Prefeitura de Feira

Reconhecimento Facial da SSP atinge marca de 27 presos na Operação São João 2026 após localizar mais sete foragidos

 

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia localizou mais sete foragidos da Justiça na madrugada desta segunda-feira (22). No Balanço Parcial da Operação São João 2026, as Forças Estaduais alcançaram 27 procurados nos festejos juninos.



Entre os últimos capturados aparecem foragidos por lesão corporal, porte ilegal de arma de fogo e dívida alimentícia. Também foram localizados homicida e procurado por prática de roubo.

As prisões foram efetivadas nos municípios de Jequié, Vitória da Conquista, Laje, Senhor do Bonfim, Santo Estêvão, e Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.



A Secretaria da Segurança Pública emprega o sistema em pontos fixos e em Plataformas de Observação Elevada (POE), implementadas em áreas estratégicas.

Cidades

Os festejos acontecem em 283 municípios da Bahia e contam com um efetivo de 27 mil profissionais da Segurança Pública.



Além do incremento de policiais e bombeiros, a Secretaria da Segurança Pública também empregou tecnologia e estrutura, garantindo o maior investimento da história.

O Centro Integrado de Comando e Controle da pasta está ativado monitorando a capital e o interior. O Disque Denúncia recebe, 24 horas, as informações transmitidas de forma anônima pela população.

 

Homem em situação de rua é assassinado covardemente quando dormia no Jardim Cruzeiro

 

Um homem ainda não identificado, trajando uma camisa azul e short cinza que aparentemente em situação de rua, foi brutalmente assassinado na noite de domingo (21), no bairro Jardim Cruzeiro, em Feira de Santana. O crime aconteceu por volta das 21h, no final da Rua Araci, nas imediações da Avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno).



Segundo informações da polícia, a vítima estava dormindo na calçada quando foi surpreendida e atacada com diversos golpes de madeira na cabeça. Moradores da região contaram que quando encontrou a vítima, a mesma ainda estava com uma respiração ofegante. Mas, antes do socorro chegar, ele não resistiu e morreu.

Plantonistas da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), compareceram ao local do crime onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações. O corpo do desconhecido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde aguardará o reconhecimento familiar.

 

Detento que fugiu da unidade prisional de Feira é capturado

O detento Edson Mascarenhas Primo foi encontrado no domingo (21), após se entregar. Ausência foi percebida durante o serviço de manutenção no presídio de Feira de Santana.​



O presidiário que escapou do Conjunto Penal de Feira de Santana na noite de quarta-feira (17), enquanto realizava um reparo na rede elétrica de um dos pavilhões da unidade, foi recapturado neste domingo (21).



Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Edson Mascarenhas Primo cumpria pena por roubo em regime semiaberto. Ele realizava atividades de manutenção no perímetro do presídio sob autorização, e a sua falta foi percebida justamente durante a execução do serviço.

​Ainda de acordo com a SEAP, logo após a fuga, equipes das forças de segurança iniciaram buscas intensas em toda a região. Os agentes realizaram varreduras minuciosas, inclusive em áreas de mata, na tentativa de localizar e recapturar o homem. Apesar do cerco montado nos dias anteriores, o detento só foi localizado e detido pelas autoridades no início da tarde de domingo (21).

 

Jovem é assassinado no George Américo

 

O jovem, Paulo Henrique dos Santos das Virgens, de 25 anos, foi assassinado a tiros no início da tarde de domingo (21), por volta das 12h50, no George Américo, bairro Campo Limpo, em Feira de Santana.



​Segundo informações da polícia, moradores da região contaram a polícia, que ouviram vários estampidos de disparos de arma de fogo e ao verificarem o que tinha ocorrido, observaram que o jovem estava caído sobre a calçada e sem sinais vitais. De imediato acionaram a polícia.

Ainda de acordo com informações, uma guarnição da 65ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Região Maria Quitéria) foi deslocada até o endereço informado. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram a vítima já sem vida, caída ao solo na calçada de um estabelecimento comercial.

Policiais plantonistas da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP), foram ao local do crime onde realizaram o levantamento cadavérico e iniciaram as primeiras investigações. O corpo de Paulo Henrique foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) e feito a necropsia.

 

Durante ação da polícia um suspeito morre em confronto e dois são presos

 

Um jovem aparentando ter idade média entre 20 a 22 anos, morreu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), após ser baleado durante um confronto com a Polícia Militar na madrugada de sábado (20), em Feira de Santana. Após 40 minutos, ele não resistiu e morreu após dar entrada na unidade hospitalar.



Segundo informações da polícia, o caso ocorreu por volta das 3h15, na Rua Gabriel da Paixão, localizada no bairro São João do Cazumbá, na região do bairro Tomba. Uma guarnição da 67ª Companhia Independente realizava patrulhamento na área quando foi recebida a tiros por um grupo de cerca de três homens.

Ainda de acordo com a polícia, no revide, um dos suspeitos foi atingido e socorrido ao HGCA, onde não resistiu aos ferimentos. Os outros dois homens envolvidos na ação foram capturados e conduzidos à Central de Flagrantes no Complexo de Delegacias do  Sobradinho.

 

Segurança Pública da Bahia fortalece com mais 1441 policiais militares após formatura

 

A segurança pública da Bahia ganhou um importante reforço no combate à criminalidade e nas operações de resgate e emergências no estado com a formatura de 1.441 novos policiais militares e a entrega de equipamentos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, realizadas pelo governador Jerônimo Rodrigues. Os atos aconteceram, na manhã desta sexta-feira (19), durante cerimônia realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.



‘Estamos formando 1.441 profissionais que depositam na ação da segurança pública uma inteligência capaz de encontrar saídas para resolver problemas”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante seu discurso na cerimônia de formatura.

Na solenidade, foram entregues três aeronaves multimissão para as forças policiais estaduais, sendo uma para Polícia Civil, uma para Polícia Militar e uma para o Corpo de Bombeiros Militar, em um investimento superior a R$ 101,5 milhões. Equipados para operações diurnas e noturnas, os helicópteros vão ampliar a cobertura aérea e permitir respostas mais rápidas a emergências em diferentes regiões da Bahia.

“As entregas de aeronaves e equipamentos reforçam ainda mais a capacidade de atuação das forças de segurança em todo o estado. Teremos três aeronaves que irão auxiliarão o policiamento no interior do estado, o pronto socorrismo e as ações de salvamento", destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia também ganhou reforço com a entrega de cinco viaturas Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS), 14 motoaquáticas, seis botes salva vidas, além de kits para salvamento aquático, em investimentos de R$ 12,7 milhões. Os equipamentos vão acelerar o tempo de resposta da corporação em ações de busca, resgate e salvamento, beneficiando 14 municípios do estado.

“São equipamentos que melhoram a nossa resposta operacional e garantem mais segurança e melhores condições de trabalho para os bombeiros. É uma aquisição importante, que qualifica ainda mais o nosso parque de viaturas e equipamentos”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Aloísio Mascarenhas.


Curso de formação

O Curso de Formação de Soldados teve início em julho de 2025 e foi concluído em junho deste ano. Do total de formados, 1.246 são homens e 195 mulheres.  “Os novos soldados ingressam, a partir de agora, no efetivo operacional da Polícia Militar e serão empregados diretamente no campo, reforçando as diversas unidades da corporação. É um efetivo bem formado e capacitado para servir cada vez melhor à sociedade.", afirmou o comandante-geral da PMBA, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães.

Realização de um sonho

Entre a emoção da formatura e a expectativa de iniciar uma nova etapa na carreira, os novos soldados celebraram a realização de um sonho construído com dedicação e muito esforço. Para a soldado Gisele Santos, a conquista representa a recompensa por cada renúncia e pelo compromisso assumido ao longo do curso. “Hoje é ver que todos os tijolinhos que construí dia após dia durante o curso valeram a pena, não só para mim, mas para todos os formandos”, comemorou.

 

Foragido da Justiça é preso com auxílio do Reconhecimento Facial da SSP em Itororó

Um homem procurado pela Justiça por falta de pagamento de pensão alimentícia foi preso na madrugada desta sexta-feira (19), após ser identificado pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública, durante os festejos juninos realizados na cidade de Itororó, no Sudoeste baiano.



A ferramenta tecnológica da SSP emitiu o alerta depois do fugitivo passar por um dos pontos monitorados da festa. Equipes do Centro Integrado de Comunicações (CICOM/Itabuna) acionaram policiais militares da 8ª CIPM, que, após a confirmação, apresentaram o foragido na 21ª COORPIN, onde o mandado de prisão foi confirmado. 

Desde o início da Operação São João, 14 foragidos da Justiça já foram presos com o auxílio das câmeras inteligentes da SSP. 

Operação São João

O esquema especial da Secretaria da Segurança Pública para o período de festas juninas conta com 27 mil policiais e bombeiros em atuação em 283 cidades baianas.

Polícia Civil da Bahia recebe primeira aeronave própria e amplia atuação em todo o estado

 

A capacidade de resposta da Polícia Civil da Bahia ganhou um importante reforço nesta sexta-feira (19), com a incorporação de sua primeira aeronave própria. O helicóptero Airbus H125, prefixo PS-MPC, passa a integrar a estrutura operacional da corporação, fortalecendo ações de investigação, inteligência policial e enfrentamento às organizações criminosas em todo o estado.

 


Nomeado de “Polícia 01”, o helicóptero foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues durante solenidade realizada na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador. O equipamento integra o lote de três helicópteros multimissão destinados às forças de segurança da Bahia, contemplando também a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. O investimento do Governo do Estado na aquisição da aeronave destinada à Polícia Civil foi de R$ 33.850.000,00.

 


Para o delegado-geral da Polícia Civil da Bahia, André Viana, a entrega da aeronave representa um marco histórico para a instituição e para a segurança pública baiana.“A entrega da primeira aeronave da Polícia Civil da Bahia representa um avanço estratégico para a instituição e para a segurança pública do nosso estado. Estamos incorporando um equipamento que amplia nossa mobilidade, capacidade de resposta e eficiência investigativa. O helicóptero permitirá apoiar operações de alta complexidade, fortalecer ações de inteligência, ampliar a presença da Polícia Civil em áreas remotas e atuar de forma integrada com outras forças de segurança. Mais do que uma aeronave, estamos criando uma nova capacidade operacional permanente que contribuirá diretamente para o enfrentamento ao crime organizado e para a proteção da sociedade baiana”, destacou.

 

Preparada para múltiplas missões, a aeronave poderá ser empregada em operações policiais, transporte aeromédico, ações de busca e salvamento, apoio a investigações, deslocamento de equipes especializadas e outras atividades estratégicas de segurança pública.

 

A entrega consolida um projeto estratégico iniciado em 2023, quando foi criado o Serviço Aeropolicial (SAER), unidade vinculada à Coordenação de Operações e Recursos Especiais (CORE), responsável pela estruturação das atividades aéreas da Polícia Civil da Bahia. A aeronave também dará suporte às atividades de polícia judiciária, auxiliando no cumprimento de mandados judiciais, buscas em áreas rurais, localização de pessoas desaparecidas, identificação de rotas utilizadas por organizações criminosas e transporte de equipamentos e servidores em todo o território baiano.

 

Além das atividades policiais, o helicóptero poderá ser empregado em missões de interesse público, como transporte de órgãos para transplantes, apoio a resgates, ações humanitárias e atendimento em situações de emergência e desastres naturais. A nova estrutura também amplia a integração operacional da Polícia Civil com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e demais instituições parceiras.

 

Airbus H125

 

Reconhecido internacionalmente pela versatilidade, desempenho e confiabilidade, o Airbus H125 é uma das aeronaves mais utilizadas por forças de segurança e resgate em diversos países. Sua incorporação posiciona a Polícia Civil da Bahia em um novo patamar de modernização institucional, alinhando a corporação às principais polícias judiciárias do país que já dispõem de estrutura aérea própria.

 

O vetor aéreo permitirá maior agilidade no deslocamento de equipes especializadas para ações de grande porte e alta complexidade. De acordo com o delegado Roberto Passarinho, do SAER, a chegada da aeronave consolida um projeto estratégico iniciado em 2023 e fortalece a capacidade operacional da Polícia Civil em todo o estado. A nova aeronave também vai ampliar a presença do Estado em todas as regiões baianas e fortalecer a capacidade de resposta da Polícia Civil em operações de alta complexidade.

 

“A aeronave não representa apenas um novo equipamento, mas uma ferramenta estratégica que ampliará a mobilidade, a capacidade de resposta, a eficiência investigativa e a integração operacional da Polícia Civil da Bahia, fortalecendo sua missão constitucional de apuração das infrações penais e promoção da segurança pública”, afirmou.

Guarda Municipal e Seinfra realizam limpeza de pichações em Feira de Santana

 

O foco principal da parceria é o apoio direto na remoção de pichações em espaços públicos e residenciais
Uma ação conjunta entre a Guarda Municipal e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) vem intensificando os trabalhos de limpeza urbana no município. O foco principal da parceria é o apoio direto na remoção de pichações em espaços públicos e residenciais.


Esse esforço integrado já vem apresentando resultados práticos e está sendo realizado de forma contínua por diversas localidades da cidade. As equipes concentraram as atividades nos bairros Capuchinhos e Gabriela. Durante a execução dos trabalhos nesses locais, um efetivo de 06 Guardas Municipais acompanhou os operários para garantir a segurança do perímetro, resultando na limpeza e pintura completa de 06 muros que estavam pichados.



Além da atuação municipal, o combate a esse tipo de poluição visual conta com o apoio de outras forças de segurança. A Polícia Civil também vem desenvolvendo operações paralelas em Feira de Santana, focadas tanto na identificação dos autores quanto na limpeza e remoção de pichações em outros pontos da cidade.

O secretário Uziel Andrade, da Secretária de Prevenção a Violência ( SEPREV), reforçou a relevância desse trabalho integrado e o impacto direto na preservação do patrimônio e na sensação de segurança da população. “Quando a Guarda Municipal apoia a Seinfra na limpeza desses muros, estamos retomando o espaço público para o cidadão de bem.”

A população pode colaborar ativamente com o município fazendo denúncias e solicitando a limpeza de locais vandalizados de forma totalmente anônima, utilizando o número de telefone 156.

Vereadores aprovam criação do Plano Municipal da Juventude de Feira de Santana

 O Projeto de Lei estabelecendo a política pública de juventude no Município de Feira de Santana e definindo um conjunto de diretrizes e objetivos estratégicos para a elaboração e execução de ações e programas voltados a atender os jovens locais, foi aprovado pela Câmara Municipal, nesta quinta-feira (18). O Plano Municipal da Juventude de Feira é relativo ao decênio 2026/2036.



O projeto busca atender, no âmbito das políticas públicas, as necessidades dos jovens com idades entre 15 e 29 anos, fundamentando-se na Lei Federal nº 12.852/2013 (Estatuto da Juventude), que além de definir os direitos dos jovens, estabelece princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e do Sistema Nacional de Juventude – SINAJUVE. Fica destacado que a definição da faixa etária não substitui as políticas públicas estabelecidas em outras leis para jovens, adolescentes e adultos.

O Plano Municipal da Juventude terá abrangência temporal de 10 anos e contará com monitoramento e avaliação periódica. O texto aprovado reafirma como direitos da juventude de Feira os seguintes: à cidadania, à diversidade, à igualdade, à participação social e política e à representação juvenil, à educação, saúde, cultura, comunicação e à liberdade de expressão e ao desporto e lazer; à profissionalização, ao trabalho e a renda; ao território e à mobilidade, à sustentabilidade e ao meio ambiente; e à segurança pública e ao acesso à justiça, de acordo com orientações da citada lei federal.

Na proposta, fica definido que a Prefeitura Municipal, juntamente com o Conselho Municipal da Juventude, apresente um Plano de Ação Bienal. As metas deste plano serão avaliadas no biênio seguinte ao da sua apresentação, com o objetivo de implementar as diretrizes e os objetivos estratégicos do Plano Municipal de Juventude. Já a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, com a Diretoria de Juventude e a Divisão de Juventude, ou outro órgão que venha a substituí-los, serão responsáveis pela gestão das políticas públicas definidas para ser executadas.

A matéria reforça que os relatórios anuais de monitoramento serão elaborados em anos alternados em relação aos relatórios bienais de avaliação. Além disso, após a aprovação do relatório de avaliação, o Conselho da Juventude, em conjunto com a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, desenvolverá o Plano de Ação Bienal para o período seguinte.

Além das atribuições estabelecidas pela Lei nº 4.293, de 22 de maio de 2025, a proposta de lei reforça que o Conselho Municipal da Juventude tem a responsabilidade de supervisionar a execução do Plano Municipal de Juventude. O texto foi aprovado por maioria do plenário, tendo registro de voto contrário do vereador Edvaldo Lima (União). Agora, segue para aguardar a sanção do prefeito municipal.

Reconhecimento Facial da SSP atinge marca de 27 presos na Operação São João 2026 após localizar mais sete foragidos

  O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia localizou mais sete foragidos da Justiça na madrugada desta...