Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Incêndio atinge prédio com duas lojas próximo ao Centro de Abastecimento em Feira

Uma loja de alimentos e outra de embalagens foram atingidas por um incêndio de grandes proporções, por volta das 9h30, de ontem (11), em Feira de Santana.

Os estabelecimentos funcionavam em um prédio de três andares, localizado na Rua Manuel Mathias, próximo ao Centro de Abastecimento. As chamas se alastraram por todo o interior dos imóveis, que ficaram completamente destruídos.



O Corpo de Bombeiros foi acionado e se dirigiu ao local para debelar as chamas, que foram controladas, mas logo em seguida voltaram a se alastrar. Durante a ação dos bombeiros, o caminhão precisou ser reabastecido por outro caminhão-baú particular, após faltar água, o que segundo populares, prejudicou a operação contra as chamas.

Segundo informações, o local possuía muito material inflamável, como plástico, papelão e isopor, armazenados de forma inadequada, o que complicou o controle das chamas. As causas do incêndio serão investigadas. 



"Nós fomos acionados às 9h30 da manhã para um incêndio nesse estabelecimento comercial. E detectamos que o incêndio era em  uma loja de embalagens, muito material combustível, papelão, plástico e isopor. E tão logo a nossa equipe chegou, a equipe inicial percebeu a necessidade de reforço. Tanto que nós estamos agora (final da tarde) com quatro veículos de combate a incêndio, dois com capacidade de 12 mil litros cada um, dois com capacidade de 4 mil litros cada um, no momento já com 22 bombeiros e um incêndio confinado no prédio onde iniciou, porque nossa preocupação foi não permitir que ele se propagasse para os estabelecimentos comerciais vizinhos",  Tenente  Coronel Adriano Bertolino, comandante do 2º BPM de Feira de Santana.

"Esse material que já iniciou queimando e continua queimando não é nossa prioridade, a prioridade é não permitir que ele se propague, então nós tivemos grande dificuldade de acesso ao estabelecimento por conta da quantidade de material, por causa da forma de estocagem desse material,  a gente não teve a condição de remover esses elementos para evitar que o incêndio se propagasse dentro do estabelecimento e de fazer o combate direto, de retirada desse material, mas nossas equipes ficaram em linhas de frente ao redor de todo o prédio de forma que ele fique confinado somente ali.O uso daquela viatura que se chama plataforma, ela segue um protocolo e a análise feita por nós foi  de que não seria necessária a vinda dela. Até porque aquela plataforma  atinge uma altura bem maior do que esse prédio que é  baixo. Nós acessamos através de prédios vizinhos a parte superior do prédio para fazer o combate na parte superior, então analisamos que não seria necessária a utilização dessa viatura .Até porque ela precisa de um grande espaço para operar, porque ela precisa patrolar, ela precisa arvorar e tudo isso exige um espaço maior, só  o tanque de combustível dela é  de 1500 litros, muito inferior à capacidade dessas viaturas que estão aqui", detalha o especialista.



Nenhum comentário:

Incêndio atinge prédio com duas lojas próximo ao Centro de Abastecimento em Feira

Uma loja de alimentos e outra de embalagens foram atingidas por um incêndio de grandes proporções, por volta das 9h30, de ontem (11), em Fei...