Prefeitura Municipal de Feira de Santana

quarta-feira, março 21, 2012

DPT de Feira está um caos

Vem gerando expectativa e intranquilidade para alguns setores do governo a visita de membros do Ministério Público (MP) ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, que tem como coordenador o perito Renato Lacerda, ocorrida na semana passada.

Segundo informações de um funcionário do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, o Ministério Público identificou uma série de irregularidades dentro do órgão. “Promotores realizaram uma série de questionamentos sobre os procedimentos adotados pelo órgão”, contou o funcionário.

Ainda de acordo com o funcionário, que não quis ser identificado, as informações colhidas pelo MP dão conta de que não eram utilizados os equipamentos de segurança – EPIs. “Foi percebida carga excessiva aos funcionários da área de necropsia, falta de equipamentos e iluminação precária à noite para o exercício de perícia. O desvio de função dos serviços gerais para auxiliar de necropsia foi questionado pelas autoridades, fato que é inadmissível perante a Justiça do Trabalho”.

CENA DE CRIMES

Fatos como interferência de auxiliares de necropsia na cena de crime, ao invés dos peritos criminais, não ficaram fora da pauta dos questionamentos. Apesar de o DPT dispor de dois rabecões, falta um motorista. Diante disso, funerárias transportavam os corpos até o necrotério. Vale salientar que, na maioria das vezes, o fato ocorria por causa da espera de um único rabecão, que era deslocado para atender uma ocorrência em outro município de abrangência do DPT de Feira, já que o Departamento é responsável pelo atendimento em mais de 40 municípios.

FALTA DE EQUIPAMENTO

A falta de um aparelho de Raios-X para verificar a existência de projeteis em corpos já é bastante conhecida pela imprensa e população, como também o acúmulo de corpos em uma geladeira que só cabem seis. Em razão disso, o excedente é encaminhado para o IML de Salvador, o que provoca transtorno para as famílias que procuram o DPT de Feira para fazer o reconhecimento e providenciar o sepultamento. Também é cobrada a colocação de um aparelho exaustor, para atenuar os odores junto às pessoas que chegam para verificação de corpos.

Diante de vários questionamentos, a reportagem procurou a coordenação do órgão, mas não foi atendida, por várias vezes. A última aconteceu ontem (19), quando recebemos um recado de funcionários de que era para nós (repórteres) ler um aviso que o coordenador do DPT, Renato Lacerda, colocou em uma vidraça da sala da recepção do órgão (Assessoria de Comunicação do DPT de Salvador 71-3116-8792).

DESCASO

No último dia 14, o jovem Cledson de Jesus Santos, 20, que residia na rua Miranópoles, no bairro Campo Limpo, foi assassinado no início da tarde, por volta de 13h. Mas o levantamento cadavérico do corpo do jovem só aconteceu no final da tarde, por volta de 16h30. Familiares de vítima já sofrem com a perda do ente querido e ainda têm que enfrentar o descaso do DPT; Os policiais militares que sempre fazem o isolamento da área do crime e tem que permanecer no local até a chegada dos peritos também sofrem com a demora e deixam de estarem policiando as comunidades, já que só podem sair quando a perícia chega.

Desleixo

Ainda de acordo com o funcionário e outras testemunhas, o rabecão que estava quebrado passou dias em uma oficina, por causa de uma peça que estava quebrada, que custa aproximadamente R$ 100,00. “Como é que um coordenador de um órgão do governo do Estado não tem como conseguir R$ 100,00 para pagar o conserto do veículo? Ele estava esperando o governador mandar os 100 reais? Por isso, na semana passada, os corpos ficaram horas e horas esperando para serem levantados e encaminhados para o DPT”, conta um funcionário.

TEXTO NA INTEGRA DO JORNAL FOLHA DO ESTADO

8 comentários:

Anônimo disse...

a pior coisa do mundo hoje e vc labutar c\ detran, hospital,prefeitura esses 3 orgaos publicos , deverian ser um paraiso, mais e uma desgraça, nenguem ta ai p\ nada, eles funcionarios quer la saber, se vc mora em feira ou la a 100 uo 200 ou 300 km, de feira ele quer e ver vc la todos dias dia se lascando c\ despesa emfim..............................

Anônimo disse...

quando o corpo p/ ser necropsiado é de um conhecido a realização é rápida
mais quando é de uma pessoa comum passa até dias p/ser realizada é uma VERGONHA para uma cidade do porte de feira de santana acontecer fatos desta natureza cadê os políticos demagogos agora que só sabem prometer tomem vergonha na cara que nós estamos em ano de eleição.

Anônimo disse...

quando o corpo p/ ser necropsiado é de um conhecido a realização é rápida
mais quando é de uma pessoa comum passa até dias p/ser realizada é uma VERGONHA para uma cidade do porte de feira de santana acontecer fatos desta natureza cadê os políticos demagogos agora que só sabem prometer tomem vergonha na cara que nós estamos em ano de eleição.

Carlão. disse...

Um estado como o nosso que não cuida de dar manutenção em uma viatura que transporta corpos gerados pela violência gerada pela falta de segurança justamente por não dar condições como viaturas decentes e armamentos adequados aos seus policiais não era nem para pensar em construir estádios para a copa do mundo. É como tomar banho e não trocar a cueca.

Anônimo disse...

É culpa do Governo do PT.



É culpa do Governador jaques wagner que só se preocupa em ganhar mais dinheiro.

Tenho vergonha! NÃO VOTO disse...

Isso não é problema nenhum, pois as eleições vem ai, e o povo tem aminesia, e com certeza vão estar nas filas brigando para votar, mesmo sabendo que independente de quem seja eleito, não vai mudar, no Maximo piorar, ou vocês acham o porque do brasileiro viver em uma "democracia" na qual o eleitor é obrigado a votar. Simplesmente porque os próprios políticos, saber que não são dignos da confiança de eleitor nenhum!

Anônimo disse...

PRA SABER COMO É, TEM QUE CONHECER DE PERTO... NAO BASTA APENAS CRITICAR, TEM QUE CONHECER. O DPT DEMORA PARA ATENDER AS PERICIAS MAS NAO É POR OMISSAO, ELE É O ULTIMO ORGAO A SER CHAMADO, MUITAS VEZES DEMORAM A CHAMAR O DPT POR QUE NAO TEM DELEGADO NAS DELEGACIAS PARA ASSINAR AS GUIAS, ISSO SEM FALAR QUE QUANDO A PM FICA SEBENDO DO CRIME, PRIMEIRO INFORMA A DELEGACIA QUE VAI CONTATAR E SÓ DEOIS CHAMA O DPT, TALVEZ A FALHA ESTEJA NO PROCESSO BUROCRÁTICO. ALEM DO FATO DE SO TER UM PERITO PARA ATENDER TODAS ESSAS 40 CIDADES. PODERIA CITAR VARIOS OUTROS RAZOES. MAS....

queimadinha de olho aberto disse...

pior e ver idiotas brigando por causa de vereadores e candidatos a prefeito aqui na queimadinha tem dois idiotas [carlinhos e cabo seca]que so faltavam bater em quem dizia que nao ia votar em sebastiao,baixinho ta cheio de dinheiro e vcs nao tem porcaria nenhuma este ano tem eleicoes de novo nao quero nenhum de vcs na minha porta