Prefeitura de Feira de Santana

72 presos beneficiados com saída temporária da Páscoa não retornaram


Passado o feriadão da Semana Santa, 72 dos 875 presos que foram beneficiados com a saída temporária da Páscoa não retornaram aos presídios espalhados pela Bahia. Os números foram revelados pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e representam 8,2% do total de detentos que saíram no período.

Segundo a Secretaria, o maior número de presos que não retornaram ocorreu na Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador, quando 23 dos 173 beneficiados fugiram (13,3%). Outros dois conjuntos penais: de Lauro de Freitas e de Itabuna também registraram altos índices de evasão.

No presídio de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, 7 dos 40 presos não retornaram (17,5%) e no conjunto penal de Itabuna, 12 dos 88 presidiários (13,6%) resolveram ficar longe das celas e agora são considerados foragidos da justiça.

Os critérios adotados nas saídas temporárias de detentos tem provocado debates polêmicos na imprensa e na sociedade. Isso se deve aos noticiários frequentes de presos que são beneficiados pela justiça, mas se aproveitam para praticar novos delitos. Alguns são flagrados e passam a responder por mais um crime, mas outros cometem homicídios, assaltos, estupros, etc... e retornam para o presídio - quando resolvem voltar - impunemente.


Fonte: SJDH e Central de Polícia



Nenhum comentário:

Polícia baiana prende 190 líderes de facções na Bahia

  A ação da Polícia da Bahia tem focado nos "peixes grandes" do crime organizado", diz o deputado estadual Marcelino Galo (PT...