Governo do Estado

segunda-feira, maio 28, 2012

Bahia pode sediar Universidade de Segurança

A criação e instalação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas na Bahia atraíram ao Fórum de Salvador pesquisadores e representantes da própria ONU, da Justiça e de outros organismos que atuam na defesa social de 14 países. Iniciado nesta segunda-feira (28), no auditório do Ministério Público do Estado, em Salvador, com a presença do vice-governador, Otto Alencar, representando o governador Jaques Wagner, o evento prossegue até a próxima quarta-feira (30).
A cúpula da Segurança Pública da Bahia

Durante os três dias do fórum, gestores estaduais e pesquisadores vão planejar a estrutura e o modelo acadêmico da universidade, definir linhas de estudos e pesquisas e propor o planejamento de políticas públicas de resolução de conflitos, prevenção do crime, controle da violência e defesa dos direitos humanos.

Dentre outras personalidades, estiveram presentes da solenidade de abertura, além do vice-governador Otto Alencar, o subsecretário-geral da ONU para Coordenação de Políticas e Agências de Negócios, Thomas Stelzer, o representante da União Europeia, juiz da Suprema Corte de Justiça da França, Jean Paul Laborde, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, e o secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schimdt, coordenador do evento.

A proposta de criação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social é uma iniciativa do Brasil, aprovada em 2011 durante o “Fórum de Bellagio”, Itália, havendo grandes possibilidades de que ela fique sediada na Bahia. “A universidade funcionará como um foro da comunidade internacional para disseminação do conhecimento científico e tecnológico em benefício da segurança humana”, revelou, entusiasmado com a idéia, o secretário Maurício Barbosa, da Segurança Pública, um dos relatores do fórum.

No seu entendimento, “é uma oportunidade impar, não só para a Bahia como para o Brasil, manter em nosso território uma organização deste porte”. Ressaltou ainda a importância de se levar para a ONU a idéia da criação desta universidade, “que terá como foco a pesquisa e o desenvolvimento de trabalhos que envolvem uma questão que hoje interessa a praticamente todos os países”.

Para o secretário para Assuntos Internacionais e da Agenda Bahia e presidente do fórum, Fernando Schimdt, a instalação da universidade em nosso estado se ajusta nos esforços que o Governo da Bahia tem feito no sentido de construir mecanismos eficazes de combate a criminalidade. “A intenção é que o Fórum de Salvador avance nas discussões a partir do estabelecido no Fórum de Bellagio, para implementação do projeto de criação da universidade e fixação de diretrizes a respeito da fundação, financiamento e logística para funcionamento da instituição”, afirmou.

O subsecretário-geral da ONU para Coordenação de Políticas e Agências de Negócios, Thomas Stelzer, acredita que a universidade auxilie no desenvolvimento de métodos capazes de subsidiar decisões governamentais na prevenção de controle das várias formas de crimes, conflitos e violência.

O vice-governador, Otto Alencar, informou que no último dia do Fórum de Salvador será elaborada uma carta, contendo os principais motivos e benefícios para a criação e instalação em Salvador da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas (ONU). Alencar citou as ações de melhorias adotadas pelo governo estadual na área da Segurança Pública, como o programa Pacto Pela Vida, a instalação de Bases Comunitárias, programas de combate às drogas e a contratação e valorização dos policiais.

3 comentários:

Anônimo disse...

parece piada a bahia com o indice de homicidios semelhante ao iraque durante a guerra sediar uma universidade de segurança, 3 das 10 cidades mais violentas do brasil se encontram aqui na bahia inclusive o 1º lugar que é simões filho.

Anônimo disse...

parece piada a bahia com o indice de homicidios semelhante ao iraque durante a guerra sediar uma universidade de segurança, 3 das 10 cidades mais violentas do brasil se encontram aqui na bahia inclusive o 1º lugar que é simões filho.

Anônimo disse...

chega de hipocrisia queremos nossa tranquilidade restabelecida, somos o estado que mais cresceu em numero de homiocidios ! obrigado governador !!!