Jheferson Matos Ribeiro foi preso oito anos depois da morte de Japiassu Júnior |
Mesmo com prisão preventiva decretada, o pecuarista Jheferson Matos Ribeiro, 30, vivia em liberdade nas fazendas, casas de praias e em outras propriedades de familiares. Porém, na manhã de ontem investigadores da 1ª Coordenadoria, sob o comando do delegado Fábio Lordello, conseguiu prender Jheferson numa fazenda localizada na zona rural do município de Capim Grosso, pertencente a seu pai.
Ele é acusado de matar o representante comercial Japiassu Sales Siqueira Júnior, no dia 24 de abril de 2003, com dois tiros de revólver calibre 38. Na mesma ocasião, o acusado também atentou contra a vida de Alexsandro da Cunha Sarmento, primo de Japiassu, com um tiro. Quatro dias do crime, o acusado se apresentou à 2ª delegacia, confessando-se culpado. Mas, como ainda não havia o pedido de prisão preventiva do mesmo, foi ouvido e liberado. Dias depois a prisão foi decretada, mas até o início da manhã de ontem ele estava em liberdade.
Fábio LKordello |
A CAÇADA
O coordenador da Polícia Civil de Feira de Santana, delegado Fábio Lordello, em entrevista coletiva na manhã de ontem, afirmou para a imprensa que os policiais da Coordenadoria passaram quatro meses investigando o paradeiro de Jheferson. “Ele estava no povoado de Fazenda Volta, em Capim Grosso, um lugar deserto. Embora tenha ficado surpreso com nossa chegada, não reagiu à voz de prisão”, disse o delegado.
“Os investigadores se disfarçaram de caçadores em uma fazenda próxima, para não chamar a atenção. Ao se aproximar da fazenda onde o fugitivo se encontrava para pedir “informações e beber água” começou a conversar com o mesmo e minutos depois a voz de prisão foi dada. No local mesmo, ele nos informou que se refugiou em fazendas nos municípios de Mairi, Monte Santo e que estava em Capim Grosso há alguns meses”, informou Lordello.
Adicionar legenda |
APELAÇÃO
Desde a data do crime, familiares de Japiassu Junior, principalmente o pai, Japiassu Siqueira, lutaram muito, fazendo cobranças à Polícia Civil, ao Ministério Público, à Justiça e a imprensa. O caso de Japiassu foi divulgado no dia 22 de julho de 2004, através do programa Linha Direta, que era exibido pela Rede Globo. Mesmo assim, Jheferson continuou em liberdade.
“Lutamos muito, mas, com a chegada da equipe do coordenador Fábio Lordello à Feira de Santana, pedir para alguns representantes da Imprensa que me apresentasse ao delegado. Lembro que entrei na sala dele chorando de tristeza e sair com lágrimas nos olhos de alegria, depois da conversa que tive com o delegado Fábio Lordello”, afirmou Japiassu e acrescentou, “ele me pediu calma e disse que prender Jheferson seria uma questão de honra para ele e sua equipe. Hoje, ele e sua equipe mostraram que são competentes, não apenas porque prendeu o assassino do meu filho, mas porque a cidade toda sabe o bom serviço que esses policiais vêm fazendo em Feira de Santana”, afirmou Japiassu Siqueira.
Japiassu mostra fiha tecnica de Jheferson mostrado no Linha Direta |
AMEAÇAS
Japiassu afirmou para a reportagem que agora se sente mais aliviado, como acusado de matar seu filho preso. “Vamos torcer para que a Justiça manter ele preso e cumprir pelos crimes que cometeu. “Contudo, ainda estou angustiado, pois ficamos sabendo que certa vez o pai de Jheferson fez um churrasco em uma de suas fazendas e prometeu aos familiares que no dia em que Jheferson fosse preso mataria toda minha família”.
Japiassu disse que já denunciou esta ameaça e outras ao Ministério Público. “Agora, vou à Secretaria de Segurança Pública da Bahia, pedir segurança de vida para toda minha família”.
ALÍVIO
Rosana Siqueira, mãe de Japiassu Junior, compareceu ao Complexo Policial Investigador Bandeira, com outros familiares para agradecer ao delegado Fábio Lordello pela prisão de Jheferson. “Viemos agradecer ao delegado, a vocês da imprensa e a todos que nos ajudaram durante os oito anos de angústia sofremos. Eu adoeci, Japiassu também adoeceu. Ele não está aqui porque se recupera de duas cirurgias em casa”. Ela também disse estar “muito aliviada com a notícia. Vocês não sabem o quanto me aliviou saber que o assassino do meu filho vai pagar dentro da cadeia o crime que cometeu
Jheferson assassinou Japiassu Junior |
DEFESA
Em entrevista coletiva à imprensa, Jheferson alegou legítima defesa. “Não me lembro bem como eu matei ele, porque faz muito tempo. Mas foi ele que veio para cima de mim com uma arma, aí revidei e ele acabou sendo baleado. Ele fazia ameaças de morte contra a minha pessoa. Eu não briguei com ele, foi ele que me agrediu. No dia do crime, eu não fui atrás dele para matar, eu estava indo para a fazenda quando o encontrei. Ele estava armado e fui surpreendido quando trafegava pela Avenida Maria Quitéria”.
O CRIME
O crime que teve como vítima Japiassu Salles Siqueira Júnior aconteceu em 2003, no dia 24 de abril, quando estava para se iniciar mais uma Micareta na cidade. Porém um ano antes do crime, de acordo com apurações da Polícia Civil, houve um desentendimento entre ele e Jheferson durante uma partida de futebol.
As informações dão conta de que o acusado tinha um comportamento considerado violento, a ponto de levar uma cadela da raça Pitibul para o campo de futebol e soltá-la. O pai da vítima Japiassu Salles confirmou as informações. “Ele ia para o campo e chegando lá perguntava para a primeira pessoa que chegasse perto:‘Você quer ver eu acabar com a alegria deles?’ Depois ele soltava uma cachorra para morder os rapazes e furar a bola. Quem falasse qualquer coisa, ele corria para casa, pegava uma das 11 armas, das quais eles tinha orgulho em ter, voltava para o campo e pedia para o rapaz ajoelhar e falar tudo o que ele mandava, ameaçando atirar ”, contou.
Num destes episódios Japiassu Júnior interveio e repreendeu Jheferson por este comportamento. “Meu filho disse para ele não fazer aquilo porque não levaria a nada e desde então ele comprou uma briga com meu filho. Jheferson jurou que iria tirar a última gota de sangue dele”, lembrou.
Passado alguns dias, já numa nova partida por conta do mesmo comportamento houve uma nova discussão e os dois foram às vias de fato e Jheferson levou a pior. Depois deste episódio, vítima e acusado nunca mais se falaram.
Um ano depois, quando se imaginava que este episódio teria sido superado, o bárbaro crime aconteceu. Japiassu trafegava em veículo Gol em companhia de seu primo Alexsandro Sarmento, pela avenida Maria Quitéria, nas imediações do antigo Mega Fest, quando foram interceptados por um veículo D-20, dirigido por Jheferson.
Alexsandro dirigia o Gol. Ao sair para o acostamento, Jheferson emparelhou a caminhonete e atirou nas duas vítimas e fugiu. Japiassu Sales Siqueira Júnior morreu no hospital. Baleado, Alexsandro da Cunha Sarmento sobreviveu.
Jheferson apresentou-se dias depois e alegou legítima defesa, mas faltou às audiências na Justiça e teve a sua prisão preventiva decretada. Ele foi denunciado pelos crimes de homicídio duplamente qualificado e tentativa de homicídio duplamente qualificada.
21 comentários:
Este delegado é só filé hein! Tá botando pra ver dragão mermo. Agora sim estamos vendo a coisa tardar mas não falhar. Parabéns!!! Deixa esse valentão apodrecer na cadeia agora.
nossa ! esse delegando è um tesão,sou louca por ele.aff
Enfim a justiça começa a secumprir,agora essemarginalvai pagar pelos seus crimes só espero que que ele invente outra desculpa que não seja legitima defesa,é no mínimo ridicula esse argumento. Parabésns policia civil, parabéns Delegado o senhor é um homem de pulso.
Esses novos delegados que chegaram em Feira estáo resgatasndo a imgaem da policia aqui, mas ja to ouvindo comentarios que eles nao passam desse ano e vao embora. E depois? É preciso que as altoridades de Feira pressionem o governo pra que mortes de pessoas inocentes nao ficam impunes.
japi e suzana eu sou feliz por ver a justica foncionar en feira de santana...o seu delegado pelo amor de seus filhos prenda esses matadores e traficantes do bairro jardim cruzeiro que ta dimais e faca blits todos os dias pega esse motociclista q ta tirando vidas de tantas pessoas e bjosssssssss
BOA DELEGADO, VAI PAGAR VALENTÃO!
VAI TER UM MONTE DE PITBUL NA CADEIA PRA FURAR SUAS BOLAS AGORA VIADINHO!
Quero parabenizar a polícia cívil, que equipe está de feira de santana, todos os Delegados e Investigadores esão de , hoje em dia faz prazer o cidadão chega na Delegácia pessoas atenciosas e educadas atendendo o pessoal que procura por providência.Agora a justiça e a promotoria de jestiça solte essa marginal que ficou oito anos dando risadas de todos. Não demora para que essa equipe de Delegados e Investigadores saia de feira para salvador.
Valeu polícia cívil, Delegados e Investigadores estão de parabéns pelo belíssimo trabalho ,coloca esse marginal atrás das grades, hoje em dia a polícia cívil de feira de santana, só tem dado orgulho a todos, essa equipe do Delegado Fabio Lordelo é nota 10.
esse viadinho que fez isso com esse menino merecxe a morte .
japiasu era muito gostoso para morrer dest5e jeito.
prissão perpertua para ele.
parabéns ao delegado e toda sua equipe, fico feliz de saber a a justiça agora será feita, q esse viado vagabundo vire o prato preferido dos detentos, pq aqui fora ele era o valentão lá na cadeia ele vai ser a mocinha boazinha q todos vão comer e qto ao pai dele e toda sua fámilia se quiser reversar com ele só é ir ficar com ele na cela q todos os dias os detentos vão lá fazer uma gracinha kkkk
parabéns delegado e tda sua equipe. mais um marginal atrás das grades
FÁBIO LORDEIRO, BOM TRABALHO GAROTO CONTINUE ASSIM VC VAI LONGE.
MEUS SINCERO PARABÉNS AO DELEGADO FÁBIO LORDEIRO E TODA A SUA EQUIPE, Q A JUSTIÇA AGORA FAÇA O PAPEL DELA Q É MANTER ESSE MARGINAL ATRÁS DAS GRADES Q É LÁ O LUGAR DELE, EU Ñ CONHECIA A VÍTIMA, MAIS CONCERTEZA Ñ MERCERIA MORRER COMO MORREU Q ESSE VAGABUNDO APODREÇA ATRÁS DAS GRADES. MAIS UMA VEZ MEUS PARABÉNS
MEUS SINCERO PARABÉNS AO DELEGADO FÁBIO LORDEIRO E TODA A SUA EQUIPE, Q A JUSTIÇA AGORA FAÇA O PAPEL DELA Q É MANTER ESSE MARGINAL ATRÁS DAS GRADES Q É LÁ O LUGAR DELE, EU Ñ CONHECIA A VÍTIMA, MAIS CONCERTEZA Ñ MERCERIA MORRER COMO MORREU Q ESSE VAGABUNDO APODREÇA ATRÁS DAS GRADES. MAIS UMA VEZ MEUS PARABÉNS
valeu coordenador de policia Dr. fabio lordelo, é assim que a policia deve trabalha, a equipe só dá orgulho a sociedade feirense,mais uma vez coloca mais um marginal atrás da grade, espero que a bondosa justiça de feira não solte,ministério público,tem que consegue a condenação .
e agora Jerfeson vai chamar a maezinha,o papai e o maninho para defende-lo?
a justiça pode até demorar mais um dia ela virá nada mais trará Júnior de voltamas vc vai morfar atras da grades seu marginal tirado a pit bull! porque não deu a testa quando recebeu voz de prisão crápula
parabéns srº delegado o senhor mostrou que dinheiro nao compra tudo.esses anos todos esse marginal solto curtindo a vida.aqui no bairro mesmo muita gente via ele e ligava pra policia denunciando,mais a policia comprada pelo pai dele nada fazia.mais a justiça de Deus tarda mais nunca falha hj chegou seu dia de pagar pelo crime que cometeu, tirar a vida de uma pessoa tao queria aqui no bairro,o contrario de vc que todos nós sabiamos que nao vale nada pois filho que chega drogado em casa e bate em mae nao vale nem ta vivo.
espero que vc aprodreça na cadeia e que o dinheiro que seu pai tem ele nao compra mais policia aqui nao pq isso é uma vergonha para nossa cidade
MARGINALLLLLLLLLLLLLLL. AGENTE AQUI DO JOAO PAULO TE CONHEÇE MUITO BEM...ESPERO EM DEUS QUE VC PASSE SEUS ULTIMOS DIAS NA CADEIA,VALENTAO ANDAVA AQUI AMEDRONTANDO OS VISINHOS COM SUAS ARMAS E SUA CADELA PITBU.
PARABÉNS SRº DELEGADO O SENHOR É UM EXEMPLO DE UM VERDADEIRO PROFISSIONAL QUE NAO SE VENDE PRA FAZENDEIRO ASSIM COMO BRANDÃO.
PRA VCS TEREM IDEIA QUEM FAZIA A SEGURANÇA DESSE MARGINAL ERAM OS PROPRIOS POLICIAS COMPRADOS POR BRANDÃO...ISSO É UMA VERGONHA MAIS DEUS AGORA FEZ JUSTIÇA,TUDO NA HORA DE DEUS..OBRIGADO SENHOR.SEI QUE ISSO NAO TRARÁ MEU AMIGO DE VOLTA.
KD A VALENTIA AGORA HEIM JEFERSSON?????CHEGAVA NO CAMPO COM SUA CADELA E COLOCA ELA PRA MORDER OS MENINOS E COM SUA ARMA EM PUNHO..SÓ É VALENTE ARMADO PQ SOSINHO É UMA PUTA.NAO ACEITOU OS MURROS QUE TOMOU DE JR E SE VINGOU NA TRAIÇAO.SAFADOOOOOOOOOOOO,MARGINALLLLLLL,COVARDEEEEEEEEE.
Eu agradeço a Deus!!!Que bom que Jefferson se encontra em poder da policia, otimo trabalho delgado!!Esse marginal trouxe sofrimento e muita dor para a familia e amigos de Japiassu Júnior ele era amado, o menino de coração de ouro quem deixaria de ir para uma festa no trajeto da festa so para da socorro a uma visinha e passaria a noite e o dia a disposição da familia ele tinha um coração de ouro..Saudades eternas Junior!!!
pois é q o safado do pai desse marginal pegue agora o dinheiro dele e compre o caixão desse viadinho, pq se eu fosse a fámilia de jr era isso q ia fazer com esse corno feio deitar essa corno de uma vez por todas
Postar um comentário