Prefeitura de Feira de Santana

Guarda Municipal tem respaldo para fazer vistorias em escolas

A Operação Paz nas Escolas, desencadeada pela Guarda Municipal visando a redução da violência nas instituições de ensino, é baseada na legalidade. A informação é do Secretário de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV), Mizael Freitas.

“A Guarda Municipal tem legalidade e competência, conforme prevê a Constituição Federal no artigo 144, que diz que ‘os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei’. Desta forma, a nossa guarda, capacitada, tem total responsabilidade e confiabilidade para atuar dentro das escolas garantindo a segurança pública”, explica.

Ainda segundo o secretário, as abordagens são realizadas atendendo às chamadas da comunidade escolar e população em geral. “Os prepostos da Guarda Municipal comparecem às escolas para dar suporte à proteção dos estudantes, professores e funcionários das instituições. Ao serem acionados, se deslocam para o local e realizam abordagem de forma cautelosa, respeitando e preservando a integridade física e moral dos menores”, informa Mizael.

As vistorias durante Operação Paz Nas Escolas são realizadas por guardas de ambos os sexos e consistem em orientação dos estudantes e vistoria. “Temos o cuidado de enviar guardas femininos e masculinos para que as abordagens sejam realizadas de forma específica. O que nós queremos é evitar que Feira de Santana registre casos como a tragédia que abalou o Rio de Janeiro”, declara o secretário Mizael.

Além das abordagens, que são feitas por guardas professores e pedagogos, devidamente preparados para lidar com crianças e adolescentes, a Operação Paz nas Escolas inclui a realização de palestras sobre o risco do porte de armas nas unidades de ensino e informações sobre ações que podem evitar a violência dentro e fora da escola.

Informações da SECOM

7 comentários:

Carlos disse...

Salve Salve a Swatt do Sertão, o esquadrao super-especializado no combate em situaçoes de riscos!!! Claro que isso é uma ironia, essa Guarda Municipal, nesse estilo de policiamento e prevençao só serve para o patetico sub-comandande "Marco Vinicius" tentar engendrar uma possivel candidatura a vereador, tal qual o delegado Deraldo Damasceno, fez no ultimo pleito. Pois bem, tanto este, como aquele tornaram celebridade de programas e blogs policiais. Salve o circo!!!

Anônimo disse...

com toda a certeza.....

Anônimo disse...

Esse cara é patético.
Como o velho ditado diz: Quer conhercer o homem dê poder a ele.

Anônimo disse...

Carlos parabens pelo seu comentário

José Marcelo disse...

Essa nota é uma piada, depois de ser chamado a atenção pelo Juiz de Menores sobre a total falta de condições da Guarda Municipal de realizar tal operação e promover palestras para os alunos das escolas municipais, nas quais eram proferidas pelo comandante Marcos Vinicios,e que usava um palavriado improprio, PASMEM! O comandante da Guarda Municgal de Feira de Santana,responde a processo na justiça por crime de porte ilegal de arma de fogo, processo nº006399-19-2002.805.0080, de 08/05/2002,da lei 9.437/97, artigo 10 insico II. Esse sujeito tem alguma moral?

Carlos disse...

Vamos de alguma forma comentar nos meios de comunicação para tentar a exoneração desse cidadão. Nao tem competencia, sensibilidade para ocupar este cargo. Estás lá apenas pelo acordo covarde que a categoria fez com nosso amado prefeito.

M. Marques disse...

Essa cidade não tem lei nem justiça, a Guarda Municipal, que não tem culpa diga-se de passagem, mas os seus comandantes sim são responsaveis pela ilegalidade de usar arma de fogo a margem da lei e devido a essas operações inresponsaveis existem cerca de 15 Guardas respondendo a processos na justiça por cumprir ordens ilegais. Acordem colegas voces estão se complicando só para promover um marginal.

Polícia baiana prende 190 líderes de facções na Bahia

  A ação da Polícia da Bahia tem focado nos "peixes grandes" do crime organizado", diz o deputado estadual Marcelino Galo (PT...