Governo do Estado

quinta-feira, abril 04, 2019

SSP já está investigando os boatos em áudios de grupos de WhastApp ameaçando ataques em Colégios

Após o ataque no Colégio Estadual Raul Brasil, no município de Suzano em São Paulo, onde 10 pessoas foram assassinadas, sendo que, 08 adolescentes (estudantes) e dois adultos (funcionários), no dia 13 de Março desse ano.  Vários boatos de novos ataques estão sendo divulgados através de áudios em grupo de WhastApp, fazendo a ameaças em vários colégios, faculdades e universidades da Bahia.

No mês passado um estudante foi preso por uma guarnição da Polícia Militar após divulgar áudios fazendo ameaças a estudantes e professores do Colégio Estadual Gastão Guimarães, em Feira de Santana. O estudante, Alexandre de Sena Cordeiro, 18 anos foi detido na tarde desta segunda-feira (26-03-19), por uma Guarnição do Ronda Escolar da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). Ele teria espalhado mensagens informando que haveria uma chacina no Colégio Gastão Guimarães da rede estadual, localizado no Centro da Cidade de Feira de Santana.


Na manhã desta quinta-feira (04-04-19),  a reportagem do Jornal Folha do Estado tomou conhecimento que vários colégios de Feira de Santana estavam recebendo essas ameaças através de áudios de WhastApp, dentre eles, o Colégio Santo Antonio, Castro Alves, e o Gastão Guimarães, esses no Centro da Cidade; O Assis Chateaubriand, no Sobradinho e uma Escola Municipal no George Américo.

Funcionários do Colégio Santo Antonio confirmaram a circulação desses áudios e mesmo sendo boatos ou não, a direção do Santo Antonio resolveu reforçar a segurança particular. “Sabemos que não passa de boatos, mas para confortar os pais de alunos e os próprios alunos, a direção da unidade escolar pediu que a segurança particular reforçasse os postos de segurança daqui do colégio e em torno dele. Também já comunicamos as policias e que já estão tomando as medidas para identificar as pessoas que estão divulgando esses áudios”, contou um funcionário que não quis ser identificado.


Nota da SSP

As polícias Civil e Militar trabalham em conjunto para apurar a autoria de mensagens com supostos ataques a instituições de ensino. O patrulhamento foi reforçado nas regiões apontadas nos áudios e as investigações também já foram iniciadas. Autores e responsáveis pela disseminação das mensagens, sejam elas verdadeiras ou fake news, responderão judicialmente pelos crimes.

Na última quinta-feira (28 de março), a Polícia Civil localizou, em Ilhéus, um estudante de 23 anos que havia enviado mensagens, via Facebook, também sobre um possível crime, na universidade da região. Durante depoimento ele disse que faz por brincadeira. O jovem foi autuado pelo crime de ameaça.

Informações sobre possíveis autores das mensagens podem ser enviadas através dos telefones 3235-0000 (Salvador e RMS) e interior (181).
64ª CIPM Reforça Ronda Escolar

Na manhã desta quinta-feira (04), a 64ª Companhia Independente de Polícia Militar, através da Ronda Escolar, visitou os colégios, Modelo Luís Eduardo Magalhães, Gastão Guimarães, Centro de Educação Profissional (CEEP), Padre Ovídio, Castro Alves, Nobre, dentre outros. 

A Unidade, que atende prioritariamente o centro de Feira de Santana, possui além do serviço de Ronda Escolar, outras modalidades de policiamento como, Patrulhamento a pé, motorizado (02 e 04 rodas), Moto Centro (exclusiva utilização de motocicletas), e conta com apoio de pontos fixos ou móveis de policiamento, a exemplo dos módulos policiais, trailer e 
Base Móvel de Segurança.

De acordo com a tenente PM Renata Martins, comandante da Ronda Escolar da 64ª CIPM “o serviço de Ronda Escolar funciona das 7h às 23h diariamente e atende cerca de dez colégios em Feira de Santana”.

“Além do contato com a comunidade escolar, principalmente através de palestras ministradas promovidas, a Ronda Escolar também atua na intensificação de rondas nos entorno das escolas, bem como na observância de possíveis fatores que nos venham a tomar medidas de segurança”.

Adolescente Apreendido em Paulo Afonso


Em 04/04/2019, por volta das 6h30min., polícias militares da SOInt e CETO do 20°BPM, após um trabalho de inteligência localizaram e conduziram o menor *R.P.A.C*, 15 anos, endereço rua Pirapora n° 193, com o seu responsável o Aguinaldo Pereira de Andrade, 77 anos, avô até a delegacia para averiguação, depois que áudio, provavelmente, de autoria do menor, dizendo que ia matar alunos na escola Carlina, circulara na Internet, gerando pânico na população pauloafonsina. Foi registrado a ocorrência n 1187/19, e formalizado a apresentação de pessoa para averiguação.

Nenhum comentário: