Prefeitura de Feira de Santana

DTE prende traficante com Cocaína, Maconha e Ecstasy


Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Tóxico e Entorpecentes (DTE), prenderam um homem em flagrante portando drogas dos tipos: Cocaína, Maconha e Ecstasy, na tarde desta sexta-feira (24), em Feira de Santana.



Segundo informações da polícia, na tarde desta sexta-feira, a Polícia Civil, através do DENARC / DTE-FSA, efetuou a prisão do nacional F.L.S. pela prática do crime de tráfico de drogas. A prisão foi decorrente de um mandado de busca e apreensão expedido pela Vara de Tóxicos da Comarca de Feira de Santana-BA.


A investigação se iniciou no mês de março, quando a equipe de investigação passou a monitorar o investigado, em razão do comércio de entorpecente. Durante o cumprimento do mandado, foram apreendidas drogas do tipo haxixe, maconha, cocaína e ecstasy, tendo o investigado sido conduzido e autuado em flagrante por tráfico de drogas. 


O preso foi encaminhado ao Complexo do Sobradinho, onde permanecerá à disposição da justiça. A equipe policial dará continuidade às investigações para identificar os demais envolvidos e circunstâncias do crime.

Homem é assassinado em matagal no Sítio Mathias

Um homem identificado pelo apelido de Saiuri foi assassinado com vários tiros na tarde desta sexta-feira (24), por volta das 15:45, na rua Vespasiano no Sítio Mathias, no bairro Tomba em Feira de Santana.



Segundo informações de morador da região, ouviu vários estampidos de disparos de arma nas proximidades do fundo do colégio Valdomira Alves de Brito, no interior de um matagal. Ao verificar, observou um homem caído e já sem sinais vitais.



Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa DHPP,  compareceram ao local do crime onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.

O corpo do homem foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica DPT, onde aguardará o reconhecimento oficial de familiares.

“Quadrilha da tornozeleira eletrônica” movimentava armas e drogas na capital baiana

Seis integrantes de uma facção desarticulada pela Operação Hégira, coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), usavam tornozeleira eletrônica. Eles foram capturados na quarta-feira (22), em Salvador.

 


Colocados em liberdade por ordens da Justiça, os integrantes de uma facção continuavam repassando drogas e armas, além da articulação de homicídios, durante ataques a rivais.

 

O grupo de tornozelados era composto por quatro homens e duas mulheres. Os criminosos possuem passagens pela Polícia e estavam em liberdade, com a utilização de tornozeleira eletrônica.

 

No total, 20 integrantes da 

PM apreende 22 tabletes de cocaína escondidos em mala

Policiais militares da 53ª CIPM apreenderam 22,5 tabletes de cocaína no município de Mata de São João, no final da tarde de quinta-feira (23), durante uma ação ostensiva no local. O material ilícito estava armazenado em uma mala que foi abandonada por criminosos com a chegada da polícia.



Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da unidade realizava o patrulhamento a pé na região conhecida como Baixada do Pitoco, onde se deparou com um grupo em atitude suspeita. Com a chegada da viatura, os homens fugiram por uma área de mata, sendo que um deles abandonou uma mala preta e azul. Os militares intensificaram as diligências, mas os suspeitos não foram alcançados. 

Quando os policiais abriram o material abandonado encontraram 22,5 tabletes de cocaína, 54 porções embaladas de maconha e 450g da mesma droga, um aparelho celular, uma balança digital e um frasco de benzina retificada. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Praia do Forte.

PF encerra duas empresas clandestinas de segurança privada em Feira de Santana

Duas empresas clandestinas de segurança privada foram encerradas, na manhã de quinta-feira (23), em Feira de Santana, durante a Operação Segurança Legal VIII, da Polícia Federal.



A operação ocorreu em 25 capitais, além do Distrito Federal, e nas 96 unidades descentralizadas da Polícia Federal no país e visa encerrar a atividade de empresas que executam segurança privada sem autorização da Polícia Federal.

Mais de 460 policiais federais realizaram fiscalização em cerca de 500 estabelecimentos, entre casas noturnas, comércios, condomínios e outros foram submetidos às ações fiscalizatórias.

Na Bahia, cerca de 25 policiais federais participam da operação, cujas investigações foram iniciadas no início do mês de maio.



Além de Feira de Santana, a operação foi executada em Salvador e Região Metropolitana, Vitória da Conquista, Juazeiro, Porto Seguro, Barreiras e Ilhéus, sendo encerradas as atividades de 17 empresas que executavam segurança privada sem autorização da Polícia Federal, em comércios, condomínios, casas noturnas, entre outros.

Cidades onde empresas tiveram suas atividades encerradas:

Salvador e RMS: 4; Feira de Santana: 2; Vitória da Conquista: 4; Juazeiro: 3; Porto Seguro: 2; Barreiras: 1; Ilhéus: 1; Total: 17

Riscos

Desde 2017, a Polícia Federal vem realizando essa operação de âmbito nacional, coordenada pela Divisão de Controle e Fiscalização de Segurança Privada, em Brasília/DF, e deflagrada pelas Delegacias de Controle de Segurança Privada – DELESP nas capitais e pelas Unidades de Controle e Vistoria nas Delegacias Descentralizadas do interior.



A contratação desses serviços de segurança privada coloca em risco a integridade física de pessoas e o patrimônio dos contratantes, já que os "seguranças" clandestinos não se submetem ao controle da Polícia Federal quanto aos seus antecedentes criminais, formação, aptidão física e psicológica.

Além disso, as empresas que atuam na clandestinidade não observam os requisitos mínimos de funcionamento previstos na legislação. No Brasil, somente empresas de segurança privada autorizadas pela PF podem prestar serviços e contratar vigilantes.

Suspeito de assédio contra criança invade escola para fugir das agressões

No final da tarde ontem (23), um homem invadiu a Escola Municipal Maria Antônia da Costa, situada no bairro Santa Mônica, em Feira de Santana, após ser acusado de assédio contra uma criança na rua. Temendo ser agredido, ele entrou no prédio em busca de refúgio.



O subcomandante da Guarda Civil Municipal, Marcos Dantas, relatou à reportagem que a corporação foi acionada para averiguar a situação. Segundo relatos de populares no local, o homem teria assediado uma criança na rua, o que provocou agressões por parte de membros da comunidade que tentaram invadir a instituição de ensino para linchá-lo.



Durante o tumulto, os estudantes foram evacuados do colégio e da área onde o homem se encontrava encurralado. De acordo com Dantas, a vítima do suposto assédio não foi identificada nem localizada, assim como os agressores do suspeito.

“A Guarda Municipal permaneceu no local para assegurar a proteção da escola”, esclareceu Dantas, acrescentando que o suspeito foi retirado da escola pela Polícia Militar e levado a uma delegacia para prestar esclarecimento.

Fonte - Central de Polícia

Maio Amarelo: 75% de atendimentos a vítimas de acidente de transito no HGCA são com motocicletas

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, registra um índice significativo nos atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito, com um foco alarmante em acidentes envolvendo motocicletas. Este dado ressalta a importância da campanha "Maio Amarelo", cujo tema deste ano é "Paz no trânsito começa por você", promovendo a conscientização e a responsabilidade individual como chave para a redução de acidentes. De acordo com a diretora-geral da unidade, Cristiana França, a demanda cresce significativamente durante os finais de semana, quando dezenas de vítimas de acidentes de moto procuram a urgência e emergência do hospital.

 


Entre janeiro e abril de 2024, o HGCA atendeu 1.436 vítimas de acidentes de trânsito. Desse total, 1.089 foram acidentes de moto, representando 75,8% dos casos. Os acidentes envolvendo automóveis somaram 171, seguidos de 100 acidentes com ciclistas e 74 com pedestres.

 


Cristiana França destaca a gravidade dos casos atendidos: "As vítimas de acidentes de moto geralmente sofrem politraumas, fraturas múltiplas, amputações e Traumatismo Craniano Encefálico (TCE), muitas vezes devido à falta de uso de capacete, o que agrava os ferimentos na cabeça." A maioria dos pacientes passa menos de 24 horas internada, com 82% recebendo alta nesse período. No entanto, 2% dos casos resultam em óbito.

 

Os dados do HGCA mostram que 575 pacientes sofreram politraumatismos, 325 tiveram fraturas únicas, e 126 apresentaram traumas de face. Outros tipos de ferimentos incluem escoriações, contusões, amputações traumáticas e queimaduras. Os traumatismos cranianos atingiram 138 pacientes.

 

Ainda de acordo com a diretora, a maioria das vítimas são homens em idade produtiva até 44 anos, o que representa uma perda significativa para a força de trabalho. Ela enfatiza a necessidade urgente de campanhas de educação no trânsito para reduzir esses números alarmantes: "Precisamos de um esforço conjunto para educar a população sobre segurança no trânsito. A imprudência e a falta de equipamentos de proteção estão colocando vidas em risco e sobrecarregando o sistema de saúde."

 

Feira de Santana, sendo um importante entroncamento rodoviário, atrai tráfego de diversas regiões. Além dos acidentes locais, o HGCA recebe vítimas de 126 municípios pactuados. Destes, os municipios de Conceição do Coité, Coração de Maria e Santo Estevão, estão entre os que mais enviam pacientes vítimas de acidentes de trânsito para o HGCA. 

 

Reforma e Ampliação do Setor de Ortotrauma do HGCA

 


Em resposta ao aumento da demanda e à necessidade de melhorar o atendimento, o HGCA está passando por uma significativa reforma e ampliação em seu setor de ortotrauma. O diretor administrativo, Caio Pereira, compartilhou detalhes sobre essa importante iniciativa: "Estamos ampliando nossas instalações e modernizando os equipamentos para oferecer um atendimento mais eficaz e ágil. A reforma permitirá acomodar um maior número de pacientes com mais conforto e segurança, além de melhorar as condições de trabalho para nossa equipe."

 

O diretor ressalta que "o objetivo é reduzir o tempo de espera e proporcionar um tratamento mais adequado às vítimas de acidentes de trânsito, que representam uma grande parte dos atendimentos em nossa unidade", afirmou.

 

Fonte: ASCOM/HGCA

 

Polícia Civil prende dois homicidas em Anguera


Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia Territorial de Anguera com apoio de investigadores da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa DHPP,  cumpriram na manhã desta sexta-feira (24), dois mandados de Prisao Preventiva contra a dois homens acusados de praticar um homicídio qualificado no ano de 2022 contra um jovem. 



Segundo informações da polícia, as equipes da Delegacia Territorial de Anguera e da Delegacia de Homicídios de Feira de Santana efetivaram o cumprimento de dois mandados de Prisão Preventiva em desfavor dos autores de iniciais J. S. C. e H. S. S. pela prática de um crime de Homicídio Qualificado, com o corpo da vítima tendo sido encontrado no dia 27 de maio de 2022, na Fazenda Massapê, na Zona Rural, do município de Anguera, por volta das 10h, com marcas de golpes de arma branca na cabeça, pescoço e braços, inclusive com lesões de aparente defesa.   


Ainda de acordo com a Polícia Civil de Anguera, ao tomar conhecimento dos fatos, a DT de Anguera iniciou as investigações e conseguiu identificar os autores do crime. Na sequência, com a conclusão da investigação, foi realizada representação pela prisão preventiva pela Delegacia de Anguera sendo expedidos os consequentes Mandados de Prisões em desfavor de J. S. C. e H. S. S., que foram devidamente cumpridos na realização da operação ROÇAS VELHAS.


Os referidos mandados de prisões foram expedidos pela Vara do Júri nos autos do processo e dessa forma os autores permanecerão presos à disposição da justiça até o julgamento pelo Tribunal do Júri.

Polícia Civil e MP deflagram operação contra organização criminosa no interior

Com o objetivo de cumprir dezenas de mandados de prisão e de busca e apreensão de integrantes de uma organização criminosa com atuação no interior da Bahia e Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação Premium Mandatum. As ações acontecem em 15 cidades baianas, no sistema prisional e tem atuação de mais de 200 policiais civis.



A operação é integrada com o Ministério Público da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco/Norte) e o Grupo Especial de Execução Penal (Gaep), e conta com o apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), da Polícia Militar da Bahia e da Polícia Civil de Pernambuco.



As investigações tiveram início após a prisão de um suspeito, no ano de 2021, na cidade de Senhor do Bonfim. Apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas na região Norte da Bahia, o homem ordenava crimes de dentro do presídio.

 

O trabalho de inteligência da Polícia Civil identificou o modus operandi da organização criminosa, os líderes do grupo na Bahia e como era desenvolvido o tráfico de entorpecentes dentro e fora dos presídios. Os alvos da operação são investigados pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico, organização criminosa, homicídios e comércio ilegal de armas de fogo.

Cem quilos de maconha são apreendidos em Guanambi pela Polícia Civil

Investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Guanambi apreenderam 100 quilos de maconha, transportados dentro de um ônibus coletivo. O flagrante ocorreu durante uma abordagem realizada pelas equipes policiais, na quarta-feira (22), em um trecho da BR 122. Duas mulheres foram presas.



Durante as inspeções, foram encontradas quatro malas contendo 152 tabletes de maconha e os policiais identificaram as proprietárias da bagagem.



O material apreendido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). As suspeitas foram conduzidas à unidade, passaram por exames de corpo de delito e onde seguem custodiadas à disposição do Poder Judiciário.

 

Dupla é presa após ser flagrada passando Dinheiro Falso no comercio de Berimbau

Dois homens foram presos na tarde de quarta-feira (22), por volta das 16h45, sob suspeita de estarem passando notas falsas no comércio de Conceição do Jacuípe. A ação ocorreu na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Sacre, após uma denúncia de populares.



A ocorrência foi registrada após relatos de que duas pessoas estavam utilizando cédulas falsas na área comercial próxima à Praça Manoel Teixeira. Em resposta, a polícia realizou rondas pela região e, com novas informações fornecidas por populares, localizou os suspeitos em um veículo Palio de cor azul, na Avenida Getúlio Vargas.

Durante a abordagem ao veículo, foram encontrados dois aparelhos celulares e a quantia de R$ 653,00, incluindo três notas de R$ 100, que apresentavam indícios de falsificação. Os suspeitos, identificados pelas iniciais L.C.A. e E.P.S., foram imediatamente detidos.

Todo o material apreendido, assim como o veículo e os indivíduos, foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil (DEPOL) local para as providências cabíveis. O caso foi registrado no Boletim de Ocorrência.

A polícia alerta os comerciantes e a população para ficarem atentos a possíveis cédulas falsas em circulação e reforça a importância de denunciar qualquer atividade suspeita.

Fala Genefax

 

Ex policiais acusados de matar colega de farda são absorvidos durante julgamento

 

Os ex-policiais militares Adriano Nascimento Silva e Sérgio Ricardo Sobral Ramos, acusados de matar o próprio irmão de farda, subtenente PM, Juceny Rodrigues da Fonseca Ottoni, em março de 2019, foram absolvidos durante o julgamento popular que ocorreu em Feira de Santana.



O júri, que durou 18 horas, foi realizado no Fórum Desembargador Filinto Bastos, na quarta-feira (22). Pelo placar de 4X3, os ex PMs foram absorvidos. Porém a decisão cabe recurso. O advogado dos ex-policiais militares, Joari Wagner, defendeu a tese de legítima defesa.

Entenda o Caso

Os dois os soldados da Polícia Militar de Feira de Santana, Sérgio Ricardo Sobral Ramos e Adriano Nascimento Silva, foram expulsos da corporação, na segunda-feira (22). A dupla de soldados é acusada de assassinar um subtenente da corporação, em março de 2019, nas proximidades do conjunto Feira VII.



Segundo informações do comando da PM, os soldados Sérgio Ricardo e Adriano Nascimento, na época lotados da 67ª Companhia Independente da Polícia Militar em Feira de Santana, assassinaram o subtenente Juscenir Rodrigues da Fonseca Otoni, 48 anos que era lotado 66ª.

As Imagens do crime, na época, mostraram que a rua El Salvador, no Feira VII, estava movimentada. O subtenente, sem uniforme, encosta sua moto no lado direito da pista e dá a impressão que aguardava para fazer uma manobra para seguir o sentido contrário.

 

Paulista é assassinado a tiros no Campo Limpo


O paulista, Guilherme Marques Santana, de 21 anos, foi assassinado com vários tiros de pistola na madrugada desta quinta feira (23), por volta das 3 horas, na rua Parque Pitombo, no bairro Campo Limpo em Feira de Santana.


Segundo informações, Guilherme foi morto com 15 tiros na frente da casa onde morava. Os tiros atingiram a cabeça e tórax. Um morador do bairro contou que ouviu vários estampidos de disparos de arma de fogo e quando saiu minutos depois para ver o que tinha acontecido encontrou um homem caído sobre o solo ensanguentada e aparentemente já em óbito. 


Guarnições da 66° Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionadas e ao chegar no local informaram as polícias técnicas. Plantonistas da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa DHPP, compareceram ao local do crime onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.


O corpo de Guilherme foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica DPT onde será feito a necropsia. Ele era natural de Osasco em São Paulo e residia no Campo Limpo com o pai.

‘Operação Camaleón’: Líder de uma das maiores facções criminosas do País é preso em Porto Seguro

Um dos principais líderes de umas das maiores organizações criminosas do País foi preso em flagrante nesta terça-feira, dia 21, no município baiano de Porto Seguro, durante a ‘Operação Camaleón’, deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do Sul (Gaeco Sul) e pelo Gaeco de Minas Gerais, com apoio da Polícia Militar da Bahia (CPR Extremo Sul) e Polícia Militar mineira.



Considerado alvo prioritário em Minas Gerais, o flagranteado possui dois mandados de prisão por tráfico de drogas e associação para o tráfico, além de diversas passagens policiais. Ele é apontado como responsável por liderar as atividades da facção criminosa no Morro das Pedras em Belo Horizonte (MG), no Vale do Mucuri, em toda a região sul da Bahia, além de exercer grande influência na Rocinha, estado do Rio de Janeiro.

Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da 1ª Vara Crime de Porto Seguro, foram encontrados documentos falsos (apresentados aos policiais com o objetivo de ocultar a sua real identidade), drogas e arma de fogo. A prisão decorre de ação de investigação que busca identificar indivíduos de alta periculosidade que se instalaram na região sul e extremo sul da Bahia, com o intuito da prática do tráfico ilícito de entorpecentes e crimes correlatos.

 

Operação da Polícia Civil já alcançou 20 suspeitos de tráfico de drogas e homicídios

A Operação Hégira, deflagrada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco) nesta quarta-feira (22), já alcançou 20 integrantes de um grupo criminoso investigado por tráfico de drogas e homicídios na capital baiana.



Dos vinte mandados judiciais, sete foram cumpridos no sistema prisional. Um dos internos é apontado como líder do tráfico de drogas no Calabar. Dos 13 criminosos localizados em diferentes bairros de Salvador, cinco eram monitorados por tornozeleira eletrônica.

Duas pessoas que estavam com mandados de prisão temporária em aberto também foram autuadas em flagrante por tráfico de drogas. Augusto César dos Santos Barbosa, conhecido como ‘China’ e apontado como uma das lideranças do tráfico em Salvador, foi localizado em um imóvel na Barra. Ele resistiu à prisão e confrontou com as equipes policiais, sendo atingido por disparos de arma de fogo.

‘China’ responde a quatro homicídios, sendo três como mandante e um como executor. Ele também é tutor do pitbull que atacou dois cães na Barra e usava o animal para amedrontar moradores e comerciantes do bairro.

Outros integrantes da organização criminosa, liderada por internos do sistema penitenciário e que fazem parte de um grupo de São Paulo, estão sendo procurados. Além dos mandados de prisão, a Justiça também decretou o bloqueio de contas bancárias e congelamento de ativos financeiros dos investigados.

Gerente do tráfico de 14 anos é apreendido traficando drogas na Praça do Feiraguai

Um adolescente infrator de 14 anos, foi apreendido por policiais do Serviço de Investigação da 1ª Coordenadoria da Polícia Civil de Feira de Santana, sob o comando do coordenador Yves Correia, apreenderam na manhã desta quarta-feira (22), por volta das 10 horas, na Praça do Feiraguay, Centro da Cidade de Feira de Santana.



O delegado Yves Correia, disse que a equipe do CATTI SERTÃO de Feira de Santana, por volta das 10:30 horas, logrou êxito em apreender em flagrante um adolescente de 14 anos, pela prática de ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. As equipes tomaram conhecimento por meio de denúncia anônima, que um indivíduo de alcunha BS, ficaria na praça do Feiraguay, vendendo drogas durante todo o dia.

“As equipes passaram a diligenciar no intuito de localizar o referido indivíduo, quando no dia de hoje, conseguiram localizar o mesmo, que ao avistar os policiais tentou evadir do local, sendo alcançado e ao ser questionado acerca das drogas que o mesmo estaria comercializando naquela praça, o mesmo apontou o lugar onde guardava as mesmas, e juntamente com a equipe apontou uma pilha de blocos, onde de fato foi encontrada um saco preto com as mesmas”, explicou Correia.

O coordenador continua – “O trabalho de inteligência realizado pela equipe verificou que o menor é ligado ao grupo criminoso BDM e seria uma espécie de gerente do tráfico na região. Salienta-se que no momento da abordagem, o indivíduo encontrava-se sem documentos de identificação, sendo conduzido juntamente com toda droga encontrada até a unidade policial, onde após consulta no banco de dados, foi visto que se tratava de um menor de idade, tendo então sido apresentado na DAI, para a doção das medidas pertinentes pela Autoridade Policial”, finalizou o deleg

Renata Maia receberá Comenda Maria Quitéria

O Projeto de Decreto Legislativo de N° 01/2024, que concede a Comenda Maria Quitéria a jornalista e secretária de Comunicação de Feira de Santana, Renata Maia, foi aprovado na sessão desta terça-feira (21) na Câmara Municipal. A Comenda Maria Quitéria é considerada a mais importante honraria concedida pelo Poder Legislativo feirense e será entregue em data a ser estabelecida a jornalista Renata Maia. O projeto 01/2024 foi de iniciativa do vereador Paulão do Caldeirão (PP).

Foto Anderson Politica In Rosa


A jornalista Renata Maia, graduada em 2004 pelo FIB, em Salvador, tem um currículo que inclui várias emissoras de televisão (Band, Aratu, Educativa, Record), assessorias a órgãos públicos, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), e outros nas áreas artística e cultural. Chegou à TV Subaé no início de 2020, até que foi convidada para compor o governo do prefeito Colbert Martins, primeiro como gerente da TV Feira e depois titular da Secretaria de Comunicação (Secom).

Fonte Politica In Rosa

PM suspeito de matar passageiro de transporte por aplicativo é preso

 

O policial militar investigado pelo homicídio do passageiro de transporte por aplicativo José da Paixão Santos Nascimento, ocorrido no dia 5 de maio, no bairro Jardim Primavera, teve o mandado de prisão temporária cumprido nesta segunda-feira (20).



O suspeito foi localizado no bairro Jaçanã, por equipes da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), Delegacia de Homicídios (DH/Itabuna), Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (CATI/Sul), com o acompanhamento de uma guarnição da Rondesp/Sul e de um oficial do 15ª Batalhão de Polícia Militar, onde o investigado é lotado.

 

A prisão ocorreu durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, onde os policiais localizaram uma pistola 380, um capacete semelhante ao exibido nas imagens do momento do crime e o celular do PM, de 46 anos. "Ele também indicou o local onde estava a motocicleta usada por ele no dia do fato, na garagem de um prédio no bairro Jardim Vitória", informou a delegada Magda Suelly Lima Figueiredo, titular da DH de Itabuna.

 

As investigações apontaram que o policial se desentendeu com o motorista por aplicativo e atirou contra o veículo, atingindo José, que estava sentado no banco traseiro.

 

Com o cumprimento da ordem judicial, expedida pela Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Itabuna, o investigado foi submetido ao exame de lesões corporais e está custodiado no Batalhão de Choque da Polícia Militar.

R$ 3 milhões são investidos em novas Delegacia e Pelotão de Santa Rita de Cássia

A segurança de 27 mil moradores do município de Santa Rita de Cássia, no Oeste do Estado, foi reforçada com as novas sedes da Delegacia Territorial (DT) e do 3º Pelotão (Santa Rita de Cássia) da 86ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Formosa do Rio Preto), entregues nesta terça-feira (21).





O governador Jerônimo Rodrigues, o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho, e a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, participaram da solenidade de inauguração.

Chegamos a 80 unidades entregues em todo o programa que vem reestruturando o trabalho das Forças da Segurança da Bahia. Novas unidades proporcionam mais estrutura e conforto aos servidores e cidadãos”, declarou o titular da SSP, Marcelo Werner.

Em 2024 foram entregues 17 unidades policiais nas cidades de Iraquara, Taperoá, Porto Seguro, Itagibá, Dom Basílio, Iuiú, Saúde e Fátima, além de Santa Rita de Cássia.

 

Operação Vale do São Francisco Seguro contabiliza 35 prisões em flagrantes e 15 mandados cumpridos

 

Trinta e cinco pessoas foram presas em flagrantes e 15 mandados de prisão cumpridos durante a Operação Vale do São Francisco Seguro. A ação foi promovida nos municípios de Juazeiro, na Bahia, e de Petrolina, em Pernambuco.



Durante três dias, as Forças Policiais da Bahia e de Pernambuco também cumpriram 19 mandados de busca e apreensão, recuperaram oito veículos e 18 celulares, além da apreensão de cinco armas de fogo e drogas.

Durante revista no presídio de Petrolina, 16 celulares, chips de operadoras de telefonia, carregadores, fones de ouvido, facas industriais, maconha, cocaína e duas balanças foram encontrados.

Somente na Bahia, 14 criminosos foram capturados e três mandados de prisão por tentativa de homicídio, tráfico e violência contra a mulher foram cumpridos. As equipes policiais também recuperaram sete veículos e apreenderam drogas.

A operação contou com mais de 400 integrantes da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP) e da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS).

A atuação foi realizada na área de divisa entre os dois estados, com o objetivo de reprimir brigas entre grupos criminosos, tráfico de entorpecentes, homicídios e crimes violentos.

 

PF e GAECO deflagraram operação em combate à venda ilegal de armas e munições: PMs e CACs da Bahia, Pernambuco e Alagoas são os alvos


A Polícia Federal, em ação integrada com o GAECO Norte do MP/BA, e com o apoio da CIPE-CAATINGA, BEPI (PM/PE); CORE-Polícia Civil da Bahia; GAECO/PE; FORCE/COGER; CORREG (Polícia Militar da Bahia e de Pernambuco); e Exército Brasileiro, deflagrou, na manhã desta terça-feira (21/5), a Operação Fogo Amigo, com o objetivo de desarticular organização criminosa formada por diversos policiais militares dos estados da Bahia e Pernambuco, CACs e lojistas, especializada em vender armas e munições ilegais para facções criminosas nos estados da BA, PE e AL.



Cerca de 320 Policiais Federais, grupos táticos da PM/BA, PM/PE, PC/BA GAECO/BA, GAECO/PE e Exército cumprem 20 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão nos estados da Bahia, Pernambuco e Alagoas em desfavor de agentes de segurança pública, CACs, empresários e lojas de comercialização de armas de fogo, munições e acessórios.



Foi determinado, ainda, o sequestro de bens e bloqueio de valores de até R$ 10 milhões dos investigados, além da suspensão da atividade econômica de três lojas que comercializavam material bélico de forma irregular.


Durante a deflagração da operação, o Exército Brasileiro realizou fiscalização em outras lojas que comercializam armas, munições e acessórios controlados nos municípios de Juazeiro/BA e Petrolina/PE.


Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, comercialização ilegal de armas e munições, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, cujas as penas somadas podem chegar a 35 anos de reclusão.


A Polícia Federal continuará a apuração, na tentativa de elucidar a real amplitude da suposta organização criminosa, bem como identificar outros integrantes.

Governador Jerônimo autoriza compra de Veículos Blindados Táticos para Polícias Militar e Civil

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, autorizou nesta segunda-feira (20), a compra de quatro Veículos Blindados Táticos para as Polícias Militar e Civil. Serão investidos R$ 7 milhões nos equipamentos que reforçaram o combate às facções.



O subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira, coordena a Comissão que está nos Emirados Árabes Unidos checando se todos os itens solicitados ao fornecedor foram atendidos.

A equipe, composta por integrantes da PM e PC da Bahia, está na cidade de Ras al-Khaimah, visitando a sede da empresa fabricante do veículo.



Acessibilidade, agilidade, capacidade de adaptações de armamentos, entre outros itens são verificados e sugeridos.

“Nosso objetivo é adaptar o equipamento para a realidade topográfica baiana. O nosso maior bem é o policial, é o bombeiro. Vamos proteger aqueles que cuidam e preservam vidas diariamente em todo o estado”, destacou o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira.

Feira de Santana: Binho Galinha destina R$ 1.502.700,00 para o Hospital Dom Pedro

 Já está no Orçamento do Estado da Bahia para 2024 e sendo agilizado o repasse ao Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), em Feira de Santana, emenda parlamentar do deputado estadual Binho Galinha (PRD – foto ilustração), que destina R$ 1.502.700,00 para a unidade de saúde. Os recursos deverão ser utilizados em Endoscopia (alta e baixa); sistema de Vídeo laparoscopia; aparelho de Raio X móvel; mesa cirúrgica; equipamento de monitoramento cardíaco – Holter; 10 unidades; 6 equipamentos de monitoramento de pressão arterial – MAPA: 10 unidades.



A Emenda ao Orçamento 2024 foi apresentada em 29 de novembro de 2023 na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e teve como objetivo a aquisição de aparelhos e equipamentos para a unidade de saúde. “Foi um compromisso nosso dar uma contribuição substancial financeiramente para o HDPA e estamos fazendo. O HDPA é um hospital que dá uma grande contribuição no atendimento do povo pobre. E nós estamos fazendo a nossa parte”, externou Binho Galinha.

O parlamentar espera que os recursos sejam repassados na época certa, para que sejam aplicados o mais rápido possível, pois é de conhecimento público as carências da unidade hospitalar. “E ainda esse ano vou incluir no Orçamento de 2025 mais recursos para que sejam melhoradas as condições de atendimento ao povo carente”, externou o parlamentar, ao anunciar a apresentação das suas Emendas Impositivas.

Ascom

Acusado de praticar assalto em Salvador é preso quando registrava queixa na delegacia em Feira de Santana

Investigadores de Polícia da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana efetuaram nesta segunda-feira (20), o cumprimento de mandado prisão preventiva decretada em desfavor de L.S.A, autor de roubo ocorrido na cidade de Salvador.



O indivíduo em questão compareceu para registrar Boletim de Ocorrência no Serviço de Atendimento à Pessoa (SAP), por extravio de documento de identidade (RG), no Complexo de Delegacias do Sobradinho.  Ao realizar o registro, o Investigador responsável percebeu que havia um aviso tocante a um possível mandado de prisão em aberto.

Com isso, imediatamente, o Investigador realizou nova consulta no BNMP e certificou-se da informação. Prontamente a equipe da coordenação de investigação e a Autoridade Policial responsável foi acionada e efetuou a prisão.

L.S.A. foi apresentado ao plantão, lavrado o BO, recolhido à custódia, e está à disposição da justiça após as comunicações e medidas administrativas de praxe.


Jovem é morto na frente de casa após ser chamado pelo nome

 O jovem Marcos Santana Rodrigues, de 23 anos foi assassinado a tiros no início da manhã desta segunda feira (20), por volta das 6h, na rua Escalada, bairro Gabriela, em Feira de Santana.

 


O pai de Marcos, contou para a polícia que dois homens (criminosos) chegaram em uma motocicleta chamando pelo nome do seu filho, quando ele chegou ao portão da casa foi surpreendido e baleado. O jovem ainda tentou correr, mas caiu sem vida no quintal de casa.

 

Plantonistas da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa DHPP, sob o comando do delegado André Ribeiro, compareceram ao local do crime onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações.

 

O corpo de Marcos foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica DPT onde será feito a necropsia.

Adolescente de 15 anos é assassinado ao retornar do Shopping Boulevard


O adolescente, Cauã Santos Silva, de 15 anos, foi assassinado a tiro na noite deste domingo (19), por volta das 20h45, na Rua Nunuque, bairro Caseb em Feira de Santana.


Segundo informações da polícia, Cauã estava no shopping Boulevard com amigos e quando retornaram para suas casa foram surpreendidos por dois criminosos que estavam montados numa motocicleta e covardemente o carona deflagrou vários tiros.


O adolescente Cauã ainda tentou fugir adentrando numa residência, mas foi baleado, com um tiro de pistola de calibre 9 mm no peito, não resistiu e morreu. Os amigos conseguiram correr dos criminosos e não foram baleados. Enquanto os assassinos fugiram tomando rumo ignorados.


Policiais plantonistas da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa DHPP, sob o comando do delegado André Ribeiro, compareceram ao local do crime onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações. 


O corpo do garoto Cauã foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica DPT. O adolescente residia na mesma rua onde aconteceu o crime.

DRFR prende homem em flagrante desmanchando carro roubado

 

Policiais do Serviço de Investigação da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), prenderam um homem na manhã de sábado (18), por volta das 14 horas, lograram êxito em prender um homem “desmanchando” veículos no interior de um galpão, os quais tinham restrição de furto/roubo, recuperando ainda as partes dos veículos, além de apreender ferramentas utilizadas na prática do “desmanche”.



Segundo informações da polícia, as equipes tomaram conhecimento que um imóvel no bairro Santo Antônio dos Prazeres, vinha sendo utilizado para “cortar” veículos produtos de furto/roubo.



Que as equipes passaram a diligenciar no intuito de localizar o referido imóvel, quando no dia de hoje, conseguiram localizar o mesmo, no qual em seu interior, se encontrava o nacional de iniciais G.S.L*, vulgo “GEL”, 46 anos, e, ao realizarem vistoria no local, constataram que vários veículos haviam sido “desmanchados”, encontrando diversas peças automotivas e placas, além de 02 veículos que estavam sendo “desmanchados” naquele momento, todos com ocorrências de furto/roubo.



Por fim, foi dada a voz de prisão em flagrante ao capturado, sendo conduzido a DEPOL para lavratura dos procedimentos cabíveis.

Mais de 1,5 mil casos de dengue foram notificados em Feira no 1º semestre de 2025

  Os cuidados para a prevenção do mosquito Aedes aegypti devem ser mantidos ao longo de todo o ano. O alerta é da Secretaria Municipal de Sa...