quinta-feira, 19 de abril de 2012

PRF FLAGRA CONDUTOR DE TRANSPORTE ALTERNATIVO DIRIGINDO SOB EFEITO DE DROGAS

Por volta das 13:30 horas de ontem, a equipe do PRF de Ribeira do Pombal se surpreendeu com o veículo Renault/Master BUS, placa NTT-0846 que, se deslocando em alta velocidade, ultrapassou um outro veículo pela direita na área do posto. A equipe PRF, antes de alcançar o veículo, ainda o flagrou realizando uma ultrapassagem em faixa dupla contínua, numa lombada, sendo abordado alguns metros depois. Durante a abordagem foi constatado que o condutor de 30 anos tinham como passageiros 09 indivíduos provenientes de outro estado. Neste momento, o condutor, que estava bastante transtornado, pediu para se identificar e apresentou uma carteira funcional do 2º Juizado Especial Criminal do Poder Judiciário da Bahia. Ao checar a documentação apresentada foi verificado que não havia tal funcionário que trabalhasse naquele Órgão.

Além do documento falso, também foi encontrado no console da porta do motorista, uma pequena quantidade de "maconha".

O indivíduo que havia pego os passageiros no aeroporto de Salvador com destino a Paulo Afonso foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Judiciária de Ribeira do Pombal por dirigir sob influência de substância psicoativa, posse de droga e falsidade ideológica.

Em função deste tipo de ocorrência, infelizmente cada vez mais comum nas estradas, a Polícia Rodoviária Federal, está capacitando seus policiais em todo o país com o curso de Aperfeiçoamento em Técnicas para Fiscalização do uso de Álcool e outras Drogas.

Esta capacitação foi desenvolvida a partir da constatação de que o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de acidentes de trânsito. Pesquisas demonstraram que, durante o ano de 2010, cerca de 146 mil pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito, sendo internadas, o que gerou um custo aproximado de R$ 187 milhões aos cofres públicos do país. Entre outras causas, a utilização de álcool e/ou outras drogas é o principal fator associado a essas ocorrências.

Aqui na Bahia os treinamentos já ocorreram em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna.

Nenhum comentário: