Governo do Estado

quarta-feira, janeiro 11, 2012

Plano quer reinserir usuários de drogas

O jovem Aécio Correia de Souza, 20 anos, teve a curiosidade de usar maconha ainda aos 14. “Presenciei vários colegas usando e achei que não tinha nada demais fazer o mesmo”. O que no início era apenas um experimento tornou-se um vício e Aécio passou a usar drogas mais pesadas, como cocaína e crack.

Para sustentar o consumo diário, o jovem começou a roubar e se envolveu com o tráfico. Hoje, recuperado, faz questão de contar a experiência e de como se livrou do vício. “Foram momentos difíceis para mim e minha família, pois não conseguia enxergar que estava no fundo do poço. Fiz meus pais e irmãos sofrerem, mas, graças a Deus, tive coragem em dar o primeiro passo e busquei um centro de recuperação. Foi a partir daí que voltei a ter dignidade”, enfatizou.

Assim como Aécio Souza, muitos adolescentes e jovens são usuários de algum tipo de droga ou entorpecente. Preocupado com a recuperação dos dependentes, o Governo da Bahia lançou nesta quarta-feira (11), no Centro de Convenções, em Salvador, o Plano Viver sem Drogas, que define políticas de prevenção ao uso de drogas.

“Essa é mais um etapa no enfrentamento ao uso das drogas. Vamos trabalhar em três frentes: prevenção, conscientização e reinserção social. É um problema social grave que afeta famílias e municípios, daí estarmos dando o primeiro passo para combater às drogas”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Trabalho integrado

“O Governo entende que só a repressão não vai resolver o problema”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, acrescentando que são importantes o esclarecimento e a informação com o objetivo de impedir que pessoas entrem no consumo das drogas. “É um trabalho integrado, que na outra ponta tem também a garantia da oportunidade de recuperação para os dependentes químicos, a fim de que eles possam voltar a conviver com os familiares”.

O plano, que integra o programa Pacto pela Vida e tem a coordenação da Superintendência de Prevenção e Acolhimento aos Usuários de Drogas e Apoio Familiar (Suprad), criada pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH),

contará com investimentos de R$ 42 milhões e vai contemplar as cidades com maior índice de crimes violentos.

Conforme revelou o secretário Almiro Sena, coordenador do programa, o plano está dividido em quatro eixos. O primeiro é a ampliação da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), para enfrentamento ao abuso de crack e outras drogas, com o aporte de recursos do Governo do Estado/Sesab, no co-financiamento junto aos municípios, no funcionamento dos Centros de Atendimento Psicossoial (CAPs).

O segundo são as comunidades terapêuticas, que também terão recursos ampliados a fim de aumentar as vagas para atender aos usuários de crack e outras drogas. No terceiro estão a integração e a qualificação das redes de assistência social, ensino público estadual, segurança pública e justiça, para a prevenção e reinserção social de usuários, com ações nas áreas de comunicação, educação, esporte e cultura e em parceria com a sociedade civil, complementar ao SUS e ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O apoio aos familiares que convivem com esta realidade é o quarto eixo da iniciativa, daí se priorizar a criação de uma rede de atendimento para atuar de forma mais sistematizada no acolhimento, tratamento e reinserção de usuários.

Acolhimento

Elaborado sob a coordenação da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), o plano é resultado de estudos da Câmara Intersetorial de Enfrentamento às Drogas do programa Pacto pela Vida e contou com a parceria de secretarias estaduais e de órgãos do poder público, que passaram a atuar na proposição de estratégias de prevenção ao problema das drogas.

Entre as secretarias parceiras, está a de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), que prevê a atuação conjunta com instituições de acolhimento, a fim de retirar das ruas usuários de crack, encaminhando-os para centros de reintegração. Segundo o secretário Carlos Brasileiro, essa ação vai ocorrer por meio do programa ‘Bahia Acolhe’, que beneficiará jovens em cerca de 20 cidades do interior baiano.

As organizações que trabalham na prevenção e tratamento de usuários de crack e outras drogas serão mapeadas com o intuito de identificar as práticas institucionais, investir em qualificação e favorecer uma cultura de atuação em rede. Estão previstos ainda o co-financiamento e o monitoramento de projetos das comunidades terapêuticas.

Informações e fotos SSP-BA

8 comentários:

Anônimo disse...

O SITE E DE 1000 GRAU PARABENS QUEM FEZ ESSE BLOG UUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Anônimo disse...

eu acho k quando uma pessoa é pega pela policia e ficar comprovado k ela é só usuaria de drogas ela devia ser encaminhada a um centro de recuperação e ñ presa pois só assim haverá uma diminuição de pessoas presas nos presidios e ai sim ajudaria as familias e essa pessoa ñ passaria de usuaria a traficante

Ricardo disse...

"O jovem Aécio Correia de Souza, 20 anos, teve a curiosidade de usar maconha ainda aos 14. “Presenciei vários colegas usando e achei que não tinha nada demais fazer o mesmo”. O que no início era apenas um experimento tornou-se um vício e Aécio passou a usar drogas mais pesadas, como cocaína e crack."

Vei. forço d+ a ideia viu!
Pergunta a Aécio se quando ele começou a cheirar pó, ela não vinha sempre acompanhada de muita bebida, e entre uma cerveja e outra não rolava o velho cigarro (de nicotina mesmo).
Essas 3 geralmente andam juntas, alguns cheradores não usam cigarro, mais a bebida é obrigatória.
Irmão, reavalie e me diga se realmente a maconha é porta de entrada para outras drogas.

Anônimo disse...

porra vc disse tudo nem precisa explicar gostei velho

Anônimo disse...

É ISSO AÍ... ALGUÉM PRECISA REALMENTE TOMAR UMA PROVIDÊNCIA CONSISTENTE. AS DROGAS ESTÃO ACABANDO COM NOSSOS JOVENS.VAMOS LÁ...

Anônimo disse...

Drogas de só quer usar mais drogas há tanta coisa pra fazer ha tantos rumos pra tomar são tantas provas pra vencer .... Deus salva o nosso Brasil
tanta violência a população precisa de Deus os nossos jovens precisam de Deus somos dependentes dele e só ele pode nos dar paz só ele pode cuidar dos nossos jovens ! Deus sara essa nação !

Anônimo disse...

USUÁRIO DE DROGA NÃO TEM QUE SER REINSERIDO,TEM QUE SER INSERIDO EM UM CAIXÃO!TENHO 40 ANOS SEMPRE BEBI E NUNCA USEI DROGA ALGUMA A NÃO SER ÁLCOOL!

Anônimo disse...

O governo deveria pensar em primeiro lugar na saúde, por exemplo aqui no hospital regional Clériston Andrade as pessoas estão morrendo nos corredores, isso a propaganda não mostra, mesmo porque a imprensa não tem acesso. Depois equipar melhor as polícias que andam em viaturas com combustível controlado e muniçao contada, enquanto os bandidos andam de carros possantes e caixas e mais caixas de munição. Por fim mudar logo o código penal que está mais do que ultrapassado. Ao invés de gastar dinheiro com maconheiro, sacizeiro e cheirador de pó. Não estou vendo nenhum inocente aí, a minha idéia é fazer um enorme presídio só para traficantes e usuários que é tudo uma merda só e decretar prisão perpétua, pois se essas pragas não servem para conviver na sociedade, vai tentar recuperar prá que?