Governo do Estado

sexta-feira, janeiro 17, 2014

Polícia Civil cria uma nova Central de Flagrantes



Com uma equipe formada por 19 delegados, 21 escrivães e 30 investigadores, trabalhando ininterruptamente (24 horas por dia, sete dias por semana) em regime de plantão, a Polícia Civil inaugura, em fevereiro, uma nova Central de Flagrantes, situada na Avenida Antônio Carlos Magalhães, na região do Iguatemi.

Criadas para agilizar o atendimento em situações de prisão em flagrante, apresentadas notadamente pela Polícia Militar, as centrais, segundo explicou o delegado-geral adjunto Bernardino Brito Filho, “facilitam o deslocamento de policiais militares e civis quando da apresentação de presos, permitindo um retorno mais rápido do pessoal às ruas”.

Destacou ainda que, com uma estrutura adequada e confortável, “vamos melhorar as condições de trabalho para os policiais, que terão um local definitivo para encaminhamento dos presos, que, após os procedimentos, serão conduzidos para o sistema prisional”.

A escolha do local para implantação da nova Central de Flagrante, garantiu Bernardino, também foi estratégica. “O objetivo foi evitar a necessidade de grandes deslocamentos pelos policiais. Na região do Iguatemi, o acesso é fácil, em razão dos corredores rodoviários que ali desembocam”, enfatizou.

A delegada Heloísa Campos Brito, idealizadora do projeto de implantação das centrais, afirma que, nestas unidades, os flagrantes são tratados prioritariamente, “o que facilita o atendimento de outros tipos de ocorrências nas delegacias”. Observa ainda que, com tais medidas, “as unidades territoriais terão mais tempo para se dedicar às investigações de casos já em andamento”.

Plantão Central

As sedes do Plantão Central e do Plantão Metropolitano, que funcionam rotineiramente à noite e também durante os dias nos finais de semana, saem do edifício-sede da Polícia Civil e passam a funcionar na nova sede da Central de Flagrantes, no Iguatemi.


Com essa estratégia, o Plantão Central, que coordena toda a atividade de atendimento ao público naqueles horários, vai poder planejar e determinar diariamente em que delegacia territorial ficará o delegado que coordenará uma das três equipes do Metropolitano, de acordo com a necessidade e demanda de ocorrências registradas na região.

As duas primeiras centrais de flagrante implantadas pela Polícia Civil, em funcionamento na 1ª DT/Barris e 5ª DT/`Periperi, serão desativadas e todas os conduzidos passam ser encaminhados à unidade do Iguatemi, que funcionará com quatro delegados por turno e mais três em horário administrativo, chefiados pela delegada Dalva Cardoso do Nascimento.

O delegado Bernardino Brito esclarece que, depois da experiência com as centrais dos Barris e Periperi, foi possível partir para uma estrutura maior e mais completa. O próximo passo, ressaltou, será introduzir duas novas centrais com esta mesma dimensão, respeitando o modelo já adotado pela polícia, que divide a cidade em três grandes áreas de patrulhamento, definidas como Atlântico, Central e Baía de todos os Santos

Nenhum comentário: