Prefeitura de Feira

Policiais acusados de espancar adolescente são afastados das ruas

O Major Gilvan Vieira de Mello, comandante da 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), onde os policiais estão lotados, afirmou para a reportagem que os policiais militares acusados de espancar o adolescente na manhã de ontem (10) foram afastados dos trabalhos de rua e a partir desta sexta-feira (11) trabalham internamente até o final das apurações sobre o caso, que deve durar cerca de 30 dias.

“O fato é inegável diante das imagens e que os comandantes das companhias não orientam os policiais a agirem de tal forma, não há justificativas para a agressão que ocorreu, a Polícia Militar não admite esse tipo de atuação", disse o major.

Ele disse ainda que dentro do processo investigativo seja verificado as circunstância do corrido. "Dentro das apurações vamos verificar o que aconteceu para que a gente esclareça melhor a ação dos policiais". Afirmou Major Gilvan.

Os nomes dos policiais não foram revelados pela corporação. Então queremos deixar bem claro para nossos leitores, que não estamos escondendo nome de ninguém. Assim, que tivemos os nomes dos policiais envolvidos, com certeza divulgaremos.



São Paulo: Egípcios comemoram renúncia de Mubarak

A renúncia do presidente do Egito, Hosni Mubarak, de 82 anos, nesta sexta-feira (11), encheu de esperança e apreensão os egípcios que moram em São Paulo. O professor de árabe Mostafa Mansour, de 25 anos, ficou sabendo da renúncia ao acompanhar o noticiário pela internet. “Estou muito feliz! O filho que se chama liberdade nasceu”, afirmou o egípcio, que mora há quatro anos no Brasil.

Mubarak renunciou ao cargo após um governo de quase 30 anos e que era contestado desde 25 de janeiro por grandes manifestações populares. O anúncio foi feito pelo recém-nomeado vice-presidente do Egito, Omar Suleiman, em um curto pronunciamento na TV estatal. Mubarak entregou o poder ao Exército, disse Suleiman.

“Há duas semanas que não saio de casa preocupado com a situação no Egito. Acho que agora todo mundo vai se unir para reorganizar o país e garantir a segurança”, vislumbra Mansour. “Minha família está toda lá, meus pais, meus irmãos, parentes. Se pudesse, iria para lá amanhã, mas acho que vai levar um tempo até conseguir viajar”, diz o professor.

Apesar de dizer que está feliz com a renúncia do presidente, o designer Michael Jacob, de 30 anos, demonstra preocupação com o futuro próximo do país. “Ainda não sabemos se quem vai entrar no poder será bom ou não para o povo. O país não vai ser mais como antes. A gente não saber como vai ficar”, observa o designer, que nasceu no Egito e mora em São Paulo há cinco anos.

Jacob conta que toda a família dele é cristã e mora no Egito. Mesmo apreensivo, ele tem esperança de que o país mude para melhor. “É a primeira vez que a gente pode falar em ex-presidente. Há 30 anos que o mundo em volta da gente está evoluindo e nós ficamos presos por muito tempo. A gente precisa, hoje, cuidar do nosso país.”

Transição

Logo após a renúncia de Mubarak, não havia detalhes sobre como ocorrerá a transferência. O Exército anunciaria um comunicado detalhando a transição.

O ministro da Defesa, Mohamed Hussein Tantawi, deve ser o chefe do Alto Conselho Militar, que tomaria o controle do país, segundo fontes militares. O conselho iria derrubar o gabinete de ministros de Mubarak, fechar as duas casas do Parlamento e governar diretamente com a Corte Constitucional, segundo a TV Al Arabiya.

O país tem eleições presidenciais marcadas para setembro.











EGITO: Mubarak renuncia

A chefe da diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton, disse nesta sexta-feira (11) que respeita a decisão de Hosni Mubarak de renunciar à Presidência do Egito e pediu "diálogo" para a formação de um governo de base ampla.

Ela também apelou por uma transição ordeira para a democracia e por eleições livres e justas no Egito.

Veja o que outros países disseram obre a mudança de poder no país árabe:

EUA

O presidente dos EUA, Barack Obama, iria fazer um pronunciamento às 16h30, horário de Brasília, sobre a decisão de Mubarak, segundo a Casa Branca.

Obama e o bloco europeu pressionaram pela saída de Mubarak, antigo aliado dos EUA na região. O presidente americano inicialmente pediu uma "transição imediata", ou seja, a saída imediata de Mubarak, mas depois atenuou sua posição.

Israel

O país espera que o período de transição que se abre no Egito com a saída do presidente Moubarak ocorra sem sobressaltos, afirmou uma fonte do governo israelense. "Esperamos que para o Egito, assim como para seus vizinhos, a transição para a democracia transcorra sem sobressaltos", enfatizou o dirigente, que não quis ser identificado. A fonte também reafirmou a necessidade de preservar o tratado de paz concluído entre Israel e o Egito em 1979.

Hamas

O movimento islâmico palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, cumprimentou nesta sexta-feira o "início da vitória da revolução" egípcia.



Policiais militares são flagrados espancando adolescente de 17 anos

Dois policiais militares são suspeitos de agredir um adolescente em Feira de Santana, nesta quinta-feira (10). A ação foi registrada por câmeras de segurança de um estabelecimento comercial.

De acordo com as imagens, o rapaz está pilotando uma moto quando é obrigado a parar pelos policiais, que também estavam em motocicletas.

Depois de parar, os policiais dão tapas no jovem, que cai no chão. Ele leva vários chutes e socos, após se levantar, é derrubado novamente.

O adolescente foi detido e encaminhado para a Delegacia do Menor Infrator. Na ocorrência, os policiais teriam afirmado que o garoto pilotava sem habilitação e não respeitou a ordem de parada.

Ele foi liberado e, depois, registrou queixa contra os policiais pela agressão.

A Polícia Militar da Bahia informou que foi instaurado um inquérito policial militar para apurar o caso. Os dois policiais também foram afastados das funções oficiais até o término das investigações.

Oficiais da Polícia Militar foram enviados até a cidade para ter acesso às imagens, que serão analisadas.

Fonte: G1

Inveja: o “combustível” dos fracassados


Com certeza muitos de vocês, leitores, já devem ter ouvido a seguinte frase: o homem é fruto do meio. Mas será que realmente é assim? Poderia uma pessoa bem nascida, educada e aparentemente sem nenhum problema ser dominada pelo sentimento da inveja, por exemplo? Chegar ao ponto de mentir só para prejudicar? Infelizmente, sim.

Esse tipo de pessoa quer para si o que as outras têm, quer ser o que as outras são, quer ter o que as outras possuem, quer viver o que as outras vivem, quer ter o sucesso e as vantagens que as outras têm; são pessoas que fazem da inveja o seu padrão de relacionamento humano, de comportamento, de trabalho.

“Quando um dos meus amigos tem sucesso, alguma coisa em mim se apaga”. Assim os invejosos pensam. A inveja é um sentimento que toda pessoa humana possui; é um sentimento perturbador, sombrio; é um sentimento que procuramos esconder.

Pois bem, quando a inveja não ultrapassa os limites, é até aceitável. Porém, algumas pessoas usam este repugnante sentimento como combustível para prejudicar, mentir e atacar pessoas de bem.

Existem pessoas doentias que, escondidas sob uma capa de bom moço, emanam inveja e discórdia. Não medem esforços para criar fantasias e histórias escabrosas apenas com o objetivo de desmoralisar quem ousa ir de encontro ao seu ego.

Imagine, leitor, você ser vítima de uma trama mentirosa, na qual sua condição de homem íntegro e honesto, além da harmonia de sua família, são postos em xeque, fruto da inveja alheia.

Um amigo, que não vou identificar por questões óbvias, foi vítima de uma calúnia terrível, fruto da inveja de um declarado desafeto. O fato só não ganhou dimensões bem maiores, graças à rapidez de pensamento e ações desse meu amigo. Reagiu à altura, impondo ao invejoso a vergonha do desmentido em público.

Pense, leitor, ver toda a sua família envolvida numa teia de mentiras e calúnias... É revoltante, não é? Mas Deus age sempre em favor dos inocentes. Disso não tenho a menor dúvida.

Ficou mais que provado que este meu amigo nada fez. Mas a dor foi impactante. Ser alvo de uma mentira, motivada pela inveja, causa indignação, mesmo. Meu amigo já adotou todas as medidas jurídicas cabíveis. O mentiroso e invejoso foi acionado na Justiça, assim como o veículo de comunicação usado por ele para atacar e caluniar.

A principal fonte de calúnias é a inveja. Alguém pode não suportar o fato de outra pessoa ter ou ser algo que ele não conseguiu. Assim, em vez de transformar a inveja numa força para conquistar os próprios sonhos, o caluniador prefere mergulhar no submundo, ir à lama da mentira.

Eles montam uma logística de boatos tão aprimorada que, às vezes, a maioria das pessoas que escutam acha que se trata de uma realidade. Tanto os geradores de boatos quanto quem os retransmitem são inescrupuloso sem nenhuma expectativa de futuro.

Além de não trabalharem para construção de objetivos pessoais, tentam destruir reputações. Porém, esses invejosos esquecem que tal ato constitui crime tipificado, previsto no código penal. Portanto, quem cria calúnias ou as divulga está sujeito a processo e detenção. E, felizmente, temos uma Justiça atuante.

Sérgio Alves Lima

Administrador de Empresas

CRA-BA 11489

Acusados de trocar tiros com traficante no Santo Antônio são presos

John

No início da tarde de hoje, por volta de 12h30, policiais do Pelotão Tático Móvel, sob o comando do Sargento Amorim, prenderam Jecivan Oliveira Santos, 19 anos, e John Clay Oliveira Santos, 19 anos. Eles são acusados de participar de uma troca de tiros entre traficantes, que aconteceu na noite de domingo (6), no bairro Santo Antônio dos Prazeres. 
Jecivan
Com a dupla, os policiais encontraram um revólver calibre 38 e uma trouxa de maconha. Os dois foram conduzidos para 2ª Delegacia e autuados em flagrante por porte ilegal de arma. Na delegacia, Jecivan afirmou para reportagem que um homem (de nome não revelado) que trafica drogas no Santo Antônio teria deflagrado vários tiros em direção a ele e John Clay, mas os disparos não atingiram ninguém.

Segundo os policiais, Jecivan e John fazem parte de uma quadrilha de traficante e que está havendo guerra do tráfico no bairro Santo Antônio.

Arma encontrada com os dois acusados

Nomeados novos gestores da Polícia Civil

Os Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), Polícia do Interior (Depin), Narcóticos (Denarc) e de Crimes contra o Patrimônio (DCCP), além da Academia da Polícia Civil (Acadepol) e do Departamento de Inteligência Policial já contam com novos diretores, nomeados pelo governador Jaques Wagner, por meio de decreto publicado na edição de hoje (10) do Diário Oficial do Estado. Também foram nomeados os novos gestores do Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep), da Polinter (Coordenação de Polícia Interestadual), da Coordenadoria de Operações Especiais (COE), da Corregedoria da Polícia Civil e do Departamento Médico.

Parte dos novos nomeados foi apresentada na manhã desta quinta-feira ao secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, no gabinete do delegado geral, Hélio Jorge, instalado no segundo pavimento do prédio da Polícia Civil, na Piedade. Participaram do encontro os novos diretores do Depom, Heloísa Campos de Brito, do Depin, Edenir de Macedo Cerqueira, e da Acadepol, Patrícia Barreto de Oliveira, além da coordenadora da Polinter recém nomeada, Neide Barreto Santana, e da nova diretora adjunta do Depin, Ana Paula Garcia Oliveira.

Para a direção do Denarc foi designado o delegado Jardel Peres de Azevedo, que será substituído na coordenação da COE pelo colega André Augusto de Mendonça Viana. O delegado Cleandro Pimenta Bastos Neto deixa a direção do Denarc e assume o cargo de diretor do DCCP. Marcelo Sanfront Mattos é o novo diretor do Departamento de Inteligência da Polícia Civil.

Correpol

A corregedora chefe da Correpol (Corregedoria da Polícia Civil) passa a ser a delegada Iracema Silva de Jesus. Para coordenar o Cedep foi nomeada Kátia Maria Pereira Brasil. A delegada Isabel Alice Jesus de Pinho será a diretora adjunta da Acadepol. O Departamento Médico da Polícia Civil terá como diretor Roberto Andrade Dias do Nascimento. Na semana passada, o delegado Arthur Gallas foi nomeado diretor do Departamento de Homicídios (DH).


Policial se mata com tiro na boca


O soldado da Polícia Militar, Marcelo Aelson Ferreira Farias, que tinha 29 e residia na quadra B, bloco 25, apartamento 104, no condomínio Parque Lagoa Grande, no Caseb, cometeu o suicídio na noite desta quarta-feira (9). Segundo a ocorrência policial, o militar estava em casa e tirou a própria vida deflagrando um tiro na boca.

Familiares não deram detalhes sobre o suicídio, mas de acordo com informações, ele estaria depressivo após uma separação. O policial estava na corporação desde 2008 e era lotado no município de Capim Grosso.

O corpo de Marcelo Aelson foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.



Dois são presos após assaltar mulher

Os dois jovens, Rony da Silva Brito, 20 anos, e Márcio Caldas dos Santos, 22 anos, foram presos no final da manhã de ontem, no bairro Parque Ipê, após assaltarem uma mulher. Os dois estavam montados em uma motocicleta CG Titan de cor Cinza.

De acordo com o soldado PM Bispo, do Pelotão Tático Móvel, no momento a sua guarnição fazia ronda normal pelo bairro Parque Ipê. “Estávamos passando pelos bairros Cidade Nova e Parque Ipê, quando um homem montado em uma bicicleta parou a nossa viatura e nos informou que dois homens (Rony e Márcio) estavam em uma motocicleta cinza e de camisetas preta teriam acabado de assaltar uma mulher”.

Policial observa os dois acusados sentados na delegacia Rony e Márcio
Bispo afirmou ainda que a guarnição retornou ao bairro Parque Ipê. “Logo após a passarela Conceição Lobo, deparamos de frente com os acusados. Ao abordá-los encontramos um aparelho celular tomado de uma vítima. Ao serem interrogados, eles confessaram o assalto. Depois fomos até a vítima, que reconheceu os dois acusados”.

Rony e Márcio foram conduzidos para 2ª Delegacia e a vítima encaminhada para registrar a queixa. Na delegacia, Rony afirmou que cometeu o assalto, mas não usou arma, e que teria colocado a mão dentro da bermuda, insinuando que estava armado.

Motocicleta que os dois praticavam assaltos

Policial civil morre em atentado no município de Candeias

O policial trabalhava na delegacia de Candeias
O policial civil que sofreu uma tentativa de homicídio por volta das 6h desta quinta-feira (10) no Viaduto de Candeias, localizado na BR 324, na Região Metropolitana de Salvador, não resistiu aos ferimentos e morreu. Robertson Freitas Pereira, de 45 anos, foi ferido com quatro tiros, um deles atingiu o peito. Ele chegou a ser socorrido por uma ambulância da concessionária Via Bahia, antes de falecer.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Robertson estava em seu veículo particular, um Golf de placa JPO-9090, quando foi vítima de uma emboscada. O policial era agente da delegacia de Candeias e não há informações sobre a autoria do crime.

A Polícia Civil ainda não identificou o autor do atentado ao policial Robertson Freitas Pereira, de 45 anos, ocorrido na manhã desta quinta-feira (10), no Viaduto de Candeias, localizado na BR 324, na Região Metropolitana de Salvador.

Robertson, que era agente da delegacia de Candeias, foi ferido com quatro tiros, um deles atingiu o peito da vítima. Ele chegou a ser socorrido por uma ambulância da concessionária Via Bahia, mas não resistiu.

“Já ouvimos testemunhas, mas o crime ainda não foi esclarecido”, diz o delegado Edson Almeida, titular da 20ª Delegacia, em Candeias.


Prefeitura divulga programação completa do São Pedro no Arraiá de Feira

  A Prefeitura de Feira de Santana divulgou a programação completa dos festejos de São Pedro que integram o Arraiá de Feira 2026. Após o suc...