Prefeitura de Feira

Cumpridos 97 mandados este ano

Noventa e sete mandados de prisão foram cumpridos pela Polinter (Polícia Interestadual) de Janeiro à Março deste ano, entre os quais dois expedidos pela Justiça contra o ex-policial militar Aderval Silva de Aragão, 38 anos, localizado ontem à tarde (4), no bairro da Boca do Rio. Ele é acusado de dois homicídios e responde a vários processos por roubo.

Segundo informou a delegada Neide Barreto, diretora da Polinter, Aderval foi excluído da polícia devido ao seu envolvimento com crimes. Em maio de 2006 ele assassinou Edson Santos de Jesus, no Nordeste de Amaralina. O ex-policial será encaminhado para a carceragem da Delegacia de Homicídios onde ficará custodiado à disposição da Justiça.

Ladrões fugitivos são recapturados

Fugitivos do Complexo Policial de Itapetinga, Aliomar dos Santos Serqueira, o “Chico Louco”, de 27 anos, e Moisés Hebreu Hungg, o “Marcelo”, 25, foram recapturados ontem (4), num imóvel no bairro Vila Isabel, em Itapetinga. A dupla havia acabado de assaltar a casa de um empresário da região e manter a família da vítima refém por cerca de duas horas antes de fugir levando vários objetos de valor.

A polícia apreendeu e em poder dos assaltantes um revólver, calibre 38, municiado, utilizado no assalto, além dos produtos subtraídos da casa do empresário - um computador, um netbook, jóias, garrafas de uísque e uma câmera. “Chico Louco” e “Marcelo” cortaram os fios de telefone da casa da vítima e mantiveram os moradores sob a mira do revólver durante todo o tempo.

Depois de deixar o imóvel, os assaltantes seguiram para a casa da empregada doméstica Elizabete Souza Moreira dos Santos, 30 anos. A polícia investiga o envolvimento dela no roubo, uma vez que Elizabete trabalhou por 10 anos na casa da família assaltada.

“Chico Louco” e “Marcelo”, que respondem a processo por tráfico de drogas, fugiram do Complexo Policial na madrugada de 8 de março deste ano. Eles foram autuados em flagrante por roubo e encontram-se custodiados no Complexo Policial de Itapetinga.

Fonte: Agecom/BA

Casal flagrado com droga na residência

O casal foi preso em flagrante
Jaira Santos de Queiroz, a “Tuca”, 28 anos, uma das traficantes mais procuradas do estado, foi presa em flagrante segunda-feira (04), no município de Entre Rios, por investigadores da 2ª Coordenadoria de Polícia do Interior (2ª Coorpin). Na residência dela, localizada no bairro Loteamento Guedes de Melo, foram apreendidas 100 gramas de maconha, 41 trouxas da mesma droga, 10 gramas de cocaína, 47 pedras de crack , além de uma motocicleta Honda CG 125, placa JOW-0607, roubada na cidade de Rio Real.

O companheiro de “Tuca”, Walter Mendes dos Santos Filho, de 29 anos, que estava na residência, também foi preso e conduzido juntamente com a mulher para a 2ª Coorpin. De acordo com o delegado Antônio Luciano Lima, titular de Entre Rios, os policiais estiveram na residência do casal para cumprimento de um mandado judicial de busca e apreensão. Uma guarnição da 56ª CIPM apoiou a operação.


SSP assina termo de cooperação para combater assaltos a bancos


Profissionais da área de segurança pública e representantes de instituições financeiras, com atuação em Salvador e cidades do interior, participaram nesta segunda-feira (4) do 1º Workshop de Ações Integradas para Prevenção de Crimes contra Instituições Financeiras e Transporte de Valores.

Durante o evento realizado no Auditório do Departamento de Polícia Técnica, em Salvador, a Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio das polícias Civil e Militar, o Ministério Público, o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste assinaram o Termo de Cooperação Técnica para combater este tipo de crime no estado.

“Estamos selando um acordo interinstitucional para coordenar e integrar as ações com atuação específica de combate e prevenção a roubos de banco”, disse o secretário estadual Maurício Barbosa.

Segundo o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, para auxiliar os trabalhos, as polícias especializadas do interior receberão reforços. “Temos as Companhias de Operações Rurais, denominadas de Caatinga, que passarão de 27 para 57 bases. Também teremos mais 120 caminhonetes. Os veículos já estão sendo adquiridos e vão fortalecer ainda mais a ação nas nossas divisas”.

A Polícia Civil também ampliará a atuação - sairá de um para seis grupos especializados em investigação. De acordo com o delegado-geral, Hélio Jorge Paixão, a grande dimensão territorial da Bahia e a extensa área de fronteira estão entre os fatores que favorecem a rota de fuga das quadrilhas.

“O planejamento envolve tanto a capacitação de pessoal como a redistribuição de efetivo, a locação de viaturas, aeronaves, mais armamento e munição. As informações serão reunidas num centro de comando e controle”, disse ele.

União de esforços

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), algumas quadrilhas que praticaram assaltos na Bahia também atuam em outros estados. “Vamos integrar todo o corpo de trabalho das polícias. A suspeita é muito grande de que eles tenham atuação interestadual. Como a Polícia Federal e a Rodoviária Federal estão presentes em todos os estados, captaremos informações para esse centro de comando e controle da Bahia”, disse o superintendente regional da PRF, inspetor Antônio Jorge.

Para o gerente da Divisão de Segurança do Banco do Brasil, Osvaldo Farneze, “a união de esforços é priomordial no combate ao crime organizado”. E, segundo o auditor do Bradesco, José Carlos Peixoto, o banco auxiliará os trabalhos no que for preciso. “É uma grande satisfação para o banco estar nessa luta”.

No primeiro bimestre deste ano, foram registradas 16 ocorrências policiais de roubo a banco na Bahia. “Os bancos estão juntos do Governo do Estado no sentido de minimizar as ocorrências para que haja tranquilidade da população. Estamos dispostos a colaborar no que for necessário para esta força-tarefa”, enfatizou o superintendente estadual do Banco do Nordeste, Nilo Meira Filho.

O promotor de justiça do Ministério Público Estadual, Paulo Gomes, vinculado ao Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e de Investigações Criminais (Gaeco), também participou do workshop.

(Agecom)

MAIS UMA PRISÃO COM A AJUDA DO DISQUE DENÚNCIA, DESSA VEZ EM PÉ DE SERRA


Preso em flagrante nessa tarde, na cidade de Pé de Serra, o indivíduo Antonio Cesar Souza de Carvalho, traficando crack. Ele, segundo as denúncias, estabelece um elo forte de comércio de drogas entre Feira de Santana e Pé de Serra, cidade onde reside. A chegada da Polícia Militar até o traficante foi possível graças a contribuição da população no fornecimento de informações precisas sobre ele, através do Disque Denúncia.

Para a população de Pé de Serra, Antonio Cesar Souza de Carvalho, de vinte e nove anos e morador da Rua Monte Belo, apresentava uma ameaça constante em função de manter contato com traficantes de outros locais, em especial de Feira de Santana, expondo, dessa forma, a cidade aos olhos dos traficantes.

No momento da apreensão, que se deu na mesma rua residida pelo traficante (Monte Belo), foram encontrados com ele os seguintes objetos: uma quantidade pequena de dinheiro, crack, uma faca e um papel constando anotações de número de conta bancária.

A Polícia Militar não vai parar com a prisão de Antonio Cesar, pelo contrário, trabalhará constantemente na tentativa de chegar ao máximo de traficantes possíveis, na tentativa de combater o tráfico de drogas em toda a região.

A prisão de Antonio Cesar exemplifica, de modo incontestável, que o desenvolvimento de um trabalho conjunto, envolvendo a população, facilita a luta empreendida no combate ao crime, essa não deve ser uma preocupação unicamente dos setores de segurança pública, mas da população como um todo.

Fonte: Polícia Militar

Plano articula maior atuação policial e engajamento


Governador Jaques Wagner
A boa receptividade dos moradores do Nordeste de Amaralina e do Calabar às ações do Pacto pela Vida, em Salvador, é um dos destaques do programa de rádio Conversa com o Governador desta terça-feira (5). O Pacto, segundo o governador Jaques Wagner, combina maior eficiência na área da Segurança Púbica e colaboração da sociedade com sugestões e críticas no enfretamento da violência e da criminalidade. “A população vê a polícia a seu serviço, que chega para combater o crime e dar segurança às pessoas. Realmente a gente tem sentido esse apoio”.

Wagner também informa sobre a viagem de sete dias à China, a partir deste sábado (9), em companhia da presidente da República, Dilma Roussef, com objetivo de atrair novos investimentos para a Bahia. Ele fala ainda de dois importantes eventos culturais envolvendo artistas estrangeiros - o israelense David Gerstein e o polonês Frans Krajcberg.

Ao revelar a preocupação dos governos federal e estadual, e sua, em particular, com a segurança do cidadão baiano, Jaques Wagner lembra que desde 2007 o Estado vem implementando várias ações como a contratação de mais policiais, renovação da frota de viaturas, melhoria de equipamentos, qualificação de pessoas nas polícias Civil, Militar e Técnica, melhoria das condições dos presídios, inclusive com ampliação do número de vagas, entre outras. Ele ressalta ainda que agora como resultado desse planejamento “todas as ações são mais arquitetadas, mais entrosadas, no combate principalmente ao tráfico de drogas”.

O governador enfatiza que a Bahia investe mais em melhoria da gestão e da estrutura do Estado para dar mais eficiência à Segurança Pública, iniciativas que culminaram na ocupação do Nordeste de Amaralina e do bairro do Calabar, “com a instalação da 1º Base Comunitária dentro dessa nova modalidade, desse planejamento”.

Outro assunto do programa é o Plano Plurianual Participativo, que começa, por Feira de Santana. “Em 2007 inauguramos um novo tempo, mostrando que governar também é compartilhar com a sociedade a direção do governo. Este ano vamos refazer esse processo, com mais experiência, mais qualificado, mais eficiente. Eu espero que todas as reuniões possam ser um momento de aprofundamento da discussão e de troca de idéias entre o governo e a sociedade civil baiana”, diz o governador.

Em relação à China, Wagner diz que a Bahia está levando várias alternativas de investimentos para o país asiático e produtos da agricultura familiar, que serão vendidos no escritório de apoio do governo federal brasileiro às exportações - a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil). “Portanto, espero voltar dessa viagem estreitando os laços de relacionamento com a China, tanto cultural quanto na área do comércio exterior”.

Cultura
No programa, Wagner faz referência a homenagem aos 90 anos do artista plástico Frans Krajcberg, que doou suas obras para que o Estado organize o museu Krajcberg. Sobre a importância da obra do artista, afirma que em “vários estados brasileiros e na Europa têm obras fantásticas, sempre em um grito em defesa do meio ambiente, em defesa da preservação da natureza”. Na quarta-feira (7) haverá, no museu Rodin, na Graça, a abertura ‘Grito Krajcberg’, que marca o ano Mundial da Árvore, e, no dia seguinte, o lançamento, no Espaço Unibanco, na Praça Castro Alves, de um documentário sobre a vida do artista.

O programa Conversa com o Governador é produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo da Bahia (Agecom) e veiculado toda terça-feira, às 7h30, pela Rádio Educadora FM 107,5 MHz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página do Conversa e pelo telefone 0800-071-7328.

Jovem assassinado com vários tiros no Campo Limpo

Galeguinho não resistiu e morreu no local

No final da manhã de ontem (4), o jovem Jonatas Ferreira da Silva Basto, conhecido como “Galeguinho surfista”, 18 anos foi assassinado com vários tiros de pistola, calibre 380, deflagrados por três homens que estavam abordos de um veiculo VW Gol de cor preta e demais dados ignorados.

Segundo a polícia, Galeguinho se encontrava na frente de uma vila de quartos, localizada na Rua São João do Meriti, no bairro Campo Limpo, quando o veiculo se aproximou e um dos acusados deflagrou tiros acertando na vitima. Ele ainda correu para interior da vila de quarto, mais dois homens desceram do veiculo, invadiram a vila e arrastaram o mesmo para o canteiro da rua e deflagrou mais tiros acertando a cabeça. Depois fugiram sem deixar pista, enquanto Galeguinho morreu no local.
Policiais militares compareceram minutos depois ao local, mais não conseguiram identificar os autores. Policiais do Serviço de Investigação da 2ª Delegacia compareceram ao local do crime e iniciaram as primeiras investigações. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) compareceram ao local do crime, na tarde de ontem, por volta de 16 horas, sendo que, o crime aconteceu, as 11, 50, horas, policiais militares informaram ao DPT, as 12, 10 horas.

Posto da PF ainda não conta com todos os serviços


A localização estratégica de Feira de Santana, além do crescimento populacional aliado ao avanço da criminalidade foram fatores decisivos para a implantação de um posto especializado da Polícia Federal na cidade. As chaves do prédio já foram entregues ontem pela manhã aos representantes do órgão na Bahia, no local onde funcionará a unidade. Porém, ainda levará algum tempo para que todos os serviços sejam implementados no equipamento.

O prédio foi entregue com toda a sua estrutura pronta, mas ainda sem o mobiliário e os equipamentos para que possa entrar em funcionamento pleno, o que só deverá acontecer dentro de aproximadamente 15 dias. O superintendente da Polícia Federal na Bahia, José Maria Fonseca, ressaltou a importância do equipamento, que na verdade é um passo decisivo para a futura implantação de uma delegacia da PF em Feira de Santana. “O posto viabilizará melhor as investigações da polícia aqui, principalmente em operações que demandam tempo. Prevemos uma ampliação, mas tudo vai depender de licitação, de verbas da prefeitura, ou seja, algo que precisa ser conversado”, destaca.

Segundo José Maria Fonseca, as operações da PF em Feira serão comandadas, inicialmente, pelo delegado, Mauricio Salim, que no momento da inauguração não pôde dar entrevistas. Ainda de acordo o dirigente, o equipamento ainda não funcionará a pleno vapor, pois faltam alguns ajustes. “O posto funcionará constantemente, mas não 24h, por não contar ainda com a estrutura de um delegacia”, afirmou.

Com relação à quantidade de agentes no local, o superintendente não soube precisar quantos serão ao certo, informou somente que uma equipe já se deslocou da capital baiana para cá e trabalharão em regime de rodízio a depender da demanda no município, o que a princípio poderá ser de somente um escrivão, um delegado e quatro agentes.

Questionado sobre as operações da PF na cidade, o superintendente afirmou que as investigações em curso continuarão a ser feitas com o máximo de cuidado e planejamento. Para a micareta de Feira trabalharão em conjunto com a Polícia Militar, Civil e Municipal, prestando apoio no que for necessário. “Nesses últimos dias já fizemos algumas apreensões de drogas na cidade, que por não contar ainda com uma estrutura adequada foi lavrada em Salvador”, informou José Maria.

Ele acrescentou ainda que a emissão de passaportes na cidade levará algum tempo até a chegada das máquinas e a organização necessários para a realização do serviço. No que diz respeito à venda ilegal de produtos na região do Feiraguai serão levantadas novas investigações a fim de coibir a comercialização destes produtos. “Averiguamos todas as condições do local e estamos trabalharemos também no que diz respeito aos estrangeiros em situação irregular na cidade através da delegacia de imigração”, salientou o representante do órgão.

Fonte: Folha do Estado

Militares prende três jovens com maconha

Policiais da 66ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que fazem o serviço de Ronda nos Bairros, flagraram três jovens em atitude suspeita na noite de sábado (2) no bairro Parque Ipê.

De acordo com as informações, a guarnição policial composta pelo Tenente Afrânio, Sargento Pitta e soldados Robson Aragão e Dalila, foi solicitada pela Cenop (Central de Operações) por volta das 22 horas após receber uma denúncia por telefone, informando que três jovens estavam no interior de uma casa abandonada na Rua Nacional, naquele bairro.

Ao chegarem ao local, os policiais flagraram Diego Soares da Silva, 21 anos e os menores L.D.N.F e R.S.S, ambos com 15 anos de idade, portando 6 buchas de maconha a quantia de R$ 29,00.

Eles foram conduzidos para a 2ª Delegacia e apresentados ao policial de plantão, depois os menores foram encaminhados para Delegacia do Adolescente Infrator (DAÍ).

2ª Delegacia elucida homicídio do mercadinho


Marcelo: “matei ele por que ele matou meu irmão”
Policiais do Serviço de Investigação da 2ª Delegacia elucidaram mais um homicídio ocorrido em sua aérea. Desta vez, o crime elucidado ocorreu no final da tarde da última quinta-feira (30) do mês passado no interior de um mercadinho, localizado no bairro George Américo, tento como vitima Wellington Nery dos Santos, conhecido como “Joe”, 25 anos. Os acusados foram identificados como: Marcelo do Vale Conceição, 22 anos, residente no bairro Sobradinho e Rodrigo dos Santos Lima Neto, 22 anos.

Os investigadores afirmaram que desde primeiras horas, após o crime a equipe iniciou-se toda investigação e já tinha os nomes dos acusados. “Nesta manhã (4), policiais militares do Pelotão Tático Móvel prenderam quatro homens em uma casa no bairro George Américo, entre essas quatro pessoas, Marcelo e Rodrigo se encontrava, onde com a quadrilha os policiais encontraram um revolver calibre 38, usado na morte de Wellington”.

Os investigadores afirmaram ainda que “Como já tínhamos os nomes dos acusados, ouvimos, os mesmos e Marcelo do Vale afirmou que matou Wellington, por que o mesmo teria participado da morte de Alex do Vale Conceição, irmão do mesmo e também teria o ameaçado de morte. Sendo que, a arma usada, Marcelo teria pegado “emprestada” nas mãos de Rodrigo”.

Rodrigo foi autuado em flagrante
A reportagem conversou com Marcelo e o mesmo afirmou que. “Os meninos ai, não entra em nada, quem matou ele (Wellington) foi eu, por que ele matou meu irmão e colocou um menor para assumir e também ele dizia para todos que queria me matar, ai matei ele primeiro”.

De acordo ainda com o S I da delegacia, Marcelo responde há três processos na justiça, pelos crimes de tráfico de drogas, assalto a mão armada e furto, mesmo, respondendo esses crimes e confessando mais um, onde o mesmo afirma que matou uma pessoa, ele foi ouvido e liberado por uma delegada plantonista da 2ª Delegacia, enquanto Rodrigo foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma.

Wellington foi assassinado com vários tiros
O CRIME DO MERCADINHO

Na tarde de ontem (30), por volta das 16 horas, por um homem montado na garupa de uma bicicleta assassinou Wellington Nery dos Santos, conhecido como “Joe”, 25. O crime aconteceu no interior de um mercadinho localizado nos cruzamentos das ruas V Concórdia e S 1, no bairro George Américo.

Testemunhas afirmaram que Joe caminhava pela Rua S 1, quando foi surpreendido pelos dois homens que estavam na bicicleta. Joe ainda tentou correr e se esconder no mercadinho, mas os dois homens o seguiram e o que estava na garupa também entrou no estabelecimento e disparou vários tiros contra Wellington, que não resistiu e morreu no local.

PGJ Pedro Maia recebe título de cidadão cachoeirano

 O procurador-geral de Justiça Pedro Maia recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), o título de cidadão cachoeirano, concedido pela Câmara ...