Governo do Estado

terça-feira, setembro 28, 2010

Cesar Lobão é preso em Goais pela polícia baiana


A polícia baiana prendeu na manhã desta segunda-feira (27), em Goiânia, César Dantas de Resende, o César Lobão, bandido número 1 da lista dos mais procurados na Bahia. A ação foi promovida pela Coordenadoria de Operações Especiais (COE) da Polícia Civil em parceria com a Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Foragido da Justiça desde 2008, Lobão é considerado o sucessor de Eberson Souza Santos, o Pitty, morto em agosto de 2007, após trocar tiros com a polícia durante uma ação na cidade de Candeias.
César Lobão será transferido ainda nesta segunda-feira para Salvador e será apresentado na sede da Polícia Civil, no bairro da Piedade.
Chacina do Alto das Pombas
Com uma extensa ficha criminal, Lobão ganhou “fama” nos noticiários após comandar a chacina do Alto das Pombas, ocorrida em junho de 2008, que resultou na morte de quatro traficantes rivais, todos fuzilados, além de ter deixado dois inocentes feridos.
Os mortos na chacina do Alto das Pombas eram integrantes da quadrilha de Averaldo Ferreira da Silva Filho, o “Averaldinho”, braço direito do também traficante Genilson Lino da Silva, o “Perna”, que cumpre pena no Presídio de Catanduvas (PR).
Considerado por policiais, rivais e até comparsas, como um criminoso frio e calculista, Lobão e seu bando conquistou através da força vários pontos de venda de drogas, as bocas de fumo. De acordo com a polícia, há indícios de que o grupo de Lobão controle bocas-de-fumo na Cidade Nova, Boca do Rio, Federação, Santa Cruz e Nordeste de Amaralina. A polícia acredita que, assim como Pitty, Lobão segue o modelo de parcerias para aumentar o seu poder de atuação dentro do tráfico, estabelecendo parcerias com traficantes locais em troca de proteção .
Atentando contra PM
No dia 6 de setembro de 2008, um atentado a um bar no bairro do Garcia, matou o aposentado Valdir Ferreira da Costa, de 43 anos, e deixou feridas outras cinco pessoas, entre elas, o tenente PM Raimundo Barroso. Para a polícia,o ataque foi em represália a morte de um traficante de prenome Gilson, supostamente assassinado pelo PM alguns dias antes, no Dique do Tororó. O traficante morto seria ligado Lobão, que teria ordenado o ataque.
Assaltos a banco
Lobão já foi preso por tráfico de drogas pela Polícia Federal e na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), e por assalto na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) e 23ª Delegacia (Lauro de Freitas). Ele teve a prisão preventiva decretada por assaltos a bancos, em 2006. Crime que ele é reincidente, uma vez que em 1994, cumpriu pena por assaltos a bancos em Simões Filho.
Informações do Tribuna da Bahia

Nenhum comentário: