Prefeitura de Feira

Comerciante acusado de exploração sexual segue preso

A situação do comerciante Ivo Ferreira Lima, 58 anos, preso acusado de explorar sexualmente duas adolescentes, continua pendente. Mesmo as duas jovens tendo comparecido a delegacia para prestarem um novo depoimento o inocentando das acusações a situação só deve mesmo ser solucionada pela Justiça. A delegada Márcia Pereira, titular da Delegacia do Adolescente (DAI) confirmou que todo o procedimento policial foi feito de acordo com a lei e agora o caso será remetido à Justiça que deverá se pronunciar posteriormente.

De acordo com a delegada Márcia Pereira, a Polícia Civil fez nada mais do que o seu papel, ao se deslocar até o George Américo e efetuar a prisão do comerciante Ivo Ferreira Lima. “Atendendo a uma denúncia os policiais foram até local, onde funciona um bar e lá encontraram algumas irregularidades: as meninas estavam escondidas embaixo da cama e ao levantarem o colchão, os agentes encontraram uma arma de fogo. Só aí já cabia o flagrante por posse ilegal de arma. Uma das menores estava vestindo um sutiã e a outra estava trajando uma camisa do acusado. Elas foram conduzidas a delegacia onde prestaram depoimento na presença de suas respectivas mães”, disse.

Segundo a delegada a lei determina que seja tomado os depoimentos na presença dos responsáveis, que por sua vez também foram ouvidas. “As mães informaram que as filhas passaram a noite fora de casa e estavam desaparecidas. Uma as genitoras chegou a relatar que desconfiava do envolvimento de sua filha com o acusado porque ele teria lhe dito, certa vez, que gostava de garotas novas e dava a elas dinheiro e outros objetos”, relata.

A autoridade policial informou que foram apreendidas: uma caixa do remédio Pramil, que ele teria feito uso de um comprimido; duas camisinhas, sendo que uma delas estava intacta e a outra usada; um pecado de papel higiênico com desenhos obscenos.

Márcia Pereira confirmou que Ivo Ferreira Lima foi autuado em flagrante por exploração sexual, posse ilegal de arma e ameaça. “Uma das meninas disse em depoimento que foi ameaçada pelo acusado com uma faca pelo fato dela estar vestida com sua camisa. Inclusive, ao vir prestar declarações ela trajava esta peça de roupa. Então os fatos foram comprovados com o embasamento jurídico e fático, ou seja, a atividade da polícia foi desenvolvida como manda a lei”, observa.

A delegada afirmou que se alguém se mostrou insatisfeito com o procedimento e argumenta alguma irregularidade, que procure contestar. “Tudo foi feito como deveria ser e se existe a contestação, que se procure o Ministério Público ou a Justiça porque nós fizemos a nossa parte e estaremos remetendo todo o procedimento para a Justiça, que deve se pronunciar posteriormente”, argumenta Márcia Pereira.


Márcia Pereira: “tudo foi feito dentro da lei e agora cabe a Justiça se pronunciar sobre o caso”
SURPRESA

Para a delegada Márcia Pereira causou surpresa o fato das menores terem comparecido à delegacia para prestar um novo depoimento, acompanhadas do advogado do comerciante Ivo Ferreira. “Este fato foi estranho, porém não me causou surpresa o fato delas relatarem esta situação. Inclusive uma delas disse aqui estava preocupada com o dinheiro que tinha para receber porque ele teria prometido R$ 50, sendo R$ 25 para cada uma, para fazer um programa. Disse ainda que iria procurar uma irmã do acusado, para cobrar, pois ela tinha conhecimento da situação. Tudo isso está comprovado em depoimento, em ocorrências policiais, estamos concluindo o inquérito que será remetido para o juiz analisar”,alegou

HOSPITAL

Ivo Ferreira Lima, 58 anos ainda permanece internado no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), após ser espancado por presos da Carceragem do Complexo Policial Investigador Bandeira na madrugada de terça-feira (5). Ivo teve fraturas pelo corpo principalmente nas costas e ainda teve o pulmão afetado.

Jovem encontrado morto na Estrada Velha de São José

O jovem foi executado com tiros na cabeça

No inicio da manhã de hoje (7), moradores da localidade conhecida como Baixa das Canas, localizada na Estrada Velha de São José depois dos fundos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) encontraram um corpo de um jovem aparentando ter idade mínima entre 18 a 22 anos, vestido com uma camisa verde e uma bermuda estampada e descalço com perfurações de arma de fogo na cabeça, caído as margens da estrada.
Peritos e investigadores realizando o levantamento cadaverico
Policiais militares compareceram ao local do crime, onde isolaram a área e entrou em contato com a Polícia Civil. Investigadores da 2ª Delegacia, juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), para realizar o levantamento cadavérico e iniciar as primeiras investigações.

O corpo do jovem foi encaminhado para o DPT, para realizar a necropsia e aguardar o reconhecimento familiar. Até o fechamento desta matéria, a vitima permanecia ignorada


Atirador era ex-aluno de escola e deixou carta, diz polícia do RJ

O homem que abriu fogo em uma escola em Realengo, na Zona Oeste do Rio, foi identificado pela políciia como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos. Segundo a Polícia Militar, ele era ex-aluno da Escola Municipal Tasso da Silveira.

De acordo com o coronel Djalma Beltrami, Wellington deixou uma carta no local. O coronel avalia que a carta tinha inscrições "complicadas".

“Ele tinha a determinação de se suicidar depois da tragédia”, contou Beltrami. A carta foi entregue a agentes da Divisão de Homicídios.

Conhecido na escola por ser ex-aluno, ele teria entrado sob alegação de que iria fazer uma palestra. Segundo a polícia ele usou dois revólveres, que chegou a recarregar várias vezes.

Mortos e feridos

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, 11 pessoas morreram e 18 ficaram feridas. O Relações Públicas da Polícia Militar, coronel Ibis Pereira, confirmou que o atirador morreu. Não se sabe ainda que o suspeito está neste número de mortos.

Presenciou o caso? Envie fotos e vídeos ao VC no G1

Segundo ele, uma guarnição do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) teria sido chamada ao local e trocou tiros com o suspeito. Após ser atingido, segundo o RP nda PM, o homem se matou.

Funcionária viu crianças feridas

Uma funcionária da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, invadida por um suspeito que efetuou vários disparos por volta das 8h desta quinta-feira (7), afirmou que viu várias crianças feridas no local.

“O cara entrou, foi para o terceiro andar e começou a atirar. As crianças disseram que foi pai de aluno. Vimos muitas crianças carregadas, desacordadas, baleadas”, disse ela, que preferiu não se identificar.

A funcionária disse que não soube de nenhum funcionário ferido, apenas crianças. “Começamos a ouvir tiros. Com o eco, parecia que uma coisa estava desabando. Todo mundo correu. Depois, a professora chegou dizendo que o cara chegou atirando em uma sala. Foi um desespero”, afirmou ela, que ouviu de bombeiros a informação de que há mortos no local.

Segundo os bombeiros, 18 pessoas ficaram feridas, entre funcionários e estudantes. Eles estão sendo levados para o Hospital Albert Schweitzer.

De acordo com as primeiras informações do subcomandante do batalhão, major José de Paula, o homem seria o pai de um aluno que entrou atirando na escola. Não se sabe a motivação dos tiros.

A subsecretária municipal de Educação do Rio, Helena Bomeny, está a caminho do local.


Informações e foto G1.com

Atirador Psicopata invade escola e mata 13 pessoas e feri 25 principalmente crianças


O secretário de Saúde do Rio, Sérgio Côrtes, corrigiu para 11 o número de mortos no ataque a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira (7). Mais cedo, ele havia afirmado que 13 pessoas morreram no tiroteio. As vítimas são 9 meninas e 1 menino, entre 12 e 14 anos, além do atirador. O número de feridos também diminuiu: ao invés de 22, são 18 os feridos.

Ainda segundo Côrtes, a maioria das vítimas foi atingida na cabeça e no tórax. “É uma situação muito triste. Nunca ia esperar experimentar na minha vida uma experiência como essa. Vi toda a equipe nos corredores. As pessoas chorando desesperadas. É uma situação de violência desnecessária contra crianças,” disse.

Entre os feridos, três já passaram por cirurgia e há outros transferidos para o Instituto Nacional de Traumatologia (Into), Hospital Pedro Ernesto, Hospital de Saracuruna e Hospital da Polícia Militar.

Adicionar legenda
Atirador deixou carta

O atirador foi identificado pela polícia como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos. Segundo a Polícia Militar, ele era ex-aluno da escola.

De acordo com o coronel da polícia Djalma Beltrami, Wellington deixou uma carta, segundo ele, com inscrições complicadas, no local. “Ele tinha a determinação de se suicidar depois da tragédia”, contou Beltrami. A carta foi entregue a agentes da Divisão de Homicídios.

Conhecido na escola por ser ex-aluno, ele teria entrado sob alegação de que iria fazer uma palestra. Segundo a polícia ele usou dois revólveres, que chegou a recarregar várias vezes.

Segundo a polícia, uma equipe da Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) passava próximo ao local e foi à escola depois de ver crianças correndo pela rua.

Adicionar legenda
Funcionária viu crianças feridas

“O cara entrou, foi para o terceiro andar e começou a atirar. As crianças disseram que foi pai de aluno. Vimos muitas crianças carregadas, desacordadas, baleadas”, disse uma funcionária da escola, que preferiu não se identificar.

“Começamos a ouvir tiros. Com o eco, parecia que uma coisa estava desabando. Todo mundo correu. Depois, a professora chegou dizendo que o cara chegou atirando em uma sala. Foi um desespero”, afirmou ela.

Adicionar legenda
Secretária de educação volta dos EUA

A subsecretária municipal de Educação do Rio, Helena Bomeny, está a caminho do local. No Twitter, a secretária municipal da Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, afirmou: “Estou pegando o primeiro avião de volta. Desmarquei a palestra de hoje e não vou ver minha neta.” Segundo o twitter da secretaria, ela está em Washington, nos Estados Unidos.

Informações e fotos: G1.com

Adolescentes dizem que Ivo não praticou sexo com elas

“Apenas estávamos fazendo uma faxina na casa dele, não teve nada de mais”
O comerciante Ivo Ferreira Lima, 58 anos, que está preso desde a última sexta-feira, acusado de violentar duas adolescentes, pode ter a sua situação alterada junto à Justiça. Isto porque, ontem, as jovens, acompanhadas de familiares compareceram à delegacia e informaram que o comerciante não fez nada contra elas. Ivo, que havia sido transferido para o Conjunto Penal, encontra-se internado no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) em virtude de ter passado mal.

As adolescentes alegaram que, na verdade, tudo não passou de um mal entendido. “Nós, simplesmente, estávamos fazendo uma faxina na casa dele (Ivo), quando os policiais chegaram e foram logo o algemando e afirmaram para nós que não adiantaria mentir, que eles já sabiam de tudo”, disse uma delas.

As menores insistiram no sentido da negativa, mas os policiais não teriam dado ouvidos. “Falamos para eles o que aconteceu e que não havia nada errado. Responderam então que ele (Ivo) estava fazendo sexo com a gente e por isso ele estava sendo preso”, informaram.

A outra menor afirmou que gostaria de prestar outro depoimento. “Quero dar outro depoimento, porque prejudicamos uma pessoa inocente. Ele está preso e ainda foi machucado Se alguma coisa que falamos o prejudicou, queremos fazer outro depoimento e contar toda a verdade”, disse.

Familiares de Ivo Ferreira afirmaram para a reportagem que o mesmo foi preso em flagrante sem prova alguma. “Como é que pode uma denúncia sem provas e os policiais pegam meu irmão e o prendem sem comprovação alguma de que o mesmo cometeu o crime. É tanto que as duas adolescentes fizeram os exames hoje (ontem) no DPT para verificar se tiveram ou não ato sexual com o meu irmão. Enquanto isso, meu irmão está preso e já foi agredido por presos. E agora, o que vamos fazer?”, questiona Doralice Lima.





A PRISÂO

Na tarde de sexta-feira (1), policiais da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), sob o comando da delegada Márcia Pereira, prenderam Ivo Ferreira Lima, 58 anos, acusado de pedofilia. De acordo com a polícia, a delegacia recebeu uma denúncia anônima que informava que as menores estavam praticando sexo com um senhor.

Os policiais foram até o local e encontraram as adolescentes na residência do acusado, mas o mesmo alegou que pediu às meninas para fazer uma faxina em sua casa. Os policiais tinham informações de que o mesmo teria pagado R$ 25,00 para manter relações sexuais com as adolescentes.





AGRESSÔES

Familiares de Ivo Ferreira afirmaram que o mesmo foi encaminhado no final da tarde de terça-feira (5) para o Conjunto Penal de Feira de Santana e que na noite anterior ele teria sido vítima de agressões físicas por parte dos presos. Ele passou mal e foi encaminhado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). No início da manhã de ontem, já no presídio, ele voltou a passar mal e foi socorrido para o HGCA. À tarde de ontem a dona de casa Doralice Lima entrou em contato com a reportagem, informando que funcionários do presídio disseram que Ivo estava mal de saúde, que não aguentava ficar em pé e sentia fortes dores na cabeça e no tórax. “Fui informada que médicos do Hospital resolveram fazer uma cirurgia urgente em um de seus pulmões. Assim, o caso dele é grave”, afirmou.

A reportagem tentou conversar com a delegada Márcia Pereira, mas foi informada que ela se encontrava em reunião.


Motos apreendidas no interior do Estado podem ir à leilão


Cerca de 80 motocicletas apreendidas em Euclides da Cunha, Monte Santo, Tucano e Quijingue foram transferidas para a sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-Ba), em Salvador, e poderão ir à leilão.

O diretor do Detran-Ba em exercício, Maurício Botelho acompanhou o processo de chegada dos veículos na manhã de hoje, e falou sobre o objetivo da operação. “Esses veículos fizeram parte de uma ação conjunta entre a Polícia Militar e a Civil durante blitz, onde foram constatadas irregularidades. O objetivo da operação que tem o apoio do Detran-Ba é aplicar as leis de trânsito no que se refere às condutas de circulação e desafogar o pátio dos complexos onde as motos estavam depositadas”, explicou.

As motos, que incluem sucatas e aquelas que apresentam irregularidades, estarão à disposição dos proprietários por 90 dias, para que a situação seja regularizada. Após esse prazo, elas poderão ser leiloadas, conforme legislação.

A previsão é de que ainda este ano, o edital de leilão seja publicado. A comissão já está fazendo o levantamento dos veículos que deverão ficar à disposição do público.

Justiça ainda não deu o desfecho sobre o crime de “Patiú”

O assassino se encontra em liberdade
O assassinato do funcionário público Reginaldo de Almeida Barros, 68 anos, conhecido como “Patiú” que aconteceu há quase dois anos, já foi desvendado pela Polícia Civil: o acusado de ter cometido o crime, o desempregado Wesley Sales Rocha, compareceu a delegacia e confessou o crime. O caso foi encaminhado à Justiça, que até o momento não se posicionou sobre o caso, se decreta ou não a prisão preventiva do acusado.

O crime aconteceu no dia 21 de abril de 2009: já era madrugada, quando “Patiú” chegava em casa depois de assistir uma partida de futebol com amigos. Após colocar o carro na garagem e se encaminhar para fechar o portão, foi surpreendido por um homem armado, que estava em uma bicicleta. Ele efetuou cinco tiros contra a vítima e fugiu em seguida. Reginaldo morreu na calçada da residência vizinha, antes de receber atendimento médico.

Depois passar o prazo do flagrante Wesley Sales Rocha compareceu a unidade policial, acompanhado do seu advogado, e confessou o crime em depoimento ao delegado Marcelo Marques Novo. Após prestar depoimento, ele foi liberado. Na oportunidade, o acusado alegou que a vítima teria jogado o carro contra ele, antes de estacionar na garagem. Ainda conforme o relato do acusado, Patiú teria esboçado uma reação, aparentando estar armado e partindo em sua direção. Em seguida o desempregado sacou a pistola e atirou em Patiú. “Ed” confessou também que tinha fumado crack na noite do crime.

Patiu era funcionário publico e querido por todos

Pouco tempo depois, no dia 20 de junho do mesmo ano, morreu em confronto com policiais da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos no bairro Jardim Acácia, Antonio Borges da Silva Neto 21anos: além de ser acusado de cometer vários assaltos, as investigações policiais davam conta de que ele teria emprestado uma arma “Ed”, a mesma que teria sido utilizada para tirar a vida do funcionário publico.O delegado disse à imprensa que solicitou prisão preventiva do acusado e o inquérito foi concluído em 30 dias e em seguida foi remetido para apreciação do Ministério Público Estadual, mas até então houve um pronunciamento da Justiça sobre o caso.

Recentemente, "Ed", também foi acusado de deflagrar tiros contra outro jovem conhecido com “Rabicó” que foi internado no Hospital Geral Clerston Andrade e o delatou em entrevista ao repórter Elias Lúcio, da rádio Subaé.



PRF apresenta ocorrências ocorridas nas últimas horas

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu ontem cinco animais silvestres nas BRs 324 116. Quatro filhotes de papagaio foram resgatados em Euclides da Cunha, Km 190 da BR 116, por agentes da PRF da Delegacia de Paulo Afonso, durante abordagem ao veículo Fiat Uno de placa MNR 5388/PB. Os animais foram encontrados no interior do veículo bastante debilitados. Além da irregularidade ambiental, o veículo não apresentava a marcação do número do chassi.

O condutor José Adelmo Alves de Almeida, 44 anos, os animais e o veículo, foram encaminhados a delegacia de polícia civil local para providências relativas ao crime ambiental e fraude veicular.

Horas mais cedo, um canário da terra foi apreendido no Km 604 da BR 324, em Simões Filho. O animal foi encaminhado ao IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.



PRODUTO PERIGOSO

Foi o que aconteceu em Teixeira de Freitas, na tarde desta terça-feira (05/04). Durante a Operação Armadilha, cujo objetivo é aumentar o policiamento ostensivo e transmitir ao usuário da rodovia maior segurança nas estradas, agentes do Posto PRF de Teixeira de Freitas detiveram Luiz Carlos da Silva, 57 anos, motorista profissional, que conduzia, no caminhão, M. Benz/L 1516, placa policial KMN 0037/ES, uma carga de carvão vegetal sem o Certificado de MOPE - Movimentação e Operação de Produtos Especiais.

O certificado do curso MOPE é obrigatório para os condutores de veículos que transportam produtos perigosos, a exemplo de carvão vegetal.

Produto perigoso é toda e qualquer substância que, dadas, às suas características físicas e químicas, possa oferecer, quando em transporte, riscos a segurança pública, saúde de pessoas e meio ambiente, de acordo com os critérios de classificação da ONU, publicados através da Portaria nº 204/97 do Ministério dos Transportes. A classificação desses produtos é feita com base no tipo de risco que apresentam.

Diante do fato, o condutor foi encaminhado para polícia judiciária local, pela prática de crime ambiental, previsto no art. 56 da Lei nº 9.605/98, configurado pela falta do curso obrigatório de MOPE.

ONIBUS CLANDESTINO

Um homem foi preso na noite de ontem (05/04), em Andaraí, por dirigir ônibus clandestino sem CNH.

A prisão ocorreu durante a Operação Armadilha, cujo objetivo é aumentar o policiamento ostensivo e transmitir ao usuário da rodovia maior segurança nas estradas. Ao abordar o ônibus da empresa Miani Turismo, placa GKW-3906-SP, que realizava transporte clandestino de Irecê-BA para São Paulo-SP, os agentes do Posto PRF de Seabra prenderam Laércio Gama Rios, 25 anos.

O condutor não possuía CNH e foi enquadrado no Artigo 309 do CTB já que gerou perigo de dano à vida dos 50 passageiros, dentre eles 5 crianças de colo. Foi realizado o transbordo dos passageiros para um ônibus de linha regular e o ônibus infrator ficou retido no Posto de Seabra. O motorista foi encaminhado à polícia judiciária de Seabra.

CARRO ROUBADO

Agentes da Delegacia PRF de Jequié recuperaram ontem mais um veículo roubado.

Desta vez, o veículo fora levado em 21/01/2009, em Salvador, e recuperado ontem a tarde no Km 672 da BR 116, durante fiscalização. Ao abordar o veículo GM/Montana, placa NLX-7576/AL, conduzido por Genival Santana Rufino, tendo como passageiro Luando Pereira Mota da Silva, ambos sem documentos, os policiais realizaram uma minuciosa vistoria no carro e, após consulta do número do motor, constataram que o referido

veículo havia sido roubado há 2 anos na capital baiana e que a placa original é JRO-5152/BA.

PRF apreende animais silvestres com sinais de maus tratos


Cinco animais silvestres foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em estradas da Bahia. As fotos dos animais e as circunstâncias da apreensão foram divulgadas pela PRF nesta quarta-feira (6), um dia depois da ação.

Quatro filhotes de papagaio foram encontrados na região de Euclides da Cunha, no Km 190 da BR-116, durante abordagem da PRF de Paulo Afonso a um veículo de passeio.

Segundo a polícia, os animais estavam debilitados. Os agentes informaram ainda que o condutor não portava autorização ambiental e não apresentava marcação do número do chassi. Ele irá responder por crime ambiental e fraude veicular.

O outro animal foi um canário da terra, apreendido no Km 604 da BR 324, em Simões Filho. O animal foi encaminhado ao IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.



Duas mulheres ateiam fogo em suas casas

No final de semana passado em Feira de Santana, a Polícia Civil registrou dois casos inusitados que ocorreram na cidade, envolvendo duas donas de casa, onde atearam fogo em suas próprias casas. Os casos aconteceram no bairro Tomba e no Conjunto Jomafa.

Antonio Eugenio de Jesus Gomes compareceu no Complexo Policial Investigador Bandeira, na manhã de segunda-feira (4) prestou uma queixa, informando que a sua esposa Michele Keite Brito de Jesus ateou fogo na casa onde reside localizada na Rua Pedro Américo de Brito, no bairro Tomba.

Uma das residências que a mulher ateou fogo
Antonio alegou ainda que Michele retirasse os cinco filhos que têm de dentro da residência e ateou fogo. O Corpo de Bombeiro foi acionado, mas, as chamas chegaram a destruir a casa parcialmente e alguns imóveis. “Não sei, os motivos que levou a mesma a fazer isso”, afirma Antonio.

Enquanto na noite de domingo, Maria de Fátima costa ateou fogo também em sua residência, localizada na Rua G, Caminho 33, no Conjunto Jomafa. José Carlos Fonseca, marido da mesma alegou que na residência mora ele, Maria e um filho, e que no domingo, teria viajado para Salvador e o filho estava na casa de um amigo.

Adicionar legenda
“Ela (Maria) bebeu bebidas alcoólicas praticamente o dia todo de domingo em um bar, juntamente com amigas e amigos do bairro, mas, quando foi por volta de 20 horas, a mesma alegou para os amigos, que iria até a casa, colocar algumas roupas na maquina de lavagem, minutos depois, os vizinhos viram fumaça e todos se desesperaram. Ela teria trancado a casa com a mesma dentro e ateou fogo, mais, graças a Deus, os vizinhos e amigos conseguiram arrombar a casa e tira ela com vida”.

Antonio alegou ainda, que estavam todos numa boa e que não sabe o que aconteceu, para que a esposa incendiou a casa. O fogo destruiu parcialmente a casa e estamos mudando para outra residência, para da uma reforma nesta casa.

Maria de Fátima passa bem e já se encontra com sua família.


Homem é assassinado no Ferro Velho da Rua de Aurora

Emerson Santos Ramos, de 24 anos, foi assassinado a tiros no início da tarde deste sábado (27), por volta das 14h, dentro da loja de peças u...