Governo do Estado

quinta-feira, maio 31, 2012

Aprovada criação da Universidade de Segurança

A Carta e a Declaração de Salvador, que definem os principais pontos para a criação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas e sua instalação na capital baiana, foram entregues ao governador Jaques Wagner quarta-feira (30) na solenidade de encerramento do Fórum de Salvador, realizado no auditório do Ministério Público do Estado, no Centro Administrativo da Bahia.

Os documentos foram aprovados após três dias de debates, com a participação de representantes dos governos estadual e federal, do MP, do Judiciário, além de 19 especialistas internacionais.

Um dos relatores do fórum, o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, afirmou que a aprovação de uma universidade na ONU, com foco na pesquisa e desenvolvimento de trabalhos e que envolve uma questão como segurança, “interessa praticamente a todos os países”. Sobre a possibilidade de a Bahia sediar a instituição, mostrou-se entusiasmado: “estamos torcendo para que esta universidade tenha como base o Brasil e, preferencialmente, o nosso estado”.

De acordo com o secretário de Relações Internacionais e da Agenda Bahia, Fernando Schmidt, a instituição será um fórum da comunidade internacional para discutir conhecimentos, com base na ciência e tecnologia, sobre temas relacionados à segurança humana e ao desenvolvimento sustentável dos povos. Ele explicou que, por meio desta entidade acadêmica, “serão promovidos diagnósticos e planos de ação capazes de subsidiar as gestões das Nações Unidas e as políticas públicas governamentais”.

A Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social proporcionará, inicialmente, cursos em nível de pós-graduação, aperfeiçoamento profissional e atividades de pesquisa, atendendo às necessidades de convivência solidária e de acordo com investimentos destinados à melhoria dos indicadores sociais, econômicos e ambientais em cada sociedade.

Na opinião do supervisor internacional do Fórum de Salvador, Emílio Viano, o Brasil e a Bahia reúnem condições necessárias para abrigar uma universidade da ONU, ressaltando que “os assuntos debatidos e a estrutura definida durante o encontro em Salvador são de interesse da comunidade internacional”.

Lembrou estar orgulhoso de fazer parte de projeto tão inovador para o enfrentamento de problemas mundiais, como a segurança da humanidade e o seu desenvolvimento social. “Tenho certeza de que o Brasil e a Bahia estão preparados para assumir a responsabilidade de promover pesquisas em nível mundial, a fim de subsidiar políticas de segurança e cidadania”, observou.

Debate acadêmico

A Carta e a Declaração de Salvador serão encaminhadas à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon. A previsão é que os documentos sejam analisados pela ONU em agosto, quando também devem ser definidas a criação da universidade e se a instituição será sediada na Bahia.

“Trabalharei para que Salvador possa sediar uma universidade tão importante mundialmente, que vai discutir a segurança pública de forma acadêmica, para solucionar esse problema que atinge todas as nações”, afirmou o governador Jaques Wagner. Segundo ele, a entidade é importante também porque reconhece que, para se ter segurança, é preciso desenvolvimento social. “Sem isto não há segurança, daí nossa luta para que a entidade se torne realidade”, disse.

Fonte: SSP-BA

Um comentário:

Makallin disse...

mas um meio deles ganha denheiro e o pobre morrendo mas uma mentira ñ vai adianta nada esta universidade ñ vai segura nada so a conta deles no final do mes mim deixe viu OK