Prefeitura de Feira de Santana

STF decreta Prisão Preventiva contra Josafá Ramos por envolvimento nos ataques de 08 de Janeiro

Na manhã desta sexta-feira (17), o Superior Tribunal Federal (STF) decretou nesta sexta-feira (17), a prisão preventiva do sargento da reserva da Polícia Militar e ex-vereador, Josafá Ramos, por suspeita de participação nos atos antidemocráticos que aconteceu no dia 8 de Janeiro deste ano em Brasília, onde depredaram os prédios públicos do STF, do Planalto e do Congresso, que ficam na sede dos Três Poderes.



Josafá Ramos, foi detido na manhã desta sexta (17) pela Polícia Federal durante a Operação Lesa Pátria que cumpre 78 mandados em nove estados e no Distrito Federal. Ele foi encaminhado para sede da Polícia Federal que fica na Avenida Maria Quitéria em Feira de Santana, a fim de prestar esclarecimentos a respeito de uma possível participação nos atos terroristas ocorridos em Brasília no dia 08 de janeiro deste ano.

Ele foi preso pela PF na Avenida Noide Cerqueira, enquanto pedalava com amigos. Após ser ouvido, Josafá foi encaminhado para o Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) que fica município de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.



Durante o ato antidemocrático do dia 8 de Janeiro, que chamou atenção do Brasil todo, Josafá foi questionado por feirenses nas redes sociais, sob sua participação no ato, já que tinha vídeos e fotos nas redes sociais informando que ele estava em Brasília. Sendo que, durante entrevista, o sargento da reserva disse que não estava em Brasília no dia da invasão aos prédios dos três poderes e que estava em Feira de Santana desde o dia 05 de janeiro e que as imagens que aparece ele era Fack News.

A Prisão

Josafá Ramos, foi alvo da Operação Lesa Pátria da PF, que cumpre 78 mandados em nove estados e no Distrito Federal que investiga os atos terroristas de 08 de janeiro. O ex-vereador e sargento da reserva da PM, Josafá está sendo representado pelo advogado Hércules Oliveira.



Hercules garantiu que seu cliente não participou da invasão, que ainda está muito cedo e que as coisas devem ser analisadas com muita tranquilidade. “Meu cliente teve a prisão preventiva decretada e agora cabe a análise do STF (Supremo Tribunal Federal)".

A Operação 

A Polícia Federal deflagra, na manhã desta sexta-feira (17/3), a oitava fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.



Policiais federais cumprem 46 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão preventiva nos estados da Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo e no Distrito Federal.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Caso tenha informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, solicitamos que as encaminhe para o e-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br.

Nenhum comentário:

Bebê de 2 meses morre na Upa da Queimadinha após suspeita de maus-tratos: Os pais são presos

  Um bebê de apenas 2 meses morreu na tarde desta terça-feira (2), após dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (Upa) do bairro Queimad...