Dados divulgados pelo
Ministério da Educação (MEC), nesta quarta-feira (14), confirmam que a Bahia
avançou no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede o
desempenho dos estudantes em exames de larga escala. Em 2023, a Bahia registrou um índice de 3,7%,
enquanto em 2021 foi 3,5% e, em 2019, alcançou 3,2%, com relação ao desempenho
dos colégios de ensino médio estadual.
O bom resultado registrado já
vem sendo percebido pela população baiana que, entre as áreas do governo
Jerônimo, considerou a pasta da Educação com maior aprovação (54%).
"Os resultados mostram
que o trabalho que vem sendo desenvolvido é acertado. O cenário ainda é
desafiador, principalmente no pós-pandemia, mas o Governo do Estado tem feito
investimentos importantes no acesso, permanência e aprendizagem dos nossos estudantes,
o que nos faz ter a certeza de resultados ainda melhores daqui para
frente", destacou a secretária estadual da Educação, Rowenna Brito.
Esse avanço é reflexo de
políticas públicas focadas na melhoria da qualidade de ensino, nos
investimentos na ampliação e modernização da estrutura física da rede estadual
de ensino, na valorização do seu quadro profissional e no olhar cuidadoso para
as necessidades básicas da comunidade escolar. A redução do abandono escolar de
11,5% (2021) para 5% (estimado) (2023) foi possível graças ao trabalho de busca
ativa por estudantes que deixaram de frequentar as aulas e o investimento na
assistência estudantil, que vai desde a oferta de transporte escolar seguro, a
garantia de boa nutrição, com a oferta de alimentação escolar de qualidade, e o
auxílio financeiro, através do Programa Bolsa Presença, para que os estudantes
não abandonem a escola em troca de subempregos.
Recuperação da aprendizagem
A recuperação da aprendizagem
no pós-pandemia foi possível graças aos investimentos do Governo do Estado nas
avaliações diagnósticas que medem o nível de conhecimento dos estudantes nas
disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa e permitem identificar
fragilidades e traçar estratégias para auxiliar os estudantes na conquista do
sucesso escolar, bem como na elaboração de materiais didáticos voltados para a
recomposição das aprendizagens, no apoio pedagógico personalizado e na
disponibilização de tecnologia, como os mais de 150 mil tablets entregues aos
estudantes para uso pedagógico.
Educação integral
Essas ações são cruciais para
o aprimoramento do aprendizado dos estudantes. A ampliação do tempo de
permanência dos estudantes nas escolas estaduais, com a oferta de ensino em
tempo integral, tem sido uma das estratégias que contribuem para o avanço no Ideb.
Por meio do Educa Mais Bahia, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) oferta
oficinas educativas de artes, esportes, música e de fortalecimento das
aprendizagens. Outro programa de destaque é o Mais Estudo, através do qual os
monitores dão reforço escolar aos colegas e recebem uma bolsa de R$ 150
mensais, durante a sua vigência. Até o momento, 46.019 alunos já estão atuando,
o que representa R$ 6,7 milhões investidos no mesmo período.
Outra importante ferramenta
para alcançar esse resultado é a atenção à gestão escolar. A capacitação de
gestores escolares e o acompanhamento mais próximo das escolas com baixo
desempenho têm permitido uma gestão mais eficiente, impactando positivamente os
resultados educacionais. A valorização do Magistério também vem gerando
resultados positivos. Por meio do Concurso Saeb 03/2022 o Estado já nomeou
2.043 nkvis professores e coordenadores pedagógicos. Os profissionais estão
presentes em escolas dos 27 territórios de identidade, compondo e ampliando a
capacidade de atendimento aos estudantes.
“Vamos continuar investindo em
práticas pedagógicas inovadoras que são essenciais para manter e ampliar os
avanços no Ideb. O desempenho positivo da Bahia no Ideb é um indicativo de que
as políticas educacionais implementadas estão surtindo efeito. Contudo, a
continuidade e a ampliação dessas ações são fundamentais para garantir que
todos os estudantes baianos tenham acesso a uma educação de qualidade”,
confirma a secretária Rowenna.
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