Prefeitura Municipal de Feira de Santana

segunda-feira, outubro 18, 2021

18 de outubro é o Dia do Médico, dia de prestar homenagens a todos esses profissionais.

 

Para aqueles que, inconscientemente, antagonizam religião e ciência, é um fato curioso que a escolha da data tem origem cristã: foi escolhida em homenagem a São Lucas, considerado patrono dos médicos desde o século XV.



São Lucas nasceu nessa data no século I d.c e também exerceu a medicina, que aprendeu em seus estudos em Antioquia, cidade que atualmente pertence ao território Sírio.

A escolha do dia 18 de outubro como Dia do Médico – e de São Lucas como patrono desses profissionais – é comum em vários países além do Brasil: Itália, Portugal, França, Espanha, Bélgica e Polônia são alguns deles.

A comemoração do Dia do Médico é uma forma da sociedade como um todo reconhecer e homenagear o trabalho desses profissionais que dedicam a vida ao cuidado, saúde, bem-estar e à minimização dos sofrimentos dos pacientes.

E é uma homenagem que faz ainda mais sentido nos tempos atuais, em que enfrentamos a maior pandemia do século - ela ainda não acabou, continuem se cuidando.

Parabéns a todos os médicos!

“ A direção do Hospital Geral Clériston Andrade, na pessoa do diretor-geral Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, parabeniza todos os médicos que diariamente dedicam suas vidas ao cuidado e à saúde dos pacientes. Para estes, que durante a pandemia estão enfrentando e superando desafios nunca antes vistos, meu abraço e gratidão. Parabéns pelo Dia do Médico”, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira

Nenhum comentário: