Prefeitura de Feira

UPP- Polícia começa ocupação no Calabar e no Alto das Pombas em Salvador


Foto do Calabar - Fotografia da Agecom
A polícia começou na madrugada desta terça-feira (29) mais uma operação de ocupação de bairros de Salvador. Segundo informações do capitão Marcelo Pitta, responsável pela comunicação da Polícia Militar, os trabalhos foram iniciados durante a madrugada e visam a instalação da primeira Base Comunitária de Segurança de Salvador, baseada no modelo carioca das Unidades de Polícia Pacificadora. De acordo com o coronel Baqueiro, que participa da coordenação da operação, "são 350 policiais atuando na área, sendo 228 militares e 122 civis".

Assim como a operação realizada na região do Nordeste de Amaralina, no Calabar e Alto das Pombas também estão sendo cumpridos mandados de prisão expedidos pela Justiça. Segundo Baqueiro, os policiais pretendem prender dez pessoas. O coronel Nilton Mascarenhas, comandante da Polícia Militar na Bahia, informou em entrevista à imprensa que alguns dos procurados já foram detidos, mas não divulgou um balanço parcial dos resultados. Os números, de acordo com o coronel Baqueiro, só serão anunciados posteriormente pela Secretaria de Segurança Pública.



A ocupação permanente começa, segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), com a identificação e prisão de criminosos e a aplicação do policiamento comunitário, 24 horas por dia. A ação será estendida até a implantação da Base Comunitária, prevista para o final de abril, nas instalações do Centro Comunitário do Calabar.

Para a ocupação permanente do local, 150 policiais militares tiveram treinamento financiado pelo Ministério da Justiça, através do método Koban, usado pelos japoneses e que tem como característica a parceria da polícia com a população.

Parceria com a comunidade

Assim como aconteceu no Rio de Janeiro, a polícia baiana solicita à população que ajude os trabalhos com denúncias que levem a esconderijos de armas e drogas na região. Sem precisar se identificar, os moradores podem fazer o contato através do disque denúncia 3235-0000.

As informações são do Correio.



Anunciado balanço da operação no Nordeste


Três traficantes mortos durante o confronto, cinco presos, armas de fogo e drogas apreendidas. Este foi o saldo da operação conjunta, deflagrada pelas polícias Militar e Civil, na madrugada da última sexta-feira (25) e concluída hoje (28), no bairro do Nordeste de Amaralina e localidades adjacentes, apresentado, esta manhã, pelo secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, em entrevista coletiva, no auditório da sede da SSP.

“A ação foi planejada de maneira cautelosa, tendo sido antecipada em reposta ao ataque sofrido por um policial militar, na última segunda-feira” informou Barbosa, referindo-se ao soldado Edvaldo Santos de Jesus, atingido no olho no dia 21 de março, quando fazia uma ronda no Nordeste.

O traficante Luiz Fernando Anunciação da Cruz, conhecido por “Camisinha”, um dos líderes da facção criminosa responsável pela venda de entorpecentes em Salvador e na Região Metropolitana, morreu no primeiro dia da intervenção policial, juntamente com os comparsas Aldemir dos Santos Costa, 21 anos, e Tiago Coutinho Macedo da Silva, 22. Armados com uma pistola 9mm e dois revólveres, calibres 38 e 32, eles atiraram contra as guarnições do Batalhão de Choque da PM e do Departamento de Narcóticos.

Adicionar legenda
Com mandados expedidos pela Justiça, foram presos Alan Valentim Pena Tavares, mais conhecido como “Gordo”, Paulo André de Jesus Costa, Francisco Lima de Souza e Sabrine Souza dos Santos. No total, 44 pessoas foram conduzidas à Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes para averiguação.

No início da tarde de domingo (27), em uma residência nas proximidades da 28ª Delegacia Territorial (Nordeste de Amaralina), foi preso em flagrante Ivo Boa Morte Nascimento, surpreendido com 40 pedras de crack. Também foi apreendido um adolescente, imediatamente encaminhado à Delegacia do Adolescente Infrator.

Com o apoio de 162 viaturas e de um helicóptero, 943 policiais realizaram abordagens a 3.412 pessoas, 656 automóveis, 586 motocicletas, 52 estabelecimentos comerciais, 37 táxis, 30 pontos de ônibus e 16 coletivos.

Adicionar legenda
Foram apreendidas 10 motocicletas, 131 pedras de crack, 80 papelotes de cocaína, 300 gramas de maconha, 18 celulares e duas máquinas caça-níqueis, além de um computador, onde era feita a contabilidade da venda de drogas.

O coronel Nilton Régis Mascarenhas, comandante-geral da Polícia Militar, destacou a participação da comunidade como um dos fatores decisivos para o bom desempenho policial. “Recebemos mais de 200 denúncias, fundamentais para o sucesso da operação”, revelou, acrescentando que a PM já dispõe de um plano de operação de permanência no Nordeste, com a participação de um efetivo de 120 homens e o apoio da Polícia Montada, do Grupamento Aéreo e de batalhões especializados como o Choque.

O planejamento integrado e o apoio da Superintendência de Inteligência da SSP foram enfatizados pelo delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, como responsáveis pelo êxito da ação. “Destacamos, dentre outras coisas, a importância do trabalho investigativo elaborado pelas polícias Civil e Militar”, observou.


Adicionar legenda

Mais uma mulher é flagrada no presídio transportando celular na vagina


Agentes penitenciários do Conjunto Penal de Feira de Santana flagraram mais uma mulher, tentando transportar dois aparelhos celulares dentro da vagina, para o interior do presídio. A acusada foi identificada como: Maria Silva dos Santos, 35 anos, residente da Rua Montes Claros, no bairro Rua Nova.

Ela foi presa no inicio da manhã de domingo (27), durante a revista que acontece todos os domingos no Conjunto Penal, quando familiares e amigos vão visitar presos. Na delegacia, Maria afirmou que recebeu a quantia de R$ 150 reais do detento Paulo César Pereira Souza, conhecido como “Mano”. Mas, a mesma foi flagrada quando visitava o irmão Antonio Tiburcio Neto, que ta preso há sete meses, sob acusação de tráfico de drogas.

Josaphat Nascimento, sargento da PM, que conduziu a acusada até o complexo policial afirmou para reportagem que o celular estava enrolado com papel carbono para tentar dificultar a identificação pelo detector de metais e envolvido por uma camisinha. O delegado plantonista Euvaldo Costa ouviu Maria dos Santos em termo circunstanciado, além dos agentes penitenciários que fizeram o flagrante na unidade prisional.

Adicionar legenda

Dois homicídios registrados no final de semana

Os dois homicídios registrados neste final de semana aconteceram no domingo (27). Sendo que, um ocorreu no bairro Queimadinha e o outro na Zona Rural da cidade, no distrito Matinha.

O jovem Bruno da Silva Magalhães, 22 anos foi assassinado com dois tiros de pistola, calibre 380, no inicio da manhã de domingo, nas proximidades da Lagoa do Prato Raso, no bairro Queimadinha. Segundo a polícia, Bruno se encontrava conversando com amigos, quando um homem desconhecido se aproximou e deflagrou os tiros, acertando cabeça e tórax, da vitima, que não resistiu e morreu.

O corpo do jovem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para fazer a necropsia. No DPT, Raimundo Jesus Magalhães, pai da vitima, afirmou para reportagem que seu filho teria sido preso no ano passado, por policiais militares, quando o mesmo foi flagrado traficando drogas, tem pouco tempo que saiu da prisão.

Bruno foi preso no ano passado quando foi flagrado traficando drogas na Queimadinha
MATINHA

O mecânico Reinaldo Lima Teles, 30 anos foi assassinado com vários tiros de revolver, calibre 38, na tarde de domingo, quando se encontrava nas proximidades da Chácara de Alan, distrito de Matinha. Segundo testemunhas, a vitima se encontrava conversando com um amigo, quando dois homens desconhecidos se aproximaram, procuraram pelo seu nome e um dos assassinos deflagrou vários tiros acertando em diversas partes do corpo.

O corpo do mecânico também foi encaminhado para o DPT, para fazer a necropsia. Reinaldo residia no Povoado Saco do Capitão, distrito de Maria Quitéria. Os dois crimes serão investigados pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia, que tem o comando do delegado Madson Sampaio.

Reinaldo foi assassinado no distrito de Matinha

Comerciante flagrado com contrabando do Paraguai

Na tarde de domingo (27), patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal prendeu na BR-116 Sul, em Feira de Santana, o comerciante Lúcio Ricardo Firmino, 38 anos, que reside no estado de Alagoas. Ele foi flagrado com contrabandos do Paraguai, quando transitava pela BR, com seu veiculo Fiesta, preto, de placa KGQ-0886, licença de Pernambuco.



Adicionar legenda


Os patrulheiros afirmaram que ao abordá-lo, o veículo, o mesmo estava super lotado de mercadorias contrabandeadas do Paraguai. O motorista foi conduzido para o Complexo Policial Investigador Bandeira e apresentado ao delegado plantonista Euvaldo Costa. Na delegacia, o comerciante afirmou que vinha de Foz do Iguaçú, no Paraná e seu destino seria o estado de Alagoas, onde trabalha como camelô, onde o mesmo afirmou também que investiu R$ 35 mil em mercadorias.

No veículo foram encontrados diversos produtos como, som automotivo, relógios, rádios amadores, lanterna, módulos, celulares e rádios. Lúcio Ricardo vai responder pelo crime de descaminho, crime contra a ordem tributária, previsto no artigo 334 do Código Penal Brasileiro ( art.334: " Importar ou exportar mercadoria proibida ou iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada, pela saída ou pelo consumo de mercadoria " ).

Ônibus com estudantes da UEFS é assaltado


Na noite de quinta-feira (24), 38 estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) viveram momentos de pânicos quando viajavam abordo do ônibus, de placa NPZ 3677, que foi assaltado nas proximidades da entrada do município de Lamarão, na BR 116, norte.

O motorista do ônibus, Antonio Edson afirmou na delegacia, que quando se aproximava da entrada de Lamarão, um veiculo de cor vermelha, com quatro homens armados com revolveres e pistolas, ordenaram que o mesmo parasse o veiculo, deflagrando tiros. Quando o motorista parou o veiculo, os bandidos entraram e saquearam todos os passageiros.

Os estudantes retornavam para Serrinha.

Policiais da DTE prendem mais um traficante


Raimundo já cumpriu pena no presídio por cinco vezes e está será a sesta
Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Tóxicos Entorpecente (DPT), sob o comando do delegado Alexandre Narita realizaram uma operação em diversos bairros da Zona Norte de Feira Santana, Agrovila, Conceição I, II, Mangabeira no combate ao tráfico de drogas. Durante esta operação, os investigadores conseguiram prender Raimundo Ramos da Conceição, conhecido como “Bino”, 35 anos e a esposa Ana Paula dos Santos Sepúlveda, 30 anos, foram presos na Rua B, no Agrovila.

Com os acusados, os policiais encontraram Meio quilo da substancia conhecida como Acido Bórico, usada para misturar com a cocaína, para render e enganar os usuários, 24 trouxas de cocaína, uma quantidade de maconha, dinheiro, além de um revolver calibre 38, que o acusado afirmou que teria comprado na Feira do Rolo, pelo valor de R$ 1.200 Reais.

No complexo Policial Investigador Bandeira, Bino afirmou que já cumpriu pena por cinco vezes no Conjunto Penal de Feira de Santana e que está seria a 6º vez. Sendo que, todas as vezes, o mesmo foi preso por tráfico de drogas, mesmo assim, Raimundo consegue liberdade provisória. Ainda nesta diligencia, no bairro Mangabeira, os policiais apreenderam um menor infrator, 14 anos. Com ele foi encontrado algumas pedras de crack, depois o mesmo foi encaminhado para Delegacia do Adolescente Infrator (DAÍ).


Arma e drogas encontrada com o acusado


Vinte e sete presos no Nordeste de Amaralina

Vinte e sete pessoas já foram presas até o início da tarde de hoje (25) no Nordeste de Amaralina e localidades adjacentes, durante operação conjunta, deflagrada, nesta madrugada, pelas polícias Civil e Militar. Cerca de 900 policiais continuam realizando incursões e abordagens na área, intensificando o combate ao crime, numa ação sem data prevista para ser concluída.

Dentre os detidos estão Paulo Roberto Anunciação da Cruz, irmão do traficante de drogas Luiz Fernando Anunciação da Cruz, conhecido por “Camisinha” e que morreu em confronto na operação, e Paulo André de Jesus Costa, tio do bandido que atirou contra o soldado PM Edvaldo Santos de Jesus, na localidade do Boqueirão (Nordeste de Amaralina), na última segunda-feira (21), e com mandado de prisão em aberto.

Elaine Santos do Nascimento, Ana Paula Menezes Santos, um traficante apelidado de “Alan Gordo”, Gilmar Luís da Silva, Antônio Jorge Moreira da Silva, Adriano Conceição da Silva e Arisclenes Santos Silva, o “Dantinho”, completam a lista dos presos já identificados.

Dentre os 27 capturados, 16 foram surpreendidos na praia do Buracão, no Rio Vermelho, sendo que seis deles já tinham sido autuados anteriormente por tráfico de drogas e roubo. Buscas estão sendo realizadas na área, pois tudo indica que existe uma ligação utilizada pelos bandidos como rota de fuga. Além de uma pistola calibre 9mm, em poder de Camisinha, foram apreendidas nove motos roubadas, celulares e crack.



Identificados

Aldemir dos Santos Costa, 21 anos, e Tiago Coitinho Macedo da Silva, 22, foram os dois comparsas do traficante Camisinha, também mortos durante abordagem nesta madrugada. Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, os cidadãos que moram no Nordeste de Amaralina precisam ser preservados, ao lembrar que “com determinação e ações como esta, vamos permitir que as pessoas de bem circulem tranquilamente pelo bairro”. Conclamou a comunidade a estar ao lado da polícia, informando que foram distribuídos panfletos com o número do Disque-Denúncia (3235-0000) da SSP/BA.

Já o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, ressaltou a integração entre as polícias, destacando que o objetivo é garantir a tranquilidade para a população. “Atuaremos sempre com planejamento e respaldados na lei”, acrescentou, destacando que o combate ao tráfico de drogas será incessante em todo o estado.

Pedófilo investigado por outros abusos


Idelbrando foi preso em flagrante
Policiais civis investigam a participação do motorista de transporte escolar Idelbrando Dias dos Santos, 46 anos, em outros casos de abuso sexual contra adolescentes, na região de Abrantes. Flagrado ontem (24) num imóvel em companhia de uma garota de 14 anos, com quem mantinha um relacionamento há mais de um ano, consentido pelos pais dela, o motorista está custodiado na 26ª Delegacia.

Luciene Alberto Santos, 46 anos, mãe da adolescente, foi ouvida no final da tarde de ontem pelo delegado titular, Marcos Tebaldi, e admitiu saber do relacionamento entre a filha e Idelbrando, que chegou a alugar uma casa para os encontros íntimos com a garota.

Para o delegado, Luciene foi negligente por ter permitido que a filha deixasse de freqüentar a escola e mantivesse, desde os 13 anos, um relacionamento com um homem casado e 33 anos mais velho. Ela poderá responder por abando intelectual.

A polícia apurou que motorista é reincidente em abuso de adolescentes. Idelbrando envolveu-se com a atual companheira, de 18 anos, quando ela também estava com 13 anos. O casal tem uma filha de três anos, concebida, portanto, quando a mãe tinha 15 anos de idade.

Ivete Sangalo vai marcar presença em evento da polícia


Foto Gleidson Santos - Ivete Sangalo
Em comemoração ao Dia da Mulher, ocorrido no último dia 8, a Acadepol (Academia da Polícia Civil) realizará dois eventos direcionados aos servidores da Segurança Pública. No primeiro, que acontece na terça-feira (29), a partir das 8h no Hotel Fiesta, no Itaigara, a cantora Ivete Sangalo será homenageada e o médico Elsimar Coutinho participará de um bate-papo com os participantes. Três servidoras da Polícia Civil, uma delegada, uma escrivã e uma investigadora – as mais antigas na função - serão homenageadas pela contribuição e dedicação ao trabalho.

Já na próxima quinta-feira (31), no auditório da Acadepol, na Rua Tristão Nunes, na Mouraria, uma programação especial, com muitas atrações, estará aguardando todos os servidores da Polícia. No período das 8h às 18h, os participantes terão a oportunidade de conhecer, por exemplo, o Plano Estadual de Políticas para Mulheres e assistir vídeos, documentários e palestras com temáticas ligadas a mulher. Representantes da Polícia Civil, Ministério Público, Defensoria Pública e Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi) irão compor a mesa.

O evento terá ainda uma atração musical e uma peça de teatro encenada por servidores. Os participantes serão divididos em grupos para estudo de caso referente à aplicabilidade da Lei Maria da Penha. E depois convidados a apresentar o resultado de seus trabalhos. As empresárias Claudia Belfort, Claudia Mota, a quituteira Dadá, a juíza Luislinda Valois e a delegada Lucilene Pereira Jorge são algumas das mulheres convidadas para falar de suas trajetórias. Brindes serão sorteados e uma confraternização encerrará as comemorações.

PGJ Pedro Maia recebe título de cidadão cachoeirano

 O procurador-geral de Justiça Pedro Maia recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), o título de cidadão cachoeirano, concedido pela Câmara ...