Com um investimento de R$ 1,5
milhão, a Polícia Civil levará modernização e inteligência policial durante sua
atuação na Micareta de Feira de Santana 2024. No primeiro e maior carnaval fora
de época do mundo serão empregados mais de dois mil policiais, cujas principais
atividades serão o atendimento ao público e formalização de procedimentos
policiais e a investigação especializada de crimes que possam ocorrer no
evento, com foco no combate aos grupos criminosos.
Contando com uma estrutura
moderna, a Polícia Civil realizará ações integradas entre os Departamentos de
Polícia do Interior (Depin), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime
Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e
Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Especializado de Investigações Criminais
(DEIC), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e de Proteção à Mulher,
Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV).
Doze postos provisórios
funcionarão especificamente para a Micareta de Feira de Santana 2024. Além dos
Postos Policiais Integrados (PPIs), com equipes das polícias civil e militar, e
os das Centrais de Flagrante (CFs), bem como das Delegacias Especiais de Área
(DEAs), a Polícia Civil promoverá atendimento nos Postos do Serviço
Especializado de Respeito à Grupos Vulnerabilizados e Vítimas de Intolerância e
Racismo (SERVVIRs), onde terá integrado os Postos da Delegacia Especial de
Atendimento à Mulher (DEAMs) e da Delegacia do Adolescente Infrator (DAIs). As
ações operacionais terão como base o Posto Resposta Operacional e Tática e
Gerenciamento de Riscos (PROTEGER).
Uma das importantes
ferramentas das ações da Polícia Civil no evento será o Posto Avançado de
Gestão Estratégica (POPC), que funcionará como um centro de tomada de decisões,
deslocado para o teatro de operações, com diversas tecnologias embarcadas para
que a Delegada-Geral e os demais Diretores e seus corpos de assessores possam
se reunir para a tomada de decisões estratégicas de forma rápida e acertiva,
acompanhando as movimentações e dinâmica da Micareta.
Policiais disfarçados e
infiltrados entre os foliões vão monitorar atividades suspeitas, identificando
potenciais ameaças, enquanto outras equipes estarão posicionadas em pontos de
visualização do circuito da Micareta, com o objetivo de orientar as equipes de
campo.
Tecnologia e modernização
O Cyber Monitoramento utilizará
tecnologias de monitoramento eletrônico para acompanhar as comunicações e
movimentações suspeitas, nas redes sociais e em fontes abertas de movimentações
de grupos criminosos, ou manifestações que possam vir a comprometer o bom
andamento dos eventos, antecipando tais situações às equipes de campo e ao
tomador de decisões. Terá a função de acompanhar a propagação de fakenews e a
dissuasão de informações falsas.
A Polícia Civil manterá
prepostos do DIP no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e Comitê
Integrado de Inteligência e Analise (CIIA) a ser instalado em Feira de Santana,
em condições de atuar em comunicação direta com a Sala de Consciência
Situacional da PCBA.
Nesta Micareta, a Polícia
Civil da Bahia ampliou a capacidade de atendimento do assistente virtual “Paulo
César 2.0”, que tem como foco o atendimento aos baianos e turistas que se
encontrem na Micareta. Ele vai orientar sobre a localização dos Postos da Polícia
Civil nos Circuitos, bem como auxiliando no registro de ocorrências a partir da
Delegacia Virtual, disponibilizando também a pesquisa de qualidade do
atendimento prestado nestas unidades e outros serviços online. Paulo César 2.0
passou a atender também em inglês e espanhol, ampliando o espectro de
abrangência dos turistas atendidos pela ferramenta.
Para registrar perdas e
extravios de documentos, furtos e outros crimes que não necessitarem de exames
de lesões corporais ou outras perícias, as pessoas podem acessar da Delegacia
Virtual. São mais de 15 tipos de ocorrências. Basta acessar:
https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/home
Nenhum comentário:
Postar um comentário