O
faro dos cães que integram três das quatro forças de segurança da Secretaria da
Segurança Pública da Bahia (SSP) – Polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros
Militar –, atuantes na técnica de Maintrailing, passou por reforço durante o
primeiro curso de ‘Busca e Captura com Cães’, realizado pela Companhia de
Operações com Cães (COC) do Batalhão de Choque da PM.
O primeiro módulo foi encerrado na sexta-feira (17) e o segundo iniciado, no sábado (18). A atividade de Mantrailing - técnica consiste na busca específica do cheiro de um indivíduo, descartando outros odores – foi repassada para 31 integrantes das unidades da SSP pela presidente do Grupamento de Busca e Resgate Brasil (GBR) e integrante da Virgínia Bloodhound Search and Rescue (VBSAR), Ana Beatriz Albernaz, e pelo sargento da PM-SP, Ataíde Andrade.
Segundo a comandante da COC, capitã Samanta Lacerda, dez cães – sendo seis adultos treinados com a técnica e quatro filhotes – das raças Bloodhound, Pastor Belga Malinois e Pastor Alemão participaram da atividade.
“Nesse treinamento, pioneiro no país, os cães passam por simulações em diversas áreas de Salvador e da Região Metropolitana, a exemplo do metrô, praia, dunas, área de mata fechada e em diferentes bairros”, contou.
Foram certificados com o nível III, último da técnica, cães da COC/BPChq e do Núcleo de Operações com Cães (NOC) do 3º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM/Iguatemi). A cadela Bruna, do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Porto Seguro), foi certificada como nível II.
Módulo II
A segunda fase do treinamento será especialmente para os condutores do BPChq, do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM), das Rondas Especiais (Rondesps) Central, Leste e Chapada, do 8º BPM e da 32ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pojuca).
“O
módulo dois é focado apenas nas técnicas de busca e captura de fugitivos, por
isso a participação somente de integrantes da PM. Com certeza o trabalho desses
cães trará excelentes resultados quando empregados no combate ao crime”,
encerrou Lacerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário