Prefeitura de Feira

Agentes evitam fuga de presos em São Francisco do Conde

A fuga dos 19 presos custodiados na Delegacia de São Francisco do Conde, planejada para a madrugada desta quarta-feira (9), não passou de uma tentativa frustrada, graças aos agentes da unidade, que perceberam a ação dos criminosos.

Utilizando pequenas serras, eles retiraram pedaços das grades das três celas e da porta que dá acesso à rua. As investigações para descobrir a procedência das serras já foram iniciadas.

Do grupo que ocupava a carceragem da 12ª CP, quatro já foram transferidos para as Delegacias de São Sebastião do Passé e Candeias: Os homicidas José Santana Filho, 38 anos, o “Índio”, e Cristiano Cerqueira Souza, 23 anos, o traficante Roberto Pereira dos Santos, 27 anos, o “Galego”, e o latrocida Herlanderson Mendes Paiva, 26 anos, o “Chuchu”.

Considerados de alta periculosidade também pelo delegado José Jorge, titular daquela unidade, os demais presos deverão ser recambiados durante esta semana para outras delegacias próximas. Os trabalhos de reparo da delegacia serão iniciados após a vistoria feita pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), segundo o delegado.

SAEB e SESAB convocam mais 14 para trabalhar na saúde em Feira de Santana

O Diário Oficial do Estado da Bahia (D.O.) publicou, na edição desta terça-feira (08), o edital no qual os secretários Jorge Solla (Saúde) e Manoel Vitório (Administração) convocam, por ordem de classificação, os candidatos habilitados na seleção pública para compor o quadro de pessoal da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), referente ao Edital SSP nº 02/2008, publicado no D.O. de 28 de novembro de 2008 e republicado no D.O. de 14 janeiro de 2009.

A convocação se deu em cumprimento à sentença judicial proferida pela juíza Lisbete Maria Teixeira Almeida Cezar Santos, da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital do Estado da Bahia, nos autos de uma Ação Civil promovida pelo Ministério Público Estadual. Sendo assim, os secretários Jorge Solla (Saúde) e Manoel Vitório (Administração) convocam os candidatos aprovados nas Diretorias Regionais da Saúde (Dires) de Salvador (Dires 01), Feira de Santana (02), Ilhéus (06), Jequié (13), Vitória da Conquista (20), Barreiras (25), Amargosa (29) e Guanambi (Dires 30), para as áreas de Assistência Social, Enfermagem, Farmácia/Bioquímica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia Buço-Maxilo-Facial, Psicologia, Regulação da Assistência à Saúde, Sanitarismo e Terapia Ocupacional.

Feira de Santana
para a cidade de Feira, foram convocados 14 profissionais, sendo 01 assistente social, 03 enfermeiros, 01 farmacêutico, 01 terapeuta ocupacional, 01 adontólogo buco-maxilo-facial, 01 médico de urgência, 01 ginecologista-obstetra, 01 pediatra, 01 nefrologista e 01 médico de radilogia diagnóstico por imagem, o que amplia o quadro de funcionários capacitados para melhor atender a população feirense.

Os candidatos devem comparecer no próximo dia 11 de fevereiro, às sua respectiva Dires, portando a documentação necessária.

Policial perde controle de carro e bate em sete veículos

O policial militar Luciano Ramos, lotado na Companhia Independente de Polícia Militar do município de Rio Real perdeu o controle do veículo GM/Corsa Sedan e demais dados ignorados, que conduzia pela Avenida Maria Quitéria, invadiu uma revendedora de veículos e colidiu em duas motocicletas, dois Fiat/Uno, um GM/corsa, um Ford/Eco Sport e um Fiat/Punto.

Segundo testemunhas, o policial Luciano Ramos conduzia o veículo (Corsa Sedan) em alta velocidade, quando atropelou um motoqueiro e, ao perder o controle do veículo, invadiu a loja de revenda de veículos, batendo em vários deles. Ainda de acordo com outra testemunha, no interior do veículo do policial foi encontrado um litro de bebida alcoólica e um saco contendo gomos de laranja.
 Por pouco não aconteceu uma tragédia, já que na frente da loja é de costume ficar vendedores e clientes olhando veículos e conversando. O condutor da motocicleta, de nome não revelado, foi socorrido por um comerciante para o Hospital Geral Clériston Andrade, e, segundo testemunha, parecia não correr risco de vida.

O major Geraldo Santos, comandante da 66ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e responsável pelo policiamento da região onde aconteceu o acidente, compareceu ao local, pois o responsável pelo acidente se tratava de um policial militar. Também compareceram ao local preposto da Secretaria Municipal de Transporte e Transito (SMTT) para realizar a ocorrência.

Major Geraldo

Como o policial demonstrava embriaguez, o mesmo foi conduzido para 2ª Delegacia e apresentado ao delegado plantonista, enquanto seu veículo foi encaminhado para o pátio da SMTT. Até o fechamento desta edição, o policial ainda se encontrava na 2ª Delegacia. Até o fechamento desta edição, a reportagem não foi informada se o policial foi autuado por embriaguez ou por acidente normal. 

Polícia Civil recupera cinco motocicletas Shineray

Joizinaldo Cerqueira da Silva, conhecido como Popeye, 20 anos, e André Carlos da Silva Cerqueira, o Dedé, 19 anos, foram presos acusados de receptação de veículos roubados. Sendo que Popeye foi preso no final da tarde de segunda-feira (7), com uma motocicleta Shineray tomada de assalto no dia 19 do mês passado, enquanto Dedé foi preso na manhã de ontem, também na Queimadinha, com uma Shineray roubada em novembro do ano passado. Os policiais também conseguiram recuperar mais três Shineray na casa de um traficante, que conseguiu fugir.
Popeye foi preso no final da tarde de segunda-feira
A apreensão das cinco motocicletas e a prisão dos envolvidos foram feitas por policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), que tem o comando do delegado Marcelo Marques. De acordo com um investigador, Popeye foi preso nas proximidades da localidade conhecida como Caeira, bairro Queimadinha. Segundo um investigador, “a motocicleta encontrada com Popeye foi tomada de assalto no bairro Barroquinha e a motocicleta encontrada com Dedé foi roubada no bairro Jardim Acácia”.
As motocicletas recuperadas pela polícia
Ainda segundo os investigadores da DRFR, André Carlos foi flagrado com a motocicleta roubada e uma quantia de maconha. O mesmo foi autuado em flagrante por receptação de veículo roubado e tráfico de drogas, enquanto Joizinaldo foi autuado por receptação. “Recuperamos cinco Shineray, mas só conseguimos entrar em contato com três das vítimas, para as quais já devolvemos os veículos. Ainda tem duas de cor vermelha cujos proprietários ainda não foram identificados. Então, pedimos às pessoas que foram vítimas desses bandidos e que perderam suas motocicletas que compareçam à delegacia (Complexo Policial)”, solicita um investigador. 
Dedé, preso na manhã de hoje (8)
VÍTIMA
Adicionar legenda
Uma das vítimas, que não quis ser identificada e nem identificar o local onde sofreu o assalto, com medo de represália dos bandidos, contou à nossa reportagem como foi a ação. “Transitava por uma rua da cidade, quando dois bandidos, montados em uma motocicleta, se aproximaram de mim e o carona anunciou o assalto com uma arma em punho. Imediatamente, parei a motocicleta e, mesmo assim, o ladrão me deu uma coronhada e ainda me chamou de vagabundo. Em seguida, levaram minha motinha”.

A vítima afirmou ainda que ainda estava pagando as prestações da motocicleta. “Graças a Deus e à Polícia, recuperei minha motocicleta”.

Outra vítima, que também não quis ser identificada, afirmou que transitava com sua motocicleta nas proximidades do bairro Barroquinha, quando dois bandidos montados em uma motocicleta a surpreenderam. “Tomei um susto, pois o carona estava com uma arma niquelada, que apontou para a minha cabeça. Além do veículo, eles fizeram questão de levarem o documento da moto também”. Ela também teve a sua motocicleta recuperada pela polícia.

Polícia Rodoviaria Federal apreende 10 Kg de Maconha


Durante ronda noturna, agentes do Posto de Ribeira do Pombal apreenderam drogas e dinheiro no Km 170 da BR 110.

Ao abordar e revistar o veículo VW/GOL 1.0 G-IV, placa JST7552, com dois ocupantes, José Ilton Reis Santos e Jailson Jesus de Souza, os policiais encontraram no interior de uma bolsa sete pacotes de maconha, totalizando 10 Kg da droga, e um total de R$ 17.750,00 (dezessete mil, setecentos e cinquenta reais), sendo R$ 5.360,00 em espécie e dois cheques no valor de R$ 6.195,00, cada.

Jailson evadiu-se do local e José Ilton foi encaminhado, juntamente com o veículo, a droga e o dinheiro, à Polícia Judiciária local.

PRF PRENDE SAQUEADORES DE VEÍCULO ACIDENTADO

PRFs da Delegacia de Itabuna prenderam ontem em São José da Vitória cinco pessoas por furto de carga de veículo acidentado.

Rubeilson Oliveira Lima, 61 anos, Jamilton dos santos Teixeira, 29 anos, Eraldo José Alves, 50 anos, Raimundo Francisco de Jesus, 51 anos e Arnaldo Córrea dos Santos, 55 anos, foram presos no Km 535 da BR 101 após furtarem 800 Kg de café proveniente de veículo envolvido em acidente.

Os envolvidos foram encaminhados à Polícia judiciária local.



PRF APREENDE 48 ANIMAIS EM SITUAÇÃO IRREGULAR

Agentes do Posto de Teixeira de Freitas apreenderam, no final da tarde de ontem, 48 animais bovinos em situação irregular.

Os animais estavam sendo transportados em dois veículos nos quais seus condutores não possuíam o documento obrigatório para transitar com a carga – Guia de Transporte de Animal (GTA).

Etevaldo Pereira Nunes e Daniel Trivelin Nunes foram encaminhados à ADAB local.

Jovem encontrado morto na Ponte do Rio Branco

Claudiomilson foi assassinado com vários tiros
Claudiomilson Vieira da Silva, 25 anos, foi encontrado morto na manhã de ontem (8) em um matagal nas proximidades da Ponte do Rio Branco, localidade da Fazenda Mocó, distrito de Maria Quitéria. O corpo de Claudiomilson estava com marcas de perfurações de arma de fogo.

Segundo a polícia, a vítima foi assassinada na noite anterior (7), devido ao estado em que o corpo foi encontrado. Familiares da vítima disseram para a polícia que não sabem a causa da morte de Claudiomilson.

Ele residia na Fazenda Passagem, no Distrito de Maria Quitéria. O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia.


Homem encontrado morto com corpo parcialmente carbonizado

Na noite de segunda-feira (8), moradores do Distrito de Bonfim de Feira, encontraram o corpo de um homem, ainda sem identificação, aparentando ter idade mínima, entre 20 a 25 anos, negro, que estava com corpo parcialmente carbonizado. O corpo estava caído às margens da Estrada Velha do distrito de Bonfim de Feira.

Policiais da 1ª Delegacia juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) compareceram ao local, realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.

Investigadores afirmaram que ao lado do corpo tinha uma garrafa pet de dois litros com um adesivo escrito Gasolina. O corpo foi encaminhado ao DPT, onde aguarda o reconhecimento da família.



Governo garante qualidade da educação e amplia vagas para pré-vestibular e formação de professores

Foto: AGECOM/ Governador Jaques Wagner
 
A ampliação de vagas destinadas à Universidade para Todos (UpT) e à graduação de professores é destacada pelo governador Jaques Wagner no seu programa de rádio desta terça-feira (8), em que dá boas vindas à comunidade escolar da rede de ensino estadual nesse início do ano letivo. “Nós vamos continuar trabalhando muito para qualificar a educação, desde a alfabetização, realizada por meio do Topa, que já é um sucesso reconhecido no país, até a universidade”.

Nesse sentido, o governador anuncia a ampliação para 40 mil do número de vagas destinadas à UpT - “25 mil como pré-vestibular” – e 60 mil para a qualificação dos docentes, resultado da parceria do Estado com o Ministério da Educação desde a primeira gestão. Segundo ele, o governo vai estar presente em 144 municípios (24 territórios de identidade), fazendo o reforço do terceiro ano do ensino médio para facilitar os jovens da escola pública a ingressar na universidade.

Jaques Wagner diz ainda que o foco do governo é o programa Todos pela Escola, que tem proporcionado melhoria dos equipamentos físicos, por meio de reforma. Foram investidos R$16 milhões na manutenção da estrutura predial e funcionamento das escolas e já está prevista a entrega de 47 mil mesas e carteiras novas para os alunos.

O governador enfatiza a continuidade do processo de qualificação e valorização dos professores, com a democracia na escola, por meio da realização de eleição direta para diretores, e diz que o Estado vai procurar “contribuir, ser parceiro, cooperar com os prefeitos” com o objetivo de melhor o ensino fundamental (de 1ª a 4ª série). “Nós temos trabalhado em parceria com o governo federal, com o Ministério da Educação, para que a gente, na terra de Anísio Teixeira, possa oferecer um ensino de qualidade.

Ainda sobre a qualificação dos professores da rede pública, o governador destaca o programa de formação, lembrando que em 2007, a Bahia era o estado com o maior número de professores em sala de aula sem cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Base (LDB), responsável pelo ordenamento jurídico toda área de educação. Para se dar aula tinha que se ter formação universitária.

“Nós chegamos e vimos uma lacuna muito grande. Em parceria com o Ministério da Educação, ao longo de quatro anos oferecemos a graduação para esses professores se qualificarem. Agora estamos garantindo 60 mil vagas”.

Esporte
O governador retornou no domingo (6) de uma viagem à França, de onde trouxe da Federação Internacional de Judô a garantia de realização, em 2012, do campeonato mundial da modalidade em Salvador. Wagner acredita que a novidade agradará a todos os baianos “porque vai divulgar a capital e atrair mais turistas, que vão gerar mais emprego para nossa gente”.

Além disso, o Governo do Estado ao se preparar para a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, tem buscado qualificar a Bahia e Salvador também como destinos do turismo esportivo. O Stock Car, na capital, e o bicicross, na Chapada Diamantina, são exemplos.

O programa é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 105 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.
Informações Agecom

Preso acusado de agredir esposa e filho com porrete


O cara de pau de André Luis foi autuado em flagrante pela Maria da Penha
André Luis da Silva Machado, 28 anos, residente na Rua Bandão, na localidade Bosque, município de Santo Estevão, foi preso no último domingo (6) por policiais da 57ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) do mesmo município. Ele é acusado de espancar com pauladas a esposa Luciene da Silva Cerqueira, 28 anos, e o filho de 2 anos e 4 meses.

Segundo os policiais militares, Luciene recebeu dez pontos na cabeça, enquanto a criança levou oito pontos. Todos os ferimentos foram provocados por um pedaço de pau utilizado pelo agressor. A vítima afirmou para a reportagem que não queria mais contato com André Luis. "Para mim, ele morreu e está enterrado", afirmou Luciene.

Luciene, que conviveu com o acusado durante cinco anos, disse que as agressões começaram por causa de dinheiro. Na delegacia, o acusado afirmou que a esposa brigou com ele porque foi beber em um bar.

André Luis foi encaminhado à carceragem do Complexo Policial de Feira de Santana, onde foi autuado em flagrante pelo delegado plantonista Euvaldo Costa, com base na Lei Maria da Penha, além da agressão física cometida contra a criança.

Luciene e o bebê

PRF captura foragidos da justiça

De sexta a domingo, a Polícia Rodoviária Federal prendeu 26 pessoas. Destas, seis estavam foragidos da justiça. Na manhã de sexta-feira, em Barreiras, no km 801 da BR 242, foi preso Nicolaos da Silva Baltzidis, 24 anos, condutor do veículo Honda/CG, placa JQE 5878/BA, por apresentar contra si um mandado de prisão em aberto, expedido no Distrito Federal.

Antoniel Santos de Jesus, 38 anos, Fredson Roberto dos Santos Almeida, 32 anos e Deraldo Almeida Santos, 42 anos, foram capturados pela equipe do NOE na madrugada de sábado na BR 101.

Antoniel foi preso por violação de liberdade condicional, o qual responde por estelionato e tentativa de homicídio. Deraldo, também por violação de liberdade condicional e Fresdson, fugitivo da unidade prisional do município de Lauro de Freitas, onde cumpria pena e não retornou do indulto de natal.

Ainda no sábado, em Ibotirama, foi preso João Bezerra de Souza Filho, 34 anos, no Km no km 383 da BR 242, por possuir mandado de prisão em aberto.

Em Teixeira de Freitas, ao prender uma quadrilha por furto de combustível, mais um fugitivo foi capturado, Cristiano Dionizio, 24 anos, metalúrgico, residente em Contagem/MG. Os foragidos foram encaminhados à polícia judiciária das respectivas localidades.

QUADRILHA DE FURTO DE COMBUSTÍVEIS

Agentes da PRF do Posto de Teixeira de Freitas prenderam, na manhã do dia 05/02 uma quadrilha por furto de combustível.

Carlos Antônio Rodrigues Santos Júnior, 25 anos, autônomo, residente em Contagem/MG, Cristiano Dionizio, 24 anos, metalúrgico, residente em Contagem/MG, Leonardo Costa de Souza, 25 anos, vendedor, residente em Belo Horizonte/MG e Felipe Mageste Martins Messias, 24 anos, estudante, residente em Belo Horizonte/MG, ocupantes do veículo GM/S10 Advantage D, placa MQP-3763/ES, após abastecer no Posto de Combustíveis Serral, localizado no Km 806 da BR 101, município de Itamaraju/BA, evadiu-se do local sem efetuar o pagamento do combustível.

Após receber a denúncia os policiais interceptaram o veículo no Km 880 da BR 101, no município de Teixeira de Freitas, onde foi efetuada a prisão em flagrante dos envolvidos. Foi verificado também pelos policiais que o condutor Carlos Antônio Rodrigues Santos Junior não possuía CNH, e após consultar os dados dos ocupantes do veículo constatou-se a existência de um mandado de prisão em aberto para o passageiro Cristiano Dionizio. No compartimento de carga do veículo estava sendo transportada uma motocicleta Honda/CB 300R, placa HKK-4233/MG.

Os suspeitos e os veículos foram encaminhados à polícia judiciária de Teixeira de Freitas, para o registro da ocorrência do Crime de Furto, previsto no art. 155 do CPB e cumprimento do referido mandado de prisão.

Prefeitura divulga programação completa do São Pedro no Arraiá de Feira

  A Prefeitura de Feira de Santana divulgou a programação completa dos festejos de São Pedro que integram o Arraiá de Feira 2026. Após o suc...