Governo do Estado

sexta-feira, maio 25, 2012

Para ser vigilante é preciso ter curso profissionalizante

O vigilante é um profissional especializado em segurança de grande parte da população, pois é ele que está nas fábricas, nos condomínios, nas residências, nos shoppings, e outros locais, exercendo a atividade para tranquilizar a população. Ser vigilante hoje em dia não é mais simples como antigamente, quando não precisava de curso. De acordo com a portaria 387/06, todo profissional que atua no setor é obrigado a passar por uma empresa de formação.

Segundo Mazinho, diretor de uma escola de segurança em Feira de Santana, para poder se matricular em um dos cursos oferecidos pelos Centros de Formação de Vigilante são necessários vários pré-requisitos. “O vigilante profissional tem que ser brasileiro, maior de 21 anos, ter no mínimo a 4° série do ensino fundamental, não ter antecedentes criminais e deve estar em dia com as justiças eleitoral, criminal e militar”, explicou o diretor.

As empresas especializadas em formação de vigilantes, ou centros de formação de vigilantes, têm um papel fundamental no desenvolvimento profissional do setor de segurança. Para isso, o aluno tem atividades relativas à segurança e manuseio de armas.

“O curso básico de vigilância, que hoje está com a portaria nova de 200 horas seguidas, tem aula de legislação, direitos humanos, relações humanas de trabalho, armamento e tiro, radiocomunicações e alarme e as noções de segurança. Além disso, o curso tem um trabalho voltado para a saúde física, para que ele possa aguentar a carga horária de 12 horas, e psicológica, que influência muito no trabalho”, disse Mazinho.
Estande de Tiros

Professor de um curso de vigilantes na cidade, Luciano Santana explica que existe diferença entre o vigilante de rua e o vigilante legalizado. “O vigia de rua não tem um posto de serviço, ele está rodando, por isso não deve estar armado; ele utiliza apenas o apito e a bicicleta, porque, para ter arma, ele precisa estar numa empresa legalizada, que responda por ele, caso ocorra algum homicídio ou algo do tipo. Este é o caso do vigilante autorizado, que possui um fardamento legalizado pela Polícia Federal,podeportar arma e tem direito a prisão especial, se o ato que motivou sua prisão foi em decorrência do serviço de vigilância que estava desempenhando”.

Morgana Gonçalves com fotos de Gleidson Santos

6 comentários:

Anônimo disse...

moca porra jogando duro na seguranca

Anônimo disse...

a escola, os professores e a direção sao maravilhosos e não brincam de ensinar segurança...
Mas só tem uma crítica, esses estande de tiro está muito luxuoso está faltando as condições climáticas extremas...brincadeiras de lado, vocês são bons no que fazem... aprendi muito com vocês
(GCM)

Anônimo disse...

vamos comentar sobre oreajuste desmoralizado que os vigilantes vem recebendo nos utimos anos eu sou vigilante e to vendo a hora do salario minimo ultrapssar nosso salario,sei que isso nao vai acontecer mas vamos da um reajuste digno de um profissiona de seguranca por favor algem nos ajudem eu nao quero morrer.

Anônimo disse...

EU QUERO DEIXA MEU SENTIMENTO DE CULPA POR QUER QUANDO ESTAMOS OLHANDO PRA NOSSAS NERSECIDADE NAO OLHAMOS QUE ESTA DO SEU LADO UM HOMEM U MULHER TOTALMENTE DESPREPARADO DE TUDO E PODE A QUALQUER MOMENTO SUSTA E DISPARA UMA PALA NA MINHA DIREÇAO POR QUER ESSE ELEMENTO NAO FOI DEVIDAMENTE PROFISIONALIZADO QUANDO ELE ESTAVA NA FILA PRA FAZER SUA OBRIGAÇAO COMO ELEITOR ENTAO OS ORGAO FISCALIZADORES NAO FAZEM SUA PARTE EU E VC TAMBEM NAO COBRAMOS.
VAMOS AGORA OLHA COM OLHOS CRITICOS EM TODOS OS MOMENTOS DA VIDA COTIDIANA.

MARCOS disse...

pode andar armado quando o mesmo estiver em servisso . e bom espricar.bem

Anônimo disse...

Achei muito bacana , sou doida pra fazer o curso mais tem que ter 21 anos , acho injusto , tanta gente querendo coisa seria, e a idade num diz nada .. Ate 21 anos ja fiz ate metade da faculdade , quero um aportunidade agora , nao adqui a 3 anos .. acho que só deviam mudar isso :)