Prefeitura de Feira de Santana

Sobe para 24 o número de armas apreendidas e 24 suspeitos morrem em confrontos policiais na semana

 

 

Subiu para 24 o número de armas apreendidas por equipes da Polícia Militar em confrontos com criminosos no período de uma semana na Região Metropolitana de Salvador e no município de Itatim, e também subiu para 24 os números de suspeitos que morreram nos confrontos. Quatro armas de fogo e um simulacro foram encontrados por integrantes da 37ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Liberdade), na madrugada desta sexta (4).

 

Equipes patrulhavam na localidade conhecida como ‘Campo do Milho’, no bairro do IAPI, quando receberam informações de populares sobre um ‘bonde’ com 15 homens armados, realizando disparos na região. Durante a verificação das informações, os PMs foram recebidos a tiros pelo grupo criminoso. Na troca de tiros, um policial foi ferido no braço esquerdo. Na ação cinco homens foram atingidos, mas não resistiram.

 


“Durante o socorro percebemos que quatro deles não resistiram. O quinto homem passou por cirurgia, mas também não resistiu”, detalhou o comandante da 37ª CIPM, major Zaqueu Vinagre de Lima. Com os criminosos foram encontradas duas pistolas, dois revólveres, um simulacro e diversos pinos de cocaína prontos para a venda.

 

Outras apreensões

Além dos materiais apreendidos no IAPI, outras 19 armas foram encontradas por policiais em ações no bairro Cosme de Farias e nos municípios de Itatim e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Cerca de 2.700 armas de fogo foram apreendidas no estado, somente no primeiro semestre deste ano ano. Os casos de intervenção policial com resultado morte apresentaram redução de 5,8% no primeiro semestre de 2023, na Bahia.

Itatim

Equipes da Rondesp Chapada apreenderam carabina, espingardas, submetralhadora, pistolas e revólveres no domingo (30), na cidade de Itatim, com um grupo que integrava uma facção. Os materiais costumavam ser exibidos nas redes sociais.

 


Envolvido com homicídios, tráfico de drogas e roubos, o grupo praticava as atividades ilícitas e se escondia na zona rural. Após ações de inteligência das polícias Militar e Civil, guarnições da Rondesp Chapada foram até o Morro do Tigre.

 

Durante incursão, os militares foram surpreendidos com disparos de arma de fogo. Houve confronto e oito suspeitos acabaram feridos. Eles foram socorridos, mas não resistiram.

 

Com o grupo foram apreendidos uma carabina calibre 38, duas espingardas calibre 12, uma submetralhadora calibre 9mm, três pistolas calibres 40 e 7,65, dois revólveres calibre 38, carregadores, munições e cerca de meio quilo de maconha e cocaína.

Camaçari

Submetralhadora, pistolas e revólver foram apreendidos em uma ação conjunta da Polícia Militar, na noite de sexta-feira (28), na cidade de Camaçari. Homens apontados como integrantes de uma facção, segundo informação preliminar, se preparavam para atacar rivais.

 


Equipes do Bope, da Cipe Polo Industrial, Rondesp RMS e do Tático Ostensivo Rodoviário reforçaram as ações na localidade de Jauá, após denúncias de que um “bonde” (nomeclatura usada para reunião de criminosos), partiria para atacar rivais de outra facção, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e também na capital baiana.

 

Durante incursões, os militares localizaram cerca de 15 suspeitos. Quando as equipes se aproximaram, os homens atiraram e correram para uma região de mata. Após confronto, as guarnições socorreram sete integrantes do “bonde” para o Hospital Menandro de Faria. O restante do grupo fugiu.

 

Com eles foram apreendidos uma submetralhadora e duas pistolas calibre 9mm, duas pistolas calibre 40, um revólver calibre 38, carregadores, munições, uma grande quantidade de drogas (maconha, cocaína e crack) e 761 reais.

 

O grupo, segundo levantamento inicial, integrava uma facção, cujo o líder pertenceu ao Baralho do Crime da SSP e, atualmente, está custodiado em São Paulo.

Cosme de Farias

Submetralhadora, pistolas, munições e drogas foram encontradas pela Rondesp Atlântico no bairro de Cosme de Farias, em Salvador, nesta segunda-feira (31). Armamentos foram localizados, após moradores relatarem a presença de homens armados.

 


Os militares realizavam patrulhamento de rotina, quando receberam as denúncias. Durante incursões, um grupo armado foi localizado e houve confronto. Quatro suspeitos acabaram feridos. O quarteto foi socorrido, mas não resistiu.

 

Com o grupo foram apreendidos uma submetralhadora calibre 9mm, três pistolas calibres 9mm, 380 e 7,65, carregadores alongados, munições, porções de maconha e crack, celulares e 151 reais.

Todos as ocorrências são acompanhados pelas Corregedorias da PM, da SSP-BA e pelo Ministério Público da Bahia.

Nenhum comentário:

Investigados por tráfico de drogas e tentativa de homicídio são presos durante a Operação Armageddon

Um homem suspeito de tráfico de drogas foi preso no bairro Nova Belmonte, na tarde desta quinta-feira (29), durante a Operação Armageddon, d...