Prefeitura de Feira de Santana

Caminhada da Paz contra a violência no Jardim Cruzeiro

A Associação de moradores do Bairro jardim Cruzeiro, Presidente Getulio Vargas, organizou no último sábado uma Caminhada da Paz contra a violência. Assustados com os dados da violência, que estão mostrando nos últimos meses um movimento de ascendência (ver destaque abaixo), na cidade, de modo geral.
O bairro Jardim Cruzeiro também tem sido palco de homicídios e assaltos, diariamente. A caminhada contou com apoio da Escola Municipal Diva Matos Portela e do Colégio Estadual Godofredo Filho e de alguns comerciantes do bairro.
Demilson Brito, presidente da Associação, acredita que 5 mil pessoas participaram da caminhada, que percorreu as principais ruas do Jardim Cruzeiro. O trajeto contou com as apresentações de grupos culturais como o grupo Abraçar Capoeira, da Associação Brasileira Capoeira Regional, e a quadrilha junina Ó Paí Ó, durante todo o percurso.




Alunos das escolas e moradores do bairro estiveram presentes na caminhada, que contou com a presença de moradores de outros bairros, preocupados com a questão.
Para a reportagem, o presidente da Associação, Demilson Brito, disse que a Caminhada da Paz foi programada para levar a paz para o bairro e para toda a cidade, através de uma primeira mobilização. “Essa é a primeira vez que acontece um ato desse aqui no bairro. A Associação agora está de cara nova e agora vamos fazer uma caminhada desta todos os anos”, disse. Ele também informa que moradores os procuram na Associação, “exigindo atitudes que possam promover uma resposta positiva frente à crescente violência e aos assaltos que acontecem diariamente em todas as ruas do bairro”.



“Atitudes como caminhada pela paz podem e devem ser utilizadas como um primeiro passo para algo maior, como promover a cidadania e a disseminação de uma cultura de paz. Se as caminhadas conseguem agrupar um número significativo, ótimo. Mas elas devem ser vetores de atitudes que possam ser utilizadas para transformar mentalidades, e não caminhar por caminhar. Não acredito que eles sejam ingênuos e pensem que as caminhadas por si representam grande coisa, no sentido de ação que vá dar em algo concreto”, criticou o estudante Eduardo C. Rabelo, que esteve no evento.



Assaltos
A reportagem conversou com um morador do bairro, que não quis ser identificado temendo represaria. “Não entendo por que a polícia não consegue pegar esses caras, eles andam de motocicletas e bicicletas, praticam os assaltos e saem normalmente, como se nada tivesse acontecido”.
Segundo um comerciante do bairro, que preferiu não ser identificado, um dia antes da caminhada dois mercadinhos foram assaltados. “Em um destes assaltos, houve disparo de tiros contra um funcionário do estabelecimento, por pouco não aconteceu uma tragédia. Sem contar o caso, acontecido na semana no Colégio Godofredo, em que um estudante foi assassinado com tiros na cabeça. O Jardim Cruzeiro não é mais aquele, em que vivíamos tranquilo”.

Homicídios em Feira 2010
156 do início do ano até o dia 11 de maio
22 até o dia 11 de maio





Nenhum comentário:

Polícia baiana prende 190 líderes de facções na Bahia

  A ação da Polícia da Bahia tem focado nos "peixes grandes" do crime organizado", diz o deputado estadual Marcelino Galo (PT...