendência de Inteligência (SI) que era dirigida por ele. “Temos condições de fazer melhor do que já estávamos fazendo, pois contamos com uma boa equipe. Estou aqui para defendê-los e, também, para cobrar resultados”, afirmou Maurício Barbosa. Na ocasião, o diretor do Departamento de Narcóticos (Denarc), delegado Jardel Peres de Azevedo, ex-coordenador da COE, foi homenageado por toda a equipe da unidade com vídeos e um texto de agradecimento.

Desafios

“Agradeço a todos que estiveram juntos comigo nessa missão que foi coordenar a COE. Aproveito, também, para pedir desculpas pelas cobranças, mas todos nós sabemos como é importante a organização nas atribuições policiais”, disse Jardel Peres, emocionado. Ele fez um balanço de sua passagem pela unidade, destacando a dedicação no treinamento diferenciado, que tornou as ações do COE referência para a população.

Peres afirmou também que irá fazer o máximo à frente do Departamento de Narcóticos para ampliar o combate às quadrilhas de traficantes de drogas, atividade criminal que está diretamente relacionada aos índices de homicídios, assaltos e outros delitos.

O novo coordenador da COE, delegado André Viana, por sua vez, ressaltou o prestígio da unidade especializada no âmbito da Polícia Civil e, quebrando o protocolo, convocou a equipe a fazer uma oração seguida do grito de guerra da corporação. “Temos que viver a realidade das mudanças e trabalhar”, conclamou. O idealizador da unidade especializada, delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, desejou boa sorte ao comandante da 3ª geração da COE, destacando as características de combate e lealdade da tropa.

PGJ Pedro Maia recebe título de cidadão cachoeirano

 O procurador-geral de Justiça Pedro Maia recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), o título de cidadão cachoeirano, concedido pela Câmara ...