Doze criminosos presos, dos quais seis na Bahia - entre eles Jairo Santos da Silva, o ‘Peu’, bandido mais procurado pela polícia baiana -, e outros seis em São Paulo. Este é o resultado da Operação Gênesis, que há um ano e meio investiga e prende os principais traficantes da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Os criminosos capturados na Bahia foram apresentados, na tarde desta quinta-feira (2), no auditório da Secretaria da Segurança Publica (SSP). Os demais serão transferidos para o estado nos próximos dias.
“Hoje executamos a principal operação dos últimos anos, depois da prisão de ‘Lobão’ e ‘Cláudio Campanha’. No avanço do programa Pacto pela Vida, esta foi uma das mais importantes ações”, comemorou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. A quadrilha enviava para a Bahia cerca de 200 quilos de pasta base de cocaína por mês.
Segundo Barbosa, o trabalho foi possível graças à integração das secretarias de Segurança Pública dos estados da Bahia e de São Paulo. “Enviamos uma equipe de inteligência e outra de força especial para auxiliar o trabalho em São Paulo”. Ele disse ainda que o nome Operação Gênesis foi usado porque os mandados de prisão visavam prender justamente os criminosos que representavam a origem do tráfico, entre as quadrilhas baianas e a paulista, e de outras prisões realizadas anteriormente.
Criminosos
Segundo Maurício Barbosa, ‘Peu’ foi preso em Cipó, onde a operação também aconteceu, e era o grande chefe do complexo do Nordeste de Amaralina. Na região, foram capturados José Antônio, o ‘Bereu’, Luís Bitencourt do Nascimento, o ‘Sabugo’, Luciano Cardoso de Jesus, Teoclisia Batista dos Santos, chamada de ‘Isa’, e Efigênia de Souza, a ‘Gina’.
![]() |
| Adicionar legenda |
O baiano Fagner Souza da Silva, o ‘Fal’, conforme Barbosa, era quem mais remetia drogas para a Bahia e foi preso em São Paulo. “Ele chegou a oferecer R$ 500 mil aos policiais para não ser capturado”.
Ainda em São Paulo, a polícia prendeu Valter Santos Rodrigues, o ‘Pisca’ - que, para o secretário, assumiria o lugar de ‘Fal’, caso não houvesse sido detido também Elisabete Alpedriz de Cerqueira, mulher de ‘Pisca’, e Patrícia Silva Vieira. Na cidade de Americana, interior de São Paulo, foi presa Rosângela de Souza Pinto. Barbosa explica que Rosângela fazia a contabilidade e a distribuição das drogas da organização paulista para várias grandes quadrilhas, inclusive de outros estados do Nordeste.
Segundo o secretário, ela ordenou a eliminação dos assassinos de Camila Pedreira Frias e Jean Carlos dos Santos, mortos em maio do ano passado, e que estariam na Bahia para fazer a entrega de um carregamento de drogas. O caso foi amplamente divulgado pela mídia local na época, quando o filho de Camila, chamado de Rickelmy, foi encontrado abandonado num automóvel.
![]() |
| Adicionar legenda |
Base comunitária de segurança
Participaram da operação 140 policiais civis e militares, divididos em 32 equipes, com o objetivo de cumprir 16 mandados de prisão e outros 16 de busca e apreensão em Salvador e em São Paulo. A ação objetiva o combate ao tráfico de drogas e tem o suporte de policiais da Superintendência de Inteligência da SSP.
O comandante da operação, coronel Alfredo Castro, lembrou que a ação vai contribuir para a instalação das bases comunitárias de segurança. “Estamos agora instalando a Base Comunitária de Segurança no Nordeste de Amaralina”. De acordo com ele, está previsto o incremento de cerca de 360 policiais para atuação nessas bases. “Já estamos com 100 policiais cuidando da segurança na região. Nós temos caminhado no sentido de debelar as ações criminosas”.
![]() |
| Adicionar legenda |
Carta fora do baralho
Maurício Barbosa distribuiu para a imprensa um baralho com os 52 principais bandidos procurados pela polícia, condenados ou com prisão preventiva decretada. “O nosso Ás de Ouros, o ‘Peu’, era o número um e foi capturado durante a operação. As cartas serão sempre atualizadas”. Com a prisão dele, o traficante conhecido como Elias, que também atuava no Nordeste de Amaralina, assume o posto de bandido mais procurado e terá ó rosto estampado no “Ás de Ouros”.
O baralho estará à disposição da população no site da SSP. “É uma técnica utilizada pelo exército americano em regiões de guerra, como Iraque e Afeganistão, para identificação dos criminosos”, explica Barbosa. O secretário afirmou que a população pode acessar a imagem das cartas e, para quem prestar informações que levem à prisão dos bandidos, deverão em breve ser estabelecidas recompensas.
(Agecom)






Um comentário:
ESSE É O SECRETARIO QUE A BAHIA PRECISAVA, PRENDE VAGABUNDO DE TODA CATEGORIA, INCLUSIVE VAGABUNDO POLICIA E POLICIA VAGABUNDA. VC É O CARA. SERÁ QUE ALDO MATOS TIRA O CHAPÉU PRO SENHOR, OU NÃO GOSTA PORQUE DE VEZ EM QUANDO O SENHOR MANDA PRA GRADES ALGUNS PARCEIROSD DELE?
Postar um comentário