Prefeitura de Feira

Avô é preso depois de engravidar neta

Antônio Otílio de Jesus, 59 anos, morador do povoado de Ouro Verde foi preso na manhã de quarta-feira, (16) por volta das 05 horas, numa operação conjunta das policias civil e militar de São Domingos e Valente, em cumprimento ao mandato de prisão expedido por Luciana Braga Falcão Luna, juíza da Comarca de São Domingos. Ele é acusado de estuprar e engravidar uma neta de 14 anos, também ele é acusado de praticar atos libidinosos contra outra neta de 11 anos.

Segundo informações, o caso se deu a partir de uma denúncia anônima feita no ano passado, precisamente no dia 01/10/2010 ao conselho tutelar de São Domingos, a respeito de uma menor que estaria grávida de um senhor de idade, no povoado de Ouro Verde. De imediato, os conselheiros foram até o local e constataram que a jovem de iniciais S.J de 14 anos estava grávida do próprio avô e que o mesmo tinha praticado atos libidinosos com a outra neta de iniciais P.R. J de apenas 11 anos de idade que é prima da outra menor.

Devido à gravidade dos fatos, o caso foi apresentado na delegacia de polícia da cidade ao delegado Jorge Umbelino que instaurou o inquérito policial e encaminhou as menores ao DPT de Serrinha para realização de exames de constatação de conjunção carnal e gravidez. Em seguida, as garotas foram ouvidas em companhia dos pais e na presença de representantes do conselho tutelar, bem com as demais testemunhas do caso e ficou apurado que a menor S.J vinha sendo abusada pelo avô de forma continuada desde a idade de 8 anos e sua prima P. R. J estava sendo molestada de alguns meses para cá. Foi relatado também nos depoimentos que o Sr. Otílio aproveitava-se do momento em que os pais das menores iam trabalhar para praticar os abusos.

Após a conclusão do inquérito e diante do que foi apurado, o delegado Umbelino encaminhou o mesmo à justiça pedindo a prisão do avô das meninas pelo crime de pedofilia no Art. 217-A (ter conjunção carnal ou praticar ato libidinoso com menor de 14 anos), com pena de 8 a 15 anos de reclusão.

Antônio Otílio encontra-se preso na delegacia de São Domingos à disposição da justiça. E sua neta S. J de 14 anos já está no 7 meses de gravidez.

Fonte: Calilla Noticias

Polícia Militar comemora 186 anos com homenagens a personalidades


Criada oficialmente, por decreto do imperador Dom Pedro I, em 17 de fevereiro de 1825, a Polícia Militar da Bahia nasceu com o dever de manter a tranquilidade e a segurança pública. Sob a égide de colocar em prática o conceito de polícia comunitária, até hoje desenvolvido, foi empregado um efetivo expressivo, preservando ainda mais a ordem pública. Atualmente, são 32 mil policiais, sendo sete mil incorporados entre 2007 e 2010.

Para comemorar seus 186 anos, a corporação realizou nesta quinta-feira (17), na Vila Policial Militar do Bonfim, na Avenida Dendezeiros, uma solenidade cívico-militar. Durante o evento, o governador Jaques Wagner e o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, entregaram medalhas do Mérito Policial Militar e do Mérito Marechal Argolo/Visconde de Itaparica a personalidades e entidades que prestaram relevantes serviços à comunidade baiana.



Foram concedidas 44 medalhas, e dentre os homenageados estavam o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o secretário da Segurança Pública, Maurício Telles Barbosa, o assessor-geral da Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado (Agecom), Robinson Almeida, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, o vice-almirante Carlos Autran de Oliveira, o coronel-aviador Ary Soares Mesquita e o procurador de Justiça, Wellington César, além das entidades Afoxé Filhos de Gandhy e Comando do 2º Distrito Naval.



“Meu esforço é melhorar as condições de trabalho da PM, ampliando os seus quadros, como estamos fazendo”, disse o governador, que espera entregar neste segundo mandato um sistema de segurança mais equipado. Ele afirmou que os policiais militares devem se aproximar cada vez mais do povo. Segundo Wagner, essa ação de aproximar a corporação do povo é um conceito moderno de policiamento, que está sendo possível por meio de uma parceria com o governo federal, via Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). “Não acredito que a polícia possa cumprir seu papel se não for abraçada pela comunidade, e vice-versa”.


Ações sociais
Na solenidade, a tropa desfilou com os novos uniformes e equipamentos, que a partir desta quinta-feira, gradativamente, já podem ser vistos pela população nas ruas da Bahia. Os festejos começaram no último sábado (12), com atividades de entretenimento e lazer e serviços disponíveis à comunidade, como consultas médicas oferecidas pelo Departamento de Saúde da Polícia Militar. Ações educativas e outros eventos seguem até esta sexta-feira (18). O comandante-geral da Polícia Militar destacou que estão sendo desenvolvidas ações sociais realizadas em bairros periféricos, para partilhar com as pessoas a filosofia comunitária da corporação. “Queremos resgatar esse sentimento de agregar e trazer a paz”.



Homenageados
O ministro do Desenvolvimento Agrário atribuiu a homenagem ao sucesso da gestão do governador, que, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (pasta comandada por Florence antes de assumir o cargo de ministro), permitiu construções e reformas em equipamentos da Polícia Militar. “Com a implantação na Sedur da Coordenação de Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos, que negociou com movimentos de luta pela moradia e com proprietários dos terrenos ocupados, reduzimos a zero a necessidade de reintegração judicial com a força policial”, explicou o ministro.

Adicionar legenda
Para o secretário da Segurança Pública a base do programa Pacto pela Vida passa pela melhoria das condições e da formação. "A meta é o policiamento comunitário, e é isso que vamos alcançar. O respeito ao policial, não só com bons salários, mas as condições com que ele exerce seu papel, é muito importante para estimular o profissional a prestar um serviço de qualidade”.

FONTE: Agecom/Bahia

Ministro da Saúde e governador entregam 34 ambulâncias do Samu

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o governador Jaques Wagner, e o secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, entregam, nesta sexta-feira (18), às 8h30, no estacionamento da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, 34 ambulâncias, destinadas ao Samu-192, beneficiando mais de 14 municípios da Bahia.

Depois, às 9h, no Salão Nobre da Reitoria, será apresentada a campanha publicitária de combate à dengue e haverá um encontro de sensibilização com prefeitos, secretários municipais de Saúde e representantes dos conselhos estadual e municipais de Saúde dos 198 municípios com maior risco de epidemia de dengue. Ainda na Reitoria, às 10h30, Padilha, Wagner e Solla dão entrevista coletiva à imprensa, no Salão do Conselho.

Às 11h, será inaugurada a Farmácia Popular da UFBA, na Rua João das Botas (Canela), perto da Reitoria. Em seguida, a comitiva se dirige ao bairro da Federação, onde inaugura a sede da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Unasus/BA), na Rua Cardeal da Silva, 1.339.

Fonte: AGECOM/BA

Ladrões de lotérica em Banzaê estão no xadrez

Uma operação realizada por investigadores das Coordenadorias Regionais de Polícia de Paulo Afonso (18ª Coorpin) e Euclides da Cunha (25ª Coorpin), com apoio de policiais militares da região, na manhã de hoje (16), resultou na prisão de dois dos três ladrões que assaltaram uma casa lotérica na cidade de Banzaê, distante 296 quilômetros de Salvador. O assalto aconteceu em 26 de janeiro deste ano.

José Raimundo Silva da Purificação, o “Nenezão”, de 31 anos e José Alfredo de Jesus, o “Alfredinho”, de 29 anos, foram capturados em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Banzaê. Outro envolvido no assalto à casa lotérica, identificado como Josinaldo de Jesus Santos, o “Dedé”, de 24 anos, está sendo procurado.

De acordo com delegado Paulo Jason de Melo Falcão, titular da Delegacia de Banzaê, os dois assaltantes foram capturados dentro de suas respectivas residências portando armas municiadas. José Raimundo, que se diz cabeleireiro, residia no município de Novo Triunfo e escondia em casa certa quantidade de cocaína e crack. José Alfredo foi preso no município de Sítio do Quinto.

Reconhecimento

Os policiais tiveram acesso às imagens captadas pelas câmeras de segurança do estabelecimento logo após o assalto, possibilitando o reconhecimento dos assaltantes alguns dias após o crime. Mais de vinte delegados e investigadores de unidades policiais da região participaram da operação que culminou com as prisões dos dois ladrões. José Raimundo, que já tinha passagem pela polícia por roubo qualificado e porte ilegal de arma, e o comparsa José Alfredo foram autuados por porte ilegal de arma e tráfico de drogas.
 
FONTE : Agecom/BA

Estuprador foragido da justiça é preso pelo NOE

José Xisnente de Souza, de 59 anos foi preso na manhã de quarta-feira (16), durante operação realizada por policiais do Núcleo de Operações Especiais (NOE) da Polícia Rodoviária Federal na BR-324. Ele foi preso quando fazia transporte clandestino de passageiros de Feira de Santana para Salvador.

José Xisnente dirigia um veículo Corsa, preto, placa HBH-5114 e foi abordado pelos policiais no Km 531. Ao consultar os dados do motorista, a polícia descobriu que ele é foragido da justiça, condenado a oito anos de prisão sob a acusação de estuprar a própria filha, em Feira de Santana. José de Souza foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia.

Homem morre eletrocutado em panificadora

Na manhã de quinta-feira (16), Givaldo Andrade Ribeiro dos Santos, 48 anos, morreu no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA). Segundo familiares, ele trabalhava em uma panificadora localizada na Avenida ACM, no conjunto João Paulo II, quando sofreu uma descarga elétrica, no dia 7 de fevereiro.

Após a descarga elétrica, Givaldo foi socorrido para unidade hospitalar, onde estava internado, mas não resistiu e morreu. A vítima residia na Rua B 52, no bairro Mochila. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT).

Mais um Banco do Brasil é assaltado


Os bandidos não estão dando tréguas mesmo e mais um Banco do Brasil foi assaltado, chegando o numero de 15º este ano em toda Bahia. Desta vez, agencia assaltada fica localizada no município de Serrinha.

Segundo a polícia local, cerca de 15 homens fortemente armados com pistolas, metralhadoras e fuzis chegaram em dois veículos: um Chevrolet Vectra de cor preto e um Ford Escort de cor prata. Eles invadiram a casa do gerente e obrigaram o mesmo ir até ao agencia e abrir o cofre roubando dois malotes de dinheiro.

Até o fechamento desta edição, não foi divulgado o valor roubado.

Japonesa procura filho desaparecido


Na manhã de quinta-feira (17), a comerciante Sumika Chow,62 anos, residente no caminho E14, casa 14 no conjunto Feira X, compareceu no Complexo Policial Investigador Bandeira (CPIB), prestando uma queixa do desaparecimento do seu filho Durval Yoshinzumi Alves, 24 anos, que presta serviço para a Prefeitura de Feira de Santana, através da empresa cooperativa Servicoop, operando um maquinário de poda e cortes de árvores e gramas.
Segundo Sumika, o filho único saiu na última segunda-feira (14) e não deu notícias. Ela informou ainda que o procurou em diversos lugares com ajuda de amigos, mas não obteve sucesso.
Sumika é natura da província de Kiuche, no Japão, e mora no município há cerca de 25 anos e trabalha atualmente na praça 2 de Julho, em uma pequena barraca . Qualquer informação pode ser passada para o nosso blog ou para esse numero 75 8226 9995.

Governo Estadual distribui fardamento e mochila para mais de 1 milhão de alunos


O Kit Básico do Estudante foi adquirido com investimento de R$ 19,2 milhões


O Governo da Bahia distribui desde 11 de fevereiro o 'Kit Básico do Estudante' aos alunos da rede estadual de ensino. Mais de 1 milhão de kits serão entregues até março em todas as cidades baianas.

O kit, composto por duas camisas e uma mochila, foi adquirido por meio de um investimento de R$ 19,2 milhões. A iniciativa, posta em prática através Secretaria Estadual da Educação (SEC), tem possibilitado economia no orçamento das famílias, além disso, foi constatada em outros estados, que desenvolveram projetos semelhantes, uma redução da evasão escolar, já que o fardamento é um componente obrigatório para o acesso do aluno às escolas.

59 escolas já receberam o kit em Feira de Santana

Na região de Feira de Santana, a Diretoria Regional de Educação 02 (Direc 02) trabalha com 25 municípios e aproximadamente 115 mil alunos, sendo 75 mil estudantes da sede de Feira de Santana, distribuídos em 94 escolas.

Em Feira, os kits já foram entregues a alunos de 59 escolas, totalizando 40 mil. Entre as instituições de ensino que já receberam o fardamento destaca-se o colégio Gastão Guimarães, Assis Chateaubriand, Paulo VI, Rotary, Ecassa, Estadual e Hilda Carneiro. O fardamento está sendo entregue por representantes da Secretaria Estadual de Educação e Direc 02.

De acordo com Beldes Ramos, coordenador da rede física da Direc 2, na próxima semana todos os alunos da rede estadual, na sede de Feira de Santana, já terão recebido os kits. “Esse é um esforço para oferecer cada vez mais garantias para uma educação de maior qualidade em nosso Estado”, afirma.

Atenciosamente,

Carol Seixas

Apreendido 1kg de droga na Engomadeira


Mais de um quilo de droga, entre cocaína e crack, foi apreendido na manhã desta quarta-feira (16), no bairro de Engomadeira, durante uma operação realizada pela 11ª Delegacia (Tancredo Neves) com o apoio de policiais da 23ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Parte da droga foi encontrada no quintal da casa ocupada por Ismael Ferreira dos Santos, o “Nino”, integrante da quadrilha de traficantes e assaltantes comandada por um homem identificado pelo apelido de “Sassá”.

Outros traficantes que estavam na casa, entre eles “Sassá”, conseguiram fugir, deixando no local, além da droga, um carregador de pistola ponto 40. No imóvel foram encontrados 360 saquinhos de pedra de cocaína, 74 papelotes da mesma droga, 32 saquinhos com 150 gramas de crack, aproximadamente, e mais dois sacos contendo resíduos da mesma substância.

Ismael dos Santos foi autuado em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado Adailton Adan, titular da 11ª CP. Outros integrantes da quadrilha, identificados como “Cebola, “Vitinho”, Bahia e Jeferson, este com mandado de prisão em aberto, por homicídio e tráfico de droga, estão sendo procurados.

PGJ Pedro Maia recebe título de cidadão cachoeirano

 O procurador-geral de Justiça Pedro Maia recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), o título de cidadão cachoeirano, concedido pela Câmara ...