Prefeitura Municipal de Feira de Santana

quinta-feira, maio 24, 2012

Encontro Estadual vai discutir o Sistema Penitenciário

Será realizado nos dias 01, 02 e 03 de junho o I Encontro Estadual dos Servidores Públicos Penitenciário da Bahia. Os temas que serão abordados serão: Modernização do Sistema Penitenciário; PEC 308 e Inteligência; Lei Orgânica e Plano de Carreira; Valorização do Servidor Penitenciário e Aposentadoria Especial. O tema discutido será O sistema penitenciário que temos X O sistema penitenciário que queremos.

Marcelo Mascarenhas, um dos coordenadores do evento, fala da importância do mesmo. “A ideia do conjunto de servidores públicos penitenciários, professores do sistema, agentes penitenciários, todo corpo técnico, advogados, psicólogos, médicos, enfermeiros e assistentes sociais, é discutir justamente o tema escolhido por todos nós e esclarecer algumas dúvidas. Este evento é muito importante para nós”, contou.

“O sistema que queremos, o conjunto de servidores, é um sistema modernizado, um sistema que contenha a civilização, que contemple o sistema humano e o sistema ressocializador de fato. Para isso, nós estamos chamando neste primeiro encontro o governo do Estado, a sociedade, o secretário da administração penitenciária, o diretor do conjunto penal, gestor prisional e aqueles que estão atualmente responsáveis pela implementação do plano diretor do sistema penitenciário da Bahia”, ressalta Mascarenhas.

O coordenador afirma que bilhões de reais estão sendo investidos na área penitenciaria no Brasil. “Nós sabemos que o governo federal vem desenvolvendo políticas públicas para o sistema penitenciário desde meados de 2007, no governo Lula, e estão sendo investidos, no Brasil, bilhões de reais em recursos para o sistema penitenciário”, contou. “Estamos fazendo em conjunto uma confraternização, um momento de reencontro e também para pensarmos no sistema penitenciário como ele está sendo posto na atualidade. Para isso, em comissão, nós escolhemos a temática, O sistema penitenciário que temos X O sistema penitenciário que queremos”, destaca Marcelo Mascarenhas.

Texto Louyse Nascimento com fotos de Gleidson Santos

Um comentário:

Washington Martins Botelho disse...

É louvavel e de suma importancia a preocupação dos servidores desse sistema e a realização desse evento,entretanto sabemos que para que cheguemos a se aproximar do sistema penitenciário que queremos é necessário haver de fato a ressocialização,que até então só existe no papel; isso passa prioritáriamente por modificações na constituição federal (acatar a idéia de se fazer trabalhar nas prisoes como forma de aprenderem profissões,reduzir os custos,levantar recursos para serem reinvestidos no sistema e de reduçãoi da pena...), nas leis que regem o sistema e no código penal brasileiro. Vamos torcer para que o Brasil amadureça a idéia de que o trabalho faz bem e que a ociosidade au menta a vontade e o avanço da criminalidade. Bom evento a todos! Estou cansado de trabalhar tanto e ver meus impostos alimentando marginais de graça!