Governo do Estado

terça-feira, junho 05, 2012

Wagner reafirma reajuste de até 26% para professores

Um novo apelo para que os professores da rede estadual de ensino retomem suas atividades é feito pelo governador Jaques Wagner no programa de rádio desta terça-feira (5). “Vamos dar a tranquilidade a pais e alunos, voltando à sala de aula. Espero que a gente possa ter a normalização imediata para que os estudantes não sofram ainda mais”.


No Conversa com o Governador ele reafirma que o reajuste resultará na melhoria salarial para os docentes de 22 a 26%, incluindo os 6,5% já concedidos este ano. Wagner explica que isso representa a antecipação - do que seria concedido em novembro de 2013 e novembro de 2014 - para novembro de 2012 e abril de 2013, “agora na forma de promoção dentro da carreira dos professores”.

Ele diz que sua maior preocupação é com o sofrimento dos pais de alunos e estudantes. Em razão disso, na tentativa de evitar a greve, “apresentei uma proposta, que não foi aceita. Depois de 55 dias, essa proposta está recolocada para apreciação do sindicato e dos professores. Quero deixar bem claro que estou adiantando o que estava previsto para novembro de 2013 e novembro de 2014”, reforça.

Reposição dos dias parados

De acordo com o governador, com a nova proposta e mais os 6,5% concedidos a todo o funcionalismo, em 1º de janeiro deste ano, no mês de abril de 2013, os docentes vão acumular ganho salarial entre 22 e 26%. Wagner destaca, principalmente, a ansiedade dos estudantes do 3º ano do ensino médio, que farão vestibular e não podem ser prejudicados. “Esse é mais um esforço no sentido de que a gente retorne, imediatamente, à sala de aula e programe a reposição dos dias parados, para que os nossos alunos não tenham o ano letivo perdido”.

Jaques Wagner enfatiza que, todos os anos, o Governo da Bahia concede reajuste. “Desde janeiro de 2007, quando assumi o governo, são 71,5% de reajuste geral para os professores, o que corresponde ao ganho de 30% acima da inflação. Por isso, o meu apelo, o meu esforço, mas tem uma hora que a gente precisa bater o martelo, fazer a negociação, ter o acordo para não sacrificar a nossa juventude com a perda de aulas”.

Adutora do Algodão

Outro assunto de destaque no programa é a visita às obras da Adutora do Algodão (região de Guanambi), na última sexta-feira, que o governador fez em companhia do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, quando autorizaram a extensão do sistema até o município de Caetité.

A água será captada no Rio São Francisco, trecho do município de Malhada, e a previsão é que até setembro deste ano a obra seja entregue à população. “Fomos comemorar, em Caetité, a liberação de mais R$ 42 milhões, que vão corresponder à extensão da adutora”. Ele fala também de outras obras estruturantes para levar água à população como as adutoras do Feijão, de Pedras Altas e de Ponto Novo.

Lei do Meio Ambiente

O governador Jaques Wagner fala ainda do decreto que assina nesta terça-feira (Dia do Meio Ambiente) sobre mudanças na Lei Estadual do Meio Ambiente. Segundo ele, o objetivo é dar mais agilidade ao processo de licenciamento, separando o que é a concessão de licença de um empreendimento de baixo impacto do licenciamento para projetos de médio e alto impacto. Por último, ele cita a Rio+20, evento que reunirá no Rio de Janeiro mais de 100 presidentes de vários países para refletirem sobre a proteção e a preservação do meio-ambiente.

11 comentários:

Makallin disse...

aceita logo professores Hoje o melhor salario é aqui na bahia poriso seus filhos estudão em colegio partecular eu nuca vi um filho de professora estuda em colegio publico porque sera porque eles mesmo sabe ñ fazem a coisa serta agora quer salario bom vocês tem que amar o que faz eu falo mesmo proque falo a verdade eu sendo wagner eu dava justa calza e faria um concurso de mediato ou chamava os que esta na espera do concurso quem ñ gosta vai procura outra coisa pra fazer OK

policia e professor disse...

Zé neto, não se elege mais nem para vereador, sua mascara caiu, a rural vai passar, segura a mala é que a rural vai passar, demagogo, Zé neto é fácil ser pedra o difícil é ser vidraça, o povo agora lhe conhece no poder, jamais Zé neto vai administrar a princesa do sertão.

Roberto Carlos disse...

O correto senhor Governador, é dar aos professores o que é de direito deles, aumentar o salário como estava previsto, pois professor não é bandido que ganha alimento sem trabalhar não, eles estão passando fome, com aluguéis atrasados, contas a pagar vencidas, e o senhor procurando, com esta conversinha fiada, botar a culpa dos dias sem aulas para cima destes pobres assalariados, não se esqueça que tudo que o senhor aprendeu foi através destes profissionais, e que porra tem haver essa lei do meio ambiente com a greve desta parte do funcionalismo público... porque o senhor não tranca a sua sala, dá adeus e pede pra sair...

Anônimo disse...

O Correto é sim lutar pelos seus, direitos mas não preojudicando milhões de alunos. E ai como fica o futuro? Professores acordem por que seus filhos não estão entre eles´. Wagner acbou é sua ultima vez na Bahia, nunca mais Wagner nem para vereador.

Anônimo disse...

E os professores sem salario e agente 100 aula correndo o risco de perder de ano e os jovens que estagia fica aonde que falta de para professores e o governador ai quando o jovem e pego roubando a culpa e dos pais que nao souberam educar

Anônimo disse...

Não se iludam com a propaganda do governo, é tudo mentira!! na Bahia nao tem o melhor salario do Brasil, ainda tem professor que nao recebe o piso. A GREVE CONTINUA!! sem acordo cumprido nao tem retorno.

Anônimo disse...

Markallin, você fugiu da escola? com certeza!!
Vá Você trabalhar por amor e doe todo seu salario no fim do mes Ok!!
pimenta no olho dos outros é resfresco!!

Anônimo disse...

makalin analfabeto(a), tome vergonha nessa cara e pare de escrever tanta besteira, td vez que observo os comentários la estar o seu sempre falando muita bobagem e carregado de erros ortográficos. Vc parece q ganha alguma coisa para ficar puxando o saco de politicos, corrupitos anti-éticos, mentirosos. Isso aí professores td comunidade apoia os senhores e senhoras, especialmente a policia militar ba

Anônimo disse...

os professores já deveriam aceitar esse reajuste, eles estão pensando só neles e esquecendo dos alunos.

Makallin disse...

os comemtarios que falaram de mim são uns come e dormi do estado eu falo mesmo porque eu falo o que eu sei e vejo no dia dia todos professores tem carros novos na garagem de casa os filhos nos melhores colego de feira de santana wagner por favor ñ te o aumento fora os de faculdade comprada doa a quem doê eu falo a verdade agora pesa pra sai va pesa pra sai va OK

Makallin disse...

e outra sabe porque eu tenho tantos erros ortográficos porque estudei em colego publico com estes professores que estão em greve atras de aumento pra nada e so luxano de carro novo com o dinheiro publico eu falo mesmo porque falo a verdade agora chore OK