Governo do Estado

quarta-feira, abril 13, 2011

Feira vai ganhar quatro UPPs

Feira de Santana vai ganhar quatro Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), de um total de 14 que serão instaladas no interior da Bahia. O anúncio aconteceu no início da semana, na Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), através do secretário Maurício Barbosa e do delegado chefe Hélio Jorge.

A SSP revelou que serão instaladas 34 Bases Comunitárias de Segurança (UPPs baianas), 14 serão instaladas nos municípios e 20 na capital baiana, até 2013. Ainda de acordo com a SSP, mais de 200 oficiais e praças estão sendo treinados para atuar nessas bases de segurança, que serão instaladas em pontos estratégicos.

Em Feira de Santana, as UPPs serão instaladas na Praça da Matriz (Centro da cidade), nos conjuntos Feira X e Cidade Nova, mais um local que ainda não foi divulgado. O que chama atenção da sociedade de Feira de Santana é que os bairros com maiores índices de tráfico de drogas e homicídios não foram citados.

Conjunto Feira X

CURSOS

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia, por meio da Polícia Militar, deu início ao processo de capacitação de 145 pessoas, entre oficiais e praças, que vão atuar nas bases comunitárias de segurança a serem instaladas brevemente em Salvador, nos bairros do Calabar e Nordeste de Amaralina.

A aula inaugural do curso de Gestor e Operador de Policiamento Comunitário, que teve como tema “Visão Panorâmica do Policiamento Comunitário”, foi ministrada pelo tenente-coronel da PM Francisco Édson de Araújo, na manhã de segunda-feira (11), no auditório da Faculdade Dom Pedro II, no comércio.

Especialista em Segurança Pública pela Escola Superior do Rio de Janeiro e mestre em Gestão Organizacional e Desenvolvimento Humano, ele declarou que, neste primeiro momento o ideal é “trazer uma visão panorâmica de todo o processo”, observando que o policiamento comunitário é uma vertente que chegou para ficar. “Onde tem um policiamento dando certo é porque passou pela aproximação com a comunidade. É preciso que os policiais saibam o que, como e quando fazer”, ressaltou.

Com carga de 40 horas/aula, o curso prossegue até sexta-feira (15).

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, o delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, e o diretor da Polícia Técnica, Raul Barreto, prestigiaram o primeiro dia de aula. “Há mais de um mês não temos mortes no Calabar e no Nordeste de Amaralina. Temos muito que avançar. Estamos orgulhosos por este momento da PM e espero que esta seja uma semana muito proveitosa”, afirmou o secretário.

Acrescentou ainda que a capacitação dos policiais integra o Pacto pela Vida. “É um passo mais importante dado pela Polícia Militar, que sai na frente e dá um bom exemplo para a sociedade”.

O comandante-geral da PM, coronel Nílton Mascarenhas, informou que os policiais militares selecionados para o curso possuem um bom nível intelectual. “A capacitação dos profissionais de segurança pública é fundamental para o bom desempenho do policiamento”, disse, destacando que o Batalhão de Choque está no Calabar e que, no final do mês, o efetivo que se encontra participando do curso será deslocado para integrar a Base Comunitária de Segurança a ser instalada naquele bairro, dentro da nova temática inspirada no sistema de policiamento japonês Koban, existente há mais de 100 anos.

Segundo o comandante de Operações Policiais da PM, coronel Zeliomar Almeida, os subtenentes e sargentos participam do curso de gestor e os soldados do de operador. “Eles vão se capacitar para que se tornem líderes desses grupos no comando das bases”, enfatizou, lembrando que, após capacitados e com o apoio das lideranças comunitárias, “os policiais contribuirão para a continuidade dos projetos do poder público para a promoção da paz e da tranquilidade dos moradores”.

Além de manter a harmonia com o povo, cada policial vai repassar as informações adquiridas durante a capacitação. “Seremos instrumentalizados para promover a mobilização social e a segurança pública, além de servirmos como agentes multiplicadores para as outras frações de tropa que não tiveram acesso a este tipo de conhecimento”, assegurou o capitão Élson Pereira, comandante da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (Nordeste de Amaralina) e participante do curso. .

A soldado Ana Flávia Ferreira de Brito disse estar orgulhosa em participar deste novo momento da Polícia Militar. “Minhas expectativas são as melhores possíveis. Eu e meus colegas estamos felizes em participar deste evento pioneiro na Bahia, de integração da polícia com a comunidade”.

Adicionar legenda

7 comentários:

Anônimo disse...

è inadimicivel que bairros como george americo,jussara,aviario e queimadinha ,que são os que possui o maior numero de homicidios e os maiores pontos de DROGA em Feira de Santana,ficaram de fora. UPPs que serão só de faixada..O comandante da PM em feira ,so quer se alto promover.CMT. faça o certo,combata o crime.pra isso vc. é pago pela sociedade honesta.

Cidadão Feirense disse...

estou com vc.,ele so pensa em mostrar quantidade,mas tem mesmo é que mostrar qualidade. combata o crime comandante. o senhor, como nos sabemos onde o trafico estar imperando,porque o sr. esta fugindo deles? Matriz? Cidade nova? tá de brincadeira?

Anônimo disse...

Interessante é que só se fala de fórmulas mirabolantes para melhorara a Segurança Pública no Estado, mas se esquecem do homem na ponta do sistema, em melhorar as condições saláriais e de trabalho. Enquanto não forem revistas, só conversa para boi dormir GOVERNADOR.

Anônimo disse...

E no interior do Estado, a Segurança Pública fica por conta das Prefeituras, que pagam as contas de água, energia, aluguel, telefone e abastecimento de viaturas, chegando ao cúmulo dos Prefeitos e Vereadores ditarem os rumos das Polícias, mandando prender e soltar pessoas por questões políticas e pessoais, senão, os quarteis e delegacias fecham as portas. Sem falar no material bélico obsoleto existente - canela seca calibre .38, coletes a prova de balas vencidos adquiridos em 1997, mosquetões da 2ª guerra mundial, e esse Governador não faz nada para mudar essa vergonha.

Anônimo disse...

o governador fez tirou R$ 20,00 reais da gape ( gratificação de atividade policial) e colocou no soldo para bjutificar o aumento do salario minimo, pois o soldo do policial é um minimo, é uma vergonha pois ele gasta R$ 7,000,000,00 em propaganda para mostrar que faz. uma vai para wagner UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

Anônimo disse...

resumindo todos os comentario:parabens

Anônimo disse...

UPP é a nova modinha do cenario nacional, se antes o slogan era policia cidadã agora o nome é UPP, E ASSIM eles continuam a inganar e iludir a população, como q eles vão implantar esse tipo de policiamento se o efetivo q tem é bem abaixo do numero recomendado, mais uma vez e como citou o comentarista acima o governador só sabe gastar com marketing e propaganda,.GOVERNADOR COPIE BRASILIA, SERGIPE, PARANÁ, TOCANTINS NO SALARIO DOS POLICIAIS