Prefeitura de Feira

Mais um jovem assassinado na cidade


Arnozinho ainda chegou a ser socorrido, mas não resistiu
O jovem Arno Bezerra de Melo Filho, conhecido como “Arnozinho”, 19 anos foi assassinado com vários tiros de pistola, calibre 380, na noite de quinta-feira (14), na Avenida Maria Quitéria. Segundo a polícia, Arnozinho saia de um pagode que acontecia na Maria Quitéria, quando o mesmo foi surpreendido por dois homens que estavam montados em uma motocicleta.

Os tiros atingiram cabeça e tórax da vitima, que ainda chegou a ser socorrido para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), mais não resistiu. Familiares da vitima afirmou que, o mesmo teria tido passagem na delegacia por porte ilegal de arma. O corpo de Arnozinho foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), para fazer a necropsia.

Ele residia na Rua 5 de Maio, no bairro Rua Nova. O crime será investigado pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia.

Desarticulada quadrilha chefiada por delegado

Delegado Madson Barros

Oito pessoas de uma quadrilha, liderada pelo ex-delegado titular da cidade de Gandu, Madson Santos Barros, foram capturadas na madrugada de ontem (14), em cumprimento a mandados de prisão. O resultado da Operação Pojuca, realizada em conjunto pelas polícias Civil e Militar e com o apoio de Ministério Público, em Salvador, Pojuca, Catu, Simões Filho e Gandu, prendeu, além do delegado, um soldado da Polícia Militar, um ex-carcereiro e cinco ex-comissários de menores.
Na ação, nove pistolas (cinco .380 e quatro .40), uma espingarda calibre 12, quatro algemas, dois coletes balísticos, dois uniformes e um distintivo da Polícia Civil, além de munições de diversos calibres foram encontrados em poder dos acusados.

Em entrevista coletiva, realizada esta tarde, no auditório da Secretaria da Segurança Pública, no CAB, o delegado-geral adjunto, Bernardino Brito Filho, explicou que a operação teve como objetivo desarticular um grupo formado por servidores públicos e por pessoas que se passavam por policiais. “Temos o dever de garantir a cidadania, o respeito e a paz social e não admitiremos ações criminosas praticadas por quem quer que seja e, em especial, por autoridades públicas”, afirmou.

Adicionar legenda
Investigada há mais de um ano e quatro meses, a quadrilha é acusada da prática de inúmeros crimes, a exemplo de homicídio, extorsão e usurpação da função pública. “As investigações apontam que o grupo atuava, inicialmente, na Região Metropolitana de Salvador e que passou a agir em Gandu, com a transferência do delegado Madson para aquela cidade”, declarou a promotora Ediene Lousado, integrante do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco) do Ministério Público Estadual.

Responsável pelas apurações, a delegada Ana Carolina Oliveira, da Coordenadoria de Operações Especiais (COE), ressaltou que a quadrilha utilizava a estrutura da Polícia Civil, como viaturas, armas, algemas, coletes e distintivos da instituição, para praticar os delitos.

Além do delegado Madson Barros, estão presos na COE, sediada no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, o soldado PM Manoel Santos de Jesus, o ex-carcereiro Mílton de Jesus e os ex-agentes de proteção de menores Edmílson Ferreira Ramalho, Jimi Carlos Jardim, José Sérgio dos Santos de Jesus, João Batista Neto e Paulo César Góes Dias.

Adicionar legenda

Acidente na Presidente Dutra deixa seis pessoas feridas

Na manha de ontem (14), por volta de 9,30 horas, seis pessoas ficaram feridas em um acidente automobilístico que aconteceu nos cruzamentos das avenidas Presidente Dutra com a Maria Quitéria, nas proximidades das instalações dos camarotes da Micareta.

Segundo testemunhas, tudo aconteceu, quando o motorista não identificado, conduzia o veiculo Parati, de placa JLU 0037 e avançou o sinal vermelho, atropelando duas pessoas que estavam montados em uma motocicleta e ainda um ciclista que também passava pela Presidente Dutra.

Três pessoas que estavam abordos da parati, as duas que estavam na motocicleta e o ciclista foram socorridas por equipes do Samu e encaminhadas para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA). Médicos informaram que nenhuma das vitimas correm risco de vida. juntamente com os dois da motocicleta e o ciclista



Polícia prende acusado de estuprar enteada


Foi preso na manhã desta quarta-feira(14) e encaminhado para a Delegacia de Santo Estevão, Dionísio Paulino da Silva, acusado de estuprar a enteada, 15 anos. O acusado já tem passagens pelo Presídio Regional em Feira de Santana, onde respondia por crimes de roubo, assalto e tráfico de drogas.

Após denúncia feita na DEPOL de Santo Estevão na manhã de terça-feira (12), a Polícia Civil, com apoio da Militar realizaram uma diligência na localidade onde mora o acusado e o encontraram escondido no meio de um matagal.
De acordo informações da mãe da vítima, o acusado chegou em casa drogado e bêbado. “Assim que ele chegou em casa, agarrou minha filha, deu uma gravata nela, ao mesmo tempo ele me atingiu, eu cair no chão e ele saiu com a menina para o mato”, contou a mãe, acrescentando ainda que, “após sair gritando pelo socorro, minha filha chegou em casa chorando e toda ensangüentada e mostrando tudo que ele fez com ela, além do estupro, ela ainda ficou com várias lesões no corpo, a mão cortada, o rosto”, desabafou.

Procurada para saber mais informações do fato, a delegada Klaudine Passos informou que é uma situação que acontece em segredo de Justiça.

Os Agentes de Proteção á Infância e Juventude da Comarca de Santo Estevão, André Santiago e Astério Máximo, apresentaram na Delegacia de Polícia Civil do município na manhã de ontem, Everaldo Gomes de Souza, acusado de violentar sexualmente uma menor de 6anos.

O fato aconteceu no mês de dezembro, mas a Polícia só conseguiu capturar o acusado na manhã de hoje (13), quando a mãe da vítima informou ao Juizado da Infância que Everaldo já estava na região.

De acordo com informações de populares, o acusado é portador de deficiência mental e que já estava sumido há quatro meses, temendo encontrar com os familiares da menor.

Guarda apreende armas brancas em escolas municipais


A violência nas escolas é algo que preocupa os educadores e toda a sociedade feirense. Desenvolvendo uma operação de conscientização junto aos alunos, ontem a Guarda Municipal apreendeu 15 armas brancas no interior de algumas escolas, como resposta à questão levantada através de reportagem veiculada na edição de ontem do FOLHA DO ESTADO, na qual educadores demonstravam apreensão em relação à violência que toma conta das instituições de ensino da cidade.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, a operação, deflagrada na última segunda-feira, já apreendeu várias armas brancas em instituições de ensino. “Por questões éticas, não vamos divulgar os nomes das escolas nas quais apreendemos as armas e até mesmo um revólver de brinquedo que estava sendo utilizado por um aluno para ameaçar outros estudantes. Nós recolhemos o material e vamos continuar atuando de forma rígida para que a lei seja cumprida”, assegura.

O dirigente disse que o trabalho de conscientização tem sido bem recebido por alunos e professores. “Nós Contamos com o apoio de órgãos especializados, de pedagogos e de alunos que estão entendendo a nossa mensagem. Além disso, observamos a questão do movimento ao redor das escolas, já que muitos marginais circundam os colégios e outros até chegam a se matricular para traficar drogas e roubar”, afirma Marcos Vinícius.

O comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, ressalta que a meta é atingir todas as unidades escolares da rede pública municipal. “Pretendemos desenvolver palestras em todas as 214 escolas do município, tanto na zona urbana quanto rural, visitando uma média de cinco a seis escolas por dia”, frisou.

Durante a operação, prepostos da Guarda Civil Municipal visitam as escolas e promovem palestras nas salas de aula. A primeira escola foi o Ginásio Municipal Professor Joselito Amorim, onde Marcos Vinícius e mais três palestrantes mantiveram contatos com alunos e os alertaram sobre os prejuízos provocados pelo uso de drogas.

Paralelo à campanha, o governo municipal também pretende agir no entorno das escolas para evitar que pessoas estranhas ao ambiente se infiltrem nelas. “Estamos atentos ao problema das drogas e desenvolvendo ação que visa coibir a infiltração de usuários ou qualquer pessoa que estimule o uso de dependentes químicos no meio escolar”, alertou.



Jovem é assassinado com vários golpes de faca


O jovem Macksuel dos Santos Lima, 23 anos foi encontrado morto na manhã de ontem, as margens da BA 409, que liga os municípios de Serrinha e Conceição de Coité. O corpo dele apresentava dezenas de perfurações de instrumento cortante tipo faca.

Segundo a Polícia Civil de Serrinha, responsável pela investigação do caso, afirmou que já iniciou a investigação, mais até o momento ainda não tem mais detalhes dessa morte. O corpo de Macksuel foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana para fazer a necropsia.

A vitima residia no município de Serrinha.

ASSALTO
Ainda no município de Serrinha, na noite de terça-feira (13), na Estrada que liga o município a cidade de Biritinga, uma carreta carregada de cimento foi assaltada por três homens, que estavam abordos de veiculo Fiat Pálio, cor branca com placa de Feira de Santana, demais dados ignorados.

O motorista Raimundo Ferreira Borges Filho, 38 anos, morador do bairro Olhos D’água, em Feira de Santana, disse em entrevista ao repórter Renny Maia da Rádio Continental de Serrinha, que transitava pela estrada, quando os bandidos interceptaram o veiculo e anunciaram o assalto.

Os criminosos chegaram a disparar dois tiros no pára-brisa da carreta e roubaram R$ 2.850,00 em dinheiro e quatro folhas de cheques no valor de R$ 1.425,00. Após a ação que durou cerca de 20 minutos, os assaltantes fugiram com destino a Serrinha. O caso foi registrado na 1ª Circunscricional da cidade.



Bandidos assaltam mais uma agencia do Banco do Brasil: desta vez em Lagoa Real


Cinco homens encapuzados assaltaram com fuzil e revólveres, na manhã desta quinta-feira (14), uma agência do Banco do Brasil, no município de Lagoa Real, sudoeste do Estado. Segundo a polícia local, os bandidos vestiam roupas camufladas do Exército e fizeram disparos, deixando várias cápsulas da bala no chão. Os vidros da agência foram quebrados, mas não houve feridos.

A polícia informou que os assaltantes fizeram dois clientes e o gerente da agência de reféns. Eles foram liberados pela quadrilha na estrada que liga Lagoa Real ao município de Caetité.

Em dois meses, a cidade Lagoa Real já registra o segundo assalto a banco. Com o assalto de hoje, já são 27 agências assaltadas na Bahia.

As informações são do G1



Delegado Madson é preso mais uma vez


Delegado Madson Barros
O Centro de Operações Especiais (COE), prendeu na manhã desta quinta-feira (14), no município de Pojuca, na Região Metropolitana de Salvador, o delegado Madson Santos Barros. A ação solicitada pelo Ministério Público do Estado (MP/BA) visa cumprir mandados de prisão contra policiais.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP), ainda não há mais informações sobre a ação, mas o Secretario chega do Rio de Janeiro ainda nesta manhã e poderá responder as dúvidas. A operação está sendo realizada em Pojuca, Gandu, Catu e Salvador. Madson e outros presos foram levados para a sede do COE, no bairro de São Cristóvão, em Salvador.



O DELEGADO

Madon Santos Barros foi autuado em flagrante em 2009, por racismo, porte ilegal de arma, desacato e por formar uma milícia na cidade de Gandu, em que era titular. Na época, o Ministério Público apurou que Madson teria contratado homens armados, não-policiais, para acompanhá- lo no “combate” à criminalidade. Os chamados X-9 teriam agindo sem conhecimento da Justiça e sem quaisquer critérios policiais, tendo inclusive vitimado inocentes.

No mesmo ano, Madson foi encontrado desacordado dentro de um Fiat Palio de madrugada, por policiais militares, na rua Jaime Sapolnick, próximo a uma praça no Imbuí. Quando reanimado e conduzido à Corregedoria da Polícia Civil, ele reagiu de forma violenta e agrediu fisicamente e verbalmente o policial de plantão.

De acordo com o delegado da Corregedoria, Adagilson Campos Sobral, Madson usou palavras racistas contra o policial de plantão, e se recusou a fazer o exame de alcoolimia, para verificar se ele estava bêbado. Ainda de acordo o delegado, Madson só aceitou fazer o exame de lesões corporais.

Em 2008, a mesma Corregedoria abriu um processo de investigações contra ele, que foi preso após efetuar diveros tiros em um bar, no bairro de São Cristóvão. Na época, ao chegar na 12ª DP, em Itapuã, o delegado resolveu tirar a roupa, quando soube que seria encaminhado à Corregedoria. As informações são do Correio



Esquema de fraude em benefícios do INSS em Ilhéus é descoberto pela P F

A Polícia Federal, em parceria com o setor de inteligência da Previdência Social, deu início, às 6h desta quinta-feira, à Operação Radar, que está indiciando suspeitos de fraudar concessões de benefícios do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social -, no município de Ilhéus, sul da Bahia. Pelo menos 63 pessoas receberiam ilegalmente os benefícios desde 2003, principalmente pensão por morte.

Entre os suspeitos, segundo a polícia, estão membros da tribo indígena Tupinambá hã hã hãe, da aldeia de Olivença. Duas pessoas já foram ouvidas, entre elas, uma cacique da tribo. Ninguém foi preso. Segundo o superintendente do INSS, André Fidelis, o prejuízo para a Previdência Social é estimado em R$ 500 mil.

De acordo com a delegada da Polícia Federal, Denise Cavalcanti, as pessoas conseguiam o atestado de óbito falso, entravam com o pedido no INSS e um funcionário facilitava os procedimentos subsequentes. A polícia cumpriu cinco mandatos de busca e apreensão nesta manhã, sendo quatro em residências e um na agência da Previdência Social, todos em Ilhéus.

Na operação, foram apreendidos desde documentos e solicitações até carteira de trabalho. Segundo a delegada, os beneficiados do esquema irão responder por estelionato e falsidade ideológica e podem pegar de um a seis anos de prisão. Os funcionários da Previdência Social envolvidos no caso também responderão processo administrativo. (G1)



Feira vai ganhar quatro UPPs

Feira de Santana vai ganhar quatro Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), de um total de 14 que serão instaladas no interior da Bahia. O anúncio aconteceu no início da semana, na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), através do secretário Maurício Barbosa e do delegado chefe Hélio Jorge.

A SSP revelou que serão instaladas 34 Bases Comunitárias de Segurança (UPPs baianas), 14 serão instaladas nos municípios e 20 na capital baiana, até 2013. Ainda de acordo com a SSP, mais de 200 oficiais e praças estão sendo treinados para atuar nessas bases de segurança, que serão instaladas em pontos estratégicos.

Em Feira de Santana, as UPPs serão instaladas na Praça da Matriz (Centro da cidade), nos conjuntos Feira X e Cidade Nova, mais um local que ainda não foi divulgado. O que chama atenção da sociedade de Feira de Santana é que os bairros com maiores índices de tráfico de drogas e homicídios não foram citados.

Conjunto Feira X

CURSOS

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia, por meio da Polícia Militar, deu início ao processo de capacitação de 145 pessoas, entre oficiais e praças, que vão atuar nas bases comunitárias de segurança a serem instaladas brevemente em Salvador, nos bairros do Calabar e Nordeste de Amaralina.

A aula inaugural do curso de Gestor e Operador de Policiamento Comunitário, que teve como tema “Visão Panorâmica do Policiamento Comunitário”, foi ministrada pelo tenente-coronel da PM Francisco Édson de Araújo, na manhã de segunda-feira (11), no auditório da Faculdade Dom Pedro II, no comércio.

Especialista em Segurança Pública pela Escola Superior do Rio de Janeiro e mestre em Gestão Organizacional e Desenvolvimento Humano, ele declarou que, neste primeiro momento o ideal é “trazer uma visão panorâmica de todo o processo”, observando que o policiamento comunitário é uma vertente que chegou para ficar. “Onde tem um policiamento dando certo é porque passou pela aproximação com a comunidade. É preciso que os policiais saibam o que, como e quando fazer”, ressaltou.

Com carga de 40 horas/aula, o curso prossegue até sexta-feira (15).

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, e o diretor da Polícia Técnica, Raul Barreto, prestigiaram o primeiro dia de aula. “Há mais de um mês não temos mortes no Calabar e no Nordeste de Amaralina. Temos muito que avançar. Estamos orgulhosos por este momento da PM e espero que esta seja uma semana muito proveitosa”, afirmou o secretário.

Acrescentou ainda que a capacitação dos policiais integra o Pacto pela Vida. “É um passo mais importante dado pela Polícia Militar, que sai na frente e dá um bom exemplo para a sociedade”.

O comandante-geral da PM, coronel Nílton Mascarenhas, informou que os policiais militares selecionados para o curso possuem um bom nível intelectual. “A capacitação dos profissionais de segurança pública é fundamental para o bom desempenho do policiamento”, disse, destacando que o Batalhão de Choque está no Calabar e que, no final do mês, o efetivo que se encontra participando do curso será deslocado para integrar a Base Comunitária de Segurança a ser instalada naquele bairro, dentro da nova temática inspirada no sistema de policiamento japonês Koban, existente há mais de 100 anos.

Segundo o comandante de Operações Policiais da PM, coronel Zeliomar Almeida, os subtenentes e sargentos participam do curso de gestor e os soldados do de operador. “Eles vão se capacitar para que se tornem líderes desses grupos no comando das bases”, enfatizou, lembrando que, após capacitados e com o apoio das lideranças comunitárias, “os policiais contribuirão para a continuidade dos projetos do poder público para a promoção da paz e da tranquilidade dos moradores”.

Além de manter a harmonia com o povo, cada policial vai repassar as informações adquiridas durante a capacitação. “Seremos instrumentalizados para promover a mobilização social e a segurança pública, além de servirmos como agentes multiplicadores para as outras frações de tropa que não tiveram acesso a este tipo de conhecimento”, assegurou o capitão Élson Pereira, comandante da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (Nordeste de Amaralina) e participante do curso. .

A soldado Ana Flávia Ferreira de Brito disse estar orgulhosa em participar deste novo momento da Polícia Militar. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Eu e meus colegas estamos felizes em participar deste evento pioneiro na Bahia, de integração da polícia com a comunidade”.

Adicionar legenda

Homem é assassinado no Ferro Velho da Rua de Aurora

Emerson Santos Ramos, de 24 anos, foi assassinado a tiros no início da tarde deste sábado (27), por volta das 14h, dentro da loja de peças u...