Prefeitura Municipal de Feira de Santana

quinta-feira, junho 21, 2012

Atenção: Animais domésticos estão sendo exterminados; os gatos estão na mira do massacre

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) divulgou dados quantitativos sobre o serviço de remoção de animais mortos em 2012, até o mês de maio. Foi contabilizado pelo Departamento de Limpeza Pública um volume total de 2.833 animais domésticos de várias espécies, recolhidos em domicílios e vias públicas de Feira de Santana.

Entre os animais mortos, removidos por atropelo, velhice, mortes naturais, espancamentos ou doenças estão: cães (2.065) e gatos (717). De acordo com o coordenador do setor responsável, Agripino José de Oliveira, o serviço é ofertado à população através dos requerimentos feitos diariamente por meio dos telefones disponibilizados pela Sesp.

“O atendimento é realizado através de solicitações e a remoção é feita de forma higiênica utilizando materiais apropriados”, ressalta. O atendimento é realizado de segunda-feira a sábado, das 7 às 12 horas e das 14 às 17 horas, mediante solicitações feitas através dos telefones: (75) 3603 -7778. Aos domingos, nos plantões do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), por meio do número: (75) 3602-8409.

Essa semana, moradores de diversos bairros denunciaram pelas redes sociais, a matança de gatos e animais domésticos no município. De acordo com os funcionários da prefeitura, a suspeita principal é por envenenamento com chumbinho.

Por mês, cerca de 500 bichos estão sendo recolhidos. Agripino ressalta que 20% dos animais domésticos, na maioria gatos, apresentam características de ter sido envenenados. Os casos foram registrados nos bairros Tomba, George Américo, Campo Limpo, Feira X, Jardim Cruzeiro, Viveiros e Sobradinho.

Todos os animais recolhidos nos anos anteriores

2002- 817

2003 -1.734

2004-2.986

2005-3.797

2006-4.757

2007-5.320

2008-6.590

2009-7.007

2010-7.644

2011-7.255

O delegado Matheus Souza, titular da 1ª Delegacia de Feira de Santana informou que já registrou fato desta natureza. Segundo ele, um homem foi acusado de ter amarrado um cachorro com um corda no fundo da moto e arrastado o animal até a morte. O motivo foi por causa do cão ter comido um pintinho.

Segundo a autoridade policial, o artigo 32 da Lei Federal nº. 9.605/98, considera crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é de detenção que vai de três meses a um ano, e multa.

Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.

Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."



As associações protetoras dos animais aconselham a comunidade a denunciar os maus tratos junto à polícia e exigir o cumprimento da lei. O policial que se negar a investigar a denúncia pode responder por crime de prevaricação e negligência. Faça valer seus direitos e o daqueles que não podem falar e sofrem em silêncio!


Central de Polícia, com informações de Denivaldo Costa.

3 comentários:

Carlão disse...

E ainda ha quem diga que vivemos em um país civilizado, um filho do cão que comete um ato desta natureza é pior do que um bicho, não é confiável deixar solto entre as pessoas de bem. Este idiota que arrastou este cão com uma moto porque o inocente comeu um pintinho certamente porque ele o assassino não deu ração merece ser linchado, se me entregar ele eu dou logo um jeito. Em minha casa eu crio 29 gatos e gatas todos abandonados por pessoas que se consideram filhos de DEUS mas que não tem amor no coração. Obs. vejo mais dignidade no bichos do que em certos tipos de pessoas.

Anônimo disse...

Aqui no bairro Parque Ipê,em mediações a RUA TIJUCA e MAGUARY,todos os gatos dessa região,estão sendo invenenados por chumbinho,deixando tristeza e mágoa nas famílias...Porque essas pessoas fazem o mal a seres tão inofensivos?
Ja vi famílias com muita tristeza darem seus gatos de estimação para outras pessoas que moram longe,com medo q eles sejam mortos tbm...

Anônimo disse...

quando fala que o homem foi feito por Deus, com certeza a esse foi esc luso.