Prefeitura de Feira de Santana

Deputado Binho Galinha recebe o Título “Amigo da Polícia Militar da Bahia”

Na tarde de terça-feira (5/8) o deputado estadual Binho Galinha (PRD) recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os representantes da União das Entidades Representativas dos Militares Estaduais da Bahia, que foram lhe entregar um certificado, por reconhecer, agradecer e certificar que o parlamentar é amigo da Polícia Militar da Bahia. O certificado é o reconhecimento de que Binho Galinha contribuiu, significativamente, para a História e Desenvolvimento da Bicentenária Polícia de Bravos, Policia Militar da Bahia (1825-2025).



“Essa homenagem reconhece a contribuição para a história e o fortalecimento dessa corporação tão importante para a segurança e dignidade do nosso povo. Seguimos juntos, firmes no propósito de apoiar e valorizar aqueles que dedicam suas vidas ao bem”, externou Binho Galinha, que aproveitou para parabenizar todos os policiais militares pelo trabalho incansável em defesa da sociedade.

Foto: Binho Galinha recebendo o certificado do representante da União das Entidades Representativas dos Militares Estaduais da Bahia. (ASCOM)

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 3.700 prisões

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública chegou a marca de 3.702 pessoas capturadas desde o seu lançamento, em 2019. Entre janeiro e junho de 2025, a ferramenta auxiliou na localização de 1.316 foragidos da justiça. A tecnologia está presente em Salvador e mais de 80 municípios do território baiano.



A ferramenta também foi utilizada durante as principais Festas Populares da Bahia, ajudando na prisão de 98 foragidos. Durante o Festival Virada Salvador, quatro pessoas foram localizadas e presas. No Carnaval, 55 foragidos foram identificados por meio das câmeras instaladas nos ‘Portais de Abordagem’ montados nos principais circuitos da capital baiana e interior do estado.

Já na Micareta de Feira de Santana e nos festejos juninos, a tecnologia identificou, respectivamente, 13 e 26 criminosos.

Balanço de Janeiro a Junho de 2025

Destes criminosos, 34% eram procurados por dívida de pensão alimentícia, seguidos por roubo (22%), homicídio (13%) e tráfico de drogas (10%). Estupradores (6%), criminosos procurados por furto (3%) e porte ilegal de arma de fogo (2%), completam a lista de presos nos seis primeiros meses de 2025.


Última prisão

As câmeras inteligentes auxiliaram na localização da Foragida da Justiça em um dos pontos de monitoramento da capital baiana. Ela era procurada pelo crime de tráfico de drogas e foi encaminhada para a Polinter.


Aumento no número de prisões

Nos seis primeiros meses de 2025, o trabalho de integração entre as Polícias Militar e Civil resultou em 11.247 prisões, superando as 9.407 do ano anterior, em números absolutos. Esses dados representam um aumento de 19,6%, com 1.840 pessoas presas a mais quando comparados ao mesmo período do ano passado.

Com uma média de 62 prisões por dia, 30 lideranças de organizações criminosas foram capturadas, sendo 17 localizadas em outros estados. Destaque para oito capturas de integrantes do Baralho do Crime da SSP, resultado de ações conjuntas entre as Forças da Segurança estaduais e federais.

 

Forças Estadual e Federal localizam 200 mil pés de maconha

O segundo dia da Operação Nordeste Integrado, promovido pela Bahia e mais oito estados nordestinos, começou com a descoberta nesta sexta (8), de uma roça com cerca de 200 mil pés de maconha.



Equipes das Polícias Militar e Federal, com ações de inteligência e uso de tecnologia, encontraram o plantio ilegal na zona rural da cidade de Curaçá.

No local os policiais desenvolvem ações para identificar e prender os criminosos responsáveis pelo terreno e pelos entorpecentes.

“Em 24h da Operação Nordeste Integrado, capturamos nove criminosos que possuíam mandados de prisão, realizamos uma prisão em flagrante, localizamos armas de fogo e munições, além da apreensão de um adolescente e destruição da roça de maconha”, contou o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira, que está em Juazeiro acompanhando as ações.

Destacou ainda que os resultados são importantes, mas a integração é o principal ganho da operação. “De forma inédita os estados nordestinos mostram a importância da união de esforços. Seguiremos integrados combatendo o crime organizado”, completou Marcel.

Polícia Civil deflagra operação contra fraudes à seguradora

Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou na manhã desta sexta-feira (08) a Operação Mãos de Papel. A ação tem como alvo uma associação criminosa especializada em fraudes contra uma empresa de seguros.



Dois celulares, um notebook e diversos documentos apreendidos em um imóvel no bairro de Brotas serão analisados. O conteúdo extraído vai contribuir para o aprofundamento da investigação e garantir a responsabilização dos envolvidos pelos crimes de falsidade documental e estelionato qualificado.

De acordo com as investigações, o grupo utilizava documentos médicos e fiscais falsificados, como relatórios de fisioterapia e recibos de pagamento, para fraudar pedidos de reembolso, causando prejuízos financeiros à empresa.

 

Acusado de traficar drogas em Mutuípe é preso pela Polícia Civil

Policiais da Delegacia Territorial de Mutuípe, prendeu na tarde de quinta-feira (07), a pessoa de iniciais E.S.S., 24 anos, em flagrante deleto pelo crime de tráfico de drogas.



De acordo com as investigações, os policiais civis desta unidade receberam informações fidedignas que o autor estava comercializando drogas ilícitas no bairro do Alto Cajazeira na cidade de Mutuípe/BA.

A equipe com posse de informações, junto com o delegado titular da unidade deslocou ao local de forma rápida e eficiente.

No local foi localizado 190 gramas de maconha em tablete e em pacotes e 60 gramas de cocaína em pó em pacotes plásticos, haviam diversos plásticos para acondicionamento e balança de precisão, demonstrando claramente que a droga era utilizada para a comercialização.

O acusado foi interrogado e recolhido à carceragem da Delegacia Territorial de Mutuípe, onde permanecerá a disposição da Justiça Criminal.

Deputado Binho Galinha recebe o Título “Amigo da Polícia Militar da Bahia”

Na tarde de terça-feira (5/8) o deputado estadual Binho Galinha (PRD) recebeu em seu gabinete, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), os...