Prefeitura de Feira de Santana

Operação Campo Seguro desarticula grupo criminoso e reforça segurança em Amélia Rodrigues

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta segunda-feira (23/12/2025), a Operação Campo Seguro, no município de Amélia Rodrigues, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em roubos armados contra propriedades rurais da região.

Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Poder Judiciário, em desfavor de integrantes do grupo criminoso investigado.



A operação foi coordenada pela Delegacia Territorial de Amélia Rodrigues, com o apoio do Serviço de Inteligência da 3ª COORPIN, da 1ª Delegacia Territorial de Santo Amaro, das Delegacias Territoriais de Conceição do Jacuípe, além dos Grupos de Apoio Técnico e Tático de Investigação (GATTI) de Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas e Feira de Santana, equipes do DIRPIN Leste, da DECARGA de Feira de Santana e do DEPIN/Sede, em Salvador.

As investigações apontaram que o grupo vinha atuando, nos últimos meses, principalmente nos municípios de Amélia Rodrigues e na localidade de Oliveira dos Campinhos, em Santo Amaro, praticando roubos com emprego de armas de fogo, tendo como alvos propriedades rurais. As vítimas eram subjugadas para a subtração de dinheiro, armas e aparelhos celulares, sendo também constrangidas a realizar transferências bancárias via PIX.





O rastreamento das transações financeiras realizadas durante os crimes possibilitou a identificação de V. J. S., custodiado no Presídio da Mata Escura, como um dos beneficiários dos valores subtraídos.

 As apurações também revelaram que as ordens para a prática dos delitos partiam de L. F., conhecido como “Hellmans”, indivíduo apontado como de alta periculosidade e liderança local de facção criminosa. Mesmo recluso no Presídio da Mata Escura, em Salvador, ele continuaria determinando a execução de crimes como roubos, tráfico de drogas e homicídios, repassando ordens a comparsas em liberdade.

Outros integrantes da associação criminosa foram identificados, entre eles L. O. S. J., M. S. (já preso), M. G. S., conhecido como “Baixinho da Rua da Palha”, A. R. A. C., L. O. S., E. P. M. e A. J. S. J., a maioria residente na localidade conhecida como Rua da Palha, nas proximidades do centro de Amélia Rodrigues.

No curso da operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão. O primeiro, expedido no processo nº 8001238-08.2025.8.05.0007, foi executado por equipes do DEPIN/Sede, nas celas dos custodiados L. F. e V. J. S.. O segundo mandado, referente ao processo nº 8001574-28.2025.8.05.0228, foi cumprido em imóvel na Rua da Palha, em Amélia Rodrigues, vinculado ao investigado A. R. A. C., que já se encontra preso preventivamente na carceragem da DT de Santo Amaro.

Também foi cumprido mandado de prisão temporária contra M. G. S., identificado durante as investigações como “Baixinho da Rua da Palha”.

Durante as diligências, foi ainda efetuada a prisão de J. F. P., em cumprimento a mandado de prisão decorrente de condenação pelo crime de estupro, ainda não transitada em julgado.

A Operação Campo Seguro reafirma o compromisso da Polícia Civil da Bahia com o enfrentamento qualificado às organizações criminosas e com a repressão firme aos crimes praticados contra a população da zona rural, promovendo mais segurança, tranquilidade e proteção às comunidades do interior do estado.

Nenhum comentário:

Público do Natal Encantado: o maior da história

  O Natal Encantado deste ano, segundo os organizadores, registrou o maior público de sua história, no núcleo da Praça Padre Ovídio, onde ac...