De janeiro a setembro de 2024, aproximadamente 350 colaboradores já demonstraram interesse em participar das sessões diárias de ginástica laboral promovidas pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS). O programa, que ocorre duas vezes por semana, tem sido um sucesso na promoção de saúde, qualidade de vida e aumento da produtividade no ambiente de trabalho.
As atividades são realizadas às terças e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde, em diversos setores do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), e têm como objetivo aliviar os efeitos de posturas inadequadas e movimentos repetitivos, comuns em profissões que exigem longas horas de trabalho sentado ou em atividades intensas.
Programa de Ginástica Laboral
O programa faz parte da iniciativa maior do Programa de Promoção de Saúde, desenvolvido nas unidades de saúde administradas pela Autarquia Municipal de Feira de Santana, e vem mostrando resultados positivos desde o seu lançamento, em abril de 2023. No ano passado, 1.496 colaboradores participaram das atividades, e neste ano, em menos de nove meses, cerca de 350 funcionários já se engajaram no programa.
Benefícios para Saúde e Produtividade
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas, destaca que os benefícios da ginástica laboral são evidentes tanto na saúde dos colaboradores quanto no desempenho da instituição. "Gente motivada produz mais e melhor. Quando a instituição oferece condições para que o trabalhador desempenhe o seu melhor, o funcionário se torna mais comprometido com os resultados", afirmou.
Gilberte também ressaltou que a prática de ginástica tem contribuído para a redução de afastamentos médicos e o aumento da produtividade. "Os colaboradores podem realizar as atividades dentro do seu horário de trabalho, o que é uma iniciativa positiva para a saúde e bem-estar de todos. Estamos percebendo uma diminuição das queixas de dor, afastamentos e, consequentemente, um aumento na produtividade", completou.
Integração à Rotina e Melhora no Bem-Estar
A fisioterapeuta Victória Barbosa, responsável pela coordenação do programa, explica que a principal meta é integrar a ginástica laboral à rotina de trabalho, com sessões curtas que variam de 5 a 15 minutos. "Nossa proposta é aliviar os efeitos das movimentações repetitivas e posturas inadequadas, especialmente em setores como administração, higienização e no Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt)", afirmou.
Entre os benefícios para a saúde, Victória destaca a prevenção de lesões e dores, a correção de vícios posturais, a redução de riscos de acidentes e doenças ocupacionais, além de melhorar a disposição, concentração e fortalecer as relações entre os colegas. "A prática também contribui para a redução do estresse e promove um ambiente de trabalho mais harmônico e saudável", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário