Prefeitura de Feira de Santana

IV Encontro de Educação Antirracista acontece nesta terça e quarta-feira

 A Secretaria Municipal de Educação realiza nesta terça e quarta-feira (4 e 5 de novembro) o IV Encontro de Educação Antirracista, uma iniciativa voltada a professores e estudantes da rede municipal de ensino. Com o tema “Eu me vejo na escola, eu aprendo: diversidade valorizada no ensino e aprendizagem”, o evento reafirma o compromisso da rede com a construção de um ambiente escolar mais justo, representativo e acolhedor.



A abertura oficial do encontro acontece na noite desta terça-feira (4), às 18h30, no auditório 1 da Seduc, com uma programação especial destinada à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nesta quarta-feira (5), as atividades se estendem ao longo de todo o dia, reunindo educadores e estudantes de diferentes etapas e modalidades da rede municipal.

Programação valoriza representatividade e identidade

A programação do evento inclui palestras, apresentações culturais e artísticas, narrativas docentes e discentes, além de momentos de reflexão sobre a importância da representatividade e da diversidade no ambiente escolar.

Entre as apresentações confirmadas estão o Samba de Mães, grupo formado por mulheres da comunidade e professoras da rede municipal; o Declama Preta, composto por duas educadoras que atuam em projetos de valorização da identidade negra; e o grupo Unidos Pelo Samba, símbolo de resistência e memória coletiva do povo negro.

Educação antirracista como caminho para o respeito e a inclusão

A professora Railda Neves, coordenadora do Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais e Educação Quilombola (NEREEQ), destaca que o encontro é um importante espaço para reafirmar o papel da escola na promoção de uma educação antirracista. “Se a escola não representa um espaço de diversidade inclusiva, essa diversidade é anulada e acaba excluindo os sujeitos que estão em seu interior”, ressaltou Railda.

De acordo com a coordenadora, o evento também busca dar visibilidade aos projetos e ações já realizados nas unidades escolares, inspirando novos trabalhos e fortalecendo o cumprimento da legislação que inclui a história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo. “Visibilizar as ações já em andamento é uma forma de inspirar outros educadores a seguir pelo mesmo caminho”, pontuou.

Railda enfatiza ainda que educar para a diversidade é educar para a liberdade e para o respeito às diferenças. “Somente por meio da educação antirracista é possível desconstruir estereótipos e enfrentar os paradigmas do racismo presentes no cotidiano. Quando a escola valoriza todas as identidades, forma sujeitos mais conscientes, críticos e empáticos”, concluiu.

Compromisso com uma escola mais justa e plural

O IV Encontro de Educação Antirracista reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com uma educação pública comprometida com a equidade, a representatividade e o respeito às diferenças.

A iniciativa promove a reflexão sobre práticas pedagógicas mais inclusivas e fortalece o papel da escola como espaço de convivência, reconhecimento e valorização da diversidade.

Nenhum comentário:

Silvio Costa Filho: “COP30 vai deixar avanços civilizatórios”

D urante o Bom dia, Ministro desta terça-feira, 4 de novembro, o titular de Portos e Aeroportos , Silvio Costa Filho, ressaltou a importânci...