Prefeitura de Feira de Santana

Guarda Municipal de Feira de Santana comemora 132 anos de existência com História, evolução e conquista

Há exatos 132 anos, a Guarda Municipal de Feira de Santana foi criada por José Freire de Lima, que, à época, era o intendente do município, cargo que hoje corresponde ao de prefeito.  

Foi a terceira corporação criada no país. Sua primeira formação tinha apenas quatro integrantes – dois oficiais e dois praças. Hoje, são mais de 200. As primeiras corporações criadas foram as de Igarassu (PE) e Porto Alegre.



Criada para guardar o patrimônio público, ao longo das décadas, a corporação viu aumentar a sua responsabilidade e a sua participação na questão da segurança pública.

A Guarda Municipal cresceu, se modernizou e se adaptou à contemporaneidade, com o ingresso de mulheres em seu quadro. A presença feminina na secular corporação está consolidada. Cássia Dias foi a primeira mulher a comandá-la.

Além das rondas relativas aos patrimônios, a Guarda foi expandida para atividades relacionadas à segurança da comunidade. As novas diretrizes do setor, de acordo com a lei, irão aumentar ainda mais sua área de atuação.

Os últimos concursos públicos promoveram a renovação da Guarda de Feira de Santana, com o ingresso de cidadãos compromissados com as responsabilidades da Família Azul para com a comunidade.

Outro destaque da Guarda Municipal de Feira de Santana é o seu elevado nível de formação acadêmica. Grande parte de seus membros tem formação superior ou está cursando uma faculdade, o que eleva a qualidade do trabalho prestado por esses servidores.

O atual comandante da Guarda Municipal de Feira de Santana, Marcos Vinicius Dantas, destacou o compromisso da corporação com a segurança e o bem-estar da comunidade.

"Neste 132º aniversário da Guarda Municipal, estamos celebrando não só nossa história, mas também nosso constante progresso e adaptação às necessidades da cidade. Nossa missão é continuar a servir com excelência, protegendo o patrimônio público e, principalmente, oferecendo segurança e acolhimento à população. Estamos sempre buscando aprimorar nossos serviços e capacitar nossos guardas para que possam atuar com mais eficácia e compromisso com a sociedade", afirmou o comandante.

 

Nenhum comentário:

Traficante é preso pela Polícia Civil em Feira de Santana com 220 Kg de cocaína

Um traficante de 38 anos foi preso com 220 Kg de cocaína no final da tarde desta terça-feira (12), durante uma ação integrada da Polícia Civ...