Prefeitura de Feira

PGJ Pedro Maia recebe título de cidadão cachoeirano

 O procurador-geral de Justiça Pedro Maia recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), o título de cidadão cachoeirano, concedido pela Câmara Municipal de Cachoeira. A honraria foi entregue pela prefeita Eliana Gonzaga de Jesus durante a cerimônia de transferência simbólica da capital da Bahia para o município, em celebração à Independência do Brasil na Bahia.



Ao agradecer a homenagem, Pedro Maia destacou a importância histórica da solenidade, que marca anualmente a transferência simbólica da capital para Cachoeira. "Esse momento se tornou uma tradição viva de respeito à nossa história e à luta pela independência da Bahia e do Brasil, além de representar o reconhecimento do papel desempenhado por Cachoeira nesse processo", afirmou. O procurador-geral de Justiça ressaltou ainda que receber o título de cidadão cachoeirano, às vésperas das celebrações do 2 de Julho, representa um marco em sua trajetória. "Receber o título de cidadão cachoeirano é uma honra, sobretudo por acontecer em uma cidade que simboliza a luta pela liberdade e pela construção da nossa identidade. Precisamos celebrar este dia histórico, o 25 de junho, que antecede a data cívica máxima do nosso estado e sintetiza o espírito de ser baiano: esse compromisso permanente com a liberdade."

Ações do MP em Cachoeira

Como parte das comemorações da Independência da Bahia, o MPBA realizará, nos dias 30 de junho e 1º de julho, uma programação especial em Cachoeira, com serviços gratuitos e ações voltadas à promoção da cidadania, proteção de direitos e valorização do patrimônio histórico. A agenda contará com a presença do procurador-geral de Justiça Pedro Maia e será aberta no dia 30, às 9h30, na Câmara Municipal, quando será entregue o projeto Espaço de Memória pelo MPBA, iniciativa lançada em 2025 para preservar e valorizar a história de Cachoeira e da Bahia.

Durante os dois dias, a população terá acesso aos serviços do MP Comunidade, em unidade móvel instalada na Praça Dr. Milton. Pelo projeto Paternidade Responsável, serão realizados reconhecimentos espontâneos de paternidade, acordos de alimentos, orientações na área de família e exames de DNA gratuitos para pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto Viver com Cidadania oferecerá orientações e encaminhamentos para emissão de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, além de retificações de registros civis. Também participarão da programação o NAVV, com atendimento especializado e orientação a vítimas de crimes violentos e pessoas em situação de especial vulnerabilidade, e o Nevid, que prestará acolhimento e orientações a mulheres em situação de violência.

Investigado por associação criminosa e homicídio em Serrinha é preso em Santa Catarina

Um homem, de 32 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (26), no bairro Rio Grande, em Palhoça, no estado de Santa Catarina, em cumprimento a um mandado de prisão temporária por homicídio qualificado ocorrido no município de Serrinha, na Bahia, em maio deste ano. A ação foi realizada de forma integrada entre as Polícias Civis dos dois estados.



As investigações apontam que o homem é suspeito de liderar uma organização criminosa atuante em Serrinha, operante no crime de tráfico de drogas. Ele também é investigado por ser o mandante do homicídio de Riquelme Vila dos Santos, de 20 anos, vítima de disparos de arma de fogo no dia 10 de maio deste ano, na zona rural.

A Delegacia Territorial (DT/Serrinha), com apoio da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (Gatti/Sisal), já havia prendido outro suspeito, de 22 anos, um dia após o crime.

A ação desta sexta-feira (26) foi realizada pela Polícia Civil catarinense, por meio da Delegacia de Capturas da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DECAP/DEIC), de forma integrada com a Polícia Civil da Bahia. O homem foi conduzido à unidade policial competente para a adoção das medidas legais cabíveis e seguirá custodiado à disposição da Justiça. 

Investigado por estupro de vulnerável e tráfico de pessoas é preso em Valença

 A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na quinta-feira (25), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 56 anos, investigado pelos crimes de estupro de vulnerável e tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. A prisão ocorreu na localidade de Jiquiriçá, zona rural de Valença, durante ação que também deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Valença.



Segundo as apurações realizadas pelo Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM/Valença), os crimes eram praticados contra uma menina desde janeiro deste ano. As investigações apontam que os abusos ocorriam na residência do investigado, que era amigo da família da vítima. Durante a apuração, foram reunidos laudos periciais, exames médicos, depoimentos de testemunhas e outras provas que fundamentaram o pedido de prisão.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma carabina calibre .22, 38 munições do mesmo calibre, celulares e outros aparelhos eletrônicos. O investigado também foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

A ação foi realizada por equipes do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM/Valença) e da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (5ª Coorpin/Valença). Após a prisão, o investigado foi submetido aos exames de praxe e permanece custodiado à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e a identificação de outros envolvidos.

Foragido da Justiça de São Paulo é preso pela Polícia Civil da Bahia em Feira de Santana

Um homem de 29 anos foi preso na tarde desta quinta-feira (25) pela Polícia Civil da Bahia em um imóvel localizado na Avenida Senhor dos Passos, em Feira de Santana. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva, pelo crime de tráfico de drogas, expedido pela Justiça da Comarca de Araras, no estado de São Paulo.



De acordo com as investigações, o suspeito foi localizado enquanto buscava atendimento social em um órgão público, onde tentava obter apoio para deslocamento até o município de Itaberaba. As apurações também indicam que o homem havia fugido de uma unidade de recuperação em que estava internado anteriormente.

A prisão foi efetuada por meio da equipe do Serviço de Investigação (SI) da 1ª Delegacia Territorial (DT/Feira de Santana). O suspeito foi encaminhado para a unidade policial, onde passou pelos procedimentos legais de praxe. Ele segue custodiado à disposição da Justiça.

Operação São João 2026 prende nove suspeitos e cumpre mandados em Castro Alves

A Operação São João 2026 no município de Castro Alves resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão, mandados de prisão e prisões em flagrante durante o período dos festejos juninos, entre os dias 20 e 25 deste mês. No total, nove pessoas foram presas pelas forças de segurança no município.



Foram registradas cinco prisões em flagrante, sendo três por tráfico de drogas, uma por tentativa de homicídio e uma por embriaguez ao volante. Também foi cumprido um mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas, além de quatro mandados de prisão após a identificação dos foragidos por meio da tecnologia de reconhecimento facial. Desses, dois eram referentes ao crime de roubo e os outros dois relacionados ao não pagamento de pensão alimentícia.

No total, nove pessoas foram encaminhadas à unidade policial para a adoção das medidas legais cabíveis. Durante o período também foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão domiciliar, que resultaram no recolhimento de drogas, dinheiro e aparelhos celulares.

As ações foram realizadas pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Territorial (DT/Castro Alves), vinculada a 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), juntamente com a Polícia Militar.

De acordo com o delegado titular da DT do município, Felipe Vittig Ghiraldelli, o trabalho em conjunto das forças de segurança foi fundamental para os resultados alcançados.

“As ações realizadas  no São João demonstram que a integração entre as instituições é o caminho mais eficaz para garantir a segurança da população, principalmente, durante os festejos juninos. Cada prisão é resultado de uma investigação criteriosa, de uma decisão judicial e de um trabalho de campo consistente. Nenhum desses pilares funciona de forma isolada”, afirmou o delegado.

A operação contou ainda com o apoio da Superintendência de Segurança Pública de Castro Alves, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.

Operação Cartucho Vazio apreende armas e munições em Conceição do Coité

A Polícia Civil da Bahia deflagrou na manhã desta quinta-feira (25), através de equipes da Delegacia Territorial (DT/Conceição do Coité), a Operação Cartucho Vazio, com o objetivo de cumprir um mandado de busca e apreensão domiciliar no povoado de Malhador, zona rural daquele município. O alvo da operação era um homem, de 29 anos, investigado por posse irregular e comercialização de armas de fogo, acessórios e munições.



Durante as buscas no imóvel, os policiais localizaram e apreenderam um revólver calibre .38, uma espingarda calibre 12, um rifle de ar comprimido, munições de diversos calibres, latas contendo munições e cartuchos intactos, frascos de pólvora, uma grande quantidade de chumbo para recarga, espoletas, injeções plásticas e prensa manual para cartuchos e uma balança de precisão.

Além do material bélico, também foram apreendidos aparelhos celulares, um tablet e uma máquina de cartão bancário. Todo o material foi encaminhado à Delegacia Territorial, onde serão adotadas as medidas legais cabíveis. O responsável pelo material foi ouvido e liberado após constatado que possui o registro do armamento. As investigações seguem com o objetivo de comprovar a comercialização das munições.

A Operação Cartucho Vazio foi realizada pela equipe do Serviço de Investigação (SI) da Delegacia Territorial de Conceição do Coité, com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/SISAL), do Núcleo de Inteligência da 15ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Serrinha) e da Delegacia Territorial (DT/Riachão do Jacuípe)

Operação Pilot prende dupla suspeita por roubos, extorsões e estupros contra vítimas atraídas por aplicativos de relacionamento

 

Grupo é investigado por manter vítimas em cárcere por horas para roubar bens, realizar transferências bancárias e praticar violência sexual

 

A Polícia Civil da Bahia prendeu, na manhã desta sexta-feira (26), dois homens investigados por integrar um grupo criminoso responsável pela prática de roubos, extorsões, estupros e associação criminosa. As prisões ocorreram durante a Operação Pilot, que também cumpriu dois mandados de busca e apreensão em endereços localizados no bairro da Federação, em Salvador.

 


As investigações, conduzidas pela 7ª Delegacia Territorial (DT/Rio Vermelho), apontam que os investigados utilizavam aplicativos de relacionamento e redes sociais para atrair as vítimas. Após o primeiro contato, os encontros eram marcados, geralmente às sextas-feiras e nos fins de semana. Sob o pretexto de seguirem para um local mais reservado, as vítimas eram levadas para outro imóvel, onde os crimes eram praticados.

Nos locais escolhidos pelo grupo, as vítimas permaneciam sob restrição da liberdade por, no mínimo, duas horas. Armados com armas de fogo ou armas brancas, os investigados obrigavam as vítimas a desbloquear os aparelhos celulares para realizar transferências bancárias, além de subtrair dinheiro, cartões, aparelhos eletrônicos e outros bens.



As investigações também apontam que algumas vítimas foram submetidas a agressões físicas e violência sexual durante a ação criminosa, evidenciando o elevado grau de violência empregado pelo grupo.

Até o momento, cinco inquéritos policiais subsidiaram a operação. As apurações, no entanto, indicam que o número de vítimas pode ser superior a 15, motivo pelo qual a Polícia Civil prossegue com as diligências para identificar outras pessoas lesadas.

Os elementos reunidos durante a investigação indicam que o grupo atuava de forma organizada havia cerca de cinco meses, com divisão de tarefas entre os integrantes e escolha criteriosa das vítimas, sempre utilizando plataformas digitais para facilitar a aproximação e dificultar a identificação dos autores.

A Operação Pilot é resultado de aproximadamente 40 dias de investigação conduzida pela 7ª Delegacia Territorial e teve o cumprimento dos mandados judiciais com apoio do Departamento de Polícia Metropolitana (DEPOM). A ação teve como objetivo interromper a atuação do grupo criminoso, reunir novos elementos de prova e identificar outras possíveis vítimas.

Traficante é preso pela Polícia Militar em flagrante no George Américo

 

Policiais do batalhão de Policiamento Tático Leste (BPT-L), prenderam no final da tarde de quinta-feira (25), por volta das 17 horas, um homem e apreenderam drogas, no bairro George Américo, em Feira de Santana.



Segundo informações da Polícia Militar, durante rondas ostensivas no bairro George Américo, em Feira de Santana, apreenderam entorpecentes e conduziram um indivíduo à autoridade policial competente. Ao perceber a aproximação das viaturas, o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado e abordado.

Durante a ação, os policiais localizaram porções de substâncias entorpecentes e balanças de precisão dispensadas pelo indivíduo. Na ação, foram apreendidas porções de substâncias entorpecentes e balanças de precisão.

O conduzido e todo o material apreendido foram apresentados no Complexo de Delegacias do Sobradinho, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Com efetivo de 200 agentes e tecnologia de ponta, Guarda Municipal garante São João seguro nos distritos

 O balanço da Operação São João 2026, divulgado pela Guarda Municipal de Feira de Santana (GMFS), aponta que os festejos juninos deste ano foram marcados pela tranquilidade e pela ausência de ocorrências graves. Com uma forte presença ostensiva e o uso estratégico de tecnologia, a corporação garantiu a segurança de milhares de foliões que compareceram aos distritos de Maria Quitéria, Tiquaruçu e Jaguara.



Ao todo, aproximadamente 200 guardas municipais atuaram durante os quatro dias de festa. A operação contou com patrulhamento móvel através de quatro viaturas, e dez motos, além do policiamento a pé, que aproximou os agentes da comunidade e dos visitantes nas praças de eventos. A Guarda Municipal utilizou sua base móvel avançada, equipada com monitores de alta definição, trabalhando em total sinergia com o Centro de Controle Operacional (CCO).

Um dos grandes diferenciais da operação deste ano foi o emprego de tecnologia avançada de monitoramento. Dezenas de câmeras transmitiram imagens em tempo real, permitindo uma visão ampla e imediata de todos os pontos da festa. Drones foram utilizados, ampliando a capacidade de observação dos agentes e cobrindo o perímetro no entorno das praças.

O comandante da guarda, Marcos Dantas, falou sobre os esforços da operação. “O resultado de todo esse esforço integrado refletiu diretamente nos índices criminais do período, nenhum fato violento significativo foi registrado, não houve necessidade de conduções para a delegacia e as poucas intervenções realizadas limitaram-se a mediações pacíficas de pequenos conflitos. Foi um São João de absoluta tranquilidade e muita alegria”, destacou o Comandante.

Com o encerramento das operações, a avaliação institucional é de que o modelo de policiamento integrado e tecnológico adotado em Feira de Santana consolidou-se como uma ferramenta indispensável para o sucesso dos grandes eventos do município.

Secom

Prefeitura divulga programação completa do São Pedro no Arraiá de Feira

 A Prefeitura de Feira de Santana divulgou a programação completa dos festejos de São Pedro que integram o Arraiá de Feira 2026. Após o sucesso das celebrações de São João nos distritos de São José, Tiquaruçu e Jaguara, a festa continua com uma maratona de shows, apresentações culturais e muito forró nos distritos de Humildes, Bonfim de Feira, Jaíba e Morrinhos.

Neste final de semana, os festejos acontecem nos distritos de Humildes e Bonfim de Feira, reunindo atrações de destaque nacional, regional e artistas locais que ajudam a manter viva a tradição junina no município.

Foto Divulgação


Em Humildes, a programação será realizada entre os dias 26 e 28 de junho. Além das apresentações de quadrilhas juninas, subirão ao palco artistas como Zefa de Zeca, Mastruz com Leite, Kelly Fontelli, Luan Estilizado, Banda Flor de Jurema, Unha Pintada, Ítallo Júnior, Adelmário Coelho, Xamego da Thay, Raça Negra, João Almeida e Buscapé – Arreio de Ouro.

Já no distrito de Bonfim de Feira, os festejos acontecem nos dias 27 e 28 de junho. A programação contará com shows de Anderson Dias, Raio da Silibrina, Capim Molhado, Santana – O Cantador, Gilson Reis e Beth Morena, Tayrone, Forrozão do Capitão e Colher de Pau.

A programação do Arraiá de Feira prossegue no final de semana seguinte, quando os festejos de São Pedro chegam aos distritos de Jaíba e Morrinhos.

Em Jaíba, nos dias 3 e 4 de julho, o público poderá conferir apresentações de Neném do Acordeon, Jeane Lima, Alcymar Monteiro, Igor Rei da Farra, Victor Viotti, Sandro de Castro, Solange Almeida e Caracu com Ovo, além da tradicional apresentação de quadrilha junina.

Também nos dias 4 e 5 de julho, o povoado de Morrinhos, em Jaguara, receberá os últimos festejos do circuito junino deste ano. No sábado (4), a programação terá Neine do Arrocha, Rock Salles, Forrozão Novilha de Prata, Mazinho Venturiny, Jonh Robert e Clovis e Clovinho. Já no domingo (5), as atrações serão França Lima, quadrilha junina, Mequinha do Acordeon, Tico Menezes, Zé Araújo e Jobim Araújo.

Promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, o Arraiá de Feira tem consolidado o município como um dos principais destinos juninos da Bahia, valorizando a cultura nordestina, fortalecendo as tradições dos distritos e impulsionando a economia local por meio da geração de emprego e renda para comerciantes, ambulantes e empreendedores.

Além das atrações nacionais e regionais, a programação também contempla dezenas de artistas feirenses, reforçando o compromisso da administração municipal com a valorização da cultura local e a democratização dos espaços de entretenimento para a população.

PGJ Pedro Maia recebe título de cidadão cachoeirano

 O procurador-geral de Justiça Pedro Maia recebeu, na manhã desta quinta-feira (25), o título de cidadão cachoeirano, concedido pela Câmara ...