A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (DERCCA) e a Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), de Feira de Santana, esteve presente na Escola Municipal Rosa Maria Esperidião Leite, no Distrito da Matinha com a participação da Delegada Titular Clécia Vasconcelos. A iniciativa uniu prevenção, orientação e acolhimento, aproximando a Instituição das comunidades mais distantes do centro urbano, promovendo o fortalecimento da rede de proteção à infância e adolescência.
A ação Itinerante tem como objetivo superar obstáculos que comprometem a proteção integral de crianças e adolescentes, tais como a distância geográfica, a desinformação sobre canais de denúncia, o medo de retaliações, a desconfiança nas instituições e a ausência de uma rede de proteção articulada.
A DPC Clécia Vasconcelos realizou uma roda de conversa entre alunos , pais e educadores, destacando o papel do adolescente na sociedade e a conscientização dos crimes e Racismo e Bullying, ressaltou que a atuação preventiva e educativa é essencial para combater a naturalização de práticas abusivas, em seguida foi viabilizada uma instrução de primeiros socorros e atendimento psicológico , todos os profissionais envolvidos trabalharam numa perspectiva de destacar a importância de crianças e adolescentes ser instruídos com os direitos e deveres garantidos pelo ECA, além da necessidade da atuação preventiva e educativa por ser essencial para combater a naturalização de práticas abusivas , destacando as consequências quando cometem infrações, desta forma a ação visa aproximar a Polícia Civil das escolas nas comunidades mais distantes , superando barreiras geográficas e sociais que dificultam o acesso à informação e aos canais de denúncia.
A ação contou com a participação de uma equipe multiprofissional composta por enfermeira, socorrista, bombeira civil, psicóloga e assistente social, oferecendo atendimento integrado e suporte à comunidade escolar. Os estudantes e pais receberam uma orientação prática sobre noções básicas de primeiros socorros, com destaque para procedimentos em casos de engasgo e formas adequadas de prestar auxílio imediato a colegas em situação de emergência. Como recurso didático e de sensibilização, foi apresentado um monólogo (peça teatral) de caráter lúdico e educativo, o espetáculo abordou, de forma clara e acessível, a prevenção da violência e o enfrentamento ao bullying.
A Polícia Civil da Bahia reafirma seu compromisso institucional com a promoção da cidadania e a proteção da infância e adolescência, atuando de forma integrada com parceiros e fortalecendo a confiança da população nas forças de segurança pública.
Nenhum comentário:
Postar um comentário