De janeiro a julho deste ano, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana realizou 12.555 atendimentos, entre ocorrências e orientações médicas por telefone.
Nesse período, foram registrados 2.593 atendimentos a vítimas de traumas, 397 casos psiquiátricos, 85 de obstetrícia e 68 relacionados à dor torácica, além de outras situações emergenciais que exigiram resposta imediata da equipe.
![]() |
Foto - PMFS - Jorge Magalhães |
Nesta semana de comemorações pelos 21 anos de implantação do SAMU no município, o serviço se consolida como essencial no cuidado à população, com média diária de 70 ocorrências.
“Temos um serviço especializado, com profissionais capacitados para atender urgências e emergências de qualquer natureza — clínica, pediátrica, traumática, geriátrica e causas externas”, destaca a coordenadora do SAMU, Rita Lima.
A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, operadores de rádio, TARMs (telefonistas auxiliares de regulação médica), profissionais administrativos e serviços gerais.
“Quando acionado, o SAMU presta o primeiro atendimento no local da ocorrência. A conduta dos nossos profissionais faz a diferença para reduzir as taxas de mortalidade e o tempo de permanência hospitalar das vítimas socorridas”, acrescenta Rita Lima.
Atualmente, o serviço dispõe de 11 ambulâncias em operação, sendo oito de suporte básico e três de suporte avançado (USA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário