Prefeitura de Feira

Traficante homicida capturado no Retiro

O traficante Colin Lemos Duarte, 20 anos, apontado como autor da morte de Luís Henrique Santos Puridade, em dezembro do ano passado, foi capturado por investigadores da Delegacia de Homicídios, na localidade conhecida como Baixinha de Santo Antônio, em São Gonçalo do Retiro. Com ele os policiais apreenderam 12 “pepelotes” de cocaína.

Encaminhado para a DH, no Complexo Policial dos Barris, Colin acabou autuado em flagrante por tráfico de drogas pelo delegado plantonista Márcio Alan de Oliveira Assunção, e segue custodiado na carceragem daquela unidade policial à disposição da Justiça.

Vereador é confundido por outra pessoa e recebe intimação

Vereador Roque Pereira

O vereador de Feira de Santana, Roque Pereira do Carmo (PT do B), afirmou na tribuna da Casa da Cidadania que vai processar o Estado e um oficial de justiça pelo constrangimento que passou ao ser confundido com outro Roque, cujo sobrenome é Pereira da Silva, que terá que responder por crime de apropriação indébita e receptação no Fórum Desembargador Felinto Bastos.

O edil contou que o oficial de justiça chegou com a intimação no seu estabelecimento comercial, mas não lhe encontrou. O contato só foi feito minutos depois por telefone. Roque Pereira disse que o servidor público lhe informou sobre a notificação judicial, salientando que no próximo dia 12 ele teria que comparecer ao Fórum na situação de réu. “Eu falei pra ele: você deve estar louco. Primeiro, eu nunca fui em Delegacia e segundo, eu nunca me envolvi nesse tipo de coisa”, relatou o edil.

Insatisfeito com a resposta, Roque Pereira afirmou que o oficial de justiça insistiu: “mas o senhor não é vereador? – Sou. O senhor morou no Feira X? – Já. Eu estive lá no conjunto e um ex-vizinho seu disse que o senhor é o proprietário de Funerária. O seu nome não é Roque Pereira da Silva? – Está vendo que o senhor é louco, despreparado, o senhor não pode ser oficial de justiça, o senhor deve estar brincando e esta é uma brincadeira de mau gosto”, bradou o parlamentar. Roque Pereira contou que o oficial só percebeu o equívoco quando foi revelado o nome completo de seus pais e sua data de nascimento.

Roque Pereira declarou ainda que o oficial de justiça se recusou a dar o nome dele. Segundo o vereador, seu advogado já foi acionado para levantar todos os dados do servidor na Justiça. “Esse cidadão é um desqualificado, ele não tem moral nenhuma para entregar intimação. Se tratando de um vereador ele fez isso, imagine o que faz com cidadão comum. Me senti prejudicado, em vista disso vou entrar com uma ação contra o servidor e contra o Estado para preparar melhor os profissionais”, afirmou.

Informações da ASCOM da Câmara de Vereadores de Feira de Santana


Advogado é vitima de atentado



Na madrugada de domingo (20), o advogado Rodrigo Camona Torres sofreu um atentado, quando quatro homens armados com pistolas e revolveres fizeram um cerco, deflagrando vários tiros contra o veiculo do advogado.

Segundo informações de uma testemunha, o advogado foi socorrido para o Hospital EMEC, onde foi medicado, más, não há informações se o mesmo foi baleado. Na tarde de terça-feira (22), o mesmo prestou queixa no Complexo Policial Investigador Bandeira. Na delegacia, Camoma afirmou que transitava com seu veiculo após sofrer uma tentativa de homicídio no bairro Coronel José Pinto, em Feira de Santana.

O caso será investigado pelo Serviço de Investigação da 2ª Delegacia.

PRF prende homem com carro “Pokémon”


A Polícia Rodoviária Federal de Barreiras recuperou ontem (22), um Gol Special, ano 1998, furtado no dia 25 de dezembro do ano passado, em Salvador.

De acordo com a polícia, o veículo circulava na região com uma placa de outro veículo de Feira de Santana. O condutor comprou o carro em uma feira de veículos na cidade de Feira de Santana, pensando tratar-se de um automóvel alienado (pokemon, finan) o que justificaria seu baixo preço de compra.

O condutor, que é natural de Bom Jesus da Lapa, e o veículo foram encaminhados a Polícia Civil local. (Informações da PRF/Barreiras)

Chiclete com Banana e Claudia Leite estão com pés na Micareta de Feira


Chiclete com Banana
O secretário Municipal de Cultura Esporte e Lazer, Euclides Artur, foi à Brasília com o objetivo de buscar recursos nos ministérios da Cultura e do Turismo para viabilizar os contratos de grandes atrações para Micareta de Feira, que segundo ele, atraem cerca de um milhão de pessoas nos quatro dias.

Na semana passada o secretário participou de uma reunião em Salvador com empresários da banda Chiclete com Banana e da cantora Cláudia Leitte e afirmou que as negociações estão avançando. Ele disse ainda que as datas para apresentação dos artistas já estão reservadas.

Cleudia Leite


“Existe vontade da prefeitura de trazê-los e deles de virem à Feira. Quando ouvimos rumores de que os blocos não trariam nem Chiclete nem Cláudia Leitte, nós de imediato, reservamos as datas para Feira de Santana” contou o secretário.

Euclides Artur disse ainda que sua ida à capital do país está direcionada a busca de recursos que devem entrar direto na conta da prefeitura. Ele lembra que no ano passado as contratações de bandas, indicadas pelo governo municipal, foram feitas diretamente pelo Ministério do Turismo.

“Vamos à Brasília direcionados e esperamos que tudo flua normalmente e consigamos trazer para Feira de Santana recursos que certamente irão viabilizar parte da festa”, disse o secretário ressaltando que além do apóio da iniciativa privada, a festa precisa de recurso da União e do Estado.

A micareta de Feira acontecerá entre os dias 28 de Abril a 1º de Maio deste ano. Informações do Acorda Cidade.



Mais três assaltantes de bancos morrem em confronto policiais


Três integrantes da quadrilha que assaltou o Banco do Brasil de Formosa do Rio Preto, no Extremo Oeste da Bahia, foram mortos em uma troca de tiros com policias militares na quarta-feira (16) em Mateiros, município do Tocantins que faz divisa com a Bahia. Os assaltantes foram identificados como João Eudes Souza Rios, Valternei Cancio Miranda e Cristiano de Lima.

Adicionar legenda

A operação resultou ainda na prisão de Edgar Silva Freitas. Ele está na 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Porto Nacional, em Tocatins, esperando autorização para ser transferido para Bahia. O Delegado Regional de Barreiras, André Aragão Lima, está à frente do caso.

Os corpos de João, Valternei e Cristiano foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Palmas. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Tocantins, eles teriam resistido à prisão.

Com eles, foram apreendidos um revólver, cinco pistolas, a quantia de R$ 234.821,20 além de diversas munições, e uma caminhonete Toyota Hilux, que foi utilizada pelos assaltantes no assalto e na fuga.
Assalto e reféns

A agência de Formosa do Rio Preta foi assaltada no dia 7 de fevereiro. Um dos co-autores, identificado como Amauri Silva Araújo foi preso em flagrante no dia 10 de fevereiro. Outros dois assaltantes que participaram da ação continuam foragidos.

Um funcionário e o gerente do banco foram feitos reféns durante o assalto. Eles ficaram em poder dos bandidos na fuga e liberados na saída do município. Fonte: CORREIO

Adicionar legenda

Jornal Nacional no AR: Mostra numeros assaltos contra agencias bancarias no Nordeste


Esse assalto aconteceu Pacato municipio de Candeal - BA
O repórter André Luiz Azevedo esteve com equipe do JN no Ar no Nordeste para mostrar a situação de pequenas cidades que estão sofrendo com a ação de ladrões de banco que usam explosivos. A reportagem teve apoio das afiliadas TV Cabo Branco e TV Paraíba.


Esse assalto aconteceu na Bahia
A população das cidades, antes consideradas pacatas, está assustada. Já são 27 assaltos deste tipo na região: 13 ataques do tipo somente na Paraíba.

Em apenas três cidades, foram cinco assaltos. Em duas delas, os caixas eletrônicos já foram assaltados duas vezes cada um, e a cidade está sem bancos.

A Secretaria de Segurança da Paraíba disse que já apreendeu 25 suspeitos e apreendeu grande quantidade de explosivos.

A Secretaria de Segurança de Pernambuco diz que está fazendo um trabalho conjunto com a Polícia Federal, mas que os ataques continuam.

Depois de percorrer 1,9 mil quilômetros em duas horas e meia, o JN no Ar pousou em Campina Grande no fim da noite de segunda-feira e logo ao amanhecer já partimos para o interior do estado.

Pegamos estradas secundárias, que nos levaram às pequenas cidades, principais alvos dos bandidos.


Estrago que uma das bombas atingiu uma residencia vizinha ao banco da cidade de Candeal - BA
Já houve 27 roubos a bancos com explosivos em quase todos os estados nordestinos este ano. A maioria, 13, na Paraíba. O último caixa eletrônico explodido pelos bandidos no estado da Paraíba, há cerca de uma semana, deixou muitos estragos no local onde ficava.

O caixa não estava nem funcionando: ele seria reinaugurado depois de uma reforma feita após um outro assalto. A ação foi acompanha por quase toda a cidade da rua principal.

A aposentada Isabel Ferreira de Melo é vizinha de parede do caixa e estava em casa na hora dos dois assaltos. No último, a explosão arrebentou até a parede do quarto.

“Ai minha nossa Senhora, já estão roubando o banco de novo”, conta a aposentada.

Perto dali, o comerciante Rosil Almeida correu prá varanda com a família depois da explosão.

“Em dez minutos, mais ou menos, eles saíram pra rua dando tiro, com as bolsas de dinheiro, duas motos e um carro”

Na cidade vizinha de Barra de Santa Rosa, o aviso na porta diz que o caixa eletrônico não funciona e a explicação está no fundo da agência: os equipamentos destruídos pelas dinamites.

O funcionário diz que a agência vai abrir só para alguns serviços, sem pagar nem receber nada, para não ter dinheiro.

“Eu só não estou mais tenso aqui porque a gente não está mexendo com dinheiro, nem abrindo ao público”, conta o funcionário.


Nem a torre da Igreja os bandidos perdoaram, também em Candeal Ba
Esta terça-feira é o primeiro dia de pagamento de aposentados e pensionistas da previdência, antecipado por causa do Carnaval. Por isso, o movimento na cidade aumenta e a preocupação com os assaltos também.

Na cidade de Massaranduba, no interior da Paraíba, os comerciantes adotaram uma precaução: fecharam à cadeado a rua principal da cidade.

O chefe do posto dos correios que funciona como banco foi quem teve a idéia de passar o cadeado na rua.

“Eu tenho certeza que eles pensam duas vezes antes de tomar uma iniciativa. A segurança está funcionando”, conta João Alfredo Cavalcanti.

Agora, para entrar ou sair da rua, só, com autorização do Dudinha, que é uma espécie de porteiro da rua: ele tem a chave do cadeado que controla a rua.

“Se chega um estranho e pede pra eu abrir, eu reconheço que é estranho, eu peço pra esperar um momento, digo que vou pegar a chave e não abro”, conta.

Moradores pedem mais policiamento, mas flagramos delegacias fechadas e com policiais escondidos lá dentro. A principal linha de investigação da polícia é para descobrir a origem dos explosivos.

“A gente não pode divulgar certas coisas, como de onde está sendo desviada a dinamite, por conta da investigação, que pode acabar prejudicando. Já foram apreendidas dinamites, já foram presas pessoas. Então a investigação está em um caminho certo”, diz o delegado Norival Gomes Portela.

Em Pernambuco, a polícia tem pistas de onde está vindo o material usado pelas quadrilhas.


"A gente tem no ano passado roubo de explosivos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Alagoas, só pra citar alguns estados. Então esse material explosivo vem sendo, boa parte dele, aplicado nesse tipo de ação criminosa", explica o delegado Antônio Barros.

A última ação dos bandidos no estado foi na quinta-feira passada, em Vicência, na zona da mata. O único banco da cidade só reabriu hoje para pagar os aposentados.

"Eu estou com medo porque, do jeito que ele chegou aqui no banco, eles podem até vir outra vez e fazer coisa pior. A gente não sabe nem quem foi", diz a aposentada Maria Eunice de Mello.

A esperança da população é mesmo que a investigação caminhe rápido e interrompa a onda de explosões porque os moradores destas pequenas cidades nordestinas estão sofrendo duas vezes: sem banco e com medo.

“Todo mundo é assombrado. Um lugarzinho pequeno desses, eu mesmo, quando der 18h, preciso estar de porta fechada”, diz um senhor.



Bandidos utilizam motocicletas de 50 cc para crimes


Marcelo Marques: “Notamos que os bandidos estão tendo preferência por essas motocicletas, em razão da falta de documentação estadual”
O delegado Marcelo Marques, titular da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana afirmou para a reportagem que os bandidos estão utilizando motocicletas de 50 cilindradas, (Shineray e Track), para cometerem assaltos, tráfico de drogas e homicídios.

“Notamos que os bandidos estão dando preferência por essas motocicletas, em razão da falta de documentação estadual e da ação de um órgão regulador, como Departamento de Transporte do Estado da Bahia (DETRAN). Eles estão roubando essas motocicletas, falsificando a nota fiscal, que é o único documento delas. Numa blitz, os policiais pedem apenas a nota fiscal. Então, eles a apresentam e ficam circulando normalmente pela cidade”.

Marcelo afirmou ainda que os policiais têm dificuldades na identificação dessas motocicletas de 50 cilindradas nas ruas, em razão de os veículos não serem cadastrados no órgão regulador, o Detran, e não possuir placa de identificação.


Seis motocicletas recuperadas pela polícia
FALTA DE EQUIPAMENTO

Ainda segundo um investigador da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), a falta de habilitação e de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) causam perigo não só àquele que está pilotando, mas a toda sociedade de forma geral, que são vítimas daqueles que agem de modo ilegal, infringindo a legislação vigente.

“Pode-se concluir que a suposta ilegalidade se dá por culpa daquele que adquire a motocicleta e aceita o risco de pilotar o bem sem habilitação e equipamentos de proteção. Mas, não é só o consumidor o único responsável. Os fabricantes deste tipo de motocicleta são os maiores responsáveis pela disseminação de irregularidades e infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, uma vez que têm ciência de que estas motocicletas não se enquadram no conceito de “ciclomotor”, que são aqueles que a legislação permite, ainda que de forma omissa, a não apresentação de habilitação e equipamentos de proteção”, afirma o investigador.

De acordo com o investigador da DRFR, o que agrava ainda mais este tipo de ocorrência é o fato de a maioria dos condutores desses veículos não usar capacetes – instrumento de segurança obrigatório, segundo o inciso II do artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Não bastasse a falta de uso do capacete, a maioria dos condutores de motocicletas de pequenas cilindradas também não possui a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) tipo A – que habilita seu portador a conduzir veículos motorizados de duas rodas.

Desfeita quadrilha que agia dentro do presídio


Responsável por roubos, homicídios e venda de drogas em Teixeira de Freitas, município a 780 quilômetros de Salvador, uma quadrilha com 18 criminosos, comandada de dentro do Conjunto Penal daquela cidade pelo presidiário Reginaldo Conceição Nascimento, de 35 anos, conhecido como “Jeguinho”, foi desarticulada na manhã desta terça-feira (22). Além de Reginaldo, outros 11 detentos e mais seis pessoas, que executavam as ordens fora do presídio, compõem o bando. Completa o grupo, um adolescente apreendido e à disposição do Ministério Público.

Segundo o coordenador da 8ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia/Teixeira de Freitas), delegado Marcos Vinicius Almeida Costa, há oito meses investigadores, sob o comando do delegado José Alves Bezerra, trabalham nessa operação, batizada de Birmânia. Nesse período, foi apurado que a principal característica da quadrilha era operar com núcleos distintos na execução de tarefas. “Eles tinham um grupo para fazer assaltos, outro para praticar homicídios, para distribuir drogas e até de gerenciamento das atividades da organização”, disse o coordenador regional.

Cumprindo 18 mandados de prisão, expedidos pela Comarca local, a Operação Birmânia contou com a participação de 80 policiais civis, sendo 12 delegados, e 33 policiais militares, que deram apoio às prisões efetuadas e no controle da ordem do Conjunto Penal. Ao longo da operação foram apreendidos cinco revólveres, uma escopeta calibre 12, uma metralhadora MAC 11, calibre 1380, e farta munição de variados calibres. Foi apreendida também a quantia de R$ 1.300, que estava dentro do presídio em poder de Reginaldo.

TRANSFERÊNCIA

Entre os detentos autuados, oito deles serão transferidos para presídios com regime diferenciado. Além do líder Reginaldo, Jeguinho, vão mudar de endereço: Glécio Silva Porto, Édipo dos Santos Silveira, o “Beu”, Fagner Lima Pinto, o “Gão”, Jacson Ferreira de Souza, Solimar dos Santos Silveira, o “Mazinho”, Raimundo de Abreu Alves, o “Tór”, e Klébio Etelvino de Souza, o “Binho”. Dois detentos, beneficiados pelo regime semiaberto, estão sendo procurados, pois não retornaram à prisão. Outra detenta, Maria da Ajuda dos Santos, permanece no local.

Responsáveis pela a execução das ordens que vinham do Conjunto Penal, seguem custodiados na delegacia de Teixeira de Freitas: Miriam Gonçalves Dias Souza, Betânia Jardim Pereira, Jeane Moreira Evangelista, Diogo Silva Miranda, Robson Ferreira Lima, o “Capinha”, e Maicom Fernandes da Silva Contão, o “Pantera”. Todos foram autuados por formação de quadrilha, associação ao tráfico, tráfico de drogas, roubo e homicídio.

Metralhadora e 15kg de drogas apreendidos


A apreensão de mais de 11 quilos de maconha, 4,7 quilos de cocaína e de nove armas de fogo, inclusive uma metralhadora 9mm, foi o resultado, divulgado ontem (22), da operação conjunta das Polícias Civil e Militar no município de Nazaré, no Recôncavo baiano, iniciada na última quarta-feira (16). Na ação preventiva para o período de Carnaval dois traficantes foram presos e um terceiro, identificado como Roque de Oliveira, o “Beiçola”, morreu em confronto com a polícia, segundo informações do delegado Marcelo Sansão, titular da Delegacia de Nazaré.

De acordo com o delegado, a operação teve como objetivo retirar de circulação quadrilhas de traficantes que estavam se preparando para agir durante o Carnaval no município de Nazaré e cidades vizinhas. Dois homens identificados como Ismael Teixeira da Cruz e Moisés de Jesus Santos, foram presos e autuados em flagrante, enquanto um terceiro, Alan Santos Fonseca, o “Piau”, conseguiu fugir mesmo baleado.

No momento da abordagem, Alan Santos, envolvido numa chacina em Barra do Gil, na Ilha de Itaparica, e apontado como o líder da quadrilha, estava em companhia de Roque de Oliveira, que reagiu atirando contra os policiais, mas acabou morto. Ele tinha várias entradas na Delegacia de Nazaré, acusado de tráfico de drogas, roubo e homicídio.

A operação policial terminou na madrugada desta terça-feira (22), tendo sido apreendido além da maconha, da cocaína e da metralhadora de uso exclusivo das Forças Armadas, 700 gramas de crack e duas balanças de precisão. Também foram apreendidos com os traficantes, quatro revólveres, quatro pistolas, calibres Ponto 40 e 380, dois coletes à prova de bala, dois rádios de comunicação e munição.

PGJ Pedro Maia recebe título de cidadão cachoeirano

 O procurador-geral de Justiça Pedro Maia recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), o título de cidadão cachoeirano, concedido pela Câmara ...