Essa Reportagem Especial, que o Blog Polícia é Viola está reproduzindo foi investigada e elaborada pelos radialistas Denivaldo Costa e Rivaldo Ramos. Devido a preocupação com a Segurança Pública em nossa sociedade e também, o que agente, repórteres que cobrem a área policial enxergamos e acompanhamos o dia, dia dentro das delegacias, principalmente no Complexo Policial Investigador Bandeira, o descaso do Governo da Bahia, com o estado e em especial a Feira de Santana. Delegacias sem viaturas, sem material humano, material bélico e administrativo precário. E ainda, só nos primeiros 8 dias deste mês, 20 pessoas já foram assassinadas. Então, colocamos na integra essa grande reportagem.
O Governo do Estado continua com sua política de esquecimento com Feira de Santana e região em várias áreas e a equipe do Blog Central de Polícia reuniu várias "pérolas" relacionadas à segurança pública. O descaso atinge delegacias, presídio e o Departamento de Polícia Técnica, conforme mostram fotos tiradas nos locais.
Em compensação, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) já lançou unidades pacificadoras em algumas regiões da capital e vem investindo na propaganda do “Pacto pela Paz” na Bahia, mas diante da falta de estrutura para as polícias civil e militar,o número de crimes está atingindo níveis insuportáveis no segundo maior Município do estado.
Convém salientar que mesmo diante dos problemas, os policiais não têm medido esforços para combater a violência na “Princesa do Sertão”. Já há algum tempo, não se houve falar da “Operação Visão Noturna” que era desenvolvida pela Polícia Civil em Feira de Santana com mais freqüência. Confira os problemas apurados pelo Blog Central de Polícia.
QUEBRADO
Adicionar legenda |
Os problemas verificados por nossa equipe são dos mais variados e começamos com os dois veículos utilizados para transportar presos do Conjunto Penal de Feira de Santana, que estão quebrados e dificultam as audiências dos detentos no Fórum Desembargador Filinto Bastos. A situação só não está pior porque os agentes penitenciários estão utilizando um veículo que pertence à Polícia Civil, que serve também para transportar presos. Este veículo, por sinal, também aparenta estar em péssimo estado.
O furgão foi doado em virtude de várias transferências de presos do Complexo Policial para o Conjunto Penal de Feira, uma vez que equipes de Salvador precisavam se deslocar de Salvador para fazer o serviço neste município. Com a aquisição de novos veículos para a capital, o que sobrou, foi mandado para Feira.
O Conjunto Penal, por sua vez, continua sem a anunciada reforma e ampliação, pois foram constatadas falhas técnicas no projeto e diante disso, continua superlotado, sem poder receber todos os presos do Complexo Policial Investigador Bandeira, que também enfrenta o mesmo problema. No terreno do complexo também é verificado que o matagal toma conta do lugar e viaturas policiais estão abandonadas por falta de peças e manutenção, sendo destruídas pelo tempo.
RABECÃO SEM FREIO
Adicionar legenda |
RABECÃO SEM FREIO
Recentemente, um acidente ocorrido na BR-324 matou sete pessoas e foi necessário o deslocamento do rabecão do DPT de Santo Amaro da Purificação, pois não havia possibilidade dos corpos serem transportados em apenas um veículo. O DPT de Feira possui dois rabecões, mas um deles está quebrado no pátio do órgão, sem manutenção, e se fosse utilizado poderia matar alguém ou os próprios funcionários, pois está sem freios.
Adicionar legenda |
CORPOS PARA SALVADOR
Os parentes de pessoas mortas ainda continuam tendo que esperar por longo período, caso haja a necessidade de localizar um projétil no cadáver, pois há dez anos o aparelho de Raio X não funciona. Em virtude disso, os corpos precisam ser enviados para Salvador.
CORPO LIBERADO APÓS 3 ANOS
Adicionar legenda |
No inicio do mês de maio e após três anos, os restos mortais de um ancião foi liberado após o longo resultado de um exame de DNA. Foi constrangedor para a nossa equipe ver o sofrimento dos familiares. Eles já estavam quase sem esperança de sepultar o parente no município de Serrinha.
FALTA DE MÉDICO
Adicionar legenda |
Outro problema do DPT de Feira é a falta de médico legista, pois dois deles foram embora. Eles mesmos faziam vários procedimentos como necropsias, exames em feridos em acidentes, vítimas de estupros, espancamentos, etc... Em finais de semana bastante movimentados, a pequena equipe não dá conta do serviço e provoca a revolta dos parentes das vítimas.
FALTA DE ÁGUA NO DPT
A bomba d'água que transporta o líquido para as delegacias, carceragem, 3ª Ciretran e o DPT apresenta defeito constantemente e provoca a revolta de todos que trabalham no Complexo e nos presos que ameaçam se rebelar com a falta de água. O equipamento permanece "armengado" - amarrado com uma borracha. Há alguns meses, parentes de pessoas que estavam mortas no DPT se cotizaram, compraram uma bomba e contrataram um eletricista para resolver o problema e facilitar na liberação dos corpos. O fato ganhou repercussão no estado.
Adicionar legenda |
Ainda sobre o DPT, moradores dos conjuntos vizinhos estão reclamando do mau cheiro exalado durante as necropsias e segundo informações, a colocação de um exaustor poderia eliminar o problema
Centenas de carros continuam espalhados no pátio do Complexo Policial de Feira de Santana. São veículos que se transformam em piscinas para os mosquitos transmissores da dengue, além de abrigos para cobras, ratos... que invadem as residências vizinhas e em volta deles cresce um matagal. Esse matagal já foi foco de incêndios que colocaram em risco toda a comunidade.
No Serviço de Atendimento ao Público (SAP) do Complexo Policial, algumas pessoas que procuram o órgão para prestar queixa não estão encontrando lugar suficiente para sentar, pois as cadeiras estão quebradas e encontram dificuldades para utilizar o banheiro, pois um deles foi transformado em depósito, pela falta de espaço no antigo prédio.INSEGURANÇA NA DELEGACIA
O Plantão Central do Complexo Policial fica fragilizado durante a noite, colocando em risco as vidas dos agentes e de quem o frequenta, pela falta de um efetivo policial adequado para dar segurança ao local em caso de uma tentativa de invasão para resgatar algum preso perigoso. Cães vadios que habitam o local, servem de alarme com a aproximação de estranhos, principalmente a noite.
Não há policiamento no portão de entrada do Complexo e todos têm acesso ao local com facilidade.FALTA DE DELEGADOS
Faltam delegados plantonistas nas delegacias de policia, principalmente na 2ª Delegacia e para piorar, tem viatura quebrada, dificultando o trabalho dos investigadores na apuração dos crimes.
CONSTRUÇÃO DO NOVO COMPLEXO
O Complexo Policial precisa de uma reforma urgente e um novo órgão foi prometido e já deveria estar sendo construído no bairro Sobradinho, mas no local, só existe um terreno sendo tomado pelo mato.
Prometeram também a criação da 4ª Delegacia de Polícia, que funcionaria neste novo espaço. “As promessas estão no espaço".
Por falar em espaço, no atual Complexo Policial Investigador Bandeira, os profissionais que alí trabalham, estão encontrado dificuldades e a adoção de algumas medidas tem prejudicado o público que procura o órgão para resolver os mais diferentes problemas. Por exemplo, um dos banheiros foi desativado para se transformar em depósito de arquivos da polícia.ALUGUEL DE DELEGACIAS
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) tem autorizado a renovação dos aluguéis dos prédios ou residências onde estão localizadas a 2ª CP, Delegacia Especial de Proteção a Mulher (DEAM), Delegacia de Combate a Roubos de Cargas (DECARGA), Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs), entre outras com preços astronômicos. A maioria dos imóveis está localizada em pontos bastante valorizados no mercado imobiliário.
Vale salientar que o Governo do Estado possui imóveis no município de Feira de Santana, que poderiam ser utilizados para a instalação de delegacias e companhias e com a economia para seus cofres, o dinheiro poderia ser direcionado para a construção e manutenção dos referidos órgãos de segurança.
12 comentários:
Ontem mesmo já foi sancionada a criação da Região Metropolitana de Feira de Santana. O argumento mais usado se refere aos benefícios que serão gerados para as cidades participantes nos serviços de saneamento, telefonia, transporte coletivo, segurança e saúde pública. Pra mim não passa mais de uma manobra política para sugar mais do contribuinte, tendo maior poder de barganha para captar recursos federais e internacionais, porque educação, saúde e segurança estão uma merda. Estamos sendo violentados com todas essas precariedades; sofremos com péssimas infraestrutura, com segurança pública, com saúde... ou seja, pagamos caro e estamos sendo lesados por isso. A maioria das pessoas assassinadas na cidade nos últimos dias provavelmente têm "culpa no cartório", mas inocentes, cidadãos de bem, também não estão imunes às essas circunstâncias. Bom, eu só estou evidenciando os homicídios, porque outros delitos continuam crescendo absurdamente na cidade. O descaso têm fomentado do governo o crime e esse ciclo não para. A polícia está de mãos atadas, as pessoas de bem, assustadas, e os jovens sem opção, sem conscientização, em direção ao abismo de drogas, armas, presídio, cemitério... a sociedade está pagando muito caro e não está tendo o devido retorno. Só me resta a revolta, porque hoje penso duas vezes em ter um filho nesse mundo cão, culpa que atribuo em grande parte aos nossos governantes incompetentes, de todas as esferas (municipal, estadual e federal). BASTA!!!!!!!
É necessário que outros órgãos da imprensa faça como seus colegas fizeram, mostre a realidade da segurança pública em Feira de Santana,e mostre indignidade com que o governo do estado está tratando a "Princesa do Sertão".Nós cidadãos de bem estamos encurralados em nossas casas.Fiquei muito feliz de ver essa reportagem,pois sei que ainda a pessoas que goste de nossa cidade.Precisamos também renovar o cmd.da Polícia em Feira.
Mas a culpa disso tudo é o povo que votou nesse governo que não está nem ai pra essa situação, tá lançando propaganda dizendo que fez isso e fez aquilo, e nas próximas eleição o povo vota nele de novo .....
Se foi reeleito é por que tava bom. Mas não se preocupem amigos....quando estiver perto das eleições ele vai deixar tudo lindo pra sair bonito nas fotos. O povo tem oque merece...e não liga pra saúde, educação e segurança..Por que então o governo vai se importar?
Todo ano tem carnaval, São joão e Parada Gay. Isso sim, são motivos para levar a massa pra as ruas.
Eu tô começando a achar que PT significa: Partido dos Trambiqueiros
ISSO É BEM FEITO PRA QUEM VOTOU NO "PT" ACHANDO QUE ESSES PILANTRAS IRIAM RESOLVER OS PROBLEMAS DO BRASIL E DA BAHIA... O GOVERNADOR DO ESTADO SÓ QUER SABER DE MÍDIA E CACHAÇA, A SEGURANÇA PÚBLICA UM LIXO, EDUCAÇÃO NOTA ZERO NO ESTADO! FEIRA DE SANTANA NEM SE FALA... LARGADA AO DEUS DARÁ COM ESSE PREFEITO INCOMPETENTE E DESLEIXADO... A CIDADE FAZ NOJO COM TANTA VIOLÊNCIA! SÓ ELE QUE NÃO VÊ POR QUE DEVE ESTAR PREOCUPADO COM SEUS INTERESSES EXCLUSOS...
SITUAÇÃO DOS SUPLENTES DO CONCURSO DA PM-BA 2008, O QUAL A HOMOLOGAÇÃO FINAL SERÁ NO DIA 23-07-2011... NO MÊS DE JUNHO DESSE ANO FORAM CONVOCADOS MAIS 3.500 SUPLENTES PARA AS PRÓXIMAS ETAPAS (EXAMES ADMICIONAIS) A FIM DE COMPLETAR AS VAGAS RESTANTES E REFORÇAR O QUADRO QUE SE ENCONTRA EM DEFICIT PARA A (COPA). NO ENTANTO, DESSES 3,500 SÓ 1.453 FORAM CONSIDERADOS (APTOS)E 2.047 (INAPTOS). SE FOI APROVADO VERBA PARA 3,500, SUBENTENDI-SE QUE DEVERIA HAVER A CONVOCAÇÃO DOS SUPLENTES RESTANTES PARA QUE HAJA A REPOSIÇÃO DOS 2,047 E O EXAURIMENTO DOS RECURSOS À ESSAS VAGAS (ORÇAMENTADAS EM ABERTO). SABE-SE SER INCOSTITUCIONAL FERINDO O PRINCIPIO DA ISONOMIA A DIVULGAÇÃO DE NOVO CONCURSO POR PARTE DAS AUTORIDADES COMPETENTES TENDO EM VISTA QUE O CONCURSO ANTERIOR AINDA NÃO FOI ENCERRADO, ATO QUE FEZ O CORONEL BRANDÃO EM SEU BLOG O (SEGURANÇA EM FOCO), E EM OUTROS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO... POR ESSAS E OUTRAS DEZENAS DE MOTIVO PEDIMOS ENCARECIDAMENTE QUE NOS AJUDE NESSA LUTA PARA A CHAMADA DOS DEMAIS (EXCEDENTES = SUPLENTES).
OBS: Vale frisar:
APTOS SOLDADOS MILITAR FEMININO
REGIÃO 01 = 36
REGIÃO 02 = 10
REGIÃO 03 = 15
REGIÃO 04 = 03
REGIÃO 05 = 11
REGIÃO 06 = 06
(TOTAL 81)
Na região (4 = ILHEUS), há 2 vagas das 3.200 ofertadas em edital que ainda não foram preenchidas... Como encerrar um concurso com candidatos aprovados quando ainda há vagas?!
RESULTADO FINAL PM – 2008 / 3500
TOTAL GERAL DE CONVOCADOS = 3.500
TOTAL GERAL DE PERDAS E FALTOSOS= 2.047
TOTAL GERAL DE APTOS = 1.453
É POR ISSO QUE FEIRA E O RESTO DO INTERIOR ESTÁ ASSIM... NOS EXCEDENTES PRECISAMOS DE AJUDA PARA MUDAR ESSE QUADRO E CONTAMOS COM A AJUDA DO BLOG POLICIA É VIOLA...
Um monte de morto de fome querendo um emprego na polícia(kkkkkkkkkkkkkkk).
O problema da violência não é policial e social. Pode colocar um milhão de policiais nas ruas que não vai adiantar.
Enquanto houver desgigualdes e exclusões sociais a violência crescerá
´Não são mortos de fome são cidadãos de bem que querem o seus direitos reconhecidos, isso também é resolver desigualdade.
Vejá só quem está falando de problemas sociais, desigualdade e exclusão, alguém que chama pessoas que estudam para ter uma vida mais digna e não acabar no mesmo caminho de muito configurando o país violento que temos e vc chama de (mortos de fome). Da pra ver como é entendido do assunto. É o tipico caso do analfabeto funcional, escreve mais não sabe ler o que está escrito... :P
"Um monte de morto de fome querendo um emprego na polícia(kkkkkkkkkkkkkkk).
O problema da violência não é policial e social. Pode colocar um milhão de policiais nas ruas que não vai adiantar.
Enquanto houver desgigualdes e exclusões sociais a violência crescerá"
10 de julho de 2011 06:26
BEM EMPREGADO PARA VC QUE VOTARAM NESSE SAFADO DO GOVERNADOR.ELE SÓ TÁ DE BOA CURTINDO TOMANDO SUA PINGA CHEIRANDO SUAS CARREIRAS DE PÓ QUE TODO MUNDO SABE DISSO E TÁ FILÉ PARA ELE,ELE QUE TODOS SE ESPLODAM NÃO FOI VC QUE COLOCARAM AGORA AGUENTEM KKKKKKKKKKKKK.SEUS IDIOTAS.
MERECE MATÉRIA: A nova desse governo é tirar os policiais de Feira e mandar para Salvador, pra trabalhar na UPP. Completamente sem lógica isso. "Cobre um santo descobrindo outro". Onde já se viu!?
VCS para entenderem esse governo, sobre segurança pública:o nosso governador da BAHIA, em certa ocasião disse q a polícia ganhava mais do q trabalhava .Tendo em vista q as leis que o congresso nacional lançou ,foi motivado as cadeias públicas e presidios super lotados. AGORA VUS PERGUNTO:QUEM COLOCA ESSES PRESOS LÁ NO PRESIDIO? CHAMA-SE POLÍCIA.E agora?COMO VAI FICAR AS POLÍCIAS DO BRASIL?
Postar um comentário