Prefeitura de Feira de Santana

Vereadores defendem que Estado abra mais postos para emitir Identidade Nova

 Queixando-se de dificuldades encontradas junto ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) para conseguir emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), os feirenses têm cobrado a abertura de novos postos para fazer a emissão do documento. A reivindicação reverborou na Câmara hoje (21), em pronunciamento feito pelo vereador Galeguinho SPA (União). Diante da situação, que classificou como “absurda”, ele enfatizou a necessidade de adoção de providências por parte do governador Jerônimo Rodrigues e responsáveis pela administração do órgão estadual.



O governo, ele advertiu, “tem que tomar uma posição, pois o povo tem madrugado ou se desespera sem conseguir marcar atendimento pela internet, para buscar a renovação do documento”. Galeguinho lembra que alguns órgãos não estão aceitando mais a versão antiga. “Identidade é uma coisa básica. É preciso que se abra mais postos a fim de diminuir os transtornos que as pessoas estão passando em razão disto”, sugeriu. Recentemente, conforme contou o vereador, uma senhora contemplada no âmbito do Programa Minha Casa Minha Vida, o procurou desesperada relatando não ter conseguido concretizar o benefício habitacional por ter apresentado a identidade antiga.

Concordando com a reivindicação por aumento no número de postos de emissão da CIN, o vereador Professor Ivamberg (PT) informou que o Detran de Feira de Santana também já está fazendo o documento. Afirmando acreditar que outras entidades públicas passem a prestar o serviço com o tempo, ele recomendou paciência às pessoas e assegurou que quem está com a identidade antiga dentro do prazo de validade (que é até 2032), não precisa correr para fazer a nova.

Para pessoas até 12 anos, a validade do documento já emitido é de cinco anos. E a partir daí até os 59 anos, a identidade vale por dez anos. “Todos os órgãos são obrigados a aceitar a RG que está válida, respeitando o período que as pessoas têm para fazer a troca”, lembrou o petista, citando que a norma consta no Decreto nº 10.977/2022 que instituiu a Carteira de Identidade Nacional.

O que pode estar acontecendo, conforme voltou a comentar o vereador Galeguinho, é algum desencontro de informação nos órgãos que estão exigindo o documento novo à população. “Só ontem mais de dez pessoas me procuraram querendo orientação sobre como conseguir agilizar a emissão da nova identidade. Então, pedimos que o SAC procure resolver este problema o mais rápido possível”, cobrou.

Também conhecedor de diversos feirenses que têm enfrentado dificuldades para emitir a identidade no SAC, o vereador Lulinha da Gente (União) apontou a utilização dos CRAS, a realização de mutirões nos bairros e distritos, e o uso do ônibus de atendimento móvel como formas de resolver a demanda. “Precisa ser feito um trabalho intensivo, pois está um caos. Antes se pegava a fila e fazia, agora é só agendado. O SAC tem que rever isto”, protestou.

 

 

Matéris. Nova identidade: Governo do Estado é cobrado a abrir mais postos para emitir documento dos feirenses

Galeguinho SPA

Nenhum comentário:

Cooperfeira celebra 50 anos com homenagens e revista especial

Sessão solene na Câmara de Feira de Santana marca meio século de história da cooperativa, que é referência em pecuária e desenvolvimento r...