Prefeitura de Feira de Santana

Ministro Padilha destaca impacto do Agora Tem Especialistas e campanhas de vacinação no Bom Dia

ministro Alexandre Padilha (Saúde) será entrevistado por profissionais de imprensa de várias regiões do país no “Bom Dia, Ministro” desta segunda-feira, 15 de dezembro. Durante o programa, a partir das 8h, o ministro vai abordar alguns dos principais temas da pasta, como o Agora Tem Especialistas e o início da campanha nacional de vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR). A imunização passou a ser ofertada pelo SUS e é destinada a gestantes a partir da 28ª semana, com foco em prevenir a bronquiolite em recém-nascidos, uma das maiores causas de internação e mortes nessa faixa etária.



PROTEÇÃO IMEDIATA — O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças menores de dois anos. A vacina oferece proteção imediata aos recém-nascidos e reduz hospitalizações. A recomendação é de dose única a cada nova gestação. Como a maioria das ocorrências é causada por infecções virais, não há tratamento específico. O manejo clínico inclui terapia de suporte, suplementação de oxigênio conforme necessário, hidratação e uso de broncodilatadores, substâncias que dilatam as pequenas vias aéreas, especialmente quando há chiado evidente.

PRIMEIRO LOTE — O Ministério da Saúde comprou 1,8 milhão de doses da vacina contra VSR. O primeiro lote, com 673 mil doses, chegou aos estados nesta semana para início imediato da aplicação. O investimento é de R$ 1,17 bilhão. O Brasil também vai começar a fabricar o imunizante, para ampliar a autonomia nacional e o acesso à vacina.

DENGUE — Outro assunto a ser tratado pelo ministro da Saúde é a nova vacina contra a dengue, o primeiro imunizante de dose única do mundo, totalmente nacional e produzido pelo Instituto Butantan. As primeiras 1,3 milhão de doses já fabricadas serão destinadas aos profissionais da Atenção Primária, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde e nas visitas às comunidades. O quantitativo será oferecido até o fim de janeiro de 2026.

REDUÇÃO DA ESPERA — Com o Agora Tem Especialistas, o Governo do Brasil amplia o acesso da população a consultas, exames e cirurgias, numa parceria com estados e municípios. A iniciativa usa a estrutura de saúde do país, pública e privada, para aumentar a capacidade de atendimento nas redes locais. O programa tem levado carretas de saúde da mulher para diversos municípios e estados, além de inauguração de centros e equipamentos essenciais para pacientes oncológicos.

ESPECIALIDADES — O programa prevê o credenciamento de clínicas e hospitais privados e filantrópicos para atendimento em seis áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. O objetivo é aumentar em até 30% os atendimentos e reduzir a espera em policlínicas, UPAS, ambulatórios e salas de cirurgias.

AO VIVO — O “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O programa, transmitido ao vivo a partir das 8h em formato de entrevista coletiva, pode ser acompanhado pela TV (aberta ou via satélite) e pela internet, no YouTube, Facebook, TikTok e Instagram do @CanalGov. Para as rádios, o sinal de transmissão é oferecido pela Rede Nacional de Rádio (RNR), pelo mesmo canal de "A Voz do Brasil".

PARTICIPE — Emissoras e jornalistas de todo o país interessados em participar do “Bom Dia, Ministro” podem encaminhar mensagens para o telefone (61) 99222-1282 (WhatsApp) e informar o nome da emissora, do veículo, do município e estado de origem, para serem incluídos na lista de veículos interessados em participar do programa.

Nenhum comentário:

Ministro Padilha destaca impacto do Agora Tem Especialistas e campanhas de vacinação no Bom Dia

O  ministro Alexandre Padilha (Saúde) será entrevistado por profissionais de imprensa de várias regiões do país no “ Bom Dia, Ministro ” de...