Prefeitura de Feira de Santana

Cadastramento do Detran reforça combate a mercado ilegal de peças e sucatas em Feira de Santana

A Polícia Civil da Bahia, por meio da DRFR e da 1ª Coorpin, participou na data de hoje, de forma integrada, junto com o Detran-BA, PMBA, Bombeiros, DPT e demais órgãos de fiscalização da operação educativa de combate ao desmanche irregular e à receptação de veículos na Rua de Aurora, no município de Feira de Santana (BA).

Fotyos Gleidson Santos 


A ação foi promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a Polícia Militar da Bahia (PMBA) e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, com o objetivo de orientar empresários do setor automotivo sobre a importância da legalização das atividades de desmanche e comercialização de peças de veículos, bem como de coibir irregularidades associadas a esse mercado.  



Durante a operação, a equipe da Polícia Civil esteve presente por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Feira de Santana (DRFR-Feira) e/ou demais unidades competentes, colaborando especificamente nas seguintes frentes:

Inteligência e prevenção: participação no planejamento da operação, juntamente com os órgãos parceiros, para identificar possíveis alvos de atuação em desmanches ou comércio informal de peças veiculares.

Fiscalização e mediação: apoio aos agentes do Detran-BA e ao Corpo de Bombeiros na orientação aos empresários, contribuindo para esclarecimento de responsabilidades legais, credenciamento, rastreabilidade de peças e cumprimento da legislação de desmonte.  

Ação repressiva futura: embora a operação tenha se dado em caráter educativo nesta fase, a Polícia Civil reforça que, em fases subsequentes, será dada ênfase à fiscalização e repressão de práticas criminosas, tais como receptação de veículos roubados, clonagem, comércio ilícito de peças e desmanches clandestinos.  


A operação destacou que a região da Rua de Aurora é um dos principais polos automotivos de Feira de Santana, com grande volume de atividade relativa à sucata, peças e comércio de veículos — o que demanda atenção redobrada às exigências legais e à atuação integrada dos órgãos de segurança pública.  


A Polícia Civil reitera seu compromisso com a segurança pública, a legalidade e a proteção da sociedade, reafirmando que estará plenamente engajada em todas as etapas deste trabalho — desde a conscientização e orientação até a repressão de ilícitos — com o intuito de garantir que a atividade automotiva em Feira de Santana transcorra dentro dos marcos legais, promovendo emprego, economia formal e prevenindo práticas criminosas.

Nenhum comentário:

Casal é executado no Papagaio quando fazia delivery

O casal, Vitor Emanuel Galdino e Lima , 25 anos, que residia no conjunto Feira X , e Thayna Soares dos Santos , 27, que residia no Campo Lim...