Vinte e quatro pessoas foram presas na madrugada de ontem (14) por participação em um esquema que burlava a fiscalização e a cobrança de impostos nas estradas baianas. Os acusados de sonegação, a maioria empresários, faziam passar as cargas das suas mercadorias pelo posto fiscal Benito Gama, em Vitória da Conquista, onde ocorria a fraude. O esquema contava com a ajuda de policiais militares, presos durante a operação que levou o nome de Caracará.As investigações tiveram início há cerca de um ano, após a Secretaria Estadual da Fazenda detectar grande evasão de valores das empresas envolvidas, entre elas a Pampo Com. de Alimentos, conhecida como Casa de Carnes Luar, e a Valéria Serviços de Armazenamento e Boi Vivo Comércio de Alimentos, localizadas em Salvador.No interior do Estado, a empresa Elo Distribuidora de alimentos de Vitória da Conquista; a Cestão Supermercados e o Atacadão Pinto Alimentos e Bebidas, de Feira de Santana; a Casa Padim Atacado Distribuidora de Alimentos, da cidade de Itabuna e as Osni Quadros de Almeida, conhecida como Mercadinho Poupe Mais, Supermercado Central e a M Anésia também foram embargadas.
Alguns dos presos na Operação CarcaráVALORES
Cálculos realizados pela Sefaz apontam que cerca de R$ 27 milhões eram sonegados por mês através do esquema. Apenas em um ano de fraude os acusados lesaram mais de R$ 320 milhões dos cofres públicos. “As investigações estimam que essa quadrilha age há quase cinco anos, o que representa milhões de reais a menos nos cofres públicos”, declarou o secretário da Segurança Pública, César Nunes.
O procurador-geral de Justiça, Wellington Santana, disse que reconhece “o êxito em operações conjuntas entre o Ministério Público e as Polícias Civil e Militar”. “Embora seja um crime em que aparentemente não há violência, a sonegação fiscal afeta o interesse coletivo, pois proporciona a concorrência desleal e burla o fisco”, explicou o representante do MP.
Os envolvidos no esquema responderão pelos crimes de sonegação fiscal, formação de quadrilha, corrupção ativa e inativa e falsidade ideológica. O balanço da Operação Caracará foi apresentado na manhã de quarta-feira (14) pelo secretário da Segurança Pública, César Nunes, o secretário de Estado da Fazenda, Carlos Martins, e o procurador geral de Justiça, Wellington Santana. Outras autoridades da Segurança Pública também estiveram presentes.
O procurador-geral de Justiça, Wellington Santana, disse que reconhece “o êxito em operações conjuntas entre o Ministério Público e as Polícias Civil e Militar”. “Embora seja um crime em que aparentemente não há violência, a sonegação fiscal afeta o interesse coletivo, pois proporciona a concorrência desleal e burla o fisco”, explicou o representante do MP.
Os envolvidos no esquema responderão pelos crimes de sonegação fiscal, formação de quadrilha, corrupção ativa e inativa e falsidade ideológica. O balanço da Operação Caracará foi apresentado na manhã de quarta-feira (14) pelo secretário da Segurança Pública, César Nunes, o secretário de Estado da Fazenda, Carlos Martins, e o procurador geral de Justiça, Wellington Santana. Outras autoridades da Segurança Pública também estiveram presentes.
Alta cúpula da SSP apresenta balanço da operaçãoPRISÕES
Das trinta pessoas especificadas nos mandados de prisão expedidos pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Vitória da Conquista, Leonardo Maciel Andrade, até agora, vinte e quatro foram presas em Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Alagoinhas e Itabuna. Na capital foram capturados Igor Ferreira Cruz, Mario Sérgio Ribeiro Ferreira, Clívio Pimentel Cério Alberto Machado e Waldir Fernandez Vaz apresentados na manhã de hoje, na Coordenação de Operações Especiais da Polícia Civil (COE).José Carneiro de Oliveira foi preso em Feira de Santana e Luiz Edson da Silva Bastos em Alagoinhas. Em Itabuna, sul do estado, Doaldo Marques dos Anjos foi capturado. Já no município de Vitória da Conquista, Cácia Maria Macedo santos, Jorge Ferreira de Almeida, Marco Alan Meireles, Edilson Brito Ferreira, Jammes Dean Santana, Isac Luiz Dias, Breno Macedo estão aguardando serem ouvidos sobre o caso. Também em Conquista os nove policiais militares que participavam do esquema estão presos, aguardando a transferência para o Batalhão de Choque, em Lauro de Freitas.Também foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão na Operação Caracará. Segundo o Secretário de Segurança Pública, César Nunes, foram apreendidos diversos documentos que serão analisados e irão ajudar na conclusão do inquérito. Cento e quarenta e seis veículos utilizados nas ações da quadrilha estão restringidos pelo Departamento Estadual de Trânsito e também serão apreendidos.
A operação aconteceu simultaneamente em várias cidades
A operação aconteceu simultaneamente em várias cidades
9 comentários:
Independente do erro, sao todos trabalhadores, todos pais de familia.
Existem ladroes, terroristas, pedofelos... principalmente em Vitoria da Conquista, e a justiça nao faz absolutamente nada. Vitoria da Conquista esta sendo tomada por bandidos, quadrilha´s e a polícia nao faz nada porque sao covardes! Se tentam ligar para o 190 eles nao atendem porque tem vida boa, claro, com suas excessões! Mas Deus é quem manda na justiça, Deus é o advogado dos advogados. Pais de familia nao devem ficar presos. Quem merece ser preso sao os covardes, os bandidos que estao soltos e ninguém faz nada! Na minha opinião o governo joga sujo com valor dos impostos, querem ganhar ate em cima dos trabalhadores.
``Justica é justiça, e deve ser para todos``. Sejam eles em qualquer posição na piramide.
Essa justica esta sendo injusta com muita gente principalmente com os meros transportadores de cargas que nao tem nada a ver. A justiça esta querendo mídia. E eu estou horrorizada com o mandato de prisao de alguns Homens.
Francielly Santos
O Jornal ainda esconde muita coisa do mundo, principalmente sobre como o mundo é comandado, e quem comanda o governo sobre as 13 pessoas que governam por tras dos presidentes, os impostos é de quem do povo ou do governo? o governo quer punir alguns homens por sonegar impostos? e como o governo deverá ser punido? e a populãção que passa fome, que morre nos hospitais sem ajuda medica o nosso pais é uma merda comandada por muitos terroristas, o governo agora quer de volta o que lhe foi tirado? imagine que esses homens so estavam garantindo a saude de seus filhos suas casas medicos particulares, coisa que o nosso governo não nos proporciona como deveria, a população deve se concientizar que os nossos impostos que pagamos, pra onde vai? e quando exigimos nossos direitos quanto tempo leva pra alcançarmos? os jornais mostram muito mais ocultam muito tb, esses homens não são bandidos não são criminosos, porque o maior crime esta no governo e como o nosso pais vem sendo governado.
ladrão que rouba ladrão...
cadeia neles sao ladroes do mesmo geito de outros e nem sempre comem cana!!
São país de familias, mais não deixam de ser criminosos, já que cometeram um crime perante a Lei e todos sabiam que era crime o que estava fazendo. Não estou devendendo ninguém, apenas é o meu comentário.
Outra coisa, o traficante, assaltante, estelionatario, entre outros criminosos, também são país de familias. Então eles tinham que serem presos mesmos.
Por que, quando compramos uma mercadoria, pagamos um valor, e dentro de ser valor, os impostos estão imbutidos, mas, se esses "Pais de familias" não repassam os impostos que pagamos para o governo, eles estão roubando a nos Pias de Familias.
SERÁ QUE ISSO EXPLICA O GOVERNO E SUAS FALCATRUAS?
Aqui não falta sol
Aqui não falta chuva
A terra faz brotar qualquer semente
Se a mão de Deus
Protege e molha o nosso chão
Por que será que tá faltando pão ?
Se a natureza nunca reclamou da gente
Do corte do machado, a foice, o fogo ardente
Se nessa terra tudo que se planta dá
Que é que há, meu país ?
O que é que há ?
Tem alguém levando lucro
Tem alguém colhendo o fruto
Sem saber o que é plantar
Tá faltando consciência
Tá sobrando paciência
Tá faltando alguém gritar
Feito um trem desgovernado
Quem trabalha tá ferrado
Nas mãos de quem só engana
Feito mal que não tem cura
Estão levando à loucura
O país que a gente ama.
``FRANCIELLY SANTOS``
Cadeia neles, pq lugar de ladrão é na cadeia.
Vagabundos,ladrão.
Ladrão, ladrão.
vc chama de vagabundo ladrao pq vc nao conhece, eles sao pessoas direitas que sustentam varias familias, vc nao tem ideia do que ta falando, fala só pra postar seu comentario ridiculo aí, só quem sabe o sofrimentos que eles estao passando é a familia, mulher filhos pai e mae. quando vc passar por algo igual vai saber o que estou falando. e tem mais eles querem regularizar o jogo, só que nao consegue pq o governo nao quer, sabe pq? pq no dia que isso acontecer vai acabar a corrupçao! que Deus toque no coraçao de todos e pense um pouco no sofrimentos deles. Alete arlete_surf@hotmail.com
Pq soltaram esses ladrões? É claro que são criminosos. Sustentam várias famílias? Deixe de ser idiota, e as famílias que deixam de ser beneficiadas por conta dos roubos desses filhos da puta? Esses marginais deveriam continuar atrás das grades! Tem gente passando fome por causa desses calhordas!!
Postar um comentário